UM MBT NACIONAL
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
- gabriel219
- Sênior
- Agradeceu: 792 vezes
- Agradeceram: 2516 vezes
Re: UM MBT NACIONAL
No inicio dos anos 2000? Ôh se tinha...Clermont escreveu:E tinha dinheiro pra comprar 2A4?
E veja que os 2A4 usados em estoque não estavam caros, como já disse, alguns Chilenos custaram 200 mil. E parece que os Chilenos já estão estudando para moderniza-los para o padrão M Canadense ou Evolution e até adquirir pouco mais de 100 Leopard 2A5 que estão em estoques Alemães para substituir os Leopard 1A5, lembrando que quase levaram os 2A6 da Holanda...
Ou seja, eles fizeram o que deveríamos ter feito.
EDIT: me enganei, na verdade os que foram vendidos por pouco dinheiro foram para Polônia (120) e Canadá (42), vendidos por 20 mil euros e 500 mil euros, respectivamente. Poderíamos fazer acordos e arrematar algumas unidades junto com a modernização, para o preço da viatura em si cair, já que a modernização é cara. Ficaria em torno de 1-2 milhões de euros. Adquiridos um RCC de cada vez até o contrato dos 1A5 acabar (nem e o contrato, é falta de peças mesmo, só se adquirirmos do Chile para canibalizar, ai seria o fim de mundo).
Infelizmente hoje a cotação do dólar fica difícil adquirir 316 blindados (necessidade atual contanto RCC's e RCB's). Fazer o quê? Teremos que comprar sucata do Chile para canibalizar peças, enquanto eles estarão modernizando seus 2A4 e comprando mais 2A4 ou mesmo 2A5.
Abs
-
- Intermediário
- Agradeceu: 42 vezes
- Agradeceram: 46 vezes
Pelo que eu saiba o Chile não fechou nenhum contrato para compra de mais Leopards 2. E eu acho que o dinheiro também não está sobrando lá. Tinha uma peça que precisava ser substituida nos Leopard 2A4 não lembro qual, e ao invés de comprar na Alemãnha eles retiram dos Leopard 1V que usava a mesma peça e inutilizaram toda a frota de Leopard 1V.
- gabriel219
- Sênior
O Chile está sim em busca de novos Leo para substituir os 1V. Chegaram até a verificar a situação dos 2A5 e quase levaram, mas faltou dinheiro.
Abs
Abs
- FCarvalho
- Sênior
- Agradeceu: 6211 vezes
- Agradeceram: 3497 vezes
Eu acho que o EB deveria ao menos fazer o esforço de padronizar a frota toda com os Leo 1A5. Já seria algo muito bom em termos de custos de logística, treinamento e formação. Mas nem isso estamos conseguindo fazer.
Tá brabo.
abs.
Tá brabo.
abs.
Carpe Diem
- gabriel219
- Sênior
Há uns 120 Leo 1A5. Já que o EB tem medo de algo acima de 50 toneladas, adquirir 96 deles não seria tão ruim assim, mas é a única coisa que podemos fazer. E olha, não tem nada a ver com dinheiro, tem gente de dentro do Exército que acha até que coturno que não dê pra lustrar é retrocesso, imagina comprar 2A4.
Tivemos a oportunidade e agora já era, poderíamos ter adquirido 316 deles e seria mais caro transporta-los do que o preço por cada um, de tão barato que estava em 2002, mas deixa.
Abs
Tivemos a oportunidade e agora já era, poderíamos ter adquirido 316 deles e seria mais caro transporta-los do que o preço por cada um, de tão barato que estava em 2002, mas deixa.
Abs
- Fábio Machado
- Avançado
- Agradeceu: 90 vezes
- Agradeceram: 108 vezes
Os leopards 1A5 foram praticamente dados para o EB. 7 milhões de euros por 240 carros, se eu não estiver enganado.
-
- Sênior
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 419 vezes
Considerando que é basicamente ferro-velho...
"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
- gabriel219
- Sênior
Ta, mas praticamente o único acrescento de poder foi em relação a aposentadoria dos M-41C, apenas isso. Já operávamos Leopard 1BE e M-60. O EB só vai começar a operar canhão 120 mm quando o mundo Ocidental estiver utilizando o 130 mm. Isso é uma vergonha.
Como eu disse, tiveram medo de ousar na época e se deram mal. Veja o Chile, ousaram e olha como estão hoje, com uma arma blindada bem melhor que a nossa. Fiquei surpreso do EB ter adquirido M109A5+ e não mais M108.
Tivemos a oportunidade de outro, com Leo 2A4 sendo vendido entre 20 mil até 500 mil euros. Hoje poderíamos estar apenas modernizando. Agora corremos o risco de não possuir carros de combate em 2025, já que daqui pra lá não teremos nada de VBTP-SL. A família Guarani precisa ser terminada primeiro antes dessa empreitada, ou seja, substituto novo dos nossos blindados sobre lagartas só depois de 2030. Daqui pra lá, não teremos mais Leopard 1A5, nem M-60 e nem os 1BE remanescentes. Vamos ter que torcer para que tenha 2A4 ainda em condições de usos.
Digo e repito, escolher os 1A5 ao invés dos 2A4 foi burrice. Bom pensamento a curto prazo, mas a longo prazo foi muita burrice.[
A única coisa que podemos fazer é começar a comprar 2A4 agora até 2023 para substituir nossos atuais meios ou comprar centenas de M-60 em estoques e moderniza-los para o padrão citado por nosso amigo. Pelo menos teremos algo armado com canhão 120 mm. A Alemanha possui centenas de 2A4 em estoques, é questão de acordo com o governo alemão para abaixar o preço das unidades ou ir no EUA e procurar alguns M-60.
Já já é capaz da Argentina colocar canhão 120 mm nos TAM ou comprar algo usado melhor.
Na verdade, perdemos 2 excelentes oportunidades e estaremos perdendo a terceira. Primeiro não ter adquirido 2A4 em 2002, depois o caso dos 120 2A6 que a Holanda vendeu aos Finlandeses (poderíamos ter adquiridos eles e mantido os 1A5 em demais regimentos, usando 108 2A6 somente na Bda Cav Blnd) e agora os 2A5 encostado pelos Alemães, em que o Chile está muito inclinado em adquirir.
Hoje temos um blindado que um AT-4 causa sérios problemas ao mesmo e ameaçado por TAM's Argentinos.
Ou seja, daqui a uns anos ficaremos sem carros de combate ou o comando do EB terá que ousar e comprar 2A4, M1A1 e colocar canhão 120 mm neles ou M-60 usados para modernizar.
Abs
Como eu disse, tiveram medo de ousar na época e se deram mal. Veja o Chile, ousaram e olha como estão hoje, com uma arma blindada bem melhor que a nossa. Fiquei surpreso do EB ter adquirido M109A5+ e não mais M108.
Tivemos a oportunidade de outro, com Leo 2A4 sendo vendido entre 20 mil até 500 mil euros. Hoje poderíamos estar apenas modernizando. Agora corremos o risco de não possuir carros de combate em 2025, já que daqui pra lá não teremos nada de VBTP-SL. A família Guarani precisa ser terminada primeiro antes dessa empreitada, ou seja, substituto novo dos nossos blindados sobre lagartas só depois de 2030. Daqui pra lá, não teremos mais Leopard 1A5, nem M-60 e nem os 1BE remanescentes. Vamos ter que torcer para que tenha 2A4 ainda em condições de usos.
Digo e repito, escolher os 1A5 ao invés dos 2A4 foi burrice. Bom pensamento a curto prazo, mas a longo prazo foi muita burrice.[
A única coisa que podemos fazer é começar a comprar 2A4 agora até 2023 para substituir nossos atuais meios ou comprar centenas de M-60 em estoques e moderniza-los para o padrão citado por nosso amigo. Pelo menos teremos algo armado com canhão 120 mm. A Alemanha possui centenas de 2A4 em estoques, é questão de acordo com o governo alemão para abaixar o preço das unidades ou ir no EUA e procurar alguns M-60.
Já já é capaz da Argentina colocar canhão 120 mm nos TAM ou comprar algo usado melhor.
Na verdade, perdemos 2 excelentes oportunidades e estaremos perdendo a terceira. Primeiro não ter adquirido 2A4 em 2002, depois o caso dos 120 2A6 que a Holanda vendeu aos Finlandeses (poderíamos ter adquiridos eles e mantido os 1A5 em demais regimentos, usando 108 2A6 somente na Bda Cav Blnd) e agora os 2A5 encostado pelos Alemães, em que o Chile está muito inclinado em adquirir.
Hoje temos um blindado que um AT-4 causa sérios problemas ao mesmo e ameaçado por TAM's Argentinos.
Ou seja, daqui a uns anos ficaremos sem carros de combate ou o comando do EB terá que ousar e comprar 2A4, M1A1 e colocar canhão 120 mm neles ou M-60 usados para modernizar.
Abs
-
- Intermediário
- Agradeceu: 42 vezes
- Agradeceram: 46 vezes
Burrice maior que o Leopard 1BE eu nunca vi igual. O Leopard 1A5 ainda é usado por vários países mas o BE quem recomendou a compra no exército devia ter recebido corte marcial.
Eu acho que a solução é comprar mais M-60 porque hoje estamos nas mãos da KMW é sempre bom ter uma alternativa.
Outra coisa comprar qualquer coisa mais moderna é por dinheiro fora. Na minha OPINIÃO o Armata tornou todos os outros MBTs obsoletos. E eu acho que o Armata vai ser considerado o primeiro MBT de quarta geração. Então temos que improvisar, modernizar, manter e esperar que algo novo surja no ocidente.
Eu acho que a solução é comprar mais M-60 porque hoje estamos nas mãos da KMW é sempre bom ter uma alternativa.
Outra coisa comprar qualquer coisa mais moderna é por dinheiro fora. Na minha OPINIÃO o Armata tornou todos os outros MBTs obsoletos. E eu acho que o Armata vai ser considerado o primeiro MBT de quarta geração. Então temos que improvisar, modernizar, manter e esperar que algo novo surja no ocidente.
-
- Sênior
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 419 vezes
Esperar para ver o que o ocidente vai apresentar não é má ideia, mas dar uma olhadinha lá e ver o Armata também não.
Já conhecendo o Armata e mostrando interesse por ele abre duas possibilidades:
1) Poder de barganha quando surgir um MBT ocidental;
2) Uma boa alternativa caso o MBT ocidental seja um fiasco.
Já conhecendo o Armata e mostrando interesse por ele abre duas possibilidades:
1) Poder de barganha quando surgir um MBT ocidental;
2) Uma boa alternativa caso o MBT ocidental seja um fiasco.
"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
-
- Novato
- Agradeceram: 1 vez
Crisaman escreveu:Eu acho que a solução é comprar mais M-60 porque hoje estamos nas mãos da KMW .....
... E eu acho que o Armata vai ser considerado o primeiro MBT de quarta geração.

- Frederico Vitor
- Sênior
- Agradeceu: 207 vezes
- Agradeceram: 271 vezes
Não há outra solução se não o Leo 2A4.
Um Exército, como o Brasileiro, não pode se dar ao luxo (ou relapso) de não contar com um carro de combate armado de canhão 120 mm.
Um Exército, como o Brasileiro, não pode se dar ao luxo (ou relapso) de não contar com um carro de combate armado de canhão 120 mm.
-
- Novato
- Agradeceram: 1 vez
Uma das principais especificações avaliadas em 2007 e que deram respaldo pela aquisição dos 1 A5 foi o peso total da viatura (42,5 t), para adequar-se às infraestruturas do EB e brasileira (leia-se galpões de manutenção, pontes, estradas, etc), assim como a logística utilizada pelo EB.Frederico Vitor escreveu:Não há outra solução se não o Leo 2A4.
O Leo 2 A4 pesa 62 t.
A infraestrutura brasileira melhorou e evoluiu tanto nos últimos anos para suportar um incremento de 20 t?

- FCarvalho
- Sênior
- Agradeceu: 6211 vezes
- Agradeceram: 3497 vezes
Se o critério básico de adoção para um MBT for também, a infraestrutura de transporte brasileira, melhor comprarmos mais Leo 1A5, fazer uma baita modernização em toda a frota, e esperar que um dia as coisas melhorem por aqui.
ps1: o que mais tem pelas estradas deste país é cavalo mecânico, caminhões e outros tipos de maquinário pesado e/ou com sobrepeso de mais 60 ton rodando e não vi até hoje nenhuma ponte ou estrada ficar inviabilizada por causa isso.
ps2: assim como o EB teve que adaptar-se em praticamente tudo em relação aos Leo 1A5, visto que o seu antecessor ser os vestutos M-41, e para isso se planejou e organizou, qual o problema em fazer isso com um Leo II e/ou outro CC de maior tonelagem? obviamente que tais mudanças não se dariam de uma hora para outra;
ps3: o problema do EB nunca foi com o peso em si dos seus CC's, mas com tudo que envolve a operação e a doutrina deste tipo de veículo. Estamos atrasados em todos os sentidos da guerra blindada, desde sempre; e cada vez que resolvemos fazer um movimento no sentido de nos atualizar, já estamos atrasados... de novo.
abs.
ps1: o que mais tem pelas estradas deste país é cavalo mecânico, caminhões e outros tipos de maquinário pesado e/ou com sobrepeso de mais 60 ton rodando e não vi até hoje nenhuma ponte ou estrada ficar inviabilizada por causa isso.
ps2: assim como o EB teve que adaptar-se em praticamente tudo em relação aos Leo 1A5, visto que o seu antecessor ser os vestutos M-41, e para isso se planejou e organizou, qual o problema em fazer isso com um Leo II e/ou outro CC de maior tonelagem? obviamente que tais mudanças não se dariam de uma hora para outra;
ps3: o problema do EB nunca foi com o peso em si dos seus CC's, mas com tudo que envolve a operação e a doutrina deste tipo de veículo. Estamos atrasados em todos os sentidos da guerra blindada, desde sempre; e cada vez que resolvemos fazer um movimento no sentido de nos atualizar, já estamos atrasados... de novo.
abs.
Carpe Diem