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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Seg Jan 13, 2020 7:27 pm
por Túlio
gabriel219 escreveu: Seg Jan 13, 2020 7:10 pm Isso ou investir na Turbomachine. Estão desenvolvendo a TR-5000.

Sei, é algo muito longe do que precisamos para um Vant desse, mas já é um começo.
É meu ponto. Para chegar a um nível desses precisamos de mais tecnologias do que só estruturas e aviônicos, precisamos da independência na propulsão. É o caso do míssil da AVIBRAS, que confiança teríamos nesse desenvolvimento se dependêssemos de estrangeiros para termos propulsor? Quando vimos que precisávamos de um cruise e ninguém iria ajudar, fomos lá e fizemos*. Mesmo caso.
gabriel219 escreveu: Seg Jan 13, 2020 7:10 pm Podemos procurar outros fornecedores que não seja a GE, principalmente Europeus. O que não podemos é perder a oportunidade de desenvolver em conjunto uma ass.
Não vejo onde nem como, se não está aqui é como se não existisse. Mesmo Israel jamais deixaria a Elbit ou IAI ajudar a fazer um troço que basta entrar algum governo DOIDO aqui do tipo que ama muslims e amanhã estariam tendo que encarar em casa algo difícil como o inferno e que ajudaram a fazer (mesmo dilema dos EUA e Europa).
gabriel219 escreveu: Seg Jan 13, 2020 7:10 pm Além disso, um drone como o Reaper, para ser uma opção mais barata, também é interessante.
1.000.000.000.000% de acordo. E para este tipo de UCAV temos toda a tecnologia necessária, basta bancar o desenvolvimento.
gabriel219 escreveu: Seg Jan 13, 2020 7:10 pm Eu prefiro que a FAB foque nos conjuntos AEW + Caça 4,5ª gen + UCAV furtivo com sensor passivo do que ir buscar solução de 5ª gen.
Idem eu. Melhor do que 5G é já ir partindo para 6G.

gabriel219 escreveu: Seg Jan 13, 2020 7:10 pm Já imaginou esse UCAV com IRST de alcance em torno dos 80-90 km, operando em data-link com Gripen F e/ou AEW&C, recebendo informações sobre o radar de ambos e capaz de disparar um Meteor?
Se fosse realmente furtivo nem iria precisar de Meteor, A-Darter dava e sobrava, pois quem não é detectado pode chegar perto e mandar pro chão sem fazer força. É tipo um Ninja (baita nome, não?), a gente só se liga que ele está perto no instante em que já se está morrendo.


* EDIT - Há poucos dados sobre o propulsor do AV-TM. Aparentemente é um motor turbojet feito sob licença da (falecida?) Polaris/Turbomachine. Parece que eles têm/tinham também um turbofan em desenvolvimento:

viewtopic.php?p=5538602#p5538602

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Seg Jan 13, 2020 8:41 pm
por gabriel219
Essa empresa ainda existe, até onde sei, tanto que desenvolve a TR-5000, que terá 5000 lbf. Não sei se isso é o suficiente para impulsionar um UCAV como o Reaper, mas já é um excelente começo.

Imagem
Um bom primeiro passo seria reativação do programa Harpia, porém este turbinado, com capacidade de carga em torno dos 800 kg e uma capacidade de voar por 14 horas carregado.

Israel andava atrás de UCAV furtivo e lembre-se que o motor que propus é o da GE, que eles operam sem problemas. Não acho que haveria problemas, ainda mais aproveitando a parceria Embraer Defesa - SAAB e Brasil - Israel, que hoje é muito boa.

Lembre-se que a Embraer DS está em parceria com a IAI na proposta do Praetor 600 AEW - plataforma interessante para substituir os Bandeirula, mas com algo do tipo E/L-2022.

Quanto ao Meteor, poderia ser Marlin ou A-Darter, o importante é o UCAV possuir atualização via data-link, confirmar com o IRST - ou até detectar de forma autônoma - e disparar míssil ar-ar contra a ameaça.

Imagem
Algo como na imagem.

Também tem o Gripen F criando corredor - ou mesmo o UCAV com um pod, por que não? - e o R-99M - ou seu sucessor, provavelmente na plataforma do Lineage - procurando alvos em terra, como baterias AAe, radares ou alvos terrestres valiosos.

Esse UCAV furtivo com IRST, duas baias, capacidade de receber pilone ventral, sonda REVO e um pequeno EO/IR para reconhecimento e guiamento de armas ar-solo a laser.

É um sonho, mas bem possível. Uma aeronave do tipo seria mais barata até que o próprio Gripen E/F.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qua Jan 15, 2020 1:12 pm
por FCarvalho
Túlio escreveu: Seg Jan 13, 2020 5:09 pm
FCarvalho escreveu: Seg Jan 13, 2020 4:52 pm Eu tenho cá comigo que é só questão de tempo até os suecos se convencerem a adquirir o modelo F, já que em todas as concorrências ele também está sendo oferecido aos países compradores. A exceção é a Suíça.
É de se pensar que se eles estão oferecendo o biplace, no mínimo é porque eles devem saber tão bem quanto a Embraer do que esse caça será capaz. Como em termos de sistemas eletrônicos o Gripen E por si só já é um caça superlativo, o modelo F terá com certeza capacidades maiores ainda caso seja decidida uma versão de ataque eletrônico.
Na FAB creio que missões SEAD no futuro serão missão primária dos modelos F. Mas isso se os números destes forem mais encorpados, porque com apenas 8 encomendados até agora, o máximo que dá para fazer é treinamento.
Aqui discordo, a Missão é extremamente especializada, seria mais ou menos o mesmo que querer que o efetivo das FFEE fosse igual ao do resto do Exército.

A FAB não vai ficar apenas em 8 biplaces, e eles não vão servir apenas para conversão operacional. Assim que um segundo ou terceiro lotes forem viáveis, deve-se repensar nas possibilidades de uso e missões para tais caças, e suas respectivas quantidades. A SEAD é apenas uma das muitas possibilidades, e provavelmente, no futuro, deverá ser feita com drones, com o caça servindo apenas de C2. Ou em operação clássica mesmo, já que drones de ataque por aqui creio deve ser algo para bem depois de 2040.
FCarvalho escreveu: Seg Jan 13, 2020 4:52 pm Embora VANT's estejam no planejamento da FAB no futuro a médio e longo prazo, UCAV é algo que ainda vai demorar muito para chegar por aqui. Estamos muito atrasados no que concerne aqueles primeiros. E saltar fases não é exatamente um bom negócio por aqui.
Sei não, num dia éramos ilustres desconhecidos no Programa Gripen NG, no outro emplacamos o WAD para a frota inteira, há pouco apareceu um IFF 100% brazuca; vai saber o que ainda estão cozinhando por aí...

Tem muita coisa sendo feita, ou tentou-se no passado, que não aparece nos jornais e nem na internet. Os institutos de pesquisa estão cheios de projetos, e ideias, que só não sairam a mais tempo do papel simplesmente pela incapacidade que nós temos de investir regular e longamente em PDI. Tivéssemos isso, e hoje provavelmente já disporíamos de sistemas e recursos de alto teor tecnológico sem dever nada a ninguém. Mas como ciência no Brasil não dá voto.../color]


abs

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sex Jan 17, 2020 9:48 pm
por jambockrs
Meus prezados
Motor do caça Gripen E terá manutenção feita na Suécia
Imagem

Devido a uma situação de segurança deteriorada na Suécia, a decisão foi alterada para que o motor do caça Gripen E seja reparado em Trollhättan, em vez de nos EUA.
– Isso deve manter em níveis mais altos de prontidão e é um passo para reter o conhecimento na Suécia, mas também obter uma solução econômica a longo prazo. Isso também significa que podemos construir peças de reposição e componentes na Suécia e lidar com isso dentro do país”, diz Göran Mårtensson, diretor geral da Administração de Materiais de Defesa da Suécia, FMV.
Desde 2013, quando ficou claro que a Suécia compraria o Gripen E, concluiu-se que a manutenção do motor seria realizada pela General Electric nos EUA.
Mas os motores do Gripen C/D de hoje são revisados em Trollhättan pela empresa GKN, um trabalho que funcionou bem e disponibilizou o conhecimento e as peças de reposição localmente. E agora as empresas envolvidas, incluindo a Saab, concordam que a manutenção, serviço e reparos continuarão a ocorrer na Suécia e não no outro lado do Atlântico, e as Forças Armadas ordenaram o arranjo da FMV.
Um dos críticos da mudança para os Estados Unidos é o político de defesa liberal Allan Widman e ele está feliz agora.
– No caso de maior preparação ou ataque armado, com manutenção do motor feita do outro lado do Atlântico teria sido uma solução inoperante. Isso levou muito tempo, mas acho que chegou em bom termo, diz Allan Widman.
Uma vantagem é que, de acordo com as análises das Forças de Defesa Suecas, os atuais Gripen C/D devem agora ser usados até a década de 2030, e então o trabalho nos motores pode ser coordenado.
Essa solução também economiza dinheiro, utilizando investimentos já feitos em tecnologia e conhecimento, de acordo com a FMV.
Stefan Oscarsson, chefe de assuntos militares da GKN, está satisfeito.
“Isso significa muito para nós a longo prazo como empresa e como capacidade de defesa para a Suécia”, diz ele.
Imagem
Vista em corte do Motor GE F414 que equipa o Gripen E
Fonte: Sveriges Radio via blog Poder Aéreo 17 jan 2020

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sex Jan 17, 2020 9:56 pm
por arcanjo
jambockrs escreveu: Sex Jan 17, 2020 9:48 pm Meus prezados
Motor do caça Gripen E terá manutenção feita na Suécia
Imagem

Devido a uma situação de segurança deteriorada na Suécia, a decisão foi alterada para que o motor do caça Gripen E seja reparado em Trollhättan, em vez de nos EUA.
– Isso deve manter em níveis mais altos de prontidão e é um passo para reter o conhecimento na Suécia, mas também obter uma solução econômica a longo prazo. Isso também significa que podemos construir peças de reposição e componentes na Suécia e lidar com isso dentro do país”, diz Göran Mårtensson, diretor geral da Administração de Materiais de Defesa da Suécia, FMV.
Desde 2013, quando ficou claro que a Suécia compraria o Gripen E, concluiu-se que a manutenção do motor seria realizada pela General Electric nos EUA.
Mas os motores do Gripen C/D de hoje são revisados em Trollhättan pela empresa GKN, um trabalho que funcionou bem e disponibilizou o conhecimento e as peças de reposição localmente. E agora as empresas envolvidas, incluindo a Saab, concordam que a manutenção, serviço e reparos continuarão a ocorrer na Suécia e não no outro lado do Atlântico, e as Forças Armadas ordenaram o arranjo da FMV.
Um dos críticos da mudança para os Estados Unidos é o político de defesa liberal Allan Widman e ele está feliz agora.
– No caso de maior preparação ou ataque armado, com manutenção do motor feita do outro lado do Atlântico teria sido uma solução inoperante. Isso levou muito tempo, mas acho que chegou em bom termo, diz Allan Widman.
Uma vantagem é que, de acordo com as análises das Forças de Defesa Suecas, os atuais Gripen C/D devem agora ser usados até a década de 2030, e então o trabalho nos motores pode ser coordenado.
Essa solução também economiza dinheiro, utilizando investimentos já feitos em tecnologia e conhecimento, de acordo com a FMV.
Stefan Oscarsson, chefe de assuntos militares da GKN, está satisfeito.
“Isso significa muito para nós a longo prazo como empresa e como capacidade de defesa para a Suécia”, diz ele.
Imagem
Vista em corte do Motor GE F414 que equipa o Gripen E
Fonte: Sveriges Radio via blog Poder Aéreo 17 jan 2020
Acredito que no nosso caso a manutenção estará a cargo da GE Celma, em Petrópolis, RJ. Mas posso estar enganado.

A ver.

abs.

arcanjo

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qua Jan 22, 2020 3:55 pm
por arcanjo
Hoje, o time da Saab Aeronáutica Montagens (SAM), em parceria com a equipe sueca da Saab, entregou a primeira fuselagem traseira de produção seriada do Gripen E, em Linköping, na Suécia.

https://1.bp.blogspot.com/-lT9BmCcSRF4/XiiZCf5lMVI/AAAAAAAAD5U/Uh7aKK5vIlQStUa0D-V_LYx5tBVmHu3lwCLcBGAsYHQ/s1600/82927359_2551400711851114_8373926706565611520_o.jpg
Primeira fuselagem traseira de produção seriada do Gripen E, em Linköping, na Suécia - Foto: Saab

abs.

arcanjo

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qua Jan 22, 2020 4:19 pm
por Túlio
arcanjo escreveu: Sex Jan 17, 2020 9:56 pm
Acredito que no nosso caso a manutenção estará a cargo da GE Celma, em Petrópolis, RJ. Mas posso estar enganado.

A ver.

abs.

arcanjo
Que eu saiba, desde a definição das competências da EMBRAER (EDS) no Programa Gripen (ainda chamado NG), um dos subcontratados era a GE Celma, justamente para a parte de manutenção dos motores (eu lembro que, anos atrás, debatíamos aqui no DB se eles seriam FABRICADOS, total ou parcialmente, no Brasil, porque a Mntç já estava garantida). Lembrar ainda que nos últimos anos a Empresa investiu pe$ado para se qualificar como uma das (senão "A") mais moderna e sofisticada unidade de Mntç da GE no planeta.

A questão em aberto é que talvez a FAB/MD tenha que dizer algo sobre isso, me parece ser o único jeito de termos que mandar motor para os EUA ou Suécia, porque a GE daqui é capaz de fazer 100% da manutenção em qualquer motor da marca.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Seg Fev 03, 2020 4:56 pm
por arcanjo
Saab Gripen E: ‘dark horse’

https://1.bp.blogspot.com/-E5a3uW4WTTc/XjhsbP-0jmI/AAAAAAAAECw/OL1caPFhU0coCMl00rGCD6_29ozCNRZ-ACLcBGAsYHQ/s1600/Prot%25C3%25B3tipos-do-Gripen-E-39-9-e-39-10-voam-juntos-640x427.jpg
Protótipos do Gripen E 39-9 e 39-10 voam juntos

Por Chris Thatcher

:arrow: https://defesabrasilnews.blogspot.com/2 ... horse.html

abs.

arcanjo

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qua Fev 19, 2020 5:44 pm
por FCarvalho
https://www.cavok.com.br/blog/ex-engenh ... -aeronave/

O Gripen E não é apenas uma compra de prateleira, é um investimento para o futuro.
Vamos torcer e trabalhar para que esse futuro não seja aquele do Brasil que nunca chega.

abs

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qui Fev 20, 2020 8:27 pm
por FCarvalho
Live do Canal Aviação Militar sobre o Gripen E do Cel Av Sergio Blaso e participação do meu conterrâneo Alexandre Fontoura da Revista Segurança e Defesa.
Muita informação para quem quer se informar bem.

[009]



abs

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qui Fev 20, 2020 8:38 pm
por Túlio
EXCELENTE canal, de PRO pra manezada honesta e que quer aprender que nem nós! :mrgreen:

Tks, @FCarvalho, grande cupincha! Assisti e vou seguir.[009]

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qui Fev 20, 2020 11:31 pm
por FCarvalho
Mais um bom exemplo que quando se quer é possível fazer divulgação da Defesa no Brasil com qualidade e seriedade. :D

abs

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sáb Mar 14, 2020 12:14 am
por FCarvalho
Primeiras unidades do F 39 Gripen vão chegar no ano que vem na Base Aérea
Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen - 13/03/2020

https://www.defesaaereanaval.com.br/avi ... TSGPAH3rE8

Mesmo com o cronograma atrasado, é bom saber que pelo menos o que está em voga não foi, por enquanto, também defenestrado.
Agora é torcer para quem sabe mais para frente se consiga restabelecer o original ou pelo menos não ter de modificar outra vez o de agora.
E quem sabe até 2022 festejar um segundo lote. Vamos precisar, e muito, já que F-5 e A-1 não são eternos.
Ainda bem.

abs

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qui Mar 19, 2020 8:40 am
por andrelemos

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qui Mar 19, 2020 11:29 am
por FCarvalho
Com esse pandemia de vírus contaminando todas as economias do planeta, é bom ficar de olho para verificar até quando vão seus efeitos.
Por enquanto, aqui o MD teve seu orçamento protegido. Mas isto era antes do Covid-19. Agora já não se sabe.
É possível manter o mesmo nível de investimento este ano mas provavelmente nos anos seguintes teremos uma reversão do quadro geral.
Se o último Gripen E estava agendado para entrega em 2026, nada agora nos permite dizer que esta data não seja postergada por muito mais tempo. Na pior das hipóteses, podemos varar 2030 ainda recebendo caças do primeiro lote. E ninguém aqui vai ficar realmente incomodado com isso.
Em entrevista a revista ASAS em banca o Brig Rossato afirmou que um segundo lote só será pensado a partir de 2021 quando os primeiros Gripen E começarem a chegar. Conquanto se essa crise de saúde afetar a economia mundial mais do que a crise de 2008, falar em segundo lote vai até parecer brincadeira de mau gosto para o próximo governo.
A ver.

abs