Página 5497 de 5736

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Ter Jan 08, 2019 11:46 am
por Wolfgang
Fab-Wan escreveu: Ter Jan 08, 2019 11:42 am Show, mas essas pistas rodoviárias deles são demais né! Vai tentar isso aqui...hehehe
Na estrada dos Bandeirantes em SP dá para fazer tranquilo. Aliás, advogo uma base aérea em SP desde sempre...

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Ter Jan 08, 2019 11:47 am
por knigh7
Há videos no Youtube com ele decolando de pistas de terra.
O trem de pouso dele é bem reforçado.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qui Jan 10, 2019 6:48 am
por knigh7
Nosso caça tem um design belo:

Imagem

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qui Jan 10, 2019 2:35 pm
por prp
Olá,

Quando é que chegará o primeiro GRIPEN no Brasil?

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qui Jan 10, 2019 4:28 pm
por Fábio Machado
prp escreveu: Qui Jan 10, 2019 2:35 pm Olá,

Quando é que chegará o primeiro GRIPEN no Brasil?
Segundo a SAAB, até stembro.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sex Jan 11, 2019 8:21 pm
por J.Ricardo
Fab-Wan escreveu: Ter Jan 08, 2019 11:42 am Show, mas essas pistas rodoviárias deles são demais né! Vai tentar isso aqui...hehehe
Depende do estado, aqui em SP as estradas são boas (o duro são os pedágios), teria que ver se a operação deles não danificaria as estradas.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sáb Jan 12, 2019 12:05 am
por gabriel219
Bandeirantes, trechos da BR-151 entre Alagoas-Pernambuco e Pernambuco-Paraíba, trechos da BR-232, BR-147 também possui bons trechos...

Por incrível que pareça, existem excelentes pistas aqui.

Não não acho legal dividir 84/96 Gripens em apenas 3 bases aéreas.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sáb Jan 12, 2019 12:20 am
por knigh7
Imagem
Imagem

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sáb Jan 12, 2019 1:29 pm
por FCarvalho
gabriel219 escreveu: Sáb Jan 12, 2019 12:05 am
Não não acho legal dividir 84/96 Gripens em apenas 3 bases aéreas.
Se comprarem 54 para substituir os F5 como falei no outro tópico, de notícias da FAB, e deixar o A-1 aposentado, é possível formar 5 esquadrões, sendo o quinto em Natal, com 18 caças cada um.
Pará um país como o nosso que vê defesa como gasto ou desperdício de dinheiro público é mais do que justo.

Abs

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sáb Jan 12, 2019 8:45 pm
por knigh7
Não vai ter nada de Natal...

O que interessa é a quantidade disponível, grana para bancar e fácil desdobramento. Tendo, o COMAE desdobra para alerta para onde ele quiser.

Por falar em grana, na última AIR International, o custo atual da hora-voo do F-15E na USAF é de USD 33mil e o F-15C USD 40mil.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Dom Jan 13, 2019 12:33 pm
por FCarvalho
Olha, a FAB tem que se tocar que não estamos na Suécia.
Essa história de fazer defesa aérea à base de desdobramento é no mínimo equívocada e muito questionável.

Abs

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Dom Jan 13, 2019 12:57 pm
por gabriel219
Se a FAB dispor de Chinook/Mi-26 e muitos daqueles módulos da SAAB, que estabelecem uma base para Gripens em pouco tempo, com os Helis dando apoio, tranquilo. Se não, é muito melhor espalha-los.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Dom Jan 13, 2019 8:45 pm
por knigh7
FCarvalho escreveu: Dom Jan 13, 2019 12:33 pm Olha, a FAB tem que se tocar que não estamos na Suécia.
Essa história de fazer defesa aérea à base de desdobramento é no mínimo equívocada e muito questionável.

Abs
Qual o problema de deixar caças em alerta desdobrados? Precisa ter um esquadrão inteiro num local para isso?

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Seg Jan 14, 2019 12:18 am
por knigh7
A SAAB apresentou estes 2 desenhos sobre suíte EW no último seminário ocorrido do GripenE, que foi no ano passado.
Ou seja, é atualizado:

Imagem
Imagem
https://www.aereo.jor.br/2018/05/16/sem ... do-gripen/

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Seg Jan 14, 2019 9:34 am
por Thor
FCarvalho escreveu: Dom Jan 13, 2019 12:33 pm Olha, a FAB tem que se tocar que não estamos na Suécia.
Essa história de fazer defesa aérea à base de desdobramento é no mínimo equívocada e muito questionável.

Abs
Carvalho, nosso país tem mais de 16000 km de fronteira seca, com 10 diferentes países, mais todo o litoral com vários centros econômicos. Não se deixa um caça em Anápolis para atender uma crise próxima de Roraima, por exemplo. Quando se planeja uma defesa aérea, ou mesmo uma ofensiva, os caças são posicionados a umas 300 Nm. Como nós não temos 2000 Gripens para atender tudo ao mesmo tempo, temos que priorizar a mobilidade, e quando uma crise surgir com algum dos 10 países que requeira nossa ação, temos que desdobrar para a região e operar com a mesma eficiência. Assim é feito no mundo todo. Quando há um conflito, após a fase de crise, cria-se um Teatro de Operações, designa-se um Comandante conjunto e uma Força Aérea Componente e adjudica os meios para cumprir a missão, que são desdobrados. Aí é que eu vejo uma das maiores vantagens do Gripen, pois é muito independente de infraestrutura, uma vez que não requer quase nenhum Equipamento de Apoio de Solo para sua operação, pousa e decola em curtíssimo espaço, aeronave pequena, tem APU para suas próprias partidas (sem necessitar GPU e LPU) e seu reposionamento é um dos menores.