TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8988
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceu: 308 vezes
Agradeceram: 551 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#83491 Mensagem por Pablo Maica » Seg Mar 01, 2021 9:27 pm

Túlio escreveu: Seg Mar 01, 2021 9:02 pm
Pablo Maica escreveu: Seg Mar 01, 2021 8:54 pm
O AMX que o diga, nos custaram o mesmo que 120 F-16.


Um abraço e t+ :)
Sim, só que apenas poderíamos mexer no F-16 sob tutela dos ianques se e quando eles deixassem. E, como ex-integrante da FAB, deves saber muito bem o que o AMX significou para ela. :wink: 8-]
Sim, não fiz esse tipo de juízo pois em toda decisão, principalmente a estratégica, traz ganhos e perdas. Realmente o AMX trouxe benefícios para FAB e inúmeros mais para a Embraer sendo o pai de toda família de E-Jets, mas toda moeda tem 2 lados, afinal foram 25 anos operando uma aeronave que sequer tinha cabeamento nas asas para lançar um míssil para auto defesa, sem capacidade para uso de armas inteligentes, e que durante esse período operacionalmente falando só se sobrepujou ao xavante por ter CCIP e um alcance maior. E no fim só conseguimos mantê-lo e no fim da vida colocar dentes nele com o amém do tio SAM, afinal se eles trancam o pé a RR para de fornecer peças para a Spey, e a AEL não fornece um componente básico sequer.

No fim, em termos de sistemas de armas um ocidentais, não há muito como fugir de um carimbo yankee mesmo que lá muito por baixo dos panos, mesmo comprando de franceses, ingleses, suecos e até mesmo construindo aqui.

Ahhh e só citei o F-16 pois é uma piada interna na própria FAB chamar o A-1 de F-32, o avião que "abateu" uma força aérea inteira, o escolhido poderia ter sido Mirage 2000 também.


Um abraço e t+ :)




Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8406
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceu: 413 vezes
Agradeceram: 259 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#83492 Mensagem por Glauber Prestes » Ter Mar 02, 2021 1:42 pm

Pessoal, não vamos exagerar no Off Topic.




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
arcanjo
Sênior
Sênior
Mensagens: 1924
Registrado em: Seg Dez 12, 2011 4:35 pm
Localização: Santo André, SP
Agradeceu: 381 vezes
Agradeceram: 831 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#83493 Mensagem por arcanjo » Qua Mar 03, 2021 6:36 pm

Gripen inicia ensaios em voo supersônico no Brasil

https://1.bp.blogspot.com/-AVaZ748iR88/YD__2tlFJdI/AAAAAAAALJQ/2ETRpCJ4V5YjDBS9MIVG8cBh8EI8qp6YACLcBGAsYHQ/s1024/Gripen-NG-FAB.jpg

O novo caça da Força Aérea Brasileira, F-39 E Gripen, iniciou a fase de ensaios em voo supersônico no Brasil. A aeronave, que está no Centro de Ensaios em Voo do Gripen (GFTC, da sigla em inglês) nas instalações da Embraer, em Gavião Peixoto (SP), tem realizado essas atividades nas áreas de teste designadas a noroeste da base. Todos os voos seguem procedimentos definidos pelas autoridades e são realizados em grandes altitudes, acima de 5 mil metros.

Esses voos, realizados pela Saab, são essenciais para testar o desempenho e as funções da nova aeronave, para dar continuidade aos procedimentos de certificação e aceitação da aeronave, que chegou ao Brasil em setembro de 2020.

“O Gripen realizará voos supersônicos durante os próximos meses. Voar mais rápido do que a velocidade do som cria uma onda sonora diferente, um estrondo sônico, que pode parecer mais um trovão do que uma aeronave passando. É possível que os moradores da região ouçam esse barulho durante os testes com o novo caça brasileiro. Temos o cuidado de garantir que esses voos supersônicos sejam realizados em áreas de teste designadas, em coordenação com as autoridades aeronáuticas conforme os procedimentos da Força Aérea Brasileira”, explica Sven Larsson, head do Centro de Ensaios em Voo do Gripen, da Saab.

As atividades no Brasil incluem testes de sistemas de controle de voo e sistemas climáticos. Também tem como objetivo testar a aeronave no clima tropical. Características únicas das aeronaves brasileiras, como integração de armamentos e sistema de comunicação Link BR2 - que fornece dados criptografados e comunicação de voz entre as aeronaves - também serão testadas no Brasil.

O Programa Gripen

A parceria com o Brasil começou em 2014, com um contrato para o desenvolvimento e produção de 36 aeronaves Gripen E/F para a Força Aérea Brasileira, incluindo sistemas, suporte e equipamentos. Um amplo programa de transferência de tecnologia, que está sendo executado em um período de dez anos, está impulsionando o desenvolvimento da indústria aeronáutica local por meio das empresas parceiras que participam do programa Gripen Brasileiro.

No decorrer desse período, mais de 350 técnicos e engenheiros brasileiros estão participando de treinamentos teóricos e práticos, na Suécia, para adquirirem o conhecimento necessário para a execução das mesmas tarefas no Brasil. Até o momento, mais de 230 profissionais já concluíram os cursos e a maior parte deles está de volta ao País trabalhando no Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen (GDDN, do inglês Gripen Design and Development Network).

O GFTC e o GDDN fazem parte da transferência de tecnologia do Programa Gripen, e são essenciais nas atividades conjuntas da Saab e da Embraer que visam construir os procedimentos e a capacidade de desenvolver e testar novos recursos durante o ciclo de vida do Gripen na FAB.

FONTE: Saab do Brasil

:arrow: https://www.defesabrasilnoticias.com/20 ... m-voo.html

abs.

arcanjo




Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7805
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 45 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#83494 Mensagem por Wolfgang » Qui Mar 04, 2021 11:59 am

Pows, ninguém gravou os sonic booms???




Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7805
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 45 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#83495 Mensagem por Wolfgang » Qui Mar 04, 2021 12:03 pm

Os 4 F-39 previstos para esse ano virão ao mesmo tempo? Alguém sabe?




Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8988
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceu: 308 vezes
Agradeceram: 551 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#83496 Mensagem por Pablo Maica » Qui Mar 04, 2021 4:42 pm

Para recebermos 4 Gripens ainda esse ano a 5ª célula já deveria estar em uma fase relativamente avançada de montagem, mas até agora não houve, ou pelo menos eu não vi, nenhuma imagem ou noticia da linha de produção indicando isso.


Um abraço e t+ :)




Avatar do usuário
arcanjo
Sênior
Sênior
Mensagens: 1924
Registrado em: Seg Dez 12, 2011 4:35 pm
Localização: Santo André, SP
Agradeceu: 381 vezes
Agradeceram: 831 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#83497 Mensagem por arcanjo » Qui Mar 11, 2021 11:44 am

Impacto da indústria da defesa na região do Grande ABC pode atingir até R$ 16,5 bi
Estimativa considera os quatro anos em que braço da Saab vai produzir peças para aviões-caça em São Bernardo

https://1.bp.blogspot.com/-Z2UZzunMjzo/YEopc-xW_NI/AAAAAAAALMo/HPBAx5tCPag8XCLgk3UYRpdo2R31cMWKgCLcBGAsYHQ/s1200/gripen%2Be_rollout%2B%25284%2529.jpg

Por Soraia Abreu Pedrozo

O impacto da indústria da defesa no Grande ABC pode chegar a até R$ 16,5 bilhões em quatro anos. O montante equivale a 13,4% do PIB (Produto Interno Bruto) estimado para o Grande ABC em 2020, de R$ 123,2 bilhões, conforme cálculos do Conjuscs (Observatório de Políticas Públicas, Empreendedorismo e Conjuntura da Universidade Municipal de São Caetano).

A projeção de movimentação da economia da região pelo setor da defesa foi realizada com base nos números do Projeto Gripen, que contempla a aquisição, até 2024, de 36 aviões-caças pela FAB (Força Aérea Brasileira), a fim de renovar a frota para executar a defesa e segurança das fronteiras nacionais. Deste total, 15 modelos (42%) serão montados inteiramente no Brasil. O contrato, de 39,3 bilhões de coroas suecas, perfaz total estimado de US$ 4,67 bilhões (R$ 26,5 bilhões), dos quais US$ 1,95 bilhão (R$ 11,1 bilhões) será gerado no Brasil. Ou seja, este é o valor estimado da produção dos caças no País, mas como a indústria aeronáutica se concentra em São Paulo, os ganhos derivados destes US$ 1,95 bilhão estarão concentrados no Estado.

Não foram incluídos nos valores as aeronaves feitas parte lá e parte aqui porque há custos de logística envolvidos entre São Bernardo, onde está a SAM (Saab Aeronáutica Montagens), e Gavião Peixoto (Interior), onde será feita a montagem dos caças pela Embraer, e Linköping, cidade sueca onde são montados os aviões.

Os cálculos foram feitos a pedido do Diário pelo pesquisador do Conjuscs e gestor do curso de ciências aeronáuticas da USCS (Universidade Municipal de São Caetano), Volney Gouveia, que também é autor do livro “A economia do transporte aéreo”. O especialista pondera, no entanto, que insuficiência de dados e a não divulgação de informações pelas empresas – que as julgam estratégicas – levaram à realização de estimativa com base nos dados divulgados pela imprensa e órgãos oficiais. “Com base nesses números, métodos de estimativa dos efeitos multiplicadores da produção sobre a renda de um conjunto de atividades econômicas foram utilizados”, explica Gouveia.

O voo inaugural do avião caça Gripen E no céu brasileiro, em setembro do ano passado, foi o gatilho de importante capítulo no desenvolvimento da indústria da defesa e na região, onde está a SAM, fábrica de aeroestruturas que começou a operar em julho de 2020. Em dezembro, foi entregue sua primeira encomenda, o cone de cauda e, na semana passada, foi anunciada a segunda, o par de freios aerodinâmicos – leia abaixo entrevista com Ola Rosén, diretor de operações da SAM.

Informação divulgada pela Saab no Senado à época da assinatura do contrato, em 2014, era a de que o Brasil seria parceiro do Gripen NG e teria “até 40% do desenvolvimento e até 80% da produção de estruturas com exclusividade mundial”. Neste sentido, Gouveia estimou os impactos para diferentes cenários de produção de parte do Gripen pela SAM: 20% e 80%.

REFLEXOS NA REGIÃO

Em um cenário mais conservador, a produção de 20% de US$ 1,95 bilhão no Grande ABC pode ter impacto global (portanto, em quatro anos) de US$ 730 milhões (R$ 4,16 bilhões), dos quais a indústria poderia responder por US$ 556 milhões (R$ 3,14 bilhões) ou 76% do total, seguida pelo segmento de serviços, com US$ 161 milhões (R$ 911 milhões) ou 22%. Tais valores se referem aos impactos nos diversos segmentos produtivos na região.

O pesquisador afirma que, caso consideremos o número da própria Saab, de 80% da produção dos componentes do Gripen, os efeitos serão mais expressivos: US$ 2,9 bilhões (R$ 16,5 bilhões) no período 2020 a 2024, com o setor da indústria podendo responder por US$ 2,2 bilhões (R$ 12,5 bilhões) e, o de serviços, US$ 640 milhões (R$ 3,6 bilhões). “No entanto, avalio esses números muito otimistas. Até porque existe uma cadeia de suprimentos bastante consolidada pelo Interior de São Paulo, que compete diretamente os investimentos com a região do Grande ABC.”

Experiência é oportunidade para ampliar produção e gerar empregos

Embora acredite que a injeção de 80% dos valores movimentados com a produção dos caças no Grande ABC seja otimista, o pesquisador do Conjuscs Volney Gouveia aponta que, potencialmente, há boas perspectivas de adensamento da indústria da região. E, mais que isso, existe grande oportunidade de diversificar a produção e gerar empregos.

“Isso dependeria da resposta dos investidores às alternativas de longo prazo. Como esse empreendimento tem ‘data para acabar’, é importante que outros caminhos se abram, como, por exemplo, a diversificação das plantas industriais para produzir não apenas componentes de aeronaves, mas também equipamentos de tráfego aéreo e aeroespaciais, o que já tem sido feito pela SAM (Saab Aeronáutica Montagens)”, diz.

Outro fator relevante, conforme Gouveia, é a existência de troca de tecnologias entre os dois países, com profissionais brasileiros e suecos tendo acesso ao conhecimento gerado, o que permitirá ao Brasil entrar, no futuro, neste mercado de caças e passar a exportar, ampliando o portfólio da própria Embraer e abrindo perspectivas para expansão da participação do Grande ABC.

Nos últimos anos, tem havido na região o surgimento de cursos relacionados ao sistema de aviação civil e militar, lançados por instituições de ensino que já são bastante consolidadas. “É criarmos as condições para aproveitar toda a curva de aprendizado que se está formando”, assinala.

A indústria local não tinha tradição no ramo aeronáutico até 2013, quando o acordo com a Saab foi firmado. “Ao contrário de todas as compras feitas pelo Brasil até então, não havia troca de conhecimento e tecnologias. O acordo entre FAB e Saab abriu espaço para isso. Ou seja, a Embraer passará a incorporar técnicas de produção de caças, e isso é muito positivo porque, a exemplo do cargueiro KC-390, o Brasil poderá, no futuro breve, entrar também no mercado de caças e ampliar sua presença no mercado internacional.”

https://1.bp.blogspot.com/-xSSRziCSXbw/YEojrndMQxI/AAAAAAAALMQ/RIKf8csOUqgeYVOTrzKW7rRmIs3wxWlqACLcBGAsYHQ/s1600/sam-entrance.jpg

SAM começa 2021 a pleno vapor

O diretor de operações da Saab Aeronáutica Montagens, Ola Rosén, fala sobre a importância da fábrica de aeroestruturas da Saab em São Bernardo, a única fora da Suécia, que começou, em dezembro de 2020, a produzir partes do avião-caça Gripen, nova aeronave da FAB (Força Aérea Brasileira). Confira abaixo.

Houve investimento adicional para que a produção dos freios aerodinâmicos tivesse início? Quanto já foi investido na produção?

A fábrica de aeroestruturas da Saab no Brasil, localizada em São Bernardo, trará grandes benefícios para a sociedade ao gerar empregos, movimentar a base da cadeia de suprimentos e serviços da cidade, além de contribuir com impostos. Por motivos comerciais, a Saab não fornece números de investimentos, mas temos a certeza de que esse investimento da Saab se traduz em desenvolvimento social e econômico para São Bernardo e todo o Grande ABC.

Fornecedores do Grande ABC participaram desse processo produtivo? Caso sim, quais? E quantos?

Temos contrato com diversos fornecedores da região para serviços de segurança, de limpeza, de consultoria de segurança e ambiental, de calibração, de suprimentos de ferramentas manuais simples, de tecnologia da informação e comunicação, entre outros. Por questões comerciais, não divulgamos informações sobre nossos fornecedores, mas buscamos continuamente prestadores de serviço elegíveis no Grande ABC.

A partir deste ano, as aeronaves serão montadas totalmente no Brasil, não? Qual a previsão?

A Saab é responsável pela produção de 13 Gripen E/F (monoposto)/(biposto) inteiramente na Suécia. Oito aeronaves começarão a ser fabricadas na Suécia e finalizadas no Brasil, com a participação de técnicos e engenheiros brasileiros. Essa integração faz parte da transferência de tecnologia prevista em contrato e visa proporcionar conhecimentos práticos necessários à execução dessas mesmas atividades no Brasil. Quinze aeronaves Gripen E/F serão montadas inteiramente no Brasil.

Foram contratados profissionais para atuar na fábrica de São Bernardo recentemente? Caso sim, quantos? Existem vagas em aberto? A perspectiva no fim do ano passado era ampliar de 70 para 80 até o fim do ano. Quantos desses foram admitidos e quais oportunidades ainda estão em aberto? Como fazer para se candidatar?

Atualmente, a fábrica de aeroestruturas da Saab no Brasil conta com 70 profissionais altamente qualificados, a maioria engenheiros e montadores. Mais da metade deles passou por treinamento teórico e prático na Suécia, por períodos que variam de 12 a 24 meses. Avaliamos constantemente a necessidade de novas contratações, conforme ampliamos a nossa capacidade de produção.

Qual é o próximo passo da fábrica em São Bernardo? O que deve ser produzido a partir de agora?

A fábrica de aeroestruturas da Saab no Brasil entregou o primeiro cone de cauda para o Gripen E/F em dezembro de 2020, quando a peça foi enviada para Linköping (Suécia) para montagem final. Em março de 2021 temos a entrega do primeiro par de freios aerodinâmicos, que deverá ser enviada para a fábrica em Linköping no início de abril. A produção segue agora com a fuselagem dianteira monoposto, fuselagem traseira, caixão das asas e a fuselagem dianteira biposto.

FONTE: Diário do Grande ABC

:arrow: https://www.defesabrasilnoticias.com/20 ... sa-na.html

abs.

arcanjo




Avatar do usuário
angelogalvao
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 339
Registrado em: Seg Fev 02, 2009 3:23 pm
Agradeceu: 18 vezes
Agradeceram: 59 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#83498 Mensagem por angelogalvao » Sex Mar 19, 2021 12:17 pm

A transferencia de tecnologia do Brasil para a Suécia, não ao contrario :

https://www.paulogala.com.br/brasil-tra ... esquisito/


PS: Noticia velha, foi mal!!!




Paz entre Nós, Guerra aos senhores!
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61564
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6340 vezes
Agradeceram: 6688 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#83499 Mensagem por Túlio » Sex Mar 19, 2021 12:57 pm

angelogalvao escreveu: Sex Mar 19, 2021 12:17 pm A transferencia de tecnologia do Brasil para a Suécia, não ao contrario :

https://www.paulogala.com.br/brasil-tra ... esquisito/


PS: Noticia velha, foi mal!!!
1 - Primeiro que não é NOTÍCIA, é PALPITE, e de um cara que aparentemente sabe tanto de radares quanto eu de espalhar fofoca; nenhum radar do Gripen sai do Brasil e sim vem do UK (a não ser que botem um baita radar meteorológico nele).

2 - Duro de ver que infos com menos de um ano de idade já são consideradas VELHAS, o que eu achei errado foi quem não entende do assunto sair falando, não a data.

3 - Para não ficar só dando paulada no cara, uma coisa que ele disse eu também já dizia desde a ocasião da notícia dessa estranha venda: a ATMOS era considerada EED, ou seja, NÃO poderia pertencer e/ou ser vendida a estrangeiros (este era ou é um dos conceitos-chave, e lembro do VP Ops da AEL reclamando disso direto, nos meus tempos de Portal, e seus argumentos não me pareceram ruins na época e nem hoje) e, mesmo assim, sei lá... :roll: :roll: :roll: :roll:




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
arcanjo
Sênior
Sênior
Mensagens: 1924
Registrado em: Seg Dez 12, 2011 4:35 pm
Localização: Santo André, SP
Agradeceu: 381 vezes
Agradeceram: 831 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#83500 Mensagem por arcanjo » Ter Mar 23, 2021 1:19 pm

Pilotos de Caça realizam o primeiro voo de instrução na aeronave JAS-39D Gripen
Os voos básicos visam ambientar os tripulantes às características do novo vetor de caça da Força Aérea Brasileira

https://1.bp.blogspot.com/-mp1FQLkyQXI/YFoQqSBwW4I/AAAAAAAALUI/nBbCExj6S08BIUjLsatwcRIdx4GnOeOpACLcBGAsYHQ/s1024/WhatsApp_Image_2021_03_03_at_13.11.10_%25281%2529.jpeg

Quatro pilotos da Força Aérea Brasileira (FAB) realizaram sua primeira missão de instrução a bordo da aeronave Gripen, denominada de JAS-39D, pertencente à Força Aérea Sueca e alocadas no Esquadrão Wing F-7. Tal ação, realizada na primeira semana de março, em Såtenäs, na Suécia, objetiva qualificar os Oficiais Aviadores para que possam atuar na implantação da aeronave no Brasil.

Os pilotos, pertencentes ao Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) – Esquadrão Jaguar, fazem parte da equipe designada pelo Comando de Preparo (COMPREP) para realizar o primeiro Curso Operacional do novo vetor de caça da Força Aérea Brasileira (FAB).

A primeira fase do curso, denominada Conversion Training, é destinada a verificar a condição fisiológica do piloto, por meio de qualificações específicas de sobrevivência no mar e resistência ao alto fator de carga “G” (de gravidade). Além disso, os tripulantes brasileiros participam de aulas e realizam provas teóricas sobre toda a parte técnica da aeronave, além de procedimentos de padronização.

https://1.bp.blogspot.com/-wqpow4_fq_w/YFoQw-WnHcI/AAAAAAAALUM/foG8TeevQgIX8lIAdkWAhHoSdkhiv3EuwCLcBGAsYHQ/s1024/WhatsApp_Image_2021_03_03_at_13.11.10.jpeg

Os pilotos também realizam missões com os instrutores suecos focados na operação da aeronave. Os voos básicos visam ambientar os tripulantes às características do vetor. Neles são realizadas acrobacias, emergências simuladas, voo por instrumento, navegação e gerenciamento dos diversos sistemas embarcados.

Para o Major Aviador Vítor Cabral Bombonato, a aeronave Gripen na versão Sueca (C/D) impressiona pelo alto nível de tecnologia embarcada. "Diversos sistemas são controlados por computadores, o que reduz bastante a carga de trabalho do piloto em comparação com o F-5M. Um bom exemplo é o sistema de controle de voo, que atua nas superfícies de comando de maneira mais eficiente possível evitando cargas excessivas e perdas de controle. Assim, é possível direcionar a atenção para a execução tática da missão”, explica.

O Comandante da Ala 2, Coronel Aviador Gustavo Pestana Garcez, comenta sobre o início dos voos de instrução. “Esta etapa permite aos pilotos conhecerem de perto as capacidades e potencialidades do Sistema Gripen, que no futuro próximo atuará na manutenção da soberania do espaço aéreo brasileiro”, disse.

https://1.bp.blogspot.com/-3WigsfrFkKs/YFoQ2t85EBI/AAAAAAAALUQ/TdBt-kOXj9AQn_QqKmNYgRdmSA21LAHEQCLcBGAsYHQ/s1152/VISITA_GT_FOX_ALA2_1GDA_3.jpg

Visita de integração na Ala 2, em Anápolis (GO)

Enquanto os pilotos da FAB se aperfeiçoam na Suécia, a Ala 2, em Anápolis (GO), continua a preparação para o recebimento, ainda neste ano, das primeiras aeronaves F-39 Gripen, bem como dos simuladores e equipamentos de apoio. Com isso, o GT-FOX do COMPREP - um grupo de militares escolhidos para prestar assessoria no que diz respeito às atividades de implantação operacional da aeronave - visitaram as instalações da Organização Militar.

Fotos: 1º GDA
Fonte: BAAN, por Capitão Jung
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Capitão Oliveira Lima


:arrow: https://www.defesabrasilnoticias.com/20 ... o-voo.html

abs.

arcanjo




Avatar do usuário
angelogalvao
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 339
Registrado em: Seg Fev 02, 2009 3:23 pm
Agradeceu: 18 vezes
Agradeceram: 59 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#83501 Mensagem por angelogalvao » Qua Mar 24, 2021 4:20 pm

O quão verdadeira é esta noticia? Me parece bem estranho, mas esta ai para apreciação.





Paz entre Nós, Guerra aos senhores!
Avatar do usuário
JavaLindo66
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 330
Registrado em: Ter Nov 26, 2019 9:07 pm
Localização: Salvador
Agradeceu: 206 vezes
Agradeceram: 114 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#83502 Mensagem por JavaLindo66 » Qua Mar 24, 2021 4:27 pm

Essa informação apareceu num site brasileiro também, inclusive mencionando que os ucranianos queriam parceria em outras áreas também:
Aim For The Top escreveu: Ter Mar 23, 2021 11:23 am Brasil interessado em mísseis antitanque da Ucrânia
https://www.forte.jor.br/2021/03/23/bra ... a-ucrania/

"Conforme observado pelo SpetsTechnoExport, um dos principais focos da discussão preliminar foi a cooperação adicional no fornecimento de sistemas de mísseis guiados antitanque (ATGM) e mísseis guiados de 90 e 105 mm, desenvolvimento e fornecimento de mísseis de aeronaves e sua integração em caças Gripen, uma produção conjunta de veículos blindados e aeronaves pesadas."
acho que o eb quer equipar o cascavel modernizado com estes mísseis ucranianos, talvez até os leopard.
Não sei se boto muita fé. Acredito que a FAB estaria bem apertada com o Gripen + C-390 (incluindo projeto) + MANAER + Meteor em relação a recurso. Isso sem contar com o possível A-330.




Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4985
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceu: 1199 vezes
Agradeceram: 726 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#83503 Mensagem por FIGHTERCOM » Sáb Mar 27, 2021 12:52 pm

angelogalvao escreveu: Qua Mar 24, 2021 4:20 pm O quão verdadeira é esta noticia? Me parece bem estranho, mas esta ai para apreciação.

Oferecer, eles podem. Até mesmo a Cicciolina (não, pera, ela é húngara). Bem, mas voltando ao tema, eles podem oferecer tudo, aceitar é que são outros quinhentos...


Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
arcanjo
Sênior
Sênior
Mensagens: 1924
Registrado em: Seg Dez 12, 2011 4:35 pm
Localização: Santo André, SP
Agradeceu: 381 vezes
Agradeceram: 831 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#83504 Mensagem por arcanjo » Qua Mar 31, 2021 8:24 pm

Saab testa peça de impressão 3D no Gripen para reparação de danos no campo

https://1.bp.blogspot.com/-B_SCvmAT6kM/YGUBmM6rQKI/AAAAAAAALZI/hWAxfm7LVOwAcIJ0li9ubua_BV2iXCPbwCLcBGAsYHQ/s2048/3d-flying-_large.jpg

A Saab conduziu com sucesso o primeiro teste de uma peça externa impressa em 3D que foi transportada em um Gripen, em vez do uso de componentes internos impressos em 3D. O objetivo foi testar como a manufatura aditiva pode ser usada no reparo de danos no campo de batalha.

O ensaio em voo ocorreu nas imediações das instalações da Saab em Linköping, Suécia, na sexta-feira, 19 de março. O Gripen foi equipado com um painel de acesso de substituição, impresso em 3D usando manufatura aditiva, por meio de um polímero de náilon chamado PA2200. Este trabalho é um passo importante para o uso de sobressalentes impressos em 3D para reparos rápidos em aviões de combate que sofreram danos durante o desdobramento em operações remotas, assim ganhando uma vantagem vital de economia de tempo.

https://1.bp.blogspot.com/-jZOeGC821Mc/YGUBr4CVxAI/AAAAAAAALZM/X3K458kT4HQQBctQGOuRI7SF557Peyo8wCLcBGAsYHQ/s2048/3d-hatch_large.jpg

Como não havia um modelo 3D de computador do painel original, a peça foi removida da aeronave e colocada em um scanner. Este processo, por sua vez, permitiu a impressão 3D de uma cópia exata, feita sob medida para esta aeronave individual.

“A inspeção inicial após o voo do painel de acesso foi muito positiva e mostrou que não houve nenhuma mudança estrutural durante o voo. O potencial desta abordagem significa que a equipe de manutenção no campo pode obter acesso a peças de reposição individualmente ajustadas, sem precisar recorrer a soluções de emergência nem canibalizar outras aeronaves avariadas para suas peças, ao mesmo tempo reduzindo ainda mais o pequeno número de peças trazidas em um desdobramento. Isso também reduz o tempo operacional perdido em reparos”, afirma Håkan Stake, gerente de contrato de suporte ao Gripen C/D e gerente do projeto de desenvolvimento.

Para atingir o objetivo de implantar esse recurso, testes adicionais são necessários, juntamente com acordos sobre padrões de materiais.

Este marco é a etapa mais recente na adoção da Saab de manufatura aditiva. Em 2017, a Saab co-fundou o consórcio AMEXCI com o propósito específico de promover a tecnologia e, desde então, a Saab tem trabalhado com os especialistas da AMEXCI para encontrar novas aplicações e maneiras de produzir peças e equipamentos usando manufatura aditiva.

“Este ensaio em voo de um componente com impacto operacional é uma etapa importante porque uma aeronave, incluindo todas as suas peças, sempre deve atender aos rígidos requisitos de um processo de aeronavegabilidade. Em termos de aumento da disponibilidade operacional no campo de batalha, a manufatura aditiva será uma grande divisor de águas”, diz Ellen Molin, vice-presidente sênior e chefe da área de negócios de Suporte e Serviços da Saab.

A próxima etapa para Håkan Stake e sua equipe é procurar materiais alternativos ao PA2200, que também sejam flexíveis e possam suportar o frio em grandes altitudes. Eles também desenvolverão uma solução de contêiner para que o equipamento de impressão possa ser usado nos desdobramentos.



FONTE: Saab do Brasil

:arrow: https://www.defesabrasilnoticias.com/20 ... 3d-no.html

abs.

arcanjo




Avatar do usuário
Aim For The Top
Avançado
Avançado
Mensagens: 544
Registrado em: Dom Ago 26, 2018 8:26 pm
Agradeceu: 72 vezes
Agradeceram: 367 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#83505 Mensagem por Aim For The Top » Seg Abr 19, 2021 11:26 pm

https://www.facebook.com/watch/live/?v= ... _permalink

palestra em sueco, com slides interresantes. o slide sobre o IRST responde uma pergunta que sempre me deixou em dúvida, se o skyward G tinha capacidade de fazer imagem (função câmera) que nem todos os sistemas IRST possuem, esta é a primeira vêz que eu observo isso ser comentado. bom saber :D , parece que ele é mais avançado ou tão quanto avançado comparado ao Pirate do eurofighter.

apartir de 40 min, em inglês.




Responder