Página 5556 de 5741
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Sex Set 25, 2020 8:45 pm
por FCarvalho
Túlio escreveu: Sex Set 25, 2020 1:13 pm
FCarvalho escreveu: Sex Set 25, 2020 12:56 pm
Se chegarmos em 2026 com 36 Gripen E/F e 28 KC-390 na rampa, todos operacionais e com recursos para voarem mais do que o mínimo básico necessário como é hoje, já vai estar de bom tamanho. E se por tabela tivermos um novo cargo leve saindo do forno para substituir o restante da frota de transporte, melhor ainda.
Os E/R-99 ainda vão durar aí mais 15 anos, pelo menos. Pensar em substituição é um trabalho para depois que o descrito acima estiver garantido, inclusive lotes subsequentes do Gripen.
E ainda tem a questão dos P-3 a serem substituídos a partir do 2028, segundo a FAB. Sem falar no MLU dos A-29, substituição de T-25/27 na AFA, mais helos para os esquadrões do 8o Gav, e assim vamos.
Estes projetos de substituição e/ou modernização de meios que vão além de 2030.
Muita calma neste hora. Não temos recursos assegurados nem para metade disso aí. Um passo de cada vez agora é o melhor planejamento que podemos ter.
abs
Que é isso gaudério. Está tomando erva importada do Paraguai agora?
Faz tempos não assisto nada no Youtube. Nem deu tempo para fazer crt C + ctr V.
A mim, me parece improvável que a FAB não encomende ao menos um segundo lote. Quantos caças serão, só o tempo dirá. Mas tenho cá para mim que será o suficiente para dar conta de substituir toda a frota de F-5/A-1. Só para garantir qualquer eventualidade a curto prazo. E pelas entrevistas concedidas por oficiais do EMAer e da Copac sobre o assunto, parece que a coisa já está meio que encaminhada. Falta ver ser haverá ou não exportações a fim de definir a nova planilha do custo de aquisição.
Por outro lado, aumentar a frota de E/R-99 é inviável. Os custos seriam proibitivos. E não há previsão no planejamento da FAB neste sentido. Essas aeronaves serão apenas substituídas quando tiverem sua vida útil terminada daqui a 15/20 anos. Pelo quê, ainda vai demorar para saber.
No mais, se tiver chance, mando o seu recado para o Caiafa sim. Digo que mandou a ele um beijo, um queijo e um abraço bem apertado.
abs
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Sex Set 25, 2020 8:58 pm
por FCarvalho
Túlio escreveu: Sex Set 25, 2020 5:17 pm
Aparentemente algumas das atividades/capacidades a serem desenvolvidas com o Gripen E 4100 voando no Brasil incluem experimentos e adaptações nos sistemas tipo FMS e AC, bem como
testar o comportamento do caça nas nossas condições climáticas tropicais, o que me parece ótima notícia para o nosso véio @FCarvalho, pois o bicho vai ter que aparecer na BAMN ou nem vai saber direito o que é operar no calor e umidade extremos. Além dos ensaios normais do Programa, provavelmente vão testar também características especificamente solicitadas pela FAB para as nossas versões, tipo integração de Mun e o tale de Link BR2 - que não sei até hoje se é apenas software com o mesmo hardware dos demais Gripen ou se é também outro hardware. Não duvido nada que a AEL esteja de olho em tirar mais alguma lasca.
E tem ainda um outro treco em que a SAAB anda falando, para além da parte externa (em pods) do AREXIS:
https://www.airforce-technology.com/new ... %20project.
Eu acho que ele vai sobreviver...
Dos 6 F-5 da BAMN não sei quantos estão em condições de voo. Mas vez em quando é possível vê-los rasgando o céu sozinhos, ou mais raramente, em pares.
Interessante que não me lembro de ver o Gripen operando em região muito quente e úmida. Tem a África do Sul, mas o clima da base onde eles ficam parece estar mais para temperado ou subtropical.
Enfim, é uma boa chance para saber se ele tem ou não problemas com sol quente no lombo, ou se os aparelhinhos colocados nele aquentam a esquizofrenia do tempo pelas bandas de cá.
abs
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Sex Set 25, 2020 10:02 pm
por avc1
FCarvalho escreveu: Sex Set 25, 2020 8:58 pm
Túlio escreveu: Sex Set 25, 2020 5:17 pm
Aparentemente algumas das atividades/capacidades a serem desenvolvidas com o Gripen E 4100 voando no Brasil incluem experimentos e adaptações nos sistemas tipo FMS e AC, bem como
testar o comportamento do caça nas nossas condições climáticas tropicais, o que me parece ótima notícia para o nosso véio @FCarvalho, pois o bicho vai ter que aparecer na BAMN ou nem vai saber direito o que é operar no calor e umidade extremos. Além dos ensaios normais do Programa, provavelmente vão testar também características especificamente solicitadas pela FAB para as nossas versões, tipo integração de Mun e o tale de Link BR2 - que não sei até hoje se é apenas software com o mesmo hardware dos demais Gripen ou se é também outro hardware. Não duvido nada que a AEL esteja de olho em tirar mais alguma lasca.
E tem ainda um outro treco em que a SAAB anda falando, para além da parte externa (em pods) do AREXIS:
https://www.airforce-technology.com/new ... %20project.
Eu acho que ele vai sobreviver...
Dos 6 F-5 da BAMN não sei quantos estão em condições de voo. Mas vez em quando é possível vê-los rasgando o céu sozinhos, ou mais raramente, em pares.
Interessante que não me lembro de ver o Gripen operando em região muito quente e úmida. Tem a África do Sul, mas o clima da base onde eles ficam parece estar mais para temperado ou subtropical.
Enfim, é uma boa chance para saber se ele tem ou não problemas com sol quente no lombo, ou se os aparelhinhos colocados nele aquentam a esquizofrenia do tempo pelas bandas de cá.
abs
Tailândia opera o gripen há anos esqueceu? , e aparentemente tudo certo... Clima lá é bem parecido com manaus..belem..
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Sex Set 25, 2020 10:17 pm
por Túlio
avc1 escreveu: Sex Set 25, 2020 10:02 pm
Tailândia opera o gripen há anos esqueceu? , e aparentemente tudo certo... Clima lá é bem parecido com manaus..belem..
Desculpes mas não sei se é tão simples, WAD, AREXIS, IRST, etc...
![Cool 8-]](./images/smilies/icon_cool.gif)
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Sex Set 25, 2020 11:04 pm
por avc1
Túlio escreveu: Sex Set 25, 2020 10:17 pm
avc1 escreveu: Sex Set 25, 2020 10:02 pm
Tailândia opera o gripen há anos esqueceu? , e aparentemente tudo certo... Clima lá é bem parecido com manaus..belem..
Desculpes mas não sei se é tão simples, WAD, AREXIS, IRST, etc...
Verdade....versão deles nem chega perto da nossa
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Sex Set 25, 2020 11:07 pm
por Túlio
avc1 escreveu: Sex Set 25, 2020 11:04 pm
Verdade....versão deles nem chega perto da nossa
Não é isso (a meu ver), apenas tem que ver se pode funcionar aqui.
![Cool 8-]](./images/smilies/icon_cool.gif)
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Sáb Set 26, 2020 2:14 am
por Glauber Prestes
Imagina a treta em operar o WAD todo embaçado por umidade...
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Sáb Set 26, 2020 9:21 am
por avc1
Nao é possível com os milhões em investimentos e anos de projeto eles não tenham ja previsto essas coisas
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Sáb Set 26, 2020 11:34 am
por FCarvalho
Bom, uma hora eles vão ter que operar aqui. E o clima na região norte não é exatamente igual em toda ela.
Lembre-se de que são 5,2 milhões km2.
Manaus aliás já tem até o seu próprio micro-clima.
abs
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Sáb Set 26, 2020 11:37 am
por Wardog
avc1 escreveu: Sáb Set 26, 2020 9:21 am
Nao é possível com os milhões em investimentos e anos de projeto eles não tenham ja previsto essas coisas
Exato, isso é uma discussão inérte. O cenário climático do Brasil entrou nos requisitos de desenvolvimento, todos os sistemas foram implementados e desenvolvidos considerando todas essas possibilidades, é primário isso.
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Dom Set 27, 2020 12:02 pm
por EduClau
Notícia sobre a SAM:
...A fábrica de aeroestruturas de São Bernardo, a SAM (Saab Aeronáutica Montagens), que começou a operar em julho, já tem data marcada para entregar sua primeira encomenda, o cone de cauda, à Embraer, responsável pela montagem final do caça: dezembro de 2020.
...
A SAM será responsável pela produção de seis peças estruturais complexas para o Gripen, além do cone de cauda, de freios aerodinâmicos, caixão de asas, fuselagem dianteira para as versões de um assento e dois assentos, além da fuselagem traseira para a versão monoposto da aeronave. Os componentes serão enviados a Gavião Peixoto e Linköping, na Suécia.
...
https://www.dgabc.com.br/Noticia/355991 ... -da-regiao
sds.
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Dom Set 27, 2020 4:12 pm
por Glauber Prestes
Wardog escreveu: Sáb Set 26, 2020 11:37 am
avc1 escreveu: Sáb Set 26, 2020 9:21 am
Nao é possível com os milhões em investimentos e anos de projeto eles não tenham ja previsto essas coisas
Exato, isso é uma discussão inérte. O cenário climático do Brasil entrou nos requisitos de desenvolvimento, todos os sistemas foram implementados e desenvolvidos considerando todas essas possibilidades, é primário isso.
Por mais que se preveja isso ou aquilo, a operação real que vai dar o veredito final.
Afinal, se prever coisas na fase de projeto resolvesse mesmo, o F-35 não seria tão problemático, por exemplo.
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Dom Set 27, 2020 10:08 pm
por Wardog
Glauber Prestes escreveu: Dom Set 27, 2020 4:12 pm
Wardog escreveu: Sáb Set 26, 2020 11:37 am
Exato, isso é uma discussão inérte. O cenário climático do Brasil entrou nos requisitos de desenvolvimento, todos os sistemas foram implementados e desenvolvidos considerando todas essas possibilidades, é primário isso.
Por mais que se preveja isso ou aquilo, a operação real que vai dar o veredito final.
Afinal, se prever coisas na fase de projeto resolvesse mesmo, o F-35 não seria tão problemático, por exemplo.
Concordo, mas a margem de erro aqui é muito menor.
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Dom Set 27, 2020 11:42 pm
por FCarvalho
A AEL e outras empresas que já servem de fornecedores para os sistemas do F-5 e mais a experiência do Pacau operando em Manaus, além dos demais esquadrões da FAB oferecem subsídios mais que suficientes para saber o que funciona e o que não funciona por aqui.
Obviamente que a engenharia da Embraer sendo parte do projeto do Gripen, ainda que tardiamente, deve ter levado em conta todo esse Know How ao prescrever os requisitos de sistemas do caça.
E sim, nem tudo na teoria funciona de primeira na prática. Mas neste caso, a margem de erro é muito pequena.
Aliás, raramente eu vi no Brasil projetos dentro das forças armadas levarem em conta o exaustivo teste prático de equipamentos e sistemas a serem adquiridos. Isso eu considero uma falha grave no processo de compras dentro do MD. Tudo que compramos, em se tratando de material em grande quantidade e tecnologia sensível, deveria ser testado e provado antes de adquirido.
E os caças não deveriam ser exceção.
abs
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Ter Set 29, 2020 4:02 pm
por Marcelo Ponciano
Estava lendo uma nota curta na Revista Força Aérea de julho de 2020. Segundo eles o Comandante da Ala 2 deu uma previsão de que em setembro de 2021 haverá pelo menos 4 unidades do F-39 operacionais em Anápolis, mais 8 em 2022 e a partir daí vão ser 6 por ano até 2026.
Não sei quanto aos demais, mas não estava sabendo desse cronograma de entregas. Gostei bastante das datas, principalmente porque encerramos 2022 com 12 operacionais, o que já coloca o programa em um ponto irreversível para o governo seguinte, qualquer que seja ele.
Edit: Lembrando ainda que o orçamento de 2023 ainda é de autoria do atual governo, então em 2023 teremos 18 caças já.