X2.FIGHTERCOM escreveu:Caro Allan,ninjanki escreveu:Fightercom,
Como você mencionou os motores no seu debate com o CM, eu vou ver se posso esclarecer algo... O ITA e a Polaris, uma empresa brasileira de pesquisa em turbinas, estão tentando completar as primeiras turbinas, para uso em UAVs e também para a geração de energia, com financiamento da Petrobrás e, eu acho, de outros fundos de pesquisa. Já deram passos importantes recentemente(acho que já tem um protótipo do primeiro projeto funcionando, e bem), e já tem um laboratório para instrumentação e validação(não lembro o termo específico usado) que é algo que só os países que já dominam a tecnologia tem. Essa empresa tem a capacidade, como falou um militar da aeronáutica recentemente, quando explicava ToT, de fazer as perguntas certas. Se tivermos respostas certas para essas perguntas, muito dinheiro e tempo de desenvolvimento podem ser economizados. É esse tipo de ToT que interessa ao Brasil, ou seja, aquele que acelera nosso desenvolvimento de tecnologia. Aprender a fazer peças, ou um método de construção X é interessante, tem valor econômico, mas é só mais uma coisa, em uma lista ENORME de deficiências tecnológicas que temos, que podem ser reduzida com esses ToTs. As turbinas são tecnologias de multiplos usos, e de grande potencial comercial e industrial, e por isso mesmo, eu torço o nariz para o Gripen NG. Não é o problema dele ter equipamentos americanos, que podem ser embargados, ou deixar nossos caças no chão. Isso não é o problema, visto que tal embargo é improvável, que outros aviões dos quais dependemos já tem esse problema, e que todos os outros concorrentes, que estão ou já sairam da competição, nos ofereceriam um motor ou outro, todos estrangeiros. O problema é que se fizermos as perguntas certas sobre motores para suecos, eles nos responderão: Isso eu também queria saber, vamos perguntar para a GE, e ver se eles respondem, por bondade de seus corações e desejo de compartilhar conhecimento?...
O mesmo ocorre com a antena do radar AESA, que está se tornando quase uma obrigação para os caças de nova geração, e é um bom desafio de desenvolvimento de eletrônica e fundição de componentes. O backend, por mais interessante que possa ser o sueco, não passa agora de um computador com X processadores e um software que interpreta os dados digitais enviados pela antena. A tecnologia dos módulos da antena, essa sim é o pulo do gato. Raytheon, Selex e Thales podem responder perguntas, à empresas brasileiras do setor, ou mesmo para grupos de pesquisa de laboratórios como o LSI da USP, que nos ajudariam a compreender e talvez possibilitar a fabricação desses módulos por aqui, que teriam uso para os mais diversos tipos de radares. Só que, das 3, a Selex, parceira dos suecos, não é uma empresa sueca e não tem a menor obrigação de responder perguntas. Será que os suecos conseguem costurar um contrato entre nós e a Itália, para evitar embargos governamentais, e com a Selex, para que eles transfiram conhecimento a respeito de sua tecnologia de ponta mais avançada? Não é impossível, mas contratos que envolvem múltiplos países são complicados e tem a horrível tendência de custar mais caro e entregar menos, quando entrega algo...
Allan
Para mim é um honra ler posts esclarecedores como o acima (digo o mesmo dos posts do C. Mathias).
JAS-39 Gripen
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Re: JAS-39 Gripen
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Re: JAS-39 Gripen
Quanto à expertise sueca na área de turbinas isto é claro.
O que não podemos saber é se, por serem fabricantes
e modificadores das turbinas GE, os americanos não colocaram
em contrato cláusulas limitadoras de exportação desta
expertise, desenvolvida em cima de turbinas americanas.
Somente se tivéssemos as cláusulas contratuais em mãos.
Do pouco que conhecemos quando o assunto é repasse de tecnologia,
duvido que a Volvo possa fazer o que quiser do conhecimento
repassado por americanos e depois aprimorado por ela.
Esta é a diferença de ser desenvolvedor e dono da tecnologia.
Então, sem saber disso, tanto pode quanto não pode.
depende de quem comenta.
Quanto ao post do Allan: fantástico.
Franz Luiz
O que não podemos saber é se, por serem fabricantes
e modificadores das turbinas GE, os americanos não colocaram
em contrato cláusulas limitadoras de exportação desta
expertise, desenvolvida em cima de turbinas americanas.
Somente se tivéssemos as cláusulas contratuais em mãos.
Do pouco que conhecemos quando o assunto é repasse de tecnologia,
duvido que a Volvo possa fazer o que quiser do conhecimento
repassado por americanos e depois aprimorado por ela.
Esta é a diferença de ser desenvolvedor e dono da tecnologia.
Então, sem saber disso, tanto pode quanto não pode.
depende de quem comenta.
Quanto ao post do Allan: fantástico.
Franz Luiz
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Re: JAS-39 Gripen
Franz, dá uma olhada nesses links:Franz Luiz escreveu:Quanto à expertise sueca na área de turbinas isto é claro.
O que não podemos saber é se, por serem fabricantes
e modificadores das turbinas GE, os americanos não colocaram
em contrato cláusulas limitadoras de exportação desta
expertise, desenvolvida em cima de turbinas americanas.
Somente se tivéssemos as cláusulas contratuais em mãos.
Do pouco que conhecemos quando o assunto é repasse de tecnologia,
duvido que a Volvo possa fazer o que quiser do conhecimento
repassado por americanos e depois aprimorado por ela.
Esta é a diferença de ser desenvolvedor e dono da tecnologia.
Então, sem saber disso, tanto pode quanto não pode.
depende de quem comenta.
Quanto ao post do Allan: fantástico.
Franz Luiz
http://www.volvo.com/volvoaero/global/e ... .htm?TAB=0
http://www.volvo.com/volvoaero/global/e ... s/RM12.htm
Programas que a Volvo está envolvida:
Comercial:
GEnx
CF6-80
CFM56
GE90-115B
GP7000
Trent XWB
Trent 1000
Trent 900
Trent 500
BR715
Tay
PW6000
PW4000
PW2000
PW1000
GV2500
JT8D
Militar:
RM12
F414
F404
F100
F110
F135
Os caras possuem tecnologia avançada nessa aérea.
[]s
Editado pela última vez por Penguin em Dom Out 04, 2009 4:03 pm, em um total de 1 vez.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: JAS-39 Gripen
Mesmo com estes contratos em mãos não teríamos garantias...Santiago escreveu:Franz, dá uma olhada nesses links:Franz Luiz escreveu:Quanto à expertise sueca na área de turbinas isto é claro.
O que não podemos saber é se, por serem fabricantes
e modificadores das turbinas GE, os americanos não colocaram
em contrato cláusulas limitadoras de exportação desta
expertise, desenvolvida em cima de turbinas americanas.
Somente se tivéssemos as cláusulas contratuais em mãos.
Do pouco que conhecemos quando o assunto é repasse de tecnologia,
duvido que a Volvo possa fazer o que quiser do conhecimento
repassado por americanos e depois aprimorado por ela.
Esta é a diferença de ser desenvolvedor e dono da tecnologia.
Então, sem saber disso, tanto pode quanto não pode.
depende de quem comenta.
Quanto ao post do Allan: fantástico.
Franz Luiz
http://www.volvo.com/volvoaero/global/e ... .htm?TAB=0
http://www.volvo.com/volvoaero/global/e ... s/RM12.htm
Estou postando estes links pra todo lado, acho que é pertinente à defesa nacional:
Tem uns videos no You Tube de gente especializada na área, que fala o bastante sobre os temas aqui tratados:
Brigadeiro Venâncio.
Este sobre off-sets.
Este sobre estratégia nacional de defesa.
Este fala de nuclear no contexto do Exercito!
Soberania e outros na àrea de aviaçao e defesa.
Novo plano industrial de defesa nacional.
Este Programa espacial brasileiro.
Este na pesquisa e inovaçao.
Temos que contrabandear estes videos pro Lulalàaàaàaà no Planalto.
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Re: JAS-39 Gripen
Alguma garantia teremos que ter com todos. E vigilância com esses contratos.Francoorp escreveu:Mesmo com estes contratos em mãos não teríamos garantias...Santiago escreveu: Franz, dá uma olhada nesses links:
http://www.volvo.com/volvoaero/global/e ... .htm?TAB=0
http://www.volvo.com/volvoaero/global/e ... s/RM12.htm
Estou postando estes links pra todo lado, acho que é pertinente à defesa nacional:
Tem uns videos no You Tube de gente especializada na área, que fala o bastante sobre os temas aqui tratados:
Brigadeiro Venâncio.
Este sobre off-sets.
Este sobre estratégia nacional de defesa.
Este fala de nuclear no contexto do Exercito!
Soberania e outros na àrea de aviaçao e defesa.
Novo plano industrial de defesa nacional.
Este Programa espacial brasileiro.
Este na pesquisa e inovaçao.
Temos que contrabandear estes videos pro Lulalàaàaàaà no Planalto.
Investir internamente é obrigação se quisermos chegar a algum lugar.
OBS.: Embora de alta relevância, vc está postando a mesma coisa em diversos tópicos. E outros já postaram a mesma coisa anteriormente.
[]s
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Re: JAS-39 Gripen
Santiago,
Hoje acho melhor opção a continuação na área aérea do que está sendo feita na naval. França.
Mas isto não quer dizer que ache péssimo adotar o JAS-39 NG.
Apenas ainda não consegui digerir que teríamos que gastar mais (não me digam que não, pois
vocês mesmos dizem sempre que francês também não é bonzinho. Pois sueco também não é)
para ter um caça de 4G daqui a aprox. 10 anos (também não consigo acreditar que sairá em 5 anos,
e dizer que teremos tampões JAS-39C!!! - a idéia é não ter mais tampões - ter um caça
capaz - coisa que não temos).
Para isto (gastar e arriscar para aprender) deveríamos ter ido de PAK-FA ou já partir para um 5G
associados aos franceses ou suecos.
O problema não é ser Rafale radical (pois não sou, comecei com SU-35 + PAK-FA) e sim gastar bem o
dinheiro, tempo e homens-hora no desenvolvimento de um 4G mais caro de todos (não me digam que sairá
mais barato do que adquirir um pronto, pois se for, será inédito no campo do desenvolvimento aeronáutico).
Fora isto, voltemos ao assunto que o g4 nos retirou. Esta semana um representante da UE (não acho o nome
aqui agora) disse que se o Brasil quer ter maior representatividade internacional já está na hora de começar
a assumir maiores responsabilidades também. Começaram pressões maiores e só aumentarão. Quem estará
do nosso lado? A França se propõe a isto. Esta é a questão. Ela tem relevância na ONU e na UE.
Um abraço amigo
Franz Luiz
Hoje acho melhor opção a continuação na área aérea do que está sendo feita na naval. França.
Mas isto não quer dizer que ache péssimo adotar o JAS-39 NG.
Apenas ainda não consegui digerir que teríamos que gastar mais (não me digam que não, pois
vocês mesmos dizem sempre que francês também não é bonzinho. Pois sueco também não é)
para ter um caça de 4G daqui a aprox. 10 anos (também não consigo acreditar que sairá em 5 anos,
e dizer que teremos tampões JAS-39C!!! - a idéia é não ter mais tampões - ter um caça
capaz - coisa que não temos).
Para isto (gastar e arriscar para aprender) deveríamos ter ido de PAK-FA ou já partir para um 5G
associados aos franceses ou suecos.
O problema não é ser Rafale radical (pois não sou, comecei com SU-35 + PAK-FA) e sim gastar bem o
dinheiro, tempo e homens-hora no desenvolvimento de um 4G mais caro de todos (não me digam que sairá
mais barato do que adquirir um pronto, pois se for, será inédito no campo do desenvolvimento aeronáutico).
Fora isto, voltemos ao assunto que o g4 nos retirou. Esta semana um representante da UE (não acho o nome
aqui agora) disse que se o Brasil quer ter maior representatividade internacional já está na hora de começar
a assumir maiores responsabilidades também. Começaram pressões maiores e só aumentarão. Quem estará
do nosso lado? A França se propõe a isto. Esta é a questão. Ela tem relevância na ONU e na UE.
Um abraço amigo
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Re: JAS-39 Gripen
Os EUA também se propõe, como o fazem com a Inglaterra.
Este é o ponto.
Dependência? É arriscado...
Independência? Também!!
Este é o ponto.
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Re: JAS-39 Gripen
Agora, se vier Gripen NG goela abaixo ( na minha),
que pelo menos venha com aquele painel integral (um lcd gigante à lá SU-35BM)
e aquela pintura digital que saiu na reportagem da RFA.
Quase me seduziram.
Mas se vier realmente Rafale, que venha também na digital. Ficará fantástico.
Outro abraço
Franz Luiz
que pelo menos venha com aquele painel integral (um lcd gigante à lá SU-35BM)
e aquela pintura digital que saiu na reportagem da RFA.
Quase me seduziram.
Mas se vier realmente Rafale, que venha também na digital. Ficará fantástico.
Outro abraço
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Re: JAS-39 Gripen
França é UE e OTAN!Franz Luiz escreveu:Santiago,
Hoje acho melhor opção a continuação na área aérea do que está sendo feita na naval. França.
Mas isto não quer dizer que ache péssimo adotar o JAS-39 NG.
Apenas ainda não consegui digerir que teríamos que gastar mais (não me digam que não, pois
vocês mesmos dizem sempre que francês também não é bonzinho. Pois sueco também não é)
para ter um caça de 4G daqui a aprox. 10 anos (também não consigo acreditar que sairá em 5 anos,
e dizer que teremos tampões JAS-39C!!! - a idéia é não ter mais tampões - ter um caça
capaz - coisa que não temos).
Para isto (gastar e arriscar para aprender) deveríamos ter ido de PAK-FA ou já partir para um 5G
associados aos franceses ou suecos.
O problema não é ser Rafale radical (pois não sou, comecei com SU-35 + PAK-FA) e sim gastar bem o
dinheiro, tempo e homens-hora no desenvolvimento de um 4G mais caro de todos (não me digam que sairá
mais barato do que adquirir um pronto, pois se for, será inédito no campo do desenvolvimento aeronáutico).
Fora isto, voltemos ao assunto que o g4 nos retirou. Esta semana um representante da UE (não acho o nome
aqui agora) disse que se o Brasil quer ter maior representatividade internacional já está na hora de começar
a assumir maiores responsabilidades também. Começaram pressões maiores e só aumentarão. Quem estará
do nosso lado? A França se propõe a isto. Esta é a questão. Ela tem relevância na ONU e na UE.
Um abraço amigo
Franz Luiz
A hora da eliminação por carência ou informação inadequada deveria ter sido no short list. Assim como a eliminação política. Minha opinão.
[]s
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Carlo M. Cipolla
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Re: JAS-39 Gripen
Santiago ...França é UE e Otan...
Esta é a idéia. Tem que ter amigos dentro. Fora não ajuda muito.
Mas mais importante é perceber que tem que ser forte sozinho também.
Mas antes que pense que sou tão ingênuo, sei que eles não são bonzinhos.
Nós também não. É que este governo parece que percebeu isto. pelo menos estou com
esta impressão.
Por isso apóio a guinada que estão dando e a preferência pela França.
Chega um hora que devemos dar um voto de confiança para alguém.
Estou falando do nosso governo.
O nosso povo veio em sua maioria dos países da UE.
Me agrada refazer estes laços. É a nossa natureza.
Temos muito sangue europeu aqui.
Franz Luiz
Esta é a idéia. Tem que ter amigos dentro. Fora não ajuda muito.
Mas mais importante é perceber que tem que ser forte sozinho também.
Mas antes que pense que sou tão ingênuo, sei que eles não são bonzinhos.
Nós também não. É que este governo parece que percebeu isto. pelo menos estou com
esta impressão.
Por isso apóio a guinada que estão dando e a preferência pela França.
Chega um hora que devemos dar um voto de confiança para alguém.
Estou falando do nosso governo.
O nosso povo veio em sua maioria dos países da UE.
Me agrada refazer estes laços. É a nossa natureza.
Temos muito sangue europeu aqui.
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Re: JAS-39 Gripen
Ops...
Me empolguei. Só agora me lembrei que estamos no tópico do JAS-39.
Desculpem. Já estou indo para o do FX-2..
Um abraço
Franz Luiz
Me empolguei. Só agora me lembrei que estamos no tópico do JAS-39.
Desculpem. Já estou indo para o do FX-2..
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Re: JAS-39 Gripen
Só para terminar
Santiago:
"A hora da eliminação por carência ou informação inadequada deveria ter sido no short list. Assim como a eliminação política. Minha opinão."
Concordo plenamente, meu amigo. Por isso tenho que confessar que ainda não entendi esta short list até hoje.
Franz Luiz
Santiago:
"A hora da eliminação por carência ou informação inadequada deveria ter sido no short list. Assim como a eliminação política. Minha opinão."
Concordo plenamente, meu amigo. Por isso tenho que confessar que ainda não entendi esta short list até hoje.
Franz Luiz
Re: JAS-39 Gripen
Quer dizer então que a VOLVO mexeu no motor e tem licença para exportar toda a tecnologia de todo o motor prá quem quiser?
Também por isso ela sabe fazer todo um motor, né? Só não fazem de sacanagem mesmo.
Aqui no Brasil somos umas antas, especialmente o pessoal da MB. Fizeram milhões de modificações no Tikuna, que foram copiadas pelos alemães e só eles podem vender, e agora estamos pagando aos franceses por tecnologia de... Submarinos!!!!!
Suécia já!!!! Eles sabem como alterar uns parafusos e ganhar independência tecnológica total.
Realmente os caras são phoda, conseguem gastar mais e economizar, fazer xepa de caça (2 X 1), conseguem desenvolver um caça novo em dois =~anos, conseguem até vender avião virtual !!!!!!!
Você não sacaram de quem está-se querendo distância?
Os tugas já viram isso lá da Europa, já sacaram tudo, o Soultrain então ...
Eu falei prá eles (SAAB): Tira esse motor pelo menos, tira isso daí enquanto é tempo .
Confiaram na engenharia e esqueceram que quem assina é o pessoal da Política.
Também por isso ela sabe fazer todo um motor, né? Só não fazem de sacanagem mesmo.
Aqui no Brasil somos umas antas, especialmente o pessoal da MB. Fizeram milhões de modificações no Tikuna, que foram copiadas pelos alemães e só eles podem vender, e agora estamos pagando aos franceses por tecnologia de... Submarinos!!!!!
Suécia já!!!! Eles sabem como alterar uns parafusos e ganhar independência tecnológica total.
Realmente os caras são phoda, conseguem gastar mais e economizar, fazer xepa de caça (2 X 1), conseguem desenvolver um caça novo em dois =~anos, conseguem até vender avião virtual !!!!!!!
Você não sacaram de quem está-se querendo distância?
Os tugas já viram isso lá da Europa, já sacaram tudo, o Soultrain então ...
Eu falei prá eles (SAAB): Tira esse motor pelo menos, tira isso daí enquanto é tempo .
Confiaram na engenharia e esqueceram que quem assina é o pessoal da Política.
Re: JAS-39 Gripen
É desses motores que queremos depender????Responsável pela força naval americana na costa latina, contra-almirante Guillory diz priorizar combate ao narcotráfico
VICTOR G. Guillory: Marinha americana quer ter capacidade para impor controle local do mar com ou sem concordância dos países da região
José Meirelles Passos
Re: JAS-39 Gripen
Santiago escreveu:Franz, dá uma olhada nesses links:Franz Luiz escreveu:Quanto à expertise sueca na área de turbinas isto é claro.
O que não podemos saber é se, por serem fabricantes
e modificadores das turbinas GE, os americanos não colocaram
em contrato cláusulas limitadoras de exportação desta
expertise, desenvolvida em cima de turbinas americanas.
Somente se tivéssemos as cláusulas contratuais em mãos.
Do pouco que conhecemos quando o assunto é repasse de tecnologia,
duvido que a Volvo possa fazer o que quiser do conhecimento
repassado por americanos e depois aprimorado por ela.
Esta é a diferença de ser desenvolvedor e dono da tecnologia.
Então, sem saber disso, tanto pode quanto não pode.
depende de quem comenta.
Quanto ao post do Allan: fantástico.
Franz Luiz
http://www.volvo.com/volvoaero/global/e ... .htm?TAB=0
http://www.volvo.com/volvoaero/global/e ... s/RM12.htm
Programas que a Volvo está envolvida:
Comercial:
GEnx
CF6-80
CFM56
GE90-115B
GP7000
Trent XWB
Trent 1000
Trent 900
Trent 500
BR715
Tay
PW6000
PW4000
PW2000
PW1000
GV2500
JT8D
Militar:
RM12
F414
F404
F100
F110
F135
Os caras possuem tecnologia avançada nessa aérea.
[]s
Santiago,
Reconheço que não tinha conhecimento sobre as capacidades da Volvo-Aero. Acreditava que eles somente montassem e dessem manutenção em turbinas. Indenpendente disso, os suecos são competentes. Isso não se discute. E certamente escolheram o que desenvolver ou comprar da melhor forma possível de modo a atender as demandas da Suécia. Mas acredito que você exagera em suas conclusões. Pelo que li nos links fornecidos, a Volvo é uma parceira de risco em diversos desenvolvimentos de motores civis e militares. Nesse tipo de projeto a parceira de risco projeta e desenvolve somente para a líder e integradora do projeto, não detem qualquer direito comercial, quanto mais de ToT do desenvolvimento. Por isso continuo afirmando, ainda que alguns componentes da família GE F-404/414 sejam fabricados pela Volvo, ela não pode transferir nada sem autorizção dos EUA. O que ela pode fazer é passar conhecimento das áreas que ela domina, um subconjunto das tecnologias de projeto e construção de turbinas, o que não é pouco, mas é menos do que PODEM oferecer os outros dois concorrentes. Agora, ensinar como se faz qualquer componente da turbina seria quebra de contrato, necessita de autorização. Uma coisa é certa, dominar toda tecnologia ela não domina. O mais caro nesse tipo de projeto é exatamente obter o domínio de todas as tecnologias envolvidas. Uma vez conseguido isso é só produzir. Não faz o menor sentido se dominar tudo, o mais caro, e depois comprar fora o produto. Dizer que ela domina tudo é como dizer que a Akaer domina todo o projeto de uma aeronave, mas acha mais cômodo somente venser algumas estruturas para a EMBRAER. Não faz muito sentido...
Saudações