TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- knigh7
- Sênior
- Agradeceu: 1974 vezes
- Agradeceram: 2502 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Saab diz que desenvolvimento do Gripen F para FAB está progredindo bem
https://www.cavok.com.br/saab-diz-que-d ... edindo-bem
https://www.cavok.com.br/saab-diz-que-d ... edindo-bem
- knigh7
- Sênior
- FCarvalho
- Sênior
- Agradeceu: 5768 vezes
- Agradeceram: 3283 vezes
Uma pena essa camuflagem das asas não ter sido adotada. Um padrão para lá de bonito.
abs
abs
Carpe Diem
- knigh7
- Sênior
Já eu considerei muito chamativa. Prefiro o modo que ficou (exceto a da empenagem vertical, obviamente, que também é comemorativa).
- FCarvalho
- Sênior
Parece que a camuflagem cinza sueca já vem padrão de fábrica e não tem opcionais...
abs
abs
Carpe Diem
- Glauber Prestes
- Moderador
- Agradeceu: 413 vezes
- Agradeceram: 259 vezes
Adaptando Ford, "Seu Gripen pode ser de qualquer cor, desde que seja cinza"
http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Cuidado com os sintomas.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
- FIGHTERCOM
- Sênior
- Agradeceu: 1204 vezes
- Agradeceram: 728 vezes
Novo caça Gripen é visto pela primeira vez em Brasília voando em formação com um F-5
Um vídeo divulgado nas redes sociais neste sábado, 17 de outubro, mostra que o novo e primeiro caça brasileiro SAAB F-39E Gripen foi visto em Brasília voando em formação com um F-5, o atual vetor da Força Aérea Brasileira (FAB) que será substituído pelo moderno jato.
https://www.aeroin.net/novo-caca-gripen ... oando-f-5/Um vídeo divulgado nas redes sociais neste sábado, 17 de outubro, mostra que o novo e primeiro caça brasileiro SAAB F-39E Gripen foi visto em Brasília voando em formação com um F-5, o atual vetor da Força Aérea Brasileira (FAB) que será substituído pelo moderno jato.
"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
- faterra
- Sênior
- Agradeceu: 89 vezes
- Agradeceram: 79 vezes
https://www.defesanet.com.br/gripenbraz ... 9E-Gripen/
Cobertura "completa" da cerimônia com a apresentação e batismo do F-39E
Cobertura "completa" da cerimônia com a apresentação e batismo do F-39E
Um abraço!
Fernando Augusto Terra
- FCarvalho
- Sênior
O que a FAB diz sobre o programa do Gripen E/F
Por João Paulo Moralez -out 29, 2020
https://tecnodefesa.com.br/workshop-da- ... 952Qp9G6TM
Por João Paulo Moralez -out 29, 2020
https://tecnodefesa.com.br/workshop-da- ... 952Qp9G6TM
Carpe Diem
- Glauber Prestes
- Moderador
- Agradeceu: 413 vezes
- Agradeceram: 259 vezes
O próximo lote poderia ser só de Biplaces.
http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.
Cuidado com os sintomas.
- FCarvalho
- Sênior
Já ando torcendo para que haja um segundo lote o quanto antes.
A notar, se os A-1 começarem mesmo a sair de linha em 2026, e com os F-5 com data de aposentadoria completa em 2027, segundo a FAB, isso forçará nova encomenda no curto prazo a fim de não haver hiatos na produção, e principalmente, nos esquadrões de caça.
Se for assim, é provável que este primeiro lote seja desdobrando entre os esquadrões atuais de F-5 a fim de cobrir a saída dos Mike até que o segundo lote supra essa lacuna lá para o fim da próxima década.
Supondo que os custos sejam mais baixos, e que um terceiro possa não acontecer, é provável que haja um esforço para obter o maior número possível de caças no lote subsequente a fim de substituir todos os F-5 em quatro esquadrões. Seriam, em tese, 72 caças, assumindo o mesmo padrão quantitativo para os dois esquadrões de Brasília, no caso o GDA e o 1o/16o Gav.
Espero que um terceiro lote, mesmo que pequeno, seja possível visando cobrir a retirada total dos A-1. Nas minhas contas de padaria, a FAB precisaria encomendar cerca de 162 caças ao todo, a 18 undes/esquadrão, a fim de possibilitar a substituição completa dos caças atuais pelo Gripen E/F nos esquadrões existentes. Com isto seria possível vislumbrar um esquadrão de caças em Belém e outro em Natal ou Recife a partir do desdobramento dos dois esquadrões do 10o Gav em SM.
Eu creio que estes números nos permitiriam o seguinte:
Manaus - 1o e 3o/10o Gav - 36
Belém - 1o/4o Gav - 18
Brasília - GDA* - 36
Rio de Janeiro - 1o GavCa* - 36
Campo Grande - 1o/16o Gav - 18
Santa Maria - 1o/14o Gav - 18
* 2 esquadrões.
Esta organização nos permitiria também, a meu ver, abrir mão de uma quantidade de aeronaves do GDA e do 1o GavCa para formar um grupo de caça no nordeste, que poderia ser baseado no 1o e 2o/5o Gav em Natal.
Mas isso, claro, sou eu pensando alto aqui com os meus botões.
abs
A notar, se os A-1 começarem mesmo a sair de linha em 2026, e com os F-5 com data de aposentadoria completa em 2027, segundo a FAB, isso forçará nova encomenda no curto prazo a fim de não haver hiatos na produção, e principalmente, nos esquadrões de caça.
Se for assim, é provável que este primeiro lote seja desdobrando entre os esquadrões atuais de F-5 a fim de cobrir a saída dos Mike até que o segundo lote supra essa lacuna lá para o fim da próxima década.
Supondo que os custos sejam mais baixos, e que um terceiro possa não acontecer, é provável que haja um esforço para obter o maior número possível de caças no lote subsequente a fim de substituir todos os F-5 em quatro esquadrões. Seriam, em tese, 72 caças, assumindo o mesmo padrão quantitativo para os dois esquadrões de Brasília, no caso o GDA e o 1o/16o Gav.
Espero que um terceiro lote, mesmo que pequeno, seja possível visando cobrir a retirada total dos A-1. Nas minhas contas de padaria, a FAB precisaria encomendar cerca de 162 caças ao todo, a 18 undes/esquadrão, a fim de possibilitar a substituição completa dos caças atuais pelo Gripen E/F nos esquadrões existentes. Com isto seria possível vislumbrar um esquadrão de caças em Belém e outro em Natal ou Recife a partir do desdobramento dos dois esquadrões do 10o Gav em SM.
Eu creio que estes números nos permitiriam o seguinte:
Manaus - 1o e 3o/10o Gav - 36
Belém - 1o/4o Gav - 18
Brasília - GDA* - 36
Rio de Janeiro - 1o GavCa* - 36
Campo Grande - 1o/16o Gav - 18
Santa Maria - 1o/14o Gav - 18
* 2 esquadrões.
Esta organização nos permitiria também, a meu ver, abrir mão de uma quantidade de aeronaves do GDA e do 1o GavCa para formar um grupo de caça no nordeste, que poderia ser baseado no 1o e 2o/5o Gav em Natal.
Mas isso, claro, sou eu pensando alto aqui com os meus botões.
abs
Carpe Diem
- Cassio
- Sênior
- Agradeceu: 52 vezes
- Agradeceram: 482 vezes
Eu acho que é simplesmente inviável não haver um segundo lote de pelo menos 36. Afinal com 36 não seria possível nem equipar os esquadrões existentes minimamente.
Mas acho difícil um terceiro lote e chegarmos nessa quantidade aí... 72 aviões para mim já estará ótimo.
Mas acho difícil um terceiro lote e chegarmos nessa quantidade aí... 72 aviões para mim já estará ótimo.