Vamos lembrar que o F-35B ira operar alem da Inglaterra (em navios novos), a partir dos mesmos navios que o Harrier opera tanto nos EUA, quanto na Italia e eventualmente podera tambem operar (caso seja comprado) de navios do mesmo porte do Japao, Coreia do Sul, Turquia, e Espanha.
A Australia realizou estudos e sabe que caso queira, podera ter F-35B operando a partir dos seus navios que sao da mesma plataforma do Carlos I.
A Tailandia tambem poderia fazer o mesmo.
Para quem ja viu um Harrier fazendo demonstracao de voo (impressionante) e um F-35B sabe que o F-35B na verdade tem muito mais a oferecer tanto em termos de perfil de operacao quanto de potencia dos seus motores e consequentemente seguranca nas mesmas operacoes que o Harrier faz (alem de ser uma aeronave que pode fazer muito mais do que um Harrier).
[]s
CB
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Seg Jul 02, 2018 7:18 pm
por Tutankhamon
Me somo aos senhores adoradores de Harriers , Av-8B
Sei que às vezes o elemento era meio complicado, principalmente nos pousos verticais
Mas a flexibilidade que ele dava às forças aeronavais é INQUESTIONÁVEL ( Malvinas que o diga )
Se não me engano ele tem uns atuadores ( jatinhos que emitem uma pequena propulsão estabilizadora ) nas asas e não lembro do F-35B ter isto.
Sem jogar mal agouro , acho que teremos conhecimentos de pousos "um tanto drásticos" com ele.
Um projeto maravilhoso não aproveitado. Imagino um Harrier Naval New Generation
Abraços
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Seg Jul 02, 2018 7:26 pm
por Túlio
Carlos Lima escreveu: Seg Jul 02, 2018 7:07 pm
Vamos lembrar que o F-35B ira operar alem da Inglaterra (em navios novos), a partir dos mesmos navios que o Harrier opera tanto nos EUA, quanto na Italia e eventualmente podera tambem operar (caso seja comprado) de navios do mesmo porte do Japao, Coreia do Sul, Turquia, e Espanha.
A Australia realizou estudos e sabe que caso queira, podera ter F-35B operando a partir dos seus navios que sao da mesma plataforma do Carlos I.
A Tailandia tambem poderia fazer o mesmo.
Para quem ja viu um Harrier fazendo demonstracao de voo (impressionante) e um F-35B sabe que o F-35B na verdade tem muito mais a oferecer tanto em termos de perfil de operacao quanto de potencia dos seus motores e consequentemente seguranca nas mesmas operacoes que o Harrier faz (alem de ser uma aeronave que pode fazer muito mais do que um Harrier).
[]s
CB
Lima véio, o Carlos I tem mais ou menos o dobro do deslocamento do Garibaldi. E falamos de um impossível "Harrier NG" (that ship has sailed, 'course), não do original. Grosso modo, estaria para o Harrier como o Gripen E/F está para o C/D. A meu ver- e admito sem problemas que sabes mais do que eu sobre o tema "caças dos EUA" - tentar levá-lo para 5G encareceria demais, daí a razão de comparar com o Gripen.
Carlos Lima escreveu: Seg Jul 02, 2018 7:07 pm
Vamos lembrar que o F-35B ira operar alem da Inglaterra (em navios novos), a partir dos mesmos navios que o Harrier opera tanto nos EUA, quanto na Italia e eventualmente podera tambem operar (caso seja comprado) de navios do mesmo porte do Japao, Coreia do Sul, Turquia, e Espanha.
A Australia realizou estudos e sabe que caso queira, podera ter F-35B operando a partir dos seus navios que sao da mesma plataforma do Carlos I.
A Tailandia tambem poderia fazer o mesmo.
Para quem ja viu um Harrier fazendo demonstracao de voo (impressionante) e um F-35B sabe que o F-35B na verdade tem muito mais a oferecer tanto em termos de perfil de operacao quanto de potencia dos seus motores e consequentemente seguranca nas mesmas operacoes que o Harrier faz (alem de ser uma aeronave que pode fazer muito mais do que um Harrier).
[]s
CB
Lima véio, o Carlos I tem mais ou menos o dobro do deslocamento do Garibaldi. E falamos de um impossível "Harrier NG" (that ship has sailed, 'course), não do original. Grosso modo, estaria para o Harrier como o Gripen E/F está para o C/D. A meu ver- e admito sem problemas que sabes mais do que eu sobre o tema "caças dos EUA" - tentar levá-lo para 5G encareceria demais, daí a razão de comparar com o Gripen.
Tulio, o F-35 ira operar a partir do PA italiano (o mesmo que opera Harriers hoje). O F-35B tambem pode operar do PA Espanhol (Carlos I). O mesmo que opera o Harrier hoje. O F-35B podera operara inclusive a partir de diversos outros meios de outros paises (citados no meu post anterior).
Independente de F-35 ou Harrier tantos italianos quanto espanhois aposentaram os seus navios antigos (pois tinham la as suas limitacoes) eu nao entendo o problema com o F-35B operando nos navios novos.
Eu mesmo sou fa de carteirinha do Harrier e conheco muita gente aqui que era do esquadrao e eu vivia por la sempre que possivel, assim como os via o tempo todo operando aqui perto, mas depois de ver um F-35B fazendo uma apresentacao apos o Harrier, e ve-los voando no dia a dia em conjunto com os AH-1Z e UH-1W fica claro que a diferenca entre geracoes 'e enorme (e isso sem contar o recheio).
Enfim, essa 'e a realidade. O velho d'a lugar ao novo apesar das saudades.
Nenhuma Forca Aerea quer viver de remendo disfarcado de 'novo', mas 'e o que se pode fazer hoje em dia em muitos casos. Mesmo nos EUA 'e assim. Ninguem que operar F-16 B30/40 para sempre, apesar de serem otimos avioes e ao que parece vao receber "AESA" e bla bla bla.
Querer ninguem quer, mas 'e o que d'a para fazer enquanto o F-35 vai entrando em servico e la pelo meio/fim da nova decada chega o sexta-geracao.
[]s
CB
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Seg Jul 02, 2018 8:29 pm
por Túlio
Tri, no probs, só um wishful thinkin' meu, Lima véio...
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Seg Jul 02, 2018 8:32 pm
por Carlos Lima
Túlio escreveu: Seg Jul 02, 2018 8:29 pm
Tri, no probs, só um wishful thinkin' meu, Lima véio...
Nao existe o menor problema com 'wishes', eu la tenho os meus e muita gente vai para sempre sentir saudades de aeronaves tipo o Harrier ou o F-14 (nunca mais vai existir algo assim ) ou o M2k (para quem ja viu um bicho desses decolando 'e uma razao de subida que nunca mais teremos no Brasil .
Tinha um documento que previa o desenvolvimento de um caça de quinta geração.... Deixa eu lembrar.... Ah, era uma tal de Estratégia Nacional de Defesa. Alguém tem notícias?
Abraços,
Wesley
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Qui Jul 12, 2018 12:29 am
por FCarvalho
Acho que usaram como papel higiênico no MD a última versão.
Abs
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Qui Jul 12, 2018 12:30 am
por Túlio
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Qui Jul 12, 2018 12:53 pm
por knigh7
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Sex Jul 13, 2018 4:58 am
por Lord Nauta
FCarvalho escreveu: Qui Jul 12, 2018 12:29 am
Acho que usaram como papel higiênico no MD a última versão.
Abs
Show esta frase. Fantástica. Acredito que o colega foi ''iluminado'' e alçado a condição dos deuses mitológicos por tamanha lucidez e erudição. Alcançou a apoteose do mais cristalino conhecimento sobre a mistica do MD brasileiro.