Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Qui Dez 13, 2018 9:24 pm
No novo vídeo da série, o Presidente da COPAC diz como a FAB vê o emprego da versão biposta.
Treinamento faz parte do pacote, mas não será o único como no caso do F-5 F.
Veja o vídeo...FCarvalho escreveu: Sex Dez 14, 2018 12:46 amTreinamento faz parte do pacote, mas não será o único como no caso do F-5 F.
Vi e revi Carlos, e continuo com a mesma compreensão. O F será utilizado, também, como uma aeronave de conversão operacional. ou nas palavras do oficial, treinamento.Carlos Lima escreveu: Sex Dez 14, 2018 4:10 amVeja o vídeo...FCarvalho escreveu: Sex Dez 14, 2018 12:46 am Treinamento faz parte do pacote, mas não será o único como no caso do F-5 F.
[]s
CB
FCarvalho escreveu: Sex Dez 14, 2018 3:35 pm
Vi e revi Carlos, e continuo com a mesma compreensão. O F será utilizado, também, como uma aeronave de conversão operacional. ou nas palavras do oficial, treinamento.
Me parece que a FAB, neste momento, ainda não acredita que seja possível passar direto do Super Tucano para o modelo Gripen E sem um processo de conversão operacional.
Isso revela indiretamente as controvérsias internas no alto comando sobre a necessidade de um Lift a jato ou não. Esse assunto apesar de não estar no planejamento, continua latente em termos de debates na FAB.
Acredito que só vamos ter uma resposta mais concreta para essa situação na segunda metade da próxima década quando todos os Gripen E/F estiverem entregues e com horas de voo suficientes para subsidiar uma decisão sobre a necessidade ou não de conversão operacional para os Gripen, e se o atual modelo de formação é suficiente para atender as demandas atuais e futuras para a qualificação dos caçadores da FAB.
A ver.
abs.
Tendo a crer que mantendo-se o atual cenário tal como se configura, a trilogia Boeing + Embraer + SAAB irá nos render um lift novinho.Túlio escreveu: Sex Dez 14, 2018 3:40 pmFCarvalho escreveu: Sex Dez 14, 2018 3:35 pm Vi e revi Carlos, e continuo com a mesma compreensão. O F será utilizado, também, como uma aeronave de conversão operacional. ou nas palavras do oficial, treinamento.Não sou nem de longe o maior fã de LIFTs a jato mas me parece que acabaremos por comprar. Ou fazer aqui. Ou vai saber.
É que a experiência com o Gripen pode ensejar algum projeto derivado mais simples, que caberia direitinho no conceito de Trainer...
No planejamento da FAB não serão apenas 8 aeronaves. Há ainda a ideia de um segundo e terceiro lotes. Portanto, em tese, a frota pode chegar a 24 unidades, ou mais, dependendo das condições de novas encomendas.Carlos Lima escreveu: Sex Dez 14, 2018 5:46 pm Esse $$$$ todo para 8 aeronaves de treinamento.
Me reservo o direito de achar isso nem de longe o ideal. E em um mercado saturado de LIFTs, colocar mais um é realmente jogar $$$ no lixo.
Eu sou da opinião que essa aeronave poderia ter outro propósito "principal" (como citado na entrevista) ao invés de treinamento, mas esse sou eu.
[]s
CB
Eu acredito que como a FAB está envolvida até o pescoço com o desenvolvimento do Gripen E/F junto a Embraer e Saab, é possível que este aprendizado se dê realmente mais rápido do que se possa imaginar. Afinal, somos nós os responsáveis pelo modelo F.Carlos Lima escreveu: Sex Dez 14, 2018 11:10 pm Tem que aprender muito rápido pelo visto.
Claro que sempre podemos continuar curtindo o nosso atraso. Não tem pressa... somos pacificos.
Deitado eternamente em berço esplêndido...
[]s
CB
Bom mesmo era comprar caças da década de 80 travestidos de século XXI ou pagar propina pra ter o Abrams de Asa, conhecido como Rafale?Carlos Lima escreveu: Sex Dez 14, 2018 11:10 pm Tem que aprender muito rápido pelo visto.
Claro que sempre podemos continuar curtindo o nosso atraso. Não tem pressa... somos pacificos.
Deitado eternamente em berço esplêndido...
[]s
CB
Bomgabriel219 escreveu: Sáb Dez 15, 2018 1:25 amBom mesmo era comprar caças da década de 80 travestidos de século XXI ou pagar propina pra ter o Abrams de Asa, conhecido como Rafale?Carlos Lima escreveu: Sex Dez 14, 2018 11:10 pm Tem que aprender muito rápido pelo visto.
Claro que sempre podemos continuar curtindo o nosso atraso. Não tem pressa... somos pacificos.
Deitado eternamente em berço esplêndido...
[]s
CB
Tudo bem, eu concordo com a demora, poderia ter colocado leasing de Gripen C/D - com um desconto, claro - enquanto os E/F não chegassem, mas isso me parece viuvisse.