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Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Sáb Out 03, 2009 1:07 pm
por Bourne
Santiago escreveu:Link para o filme que Lula viu:

http://www.gripen.com/en/MediaRelations ... future.htm
O filme é muito sedutor.

A responsável pela comunicação idem. A foto está feinha, mas dá para sentir a sedução :wink:

Imagem

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Sáb Out 03, 2009 1:10 pm
por Wardog
O jogo está virando meus caros, esperem novidades dentro de 1 mês. Com relação a Suécia e o Brasil, não digo que são os caças mas.... :P

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Sáb Out 03, 2009 1:10 pm
por Carlos Mathias
Em Integração, principalmente a parte que cabe à Engenharia, não existe nada simples. Motor, seja ele Comercial ou Militar, não é Plug and Play. E se for de interesse dos EUA, eles embargam qualquer equipamento. É vantajoso para eles? Depende dos interesses em jogo.
Existe sim, qualquer avião comercial (os grandes) pode usar motores PW, GE ou RR. A troca é fácil e já vem de fábrica com essa possibilidade.
A VARIG usava GE, mas tinha PW. OS Airbus usam RR, ou GE, ou PW.

Acontece que com caças não é assim, mudar o motor é muito, muito caro. Conheço apenas a família Flanker, cujos motores são feitos de maneira a serem trocáveis por versões mais novas, por exemplo, os SU-30MKI já estão programados para usar a S-117 sem nenhuma mudança de monta no avião. Mas isso é da filosofia russa.
Então concordamos que estão todos na mesma situação?!
Não porque você não está colocando na equação item que vale 10. Vai além de motor e etc, muito além. Mas e a coisa ficar feia, a França pode garantir 100% do avião, a Suécia não, nem no NG nem em nenhum outro.
Apenas comentei as "bandeirinhas", não entrei nessa seara de embargos.
Entenda que a coisa vai além dos embargos até, além, olhemos mais acima, além dessa nuvens. Embargos são consequência.
Novamente, apenas comentei as "bandeirinhas".
Sim, mas caímos no mesmo ponto.
E você teria como comprovar que a AEL está desenvolvendo sistemas defasados tecnologicamente? Não se esqueça que agora ela pertence à ELBIT.
Você teria como comprovar que não????
Será que não garante nada mesmo? Como você mesmo disse ela já mudou de fornecedor por duas vezes, e mesmo assim os trabalhos prosseguem. Acredito que você saiba qual a funcionalidade da back-end.
Meu querido amigo, veja a contradição nas sua palavras. Ela trocou de fornecedor não, os fornecedores lhe deram um chute na bunda.

Isso eu já não sei.
Então como assumir que o IRST está sendo feito se não sabe? OS EUA fizeram uma gambiara no F-18 e nós vamos ter um pronto, testado e homologado já em 2014?
É justamente um dos ítens de maior interesse da FAB. Já para outros ítens oferecidos, não sabemos se existem empresas capacitadas.
Esse tipo de argumento só coloca a FAB prá baixo, parece que o país quer crescer e a FAB se satisfaz em ficar na sombra da bananeira, prá quando cair uma banana o trabalho seja só abrir a boca.
Não acredito nisso, a FAB + Gov + MRE + MinCienTec + etc querem muito mais que isso. Esse muito mais é que a Farnça pode oferecer e outros não.
Concordo, mas o erro do governo foi querer passar a imagem de que somente os franceses transferem tecnologia, agora temos a SAAB e a Boeing fazendo suas propostas e colocando isso abertamente na mídia
Cara, a proposta sueca e cheia de furos no quesito ToTs, basta o motor, só isso.Se o gov pedir a tecnologia completa do GE-414 acabou prá Suécia.
Absurdo? Pode ser, mas mostra sem sombra de dúvida a dependência sueca numa área vital do caça. A menos que paguemos a integração e mudança estrutural para uma S-117. :mrgreen:

E mais, quem disse que as propostas foram iguais????
O presidente Lula deveria ter deixado claro desde o inicio que a escolha tinha implicações geoestratégicas. Depois de armada toda essa confusão, abrindo brecha para os mais diversos questionamentos, terá que justificar a opção pelo pacote francês.
Isso sempre foi cristalino, só não viu quem não quis.
Ele não tem que justificar nada, ele não é empregado da Boeing, SAAB ou Dassault.

Esse argumento furadíssimo tenta tirar o escopo da escolha da área geoestratégica, justamente os pontos impossíveis de serem cobertos por Suécia e EUA. Mas esses são justamente os principais pontos de importância de tudo o que está acontecendo nas FAs.

O único país que hoje poderia se contrapor à França nesta questão é a Rússia. Mas fomos espetos/cagões/equilibrados ou NRA, e agora é isso, temos apenas uma opção real de acordo com as novas diretrizes estratégicas.
O problema é por quanto tempo teríamos que nos virar com esse tampão.
Acho que se vier tampão será M-2000-5MKII/-9.

Abraços!!!!

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Sáb Out 03, 2009 2:07 pm
por FIGHTERCOM
Caro Carlos,
Carlos Mathias escreveu:Existe sim, qualquer avião comercial (os grandes) pode usar motores PW, GE ou RR. A troca é fácil e já vem de fábrica com essa possibilidade.
A VARIG usava GE, mas tinha PW. OS Airbus usam RR, ou GE, ou PW.

Acontece que com caças não é assim, mudar o motor é muito, muito caro. Conheço apenas a família Flanker, cujos motores são feitos de maneira a serem trocáveis por versões mais novas, por exemplo, os SU-30MKI já estão programados para usar a S-117 sem nenhuma mudança de monta no avião. Mas isso é da filosofia russa.
Ok.
Carlos Mathias escreveu: Não porque você não está colocando na equação item que vale 10. Vai além de motor e etc, muito além. Mas e a coisa ficar feia, a França pode garantir 100% do avião, a Suécia não, nem no NG nem em nenhum outro.
Mas existe REAL interesse em 100%? O fato da França liberar 100% não implica que isso será efetivado futuramente. Ainda estou esperando as pessoas listarem as empresas capacitadas a produzirem esses motores no Brasil.
Carlos Mathias escreveu:Entenda que a coisa vai além dos embargos até, além, olhemos mais acima, além dessa nuvens. Embargos são consequência.
Embargos são conseqüências dos mais diversos motivos, dentre eles a falta de investimentos em P&D, não se prenda somente a isso.
Carlos Mathias escreveu:Você teria como comprovar que não????
Não fui eu que coloquei que estaríamos fazendo down grade no Rafale F-3 com sistemas produzidos pela AEL. Portanto, cabe a você provar sobre a afirmativa abaixo:
O Rafale F-3 é o estado da arte da arte, vamos fazer um down grade nele? Se for, mais uma vez serve pata TODOS, e são itens que estão no ITAR?
Carlos Mathias escreveu:Meu querido amigo, veja a contradição nas sua palavras. Ela trocou de fornecedor não, os fornecedores lhe deram um chute na bunda.
Não existe contradição, o que o pessoal não quer aceitar é que os trabalhos continuaram mesmo assim e que hoje ela é parceira da Selex, sendo que esta é parceira da Mectron. Qual a dificuldade em entender isso?
Carlos Mathias escreveu:Então como assumir que o IRST está sendo feito se não sabe? OS EUA fizeram uma gambiara no F-18 e nós vamos ter um pronto, testado e homologado já em 2014?
Eu não assumi isso, releia o meu post anterior:
O IRST produzido por uma empresa brasileira para mim é novidade. Eu desconheço qualquer estudo viabilizado por uma empresa nacional nessa área.
Carlos Mathias escreveu:Esse tipo de argumento só coloca a FAB prá baixo, parece que o país quer crescer e a FAB se satisfaz em ficar na sombra da bananeira, prá quando cair uma banana o trabalho seja só abrir a boca.
Não acredito nisso, a FAB + Gov + MRE + MinCienTec + etc querem muito mais que isso. Esse muito mais é que a Farnça pode oferecer e outros não.
Não penso que seja por esse caminho, não estou colocando a FAB muito menos o Brasil para baixo. Só que não adianta ficar sonhando sabendo que a realidade é outra. Seria mais prudente e responsável admitirmos nossas limitações e avançamos um passo de cada vez. Desconsideram o fato de que não temos empresas aptas a receberem esses 100% e que o governo não está disposto a criar uma estatal para tal empreitada. E agora, adianta a França oferecer 100%? Qual a lógica disso?
Carlos Mathias escreveu:Cara, a proposta sueca e cheia de furos no quesito ToTs, basta o motor, só isso.Se o gov pedir a tecnologia completa do GE-414 acabou prá Suécia.
Absurdo? Pode ser, mas mostra sem sombra de dúvida a dependência sueca numa área vital do caça. A menos que paguemos a integração e mudança estrutural para uma S-117. :mrgreen:

E mais, quem disse que as propostas foram iguais????
Bem, estou argumentando sobre fatos e até agora o que foi apresentado diz respeito a manutenção e montagem das turbinas no Brasil. Todos propuseram isso. Claro, a França pode oferecer mais. No entanto, temos interesse? Temos empresas para tal empreitada?

Se formos adentrar nas possibilidades do SE, aí irá surgir de tudo.
Carlos Mathias escreveu:Isso sempre foi cristalino, só não viu quem não quis.
Ele não tem que justificar nada, ele não é empregado da Boeing, SAAB ou Dassault.
Você entendeu muito bem o que quis dizer. Um presidente tem que justificar é para a sua Nação, afinal isso aqui ainda é uma democracia e não a república das bananas. Não inverta as coisas.

O governo expressou preferência pelo pacote francês justamente porque eles se mostraram dispostos a transferir tecnologias. No entanto, as outras empresas estão apresentando suas propostas e colocando que também podem oferecer aquilo que foi solicitado pela FAB. E agora, como justificar para a Nação a conta mais salgada caso a opção seja pelo pacote francês? Eles pisaram na jaca, poderiam ter esperando a FAB finalizar o relatório e anunciar logo o vencedor. Assim evitaria todo esse embaraço.


Abraços,

Wesley

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Sáb Out 03, 2009 2:24 pm
por Dieneces
CM , você e sua memória seletiva de lembrar-se somente de exemplos positivos (?) russos....abra sua mente...viva as diferenças... :twisted: ....SEM TER QUE PENSAR MUITO...já lembro dos F-16 e F-15...que tanto usam motorização PW quanto GE...

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Sáb Out 03, 2009 2:43 pm
por Paisano
No marketing até o VOLTAÇO pode ser "transformado" em melhor time do mundo :!:

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Sáb Out 03, 2009 3:09 pm
por Túlio
Bem, eu conheço um OUTRO que não há marketing que salve... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Sáb Out 03, 2009 3:16 pm
por DBader
Túlio escreveu:Bem, eu conheço um OUTRO que não há marketing que salve... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
"Sou tricolor de coração... " [045]

[]s,
Douglas Bader

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Sáb Out 03, 2009 3:24 pm
por Túlio
Não, o Aiatolá sabe a que time me refiro, por que ele não respondeu? :mrgreen:

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Sáb Out 03, 2009 3:28 pm
por Skyway
Tambem aguardo resposta, mas tua ô cupincha. La no topico do LIFT.

Antes um time que não tem salvação nem com marketing, do que ser de uma região do país com um marketing nada interessante já bem difundido.... :twisted:

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Sáb Out 03, 2009 3:31 pm
por Paisano
Túlio escreveu:Não, o Aiatolá sabe a que time me refiro, por que ele não respondeu? :mrgreen:
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Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Sáb Out 03, 2009 3:33 pm
por Túlio
Mas já respondi, só se queres que siga o link e comente, posso fazer também, já te devo alguns wallpas, inclusive o atual, isso te dá alguns direitos... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Sáb Out 03, 2009 3:35 pm
por Skyway
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Nada véio, só pegando no pé. :mrgreen: É o que eu disse mesmo lá no topico, a mesma noticia com reações diferentes dos membros do DB, vai entender! :lol: :lol: :lol: :mrgreen:

Um abração!

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Sáb Out 03, 2009 4:23 pm
por 1maluquinho
Eu não entendo sobre os pormenores em questão mas como amante do meu pais sonho com o Rafale Brasil e com a compra do programa Gripen.

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Sáb Out 03, 2009 4:25 pm
por Túlio
:shock: :? :?: :roll: :| [000] [005]