Eu acredito que a FAB não seja uma instituição tão tosca e arbitrária quanto se possa crer. Vide ser dela a iniciativa de mudança interna mais profunda atualmente. É isso não é pouca coisa.
O Gripen é o KC390 são parte desse processo evolutivo.
Mas não se pode esperar que tudo aconteça de uma vez, e menos ainda da forma que pensamos.
Tenho cá comigo que demos um bom primeiro passo.
Abs
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Ter Mai 29, 2018 1:59 pm
por henriquejr
FCarvalho escreveu: ↑Ter Mai 29, 2018 12:39 am
Eu acredito que a FAB não seja uma instituição tão tosca e arbitrária quanto se possa crer. Vide ser dela a iniciativa de mudança interna mais profunda atualmente. É isso não é pouca coisa.
O Gripen é o KC390 são parte desse processo evolutivo.
Mas não se pode esperar que tudo aconteça de uma vez, e menos ainda da forma que pensamos.
Tenho cá comigo que demos um bom primeiro passo.
Abs
Sempre defendi esse ponto de vista! Mesmo sendo frequentemente criticada por alguns, das três forças brasileiras a única que conseguiu renovar e modernizar praticamente todos os seus equipamentos foi a FAB, da aviação de treinamento aos caças!
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Ter Mai 29, 2018 11:14 pm
por FCarvalho
Pois é. Em termos de planejamento realista, o da FAB tem produzido seus efeitos há pelo menos uns 15 anos.
Como se diz, não seremos uma mini USAF, mas também não seremos uma FABol da vida.
Já vai estar bom demais pra quem vive no país do Carnaval.
Abs
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Qua Mai 30, 2018 12:04 am
por Carlos Lima
FCarvalho escreveu: ↑Ter Mai 29, 2018 11:14 pm
Pois é. Em termos de planejamento realista, o da FAB tem produzido seus efeitos há pelo menos uns 15 anos.
Como se diz, não seremos uma mini USAF, mas também não seremos uma FABol da vida.
Já vai estar bom demais pra quem vive no país do Carnaval.
Abs
Eu leio essas coisas e penso no P-3, e o VC-1 e nao consigo associar as palavras 'realista' e FAB.
E vou parar a lista por aqui...
[]s
CB
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Qua Mai 30, 2018 12:42 pm
por FCarvalho
Os aviões que servem a PR estão longe de serem uma escolha apenas técnica, pelo contrário.
Já os P-3, bem, nem tudo é perfeito no mundo do planejamento. Erros são comuns e invariavelmente acontecem. Por isso planos devem ser flexíveis.
A FAB como qualquer outra instituição do Estado erra, e as vezes muito feio. Mas isso não significa que ela não esteja no caminho certo.
Abs
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Qua Mai 30, 2018 1:13 pm
por Carlos Lima
FCarvalho escreveu: ↑Qua Mai 30, 2018 12:42 pm
Os aviões que servem a PR estão longe de serem uma escolha apenas técnica, pelo contrário.
Já os P-3, bem, nem tudo é perfeito no mundo do planejamento. Erros são comuns e invariavelmente acontecem. Por isso planos devem ser flexíveis.
A FAB como qualquer outra instituição do Estado erra, e as vezes muito feio. Mas isso não significa que ela não esteja no caminho certo.
Abs
Ai 'e facil dizer que 'erros' acontecem para justificar as bizarrices.
Se essa 'e o metodo entao nao existem 'errados' em nenhuma das 3 Forcas Armadas. Porque para cada maluquice qualquer um pode dizer "erros acontecem" e tudo bem!
Infelizmente temos, 202032039202 pesos e 308430220392020202220202 medidas.
[]s
CB
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Qua Mai 30, 2018 2:55 pm
por EduClau
Vejo em fóruns estrangeiros que a FAB é vista com certo respeito e até com uma ponta de inveja por causa de seus programas, desde os ST, F5M, até os mais recentes Gripens e KC, o EB também mais ou menos, enquanto que a MB é motivo de críticas de inversão de prioridades desde o A12 até a obsolescência de seus meios de superfície. É o que eu percebo.
Sds.
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Qua Mai 30, 2018 2:58 pm
por Túlio
Carlos Lima escreveu: ↑Qua Mai 30, 2018 1:13 pm
Ai 'e facil dizer que 'erros' acontecem para justificar as bizarrices.
Se essa 'e o metodo entao nao existem 'errados' em nenhuma das 3 Forcas Armadas. Porque para cada maluquice qualquer um pode dizer "erros acontecem" e tudo bem!
Infelizmente temos, 202032039202 pesos e 308430220392020202220202 medidas.
[]s
CB
Tá, me diz então que escolha havia além do P-3, tipo modificar os eternamente vindo (aguentaí que tão quase prontos ) Traders para Patrulha, ou mesmo os Skyhawks? Não tem outro avião no "lado certo" do mundo para a Missão e que caiba no orçamento da FAB (e duvido que isso de transferir a MP para a Marinha tenha sido concebida só depois da "livre escolha" dos P-3. Não, isso decerto já vinha rolando na surdina e, em um País onde as FFAA se portam como se pertencessem a Países - para dizer pouco - rivais, a chance de sacanear a MB deve ter deixado um monte de gente estreluda dando risada. O que é até uma redundância, porque das 3 Forças a MB é que maior competência mostra, em termos de se sacanear sozinha).
Aliás, este é o tópico certo???
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Qua Mai 30, 2018 3:05 pm
por FCarvalho
Carlos, nenhum tipo de planejamento é perfeito. E sim, os erros muitas vezes não justificam as escolhas feitas.
Dito isso, a FAB tende a aprender com eles, assim como qualquer ser humano normal o faria. Ninguém está isento de equivocar-se nas decisões ou escolhas que faz. Pode no máximo tentar não repetí-los.
Então, como é pra frente é que se anda, de que adianta ficar aqui procurando apontar erros e defeitos do passado tentando desmerecer todo o esforço que vem sendo feito até agora, como se a FAB nada tivesse feito de bom?
Pra mim, ficar chorando o leite derramado é insistir no mesmo. Pior é negar os acertos e diminuir sua importância. Como se por aqui só fizéssemos tudo errado. Mas não é assim.
Erramos no passado e vamos continuar a errar no futuro. Só não erra quem fica parado no mesmo lugar esperando que olhar pra trás o leve adiante. Nada mais cômodo e covarde.
Tenho certeza que isso a FAB deixou e está deixando de lado há tempos.
Carlos Lima escreveu: ↑Qua Mai 30, 2018 1:13 pm
Ai 'e facil dizer que 'erros' acontecem para justificar as bizarrices.
Se essa 'e o metodo entao nao existem 'errados' em nenhuma das 3 Forcas Armadas. Porque para cada maluquice qualquer um pode dizer "erros acontecem" e tudo bem!
Infelizmente temos, 202032039202 pesos e 308430220392020202220202 medidas.
[]s
CB
Tá, me diz então que escolha havia além do P-3, tipo modificar os eternamente vindo (aguentaí que tão quase prontos ) Traders para Patrulha, ou mesmo os Skyhawks? Não tem outro avião no "lado certo" do mundo para a Missão e que caiba no orçamento da FAB (e duvido que isso de transferir a MP para a Marinha tenha sido concebida só depois da "livre escolha" dos P-3. Não, isso decerto já vinha rolando na surdina e, em um País onde as FFAA se portam como se pertencessem a Países - para dizer pouco - rivais, a chance de sacanear a MB deve ter deixado um monte de gente estreluda dando risada. O que é até uma redundância, porque das 3 Forças a MB é que maior competência mostra, em termos de se sacanear sozinha).
Aliás, este é o tópico certo???
Se acompanharmos o post, eu respondi a afirmativa de que qualquer erro 'e colocado por baixo do tapete com a desculpa de que 'erros acontecem' .
Como disse no meu post, se essa 'e a logica, entao ela tem que ser usada para qualquer programa das FAs e bizarrices associadas.
Coloquei 2 exemplos e como disse bizarrices acontecem nas 3 Forcas e tem que ser criticadas como tal.
Nao estava discutindo o P-3. Para isso temos o topico apropriado.
[]s
CB
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Qua Mai 30, 2018 3:09 pm
por Carlos Lima
FCarvalho escreveu: ↑Qua Mai 30, 2018 3:05 pm
Carlos, nenhum tipo de planejamento é perfeito. E sim, os erros muitas vezes não justificam as escolhas feitas.
Dito isso, a FAB tende a aprender com eles, assim como qualquer ser humano normal o faria. Ninguém está isento de equivocar-se nas decisões ou escolhas que faz. Pode no máximo tentar não repetí-los.
Então, como é pra frente é que se anda, de que adianta ficar aqui procurando apontar erros e defeitos do passado tentando desmerecer todo o esforço que vem sendo feito até agora, como se a FAB nada tivesse feito de bom?
Pra mim, ficar chorando o leite derramado é insistir no mesmo. Pior é negar os acertos e diminuir sua importância. Como se por aqui só fizéssemos tudo errado. Mas não é assim.
Erramos no passado e vamos continuar a errar no futuro. Só não erra quem fica parado no mesmo lugar esperando que olhar pra trás o leve adiante. Nada mais cômodo e covarde.
Tenho certeza que isso a FAB deixou e está deixando de lado há tempos.
Abs
Pois 'e, pior do que negar os acertos 'e puxar para baixo do tapete os erros gigantes e dar desculpas para eles como, "leite derramado'" , "erros acontecem".\\
Assim 'e muito facil errar e passar a mao sobre a cabeca. Ser funcionario publico 'e o'timo pelo visto.
Os acertos sao parte da obrigacao do dia-a-dia.
[]s
CB
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Qua Mai 30, 2018 4:09 pm
por Túlio
Sobre o Gripen E/F, ainda necas...................?
Se é só pra falar mal da FAB, também tem tópico para isso.
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Qua Mai 30, 2018 10:55 pm
por knigh7
A AFM que chegou às bancas noticiou que a Força Aérea Sueca vai prologar a vida útil dos Gripen C/D, fazendo com que essa centena de caças seja um complemento dos Gripens E.
O motivo para tal decisão política é o recrudescimento das tensões no Báltico (eles têm um urso logo ali...)
Embora não tenha sido mencionado é provavel que os Gripen C/D sejam modernizados (já que terão suas vidas úteis estendidas) e atuarão ao lado do Gripen E durante um bom tempo.
Diante desse novo cenário, fica a importante questão sobre qual caça irá substituir os Gripen C/Ds. Foi por isso que eu coloquei a notícia aqui, pois pode ser do nosso interesse. Neuron? SAAB FS2020? Mais Gripen E?
Qual a opinião de vocês?
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Qua Mai 30, 2018 11:00 pm
por knigh7
Carlos Lima escreveu: ↑Qua Mai 30, 2018 12:04 am
Eu leio essas coisas e penso no P-3, e o VC-1 e nao consigo associar as palavras 'realista' e FAB.
E vou parar a lista por aqui...
[]s
CB
Quem escolheu o Aerolula foi o Lula. Antes da FAB comprar, a Airbus emprestou um ACJ em algumas viagens do Encantador de Burros. Ele gostou e bateu o martelo. Decisão política dada e obedecida.
Quanto as asas do P-3 não sei todas as aeronaves terão de trocar as asas. Não sabemos quanto vai custar. E o P-3 tem várias vantagens. Inclusive sobre o P-8.