Página 56 de 118

Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

Enviado: Qua Out 27, 2010 9:02 pm
por rmturchiello
eligioep escreveu:Mantenho o que falei: TEM DE SER MOTOR NACIONAL, e com boa cadeia produtiva...
Óbvio que eu sei que vocês só fazem Mnt de 1° e 2° escalão, e nem são autorizados a fazer outros níveis....
E com certeza vocês devem ter Land Rover, e deve saber da dificuldade que é manutenir a referida.
Ou vai dizer que é facil obter a correia dentada? (presente num motor moderno...)

Volto a repetir: quando os teus M113 tiverem que acompanhar um Leo, como acontece com os do 29° e 7° BIB, você verá com quanta manutenção terá que lidar, e dará graças a Deus se tiver as peças que precisar "ali na esquina"....

Sobre as peças citadas, aqui do fórum todos sabem que se trata de importados, e como tal vão continuar. E sua mortalidade é muito pequena, com excessão de quando os motoristas extrapolam e detonam com tudo. Como eu vi em VBTP da sua OM, nos idos de 1997, no PqRMnt/3 (ou o que sobrou da transmissão....)

Parabéns pela Mnt Preventiva, pois vocês devem ser os únicos (ou quase...) que a conseguem executar como deve ser. A maioria das OM não pode parar as VBTP, ou por não possuírem o suprimento necessário ou por que estão usando as vtr na atividade fim....



PS: Nunca servi no 29° e 7° BIB, acima citados, mas sei que a manutenção é muito bem feita pelas respectivas (competentes) equipes....!!!!
Eligio essa nossa discussão, não tem fim é uma questão de opinião, é a mesma coisa que acontece com o fuzil MD 97 ou Scar? O que é melhor um motor moderno, confiável, leve e potente mas importado ou um nacional só por ser nacional, veja bem não estou dizendo que não há motor nacional que possa atender todos os requisitos, só acho que as vezes não vale a pena mudar um kit ja testado apenas por ter um item nacionalizado, tipo assim vc sabe que existe kit de modernização de M113 ja testado e aprovados, mas com todo conjunto de força importado, vc acha que valeria a pena apenas trocar o motor de um kit desses apenas para se ter um motor nacional ou montado aqui, do meu ponto de vista isso é muito arriscado podendo comprometer dota a modernização vc não acha??? Eu acho que devíamos escolher o melhor que podemos pagar independente de onde isso é feito, e que se compre a logística para que se possa fazer a manutenção.
Quanto a gente só fazer manutenção só de primeiro e segundo escalão isso deveria ser assim só que como somos uma unidade não prioritária como vc mesmo falou ainda temos F600 com motor perkins 6-357 , esses sim dão muito trabalho todo ano retificamos um pelo menos, e fazemos aqui na unidade por que se fôssemos depender de mandar pro Parque e esperar a volta estaríamos sem caminhão a anos.
Quanto a dificuldade de manutenção das Land Rover concordo com vc acho até que são as segunda maior porcaria que o EB já compro perdendo só para o incrível JPX, as primeiras com motor internacional que nunca aprovou nem na F1000, Ranger ou S10, de manutenção cara e especializada, e agora as novas importadas com injeção eletrônica, tive noticia que uma dessas novas que estava na Haiti foram trocar a bateria e ela entrou em pena e não funcionou mais sendo que tiveram que trazer novamente para o Brasil para acertar a injeção eletrônica.
Não concordo que foi de acompanhar o Leo 1 que os M113 do sétimo e vinte nove ficaram no estado que estão pois faz tempo que eles estão riscado de alça de gaita, com certeza agora devem ter piorado, não, quanto a OM não poder parar a viatura para manutenção me desculpe mas eu acho isso uma desculpa pois para se fazer a manutenção completa de segundo escalão de uma VBTP M113 se leva no máximo 2 dias, e eu não acredito que uma OM não possa param uma de suas viaturas por esse período, eu não digo que a manutenção dessa unidades seja mal feita só o que acho que falta é essa manutenção preventiva que é muito importante.
Quanto a viatura aqui do regimento que vc viu no Parque, o que estava sendo feito lá era a soldagem da placa que ancora a polia tensora, temos aqui uns 2 carros que ja foi soldado mas isso não é culpa do motorista é um problema crônico do M113 vc deve saber disso, muito embora nossos motoristas são afamados aqui pela Brigada Mena Barreto, pela forma agressiva que conduzem suas viaturas, existe até lendas sobre isso.
Você esta na Alemanha né, tenho um amigo que acho que esta ai com vc o Guilherme do PqRMnt/3, se ele estiver por ai manda um abraço pra ele.
abraço a todos

Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

Enviado: Qua Out 27, 2010 9:50 pm
por Guerra
Os motocarros são cabos enganjados e sgt QE na OM de vcs?

Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

Enviado: Qua Out 27, 2010 10:06 pm
por helio
eu sou eu escreveu:os cascaveis e urutus estão recebendo hoje os motores OM366 que é uma evolução do 352, e na epoca do ~modernização dos m113 já havia no mercado os motores cummins serie C 8.3, que era utlizado nos caminhões vw 14210, hoje a uma infinidade de motores como mwm, cummins, mb, iveco, e até scania na faixa dos 9 litros, que podem ser utilizados nas modernizações
Na verdade o motor escolhido atendia também o quesito peso. Não se esqueça que o M113 é anfibio, portanto deve ter uma distribuição adequada de peso. Se o motor for muito pesado a proa afunda.

Abraços
Hélio

Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

Enviado: Qua Out 27, 2010 10:17 pm
por rmturchiello
Guerra escreveu:Os motocarros são cabos enganjados e sgt QE na OM de vcs?
Helio aqui no regimento temos vários Sgt QE e CB estabilizado que são motoristas de carro porém a maioria já quebrada e não esta mais na função e a maioria dos motoristas são cabos do EP que fazem o curso especifico para motorista de VBC ou VBTP.
Na manutenção dos M113 tenho dois caras incríveis que são os responsáveis pela excepcional disponibilidade dos M113 aqui do regimento são dois Sgt QE que fazem tudo, são muito bons, e são muito respeitados pelos motoristas, eles estão a 18 anos só trabalhando com 113 e conhecem decor e salteado cada M113 do regimento.

Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

Enviado: Qui Out 28, 2010 7:13 am
por eligioep
helio escreveu: Na verdade o motor escolhido atendia também o quesito peso. Não se esqueça que o M113 é anfibio, portanto deve ter uma distribuição adequada de peso. Se o motor for muito pesado a proa afunda.
Abraços
Hélio
Hélio,
era a isto que eu me referia, entre outros ítens, quando citei que atendia os requisitos.
Por isso que o protótipo que eu vi em SMaria, e também SCruz do Sul, tinha esta vantagem: era leve, econômico, de alta rotação- que resolvia também outro problema: a da quebra do eixo piloto e do disco, que neste caso voltam a ser os originais. Também era silencioso, não que isto seja requisito, mas a "tripulação agradece"...
Não sei o que aconteceu com estes 2 protótipos, pois foram aprovados nos testes do CTEx/Marambaia.
Inclusive um deles estava (está?...) rodando com motor MBB 4 cil, turbo, intercooler, com RPM e potência próxima ou igual à do Maxxion utilizado inicialmente no protótipo....
Com estes motores, ele navegava equilibrado, independente da quantidade de combustível no tanque, acelerava mais rápido e atingia uma velocidade final superior, com maior economia.

Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

Enviado: Sáb Out 30, 2010 12:07 pm
por Elias RS
Olá pessoal!!
Quanto a essa discussão de que motor deve ser colocado, encabeçada pelo Elígio e pelo RM, concordo com os dois. Acho que a questão de motor ser nacional ou importado é secundária(nisso concordo com o RM), devendo o motor ser aquele que melhor se adapte ao Kit utilizado... Mas também acho (concordado com o Elígio) que o motor dever ter peças disponíveis no mercado nacional, portanto devendo ser um motor, mesmo que importado, com larga utilização em veículos vendidos no país... Pois de nada adianta comprar um motor reconhecido a nível mundial, mas com pouca presença aqui, por que isso acabaria dificultando, com o passar do tempo, a aquisição de peças de reposição.
Abraços!
Elias :wink:

Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

Enviado: Sáb Out 30, 2010 12:10 pm
por Elias RS
Qto aos protótipos de Santa Cruz, outro dia vi na Expoaer, aqui na cidade, o Protótipo que utiliza o motor MWM, tal qual foi deixado durante o projeto e em perfeito funcionamento.
Abraços
Elias

Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

Enviado: Sáb Out 30, 2010 12:22 pm
por rmturchiello
Elias RS escreveu:Olá pessoal!!
Quanto a essa discussão de que motor deve ser colocado, encabeçada pelo Elígio e pelo RM, concordo com os dois. Acho que a questão de motor ser nacional ou importado é secundária(nisso concordo com o RM), devendo o motor ser aquele que melhor se adapte ao Kit utilizado... Mas também acho (concordado com o Elígio) que o motor dever ter peças disponíveis no mercado nacional, portanto devendo ser um motor, mesmo que importado, com larga utilização em veículos vendidos no país... Pois de nada adianta comprar um motor reconhecido a nível mundial, mas com pouca presença aqui, por que isso acabaria dificultando, com o passar do tempo, a aquisição de peças de reposição.
Abraços!
Elias :wink:
Elias vc esta certo, mas acho que se vamos compra um kit ele não vai ser projetado e montado para nós ja deve ser um kit pronto já testado e aprovado, por isso falo do motor claro que se o kit tiver um bom motor nacional melhor eu não sou contra motor nacional, só que serão apenas 150 carro em conseqüência 150 motores, se for o caso o EB pode compra mais uns 20 motores sobressalentes e mais 50 kit para manutenção desses motores, que não teríamos problemas por muitos anos, aqui no Regimento temos peças que foram importadas para manutenção dos M113 quando eles foram adquiridos nos anos 70.

Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

Enviado: Qua Nov 03, 2010 7:56 pm
por Elias RS
Olá turchielo...
Tudo bem respeito o seu ponto de vista, mas vou fazer só uma analogia desse caso com outro que já vi... Você como S31 deve ter visto algo sobre os M108/109, não? Então te pergunto, tirando o fato que estes últimos não são atualizações mas sim as versões originais, onde podemos achar peças para o motor Detroit V8 diesel aqui no Brasil? Em lugar nenhum, pois ele praticamente não foi vendido no país... Qualquer coisa que não seja um filtro de óleo ou combustível tem que vir dos EUA...
Abraços
Elias

Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

Enviado: Qua Nov 03, 2010 9:39 pm
por rmturchiello
Elias RS escreveu:Olá turchielo...
Tudo bem respeito o seu ponto de vista, mas vou fazer só uma analogia desse caso com outro que já vi... Você como S31 deve ter visto algo sobre os M108/109, não? Então te pergunto, tirando o fato que estes últimos não são atualizações mas sim as versões originais, onde podemos achar peças para o motor Detroit V8 diesel aqui no Brasil? Em lugar nenhum, pois ele praticamente não foi vendido no país... Qualquer coisa que não seja um filtro de óleo ou combustível tem que vir dos EUA...
Abraços
Elias
Concordo com vc, mas quando servi no Parque 3 em Santa Maria o parque não fazia retifica dos Detroit justamente por problemas de peças, isso já faz alguns anos, agora a uns 2 meses a traz fui no parque montar uma caixa de transferência de M113 aqui da unidade que tinha quebrado uma engrenagem e estava no parque a 5 anos e o parque não tinha conseguido a engrenagem, então mandamos fazer sob medida e fui no parque montar( vale lembra que essas engrenagens são nacionais), qual foi milha surpresa ao ir a seção de motores cumprimentar um amigo? Havia lá uma fila de motores Detroit para serem retificados e alguns já sendo montado, ai indaguei a um colega por que o Parque tinha voltado a fazer os Detroit ele respondeu que era por que tinham importado as peças. Então se for o caso de colocar um motor importado no M113, por que junto com esse kit de modernização o EB não adquire alguns kits de reparo para esse futuros motores? Serão apenas 150 carros, como citei antes, do meu ponto de vista não valeria a pena mudar o projeto de um kit que já deve estar pronto em favor de um motor nacional se o resto todo do kit é importado, eu concordaria com isso se todo o kit fosse nacional apenas motor importado ai sim teríamos que rever e colocar um motor nacional, pois tudo seria nacional, mas sabemos que esse não é o caso.

Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

Enviado: Sáb Nov 06, 2010 10:31 am
por joao fernando
Isso é que não entendo. Custa impostar sei lá, uns 1000 kits completos, e deixar num deposito? Custa?

Dai se coloca um motor de caminhão, que ou pesa, ou é fraco, ou não tem peças, e se mata o carro :roll:

Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

Enviado: Sáb Nov 06, 2010 4:59 pm
por jauro
REVITALIZAÇÃO DE VBTP M113
MINISTÉRIO DA DEFESA
Comando do Exército
Departamento Logístico
Código da UASG: 160069
Pregão Nº 12/2010
Objeto: OBJETO: Contratação de empresa especializada para execução do serviço de revitalização de viaturas.
Edital a partir de: 21/07/2010 das 09:30 às 11:30 Hs e das 13:30 às 16:30 Hs
Endereço: QGEx Bloco ´C´ Térreo DA/5 Licitações - Setor Militar Urbano - Brasília (DF)
Telefone: (0xx61) 34154667
Fax: (0xx61) 34154667
Entrega da Proposta: 23/08/2010 às 10:00Hs
Órgão: 52121 - COMANDO DO EXERCITO
Uasg: 160069 - COMANDO LOGISTICO
Modalidade: 05 - Pregão
Número da Licitação: 12/2010 Situação: INFORMADO
CNPJ/CPF: 38.034.898/0001-91
Razão Social/Nome: BRASILIA MOTORS LTDA
Ítem da Licitação: 00001 Cod. do Serviço: 3565
Identificação Serviço: MANUTENCAO DE VEICULOS LEVES / PESADOS
Descrição Detalhada do Serviço: 208 REVITALIZAÇÃO DE VIATURA BLINDADA DE TRANSPORTE DE PESSOAL M113 B. CONFORME EDITAL E SEUS ANEXOS.
Quantidade: 208

Preço Unitário: 278.846,15 Valor Total: 58.000.000,00

Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

Enviado: Seg Nov 08, 2010 3:30 pm
por Guerra
essa eu não entendi. a Brasilia motors vai retalizar mais uma carrada de M 113

Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

Enviado: Seg Nov 08, 2010 5:14 pm
por prp
Guerra escreveu:essa eu não entendi. a Brasilia motors vai retalizar mais uma carrada de M 113
Será se vai ser naquele modelo que eles apresentaram um tempo atrás?
com DH, camera de video o outras coisas?

EDIT, viajei, o prototipo era do URUTU.
:mrgreen:

Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

Enviado: Ter Nov 09, 2010 12:45 am
por RECRUTA
Se ja tiverem incluido no KIT os tanques de combustivel externos, eu ja ficaria contente, pois aquele cheiro de diesel vazando daquele tanque interno, nenhum recruta merece!!!!!!!!!!.