TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18739
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1963 vezes
- Agradeceram: 2489 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
No novo vídeo da série, o Presidente da COPAC diz como a FAB vê o emprego da versão biposta.
- Carlos Lima
- Sênior
- Mensagens: 18932
- Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37933
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5733 vezes
- Agradeceram: 3272 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Treinamento faz parte do pacote, mas não será o único como no caso do F-5 F.
Carpe Diem
- Carlos Lima
- Sênior
- Mensagens: 18932
- Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Veja o vídeo...
[]s
CB
CB_Lima = Carlos Lima
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61496
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6317 vezes
- Agradeceram: 6667 vezes
- Contato:
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Quando a gente não gosta até qualidade é defeito...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37933
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5733 vezes
- Agradeceram: 3272 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Vi e revi Carlos, e continuo com a mesma compreensão. O F será utilizado, também, como uma aeronave de conversão operacional. ou nas palavras do oficial, treinamento.
Me parece que a FAB, neste momento, ainda não acredita que seja possível passar direto do Super Tucano para o modelo Gripen E sem um processo de conversão operacional.
Isso revela indiretamente as controvérsias internas no alto comando sobre a necessidade de um Lift a jato ou não. Esse assunto apesar de não estar no planejamento, continua latente em termos de debates na FAB.
Acredito que só vamos ter uma resposta mais concreta para essa situação na segunda metade da próxima década quando todos os Gripen E/F estiverem entregues e com horas de voo suficientes para subsidiar uma decisão sobre a necessidade ou não de conversão operacional para os Gripen, e se o atual modelo de formação é suficiente para atender as demandas atuais e futuras para a qualificação dos caçadores da FAB.
A ver.
abs.
Carpe Diem
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61496
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6317 vezes
- Agradeceram: 6667 vezes
- Contato:
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
FCarvalho escreveu: ↑Sex Dez 14, 2018 3:35 pm
Vi e revi Carlos, e continuo com a mesma compreensão. O F será utilizado, também, como uma aeronave de conversão operacional. ou nas palavras do oficial, treinamento.
Me parece que a FAB, neste momento, ainda não acredita que seja possível passar direto do Super Tucano para o modelo Gripen E sem um processo de conversão operacional.
Isso revela indiretamente as controvérsias internas no alto comando sobre a necessidade de um Lift a jato ou não. Esse assunto apesar de não estar no planejamento, continua latente em termos de debates na FAB.
Acredito que só vamos ter uma resposta mais concreta para essa situação na segunda metade da próxima década quando todos os Gripen E/F estiverem entregues e com horas de voo suficientes para subsidiar uma decisão sobre a necessidade ou não de conversão operacional para os Gripen, e se o atual modelo de formação é suficiente para atender as demandas atuais e futuras para a qualificação dos caçadores da FAB.
A ver.
abs.
Não sou nem de longe o maior fã de LIFTs a jato mas me parece que acabaremos por comprar. Ou fazer aqui. Ou vai saber.
É que a experiência com o Gripen pode ensejar algum projeto derivado mais simples, que caberia direitinho no conceito de Trainer...
É que a experiência com o Gripen pode ensejar algum projeto derivado mais simples, que caberia direitinho no conceito de Trainer...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37933
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5733 vezes
- Agradeceram: 3272 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Tendo a crer que mantendo-se o atual cenário tal como se configura, a trilogia Boeing + Embraer + SAAB irá nos render um lift novinho.
Se fabricado aqui ou lá fora, bem, vamos ter que esperar mais um pouco para saber.
abs.
Carpe Diem
- Carlos Lima
- Sênior
- Mensagens: 18932
- Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Esse $$$$ todo para 8 aeronaves de treinamento.
Me reservo o direito de achar isso nem de longe o ideal. E em um mercado saturado de LIFTs, colocar mais um é realmente jogar $$$ no lixo.
Eu sou da opinião que essa aeronave poderia ter outro propósito "principal" (como citado na entrevista) ao invés de treinamento, mas esse sou eu.
[]s
CB
Me reservo o direito de achar isso nem de longe o ideal. E em um mercado saturado de LIFTs, colocar mais um é realmente jogar $$$ no lixo.
Eu sou da opinião que essa aeronave poderia ter outro propósito "principal" (como citado na entrevista) ao invés de treinamento, mas esse sou eu.
[]s
CB
CB_Lima = Carlos Lima
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37933
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5733 vezes
- Agradeceram: 3272 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
No planejamento da FAB não serão apenas 8 aeronaves. Há ainda a ideia de um segundo e terceiro lotes. Portanto, em tese, a frota pode chegar a 24 unidades, ou mais, dependendo das condições de novas encomendas.Carlos Lima escreveu: ↑Sex Dez 14, 2018 5:46 pm Esse $$$$ todo para 8 aeronaves de treinamento.
Me reservo o direito de achar isso nem de longe o ideal. E em um mercado saturado de LIFTs, colocar mais um é realmente jogar $$$ no lixo.
Eu sou da opinião que essa aeronave poderia ter outro propósito "principal" (como citado na entrevista) ao invés de treinamento, mas esse sou eu.
[]s
CB
A FAB é uma força aérea que ainda está aprendendo a ser moderna em termos de guerra aérea. O Gripen E/F faz parte desse processo de aprendizagem.
Hoje o que ela sabe de um caça biplace é que ele serve para treinamento e conversão operacional. O tempo e o avanço nas operações do caça dirão à ela o que mais ela poderá fazer com o modelo biplace. Isso vai levar uns anos. Na teoria já se sabe. Mas há uma diferença entre teoria e prática.
Quanto a um possível jato lift, se essa for a opção no futuro, bem, acho muita difícil outro tipo que não seja o Boeing/Saab T-X.
Mas tudo isso são coisas para o futuro.
Abs
Carpe Diem
- Carlos Lima
- Sênior
- Mensagens: 18932
- Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Tem que aprender muito rápido pelo visto.
Claro que sempre podemos continuar curtindo o nosso atraso. Não tem pressa... somos pacificos.
Deitado eternamente em berço esplêndido...
[]s
CB
Claro que sempre podemos continuar curtindo o nosso atraso. Não tem pressa... somos pacificos.
Deitado eternamente em berço esplêndido...
[]s
CB
CB_Lima = Carlos Lima
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37933
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5733 vezes
- Agradeceram: 3272 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Eu acredito que como a FAB está envolvida até o pescoço com o desenvolvimento do Gripen E/F junto a Embraer e Saab, é possível que este aprendizado se dê realmente mais rápido do que se possa imaginar. Afinal, somos nós os responsáveis pelo modelo F.Carlos Lima escreveu: ↑Sex Dez 14, 2018 11:10 pm Tem que aprender muito rápido pelo visto.
Claro que sempre podemos continuar curtindo o nosso atraso. Não tem pressa... somos pacificos.
Deitado eternamente em berço esplêndido...
[]s
CB
Então, vamos poder atestar isso lá por 2025 quando todos os caças estiverem totalmente operacionais.
Abs
Carpe Diem
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18739
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1963 vezes
- Agradeceram: 2489 vezes
- gabriel219
- Sênior
- Mensagens: 13896
- Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
- Agradeceu: 768 vezes
- Agradeceram: 2388 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Bom mesmo era comprar caças da década de 80 travestidos de século XXI ou pagar propina pra ter o Abrams de Asa, conhecido como Rafale?Carlos Lima escreveu: ↑Sex Dez 14, 2018 11:10 pm Tem que aprender muito rápido pelo visto.
Claro que sempre podemos continuar curtindo o nosso atraso. Não tem pressa... somos pacificos.
Deitado eternamente em berço esplêndido...
[]s
CB
Tudo bem, eu concordo com a demora, poderia ter colocado leasing de Gripen C/D - com um desconto, claro - enquanto os E/F não chegassem, mas isso me parece viuvisse.
- Carlos Lima
- Sênior
- Mensagens: 18932
- Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Bomgabriel219 escreveu: ↑Sáb Dez 15, 2018 1:25 amBom mesmo era comprar caças da década de 80 travestidos de século XXI ou pagar propina pra ter o Abrams de Asa, conhecido como Rafale?Carlos Lima escreveu: ↑Sex Dez 14, 2018 11:10 pm Tem que aprender muito rápido pelo visto.
Claro que sempre podemos continuar curtindo o nosso atraso. Não tem pressa... somos pacificos.
Deitado eternamente em berço esplêndido...
[]s
CB
Tudo bem, eu concordo com a demora, poderia ter colocado leasing de Gripen C/D - com um desconto, claro - enquanto os E/F não chegassem, mas isso me parece viuvisse.
Aeronave de combate da década de 80 travestda de sec XXI?! Bom... o Gripen e uma aeronave da década de 80 travestida de sec XXI.
Vou parar por aqui porque honestamente não vem ao caso.
O meu ponto é ter uma aeronave como essa é te-lá como função primária LIFT e para quem tem muita grana mesmo sobrando.
O que isso tem a ver com a escolha do projeto? Poderia ser qualquer outro avião. Essas aeronaves biplace são muito valiosas para serem relegadas a tomar pancada de aluno.
Enfim.
[]s
CB
CB_Lima = Carlos Lima