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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qua Mai 09, 2018 2:24 pm
por Carlos Lima
Vamos falar do avião...

Fui olhar a matéria do PÁ sobre a fábrica de peças e estamos fazendo peças somente para o Gripen brasileiro e definitivamente estamos piores do que na produção do amx aonde além de fazermos mais ainda fazíamos os pedaços italianos.

:(

Não é à toa que a Embraer fez drama nesse contrato.

:|

[]s
CB

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qua Mai 09, 2018 2:40 pm
por knigh7
É pouca a transferência de tecnologia que a Embraer vai receber. ..



O GripenNG é o maior contrato de offset de toda a história da COPAC (que foi criada para o contrato do AMX)
E 90 por cento do offset são de tecnologias do GripenNG. 10 restante são tecnologias aeroespaciais.

Falar que é pior que o AMX é achismo sem sentido.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qua Mai 09, 2018 2:46 pm
por Túlio
knigh7 escreveu: Qua Mai 09, 2018 2:40 pm O GripenNG é o maior contrato de offset de toda a história da COPAC (que foi criada para o contrato do AMX)
E 90 por cento do offset são de tecnologias do GripenNG. 10 restante são tecnologias aeroespaciais.

Falar que é pior que o AMX é achismo sem sentido.

E sim, quando eu era chegar em casa vou a digitalizar todas essas revistas com declaração do Presidente da COPAC, palestras,etc que o pessoal já sabe.
Mas aí vais entrar no mesmíssimo terreno de quem fica viajando de braçada no oceano de maionese, que é debater "disse-me-disse"...

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qua Mai 09, 2018 2:49 pm
por gusmano
Túlio escreveu: Qua Mai 09, 2018 12:38 pm Nas buenas, tenho sérias dúvidas de que nos anos em que estiver em operação (qualquer um deles) a FAB terá $$$ para botar isso tudo num Gripen só, deve ter bem mais de USD 10M debaixo das asas e fuselagem... 8-]
Mesmo quando tem para por na asa, não põem. E quando põem, não dispara..não vejo pq seria diferente com o gripen. kkk

abs

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qua Mai 09, 2018 2:53 pm
por Túlio
Pior... :lol: :lol: :lol: :lol:

Para mim o Gripen da FAB vai levar um par de BVRs (de Derby até Meteor) e outro de WVRs (de Piranha até Iris-T); o resto é tanque extra, SBAT, bomba burra e sabe-se lá, talvez um Litening de vez em quando.

EDIT - Aliás, para quem conhece melhor o Programa (tipo o Knight véio), não terão integrado o Derby? Todos aqui sabem que não sou hater, é curiosidade mesmo...

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qua Mai 09, 2018 3:07 pm
por arcanjo
Carlos Lima escreveu: Qua Mai 09, 2018 2:24 pm Vamos falar do avião...

Fui olhar a matéria do PÁ sobre a fábrica de peças e estamos fazendo peças somente para o Gripen brasileiro e definitivamente estamos piores do que na produção do amx aonde além de fazermos mais ainda fazíamos os pedaços italianos.

:(

Não é à toa que a Embraer fez drama nesse contrato.

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CB
25 DE OUTUBRO DE 2017
GRIPEN: Fábrica brasileira da SAAB vai exportar peças para Suécia, garante Marcelo Lima

A unidade brasileira da Saab vai exportar peças para a Suécia, garantiu o diretor geral, Marcelo Lima. A Saab Aeronáutica Montagens (SAM) – a fábrica que fornecerá aeroestruturas para os caças Gripen da Força Aérea Brasileira (FAB) -, será sediada em São Bernardo do Campo (SP). O anúncio do diretor e a confirmação do município foi feito pela empresa de defesa e segurança na semana passada. Em entrevista ao site Indústria de Defesa & Segurança (ID&S), Marcelo Lima detalha os planos de atuação da unidade brasileira da empresa sueca.

ID&S: Qual é o Plano de Negócios desta fábrica? Além da estrutura do Gripen, a fábrica vai estar aberta para atender a outros clientes?
Marcelo Lima:
Inicialmente, a Saab Aeronáutica Montagens (SAM) será responsável por produzir aeroestruturas, como cone de cauda, freios aerodinâmicos, asas, fuselagem dianteira (tanto da versão monoposto quando da biposto) e fuselagem traseira para os caças Gripen da Força Aérea Brasileira. Assim que o negócio estiver estruturado, a SAM poderá ter outros clientes.

ID&S: As estruturas produzidas no Brasil serão exportadas para a produção de Gripen para outros países?
Marcelo Lima:
A SAM produzirá aeroestruturas para os caças Gripen da Força Aérea Brasileira, a serem montados no Brasil e na Suécia, portanto também exportaremos para a Suécia neste primeiro contrato.

ID&S: Quantas pessoas serão empregadas na fábrica? Quantos engenheiros?
Marcelo Lima:
A SAM iniciará as atividades com 55 funcionários diretos, entre engenheiros e técnicos de montagem, a serem contratados entre 2018 e 2019.

ID&S: Já é possível se candidatar para trabalho na fábrica?
Marcelo Lima:
Sim. O processo seletivo já está em andamento e os interessados podem enviar o currículo para o e-mail rhbrasil@saabgroup.com. Após a seleção, os funcionários serão treinados nas instalações da Saab, na cidade de Linköping, Suécia, por até 24 meses para que, ao retornarem ao Brasil, estejam prontos para iniciar as atividades na fábrica brasileira.

Fonte: Indústria de Defesa & Segurança

http://defesaeseguranca.com.br/gripen-f ... celo-lima/

abs.

arcanjo

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qua Mai 09, 2018 3:47 pm
por Olinda
As peças fabricadas pela Saab Aeronáutica Montagens não estão incluídas nos itens de transferência de tecnologia? Se sim como será esta transferência se a própria SAAB vai construir e a EMBRAER só vai montar?

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qua Mai 09, 2018 4:29 pm
por Túlio
Olinda escreveu: Qua Mai 09, 2018 3:47 pm As peças fabricadas pela Saab Aeronáutica Montagens não estão incluídas nos itens de transferência de tecnologia? Se sim como será esta transferência se a própria SAAB vai construir e a EMBRAER só vai montar?
Ó só, aqui tem debate mesmo! Aliás, nem sei isso mas gostaria, e acrescento: seria a SAM uma nova AEL? Isso sim, vale o trabalho...

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qua Mai 09, 2018 5:46 pm
por Carlos Lima
Para a maior parte da aeronave sera montagem tirando as pecas produzidas mostradas na reportagem do PA de hoje.

E a producao sera somente para as aeronaves da FAB:
As instalações da fábrica em São Bernardo do Campo deverão produzir aeroestruturas, como cone de cauda, freios aerodinâmicos, asas, fuselagem dianteira (tanto da versão monoposto quando da biposto) e fuselagem traseira para os caças Gripen da Força Aérea Brasileira.

Essas partes serão enviadas a Gavião Peixoto (SP), local da linha de montagem final dos componentes de 15 dos 36 caças Gripen da encomenda da FAB
Ver... https://www.aereo.jor.br/2018/05/09/pod ... agens-sam/

[]s
CB

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qua Mai 09, 2018 6:11 pm
por Túlio
E..? Vão simplesmente fechar a fábrica depois, cupincha? :lol: :lol: :lol: :lol:

Aliás, tem um lance que estou DOIDO pra falar, mas não se endereça a ti, daí vou esperar... 8-]

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qua Mai 09, 2018 7:06 pm
por arcanjo
09 MAY, 2018
Saab begins building structures plant for Gripen in Brazil
A Saab aerostructures plant now under construction in Brazil to support Gripen fighter production also will expand the capacity of Saab’s global supply chain, the Swedish manufacturer says on 9 May.

FLIGHTGLOBAL.COM BY: STEPHEN TRIMBLE WASHINGTON DC

The company is now setting up the office for the 5,000-square-meter facility operated by the Saab Aeronáutica Montagens (SAM), in São Bernardo do Campo, a suburb of São Paulo, says Marcelo Lima, SAM's director-general.

The ownership of SAM will be controlled by Saab with a 90% share. São Jose dos Campos-based Akaer, an engineering services company founded by former Embraer engineers, owns 10% of SAM.

Saab founded SAM to build six major structural components for the Brazilian air force’s Gripen fighter. The components are the tail cone, aerodynamic brakes, wing box and front fuselage for the single-seat and two-seat versions of the Gripen. SAM also will produce the rear fuselage for the single-seat version.

The plant is scheduled to begin operations in 2020 with 55 workers in São Bernardo do Campo, Saab says. Four years later, a planned production ramp-up will require a workforce of about 200 employees.

https://www.flightglobal.com/news/artic ... in-448475/

abs.

arcanjo

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qua Mai 09, 2018 7:18 pm
por arcanjo
Dos comentários do Poder Aéreo
Fernando "Nunão" De Martini escreveu:
Pessoal, acabei de voltar do evento mas vou emendar outro compromisso. Mais tarde publicaremos matéria com todos os detalhes do evento.

Adianto que, para quem perguntou do local, fica a cerca de 1 km ou 2 da saida 20 da Imigrantes, área com várias indústrias e fácil acesso. A prefeitura deveria melhorar o acesso do trecho após a estrada e ajustar o transito, mas é uma localização muito boa.

A empresa está focada na missão de se preparar para produzir aeroestruturas para o contrato atual do Gripen, mas para o futuro a Saab mira em novas encomendas daqui, que são o desejo da FAB, para continuar ocupando a nova fábrica após 2024 e no potencial que veem para mais de 300 caças além dos brasileiros e suecos (e a fábrica deverá atender parte da demanda da linha de montagem sueca para os 60 caças encomendados pela Força Aérea Sueca).

O objetivo é a nova fábrica ser lider no Brasil e competitiva (usa-se o termo “Tier 1”) como fornecedora de classe mundial de aeroestruturas para vários clientes, das áreas civil e militar.

Sobre participação de empresa brasileira, a Akaer é sócia do empreendimento, com 10% e participa também da definição do layout da fábrica, seus processos etc junto com a Saab.

O galpão é novo em folha, primeiro locatário.
https://www.aereo.jor.br/2018/05/09/pod ... agens-sam/

abs.

arcanjo

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qua Mai 09, 2018 8:50 pm
por arcanjo
Publicado: 09/05/2018 17:50
Comitiva de usuários do Gripen visita FAB e Embraer
O grupo se reuniu em Brasília e compartilhou experiências logísticas e operacionais do Gripen

Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Raquel Alves
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Raquel Alves - Revisão: Cap Oliveira

http://www.fab.mil.br/sis/enoticias/imagens/pub/36398/i185917260356613.jpg

A Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu, pela primeira vez, a comitiva do Gripen Users Group (GUG) - uma conferência do grupo de usuários do caça Gripen. O grupo se reuniu, nesta terça-feira (08/05), no Comando da Aeronáutica (COMAER), em Brasília (DF), onde compartilhou informações e discussões operacionais, de manutenção, e logística relacionadas ao caça. O Grupo de Usuários é composto por República Tcheca, Tailândia, Hungria, África do Sul, Suécia e Brasil.

De periodicidade semestral, o evento é composto por um grupo de Aquisição e Desenvolvimento e dois subgrupos - Operacional e Logístico. A comitiva brasileira foi inclusa no GUG em 2017 e sua primeira participação foi em Praga, na República Tcheca.

Segundo o Major-Brigadeiro do Ar Jefson Borges, responsável pelo contato entre o Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) e as Forças Aéreas operadoras da aeronave, os encontros são fundamentais para que os usuários do caça possam detalhar suas experiências, táticas, soluções logísticas, desenvolvimentos e dificuldades que precisam ser sanadas. “A partir do momento que vamos conhecendo os profissionais, as dúvidas surgem e somos esclarecidos com riqueza de detalhes. Estamos aprendendo muito mais com esses encontros. Todas as atividades que participamos nos permitem conhecer ainda mais o sistema para não cometermos os mesmos erros que eles detectaram“, avalia o oficial-general.

http://www.fab.mil.br/sis/enoticias/imagens/pub/36398/i185917261085597.jpg

Para o Coronel Aviador Ricardo Resende, Presidente do Grupo Fox - responsável por coordenar a implantação do novo avião decombate da FAB, os encontros são imprescindíveis. “Os encontros do GUG acontecem em diferentes níveis, desde o comando até o técnico. Essa integração com outros países nos capacita ainda mais para que possamos conhecer a aeronave com outros olhos”, comenta o militar. O Grupo Fox trabalha desde janeiro no Comando de Preparo (COMPREP) da FAB, em Brasília, na coordenação de implantação do caça, que aqui recebeu a designação de F-39.

A Real Força Aérea da Tailândia, usuária do caça, recebeu a aeronave Gripen C/D em 2011. Para o Capitão Jackkrit Thammavichai, um dos membros do GUG, conhecer os demais países que também operam a aeronave é importante para discutir os pontos técnicos e logísticos. “Os assuntos discutidos no Grupo facilitam tanto quem já é usuário da aeronave, quanto para o Brasil, que terá acesso à mais alta tecnologia”, conta.

Visita técnica

O Grupo seguiu de Brasília para Gavião Peixoto (SP), nesta quarta-feira (09/05), para conhecer as instalações da Embraer Defesa & Segurança. A empresa apresentou as etapas já realizadas tanto relativas ao caça F-39 quanto ao novo cargueiro multimissão da FAB, o KC-390.

Até 2020, 179 engenheiros trabalharão na transferência de tecnologia do Gripen NG, além de 73 técnicos especializados. Desses profissionais de engenharia, 125 estão atuando no Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen (GDDN, na sigla em inglês), inaugurado em 2016, na Embraer. O espaço é considerado o principal marco no processo de transferência de tecnologia entre Brasil e Suécia.

O gerente do programa F-39 Gripen da Embraer, Santosh Miadaira, destaca a importância da criação do GDDN. “A construção do GDDN é o marco inicial da união entre o Brasil e Suécia em prol da transferência de tecnologia”, resume.

Das 36 unidades do Gripen NG adquiridas pelo Brasil, 23 serão produzidas pela Embraer, sendo 15 totalmente fabricadas aqui. O centro brasileiro está conectado à Saab na Suécia e aos parceiros industriais no Brasil.

O próximo país a receber o Gripen Users Group será a Hungria.

Fotos: Sargento Cristiano/GAP e Cabo Wilhan Campos/Cecomsaer

http://www.fab.mil.br/noticias/mostra/3 ... %20Embraer

abs.

arcanjo

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qua Mai 09, 2018 9:48 pm
por arcanjo
09/05/2018 às 20h28
Unidade paulista da Saab fará outros produtos além dos caças Gripen

Por João José Oliveira | Valor

SÃO PAULO - A unidade industrial que a Saab, empresa sueca aeroespacial e de defesa e segurança, terá em São Bernardo do Campo, na região metropolitana de São Paulo, será usada para outros projetos além do que envolve os caças militares Gripen, encomendados pelo governo brasileiro e que estão sendo desenvolvidos em parceria com empresas brasileiras, como a Embraer, disse o chefe global da divisão de aeronáutica da companhia europeia, Jonas Hjelm.

"Essa unidade vai integrar a cadeia global de suprimentos da Saab. Então vemos oportunidades e queremos que ela participe de projetos de outros produtos que atendam não apenas mercados na América Latina, mas no restante do mundo", disse o executivo em entrevista ao Valor.

A Saab entrega os primeiros caças Gripen E ao governo da Suécia neste ano e exporta a primeira unidade para o Brasil no próximo ano, parte de uma encomenda para 36 aviões, em um negócio de US$ 4,7 bilhões com o governo brasileiro. No total, esse jato tem 96 encomendas a serem entregues até 2026.

A Saab projeta que o nível de interesse mostrado pelo produto é consistente com as previsões anteriores de uma produção total de pelo menos 400 unidades.

"Vemos outros clientes potenciais na América do Sul. A Colômbia, por exemplo, já demonstrou claro interesse. E a unidade de São Bernardo do Campo será importante para esses negócios", disse Hjelm.

Embraer & Boeing

O chefe global da Saab para a unidade de aeronáuticas disse que a empresa está acompanhando o desenrolar das negociações entre a Embraer e a Boeing, que buscam uma combinação de negócios.

A Embraer é parceira da Saab no projeto dos Gripen, integrando a cadeia que recebe transferência de tecnologia, enquanto a americana Boeing é rival da empresa sueca uma vez que produz caças militares, por exemplo. "Já expressamos com o governo brasileiro nossas preocupações por causa da questão da transferência de tecnologia, que é uma questão muito sensível", disse Hjelm.

Inicialmente a Boeing queria comprar o controle da Embraer, mas o governo brasileiro se mostrou contrário ao negócio por causa do papel estratégico que a empresa tem em áreas de segurança e defesa do país.

Por isso, hoje as conversas mudaram e o acordo entre as duas busca a criação de uma joint-venture, que será dona apenas da área de jatos comerciais, na qual a Boeing será majoritária. A área de defesa não entrará no negócio.

Nesta quarta-feira (9), Hjelm participou da apresentação das instalações da fábrica de aeroestruturas do Gripen, onde serão produzidos seis segmentos aeroestruturais para o caça brasileiro. Essa é a primeira etapa para que a unidade entre na cadeia global de suprimentos da Saab para os mercados de defesa e civil.

Complexo fabril

A Saab Aeronáutica Montagens (SAM), situada em uma área de aproximadamente 5 mil m² na cidade de São Bernardo do Campo, grande São Paulo, será responsável por produzir complexos segmentos para os caças Gripen adquiridos pela Força Aérea Brasileira (FAB), como o cone de cauda, os freios aerodinâmicos, o caixão das asas, a fuselagem traseira e a fuselagem dianteira para a versão monoposto (um assento) e a versão biposto (dois assentos).

O município de São Bernardo do Campo foi escolhido pela Saab porque está estrategicamente bem localizado, no ponto de vista logístico, próximo do Porto de Santos, do Aeroporto Internacional de Guarulhos, de importantes rodovias e dos clusters aeronáuticos de São José dos Campos e de Gavião Peixoto, cidade que hospeda o Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen (Gripen Design and Development Network - GDDN), onde será feita a montagem final das aeronaves.

A SAM vai começar as operações em 2020 com 55 funcionários, entre engenheiros e técnicos, que serão capacitados em Linköping, na Suécia, por até 24 meses para receber todo o treinamento necessário para o processo de industrialização, qualificação e montagem de fuselagens complexas, específicas para a produção de um caça supersônico no Brasil.

Até 2024, a SAM estará com cerca de 200 funcionários produzindo as aeroestruturas que serão fornecidas para a montagem final dos caças.

A estrutura financeira da fábrica será composta por um sócio majoritário, a Saab AB (90%), e um parceiro minoritário, a Akaer (10%), empresa de engenharia especializada no desenvolvimento de aeroestruturas, já parceira da Saab no desenvolvimento dos caças desde 2009, quando foi contratada para desenvolver o projeto de segmentos da fuselagem do Gripen.

Ao mesmo tempo que a Akaer adquire 10% da SAM, a Saab aumenta a participação na Akaer de 25% para 28%, em uma operação de troca de ações.

A encomenda brasileira dos caças Gripen, acertada em 2014, envolve o desenvolvimento e produção de 36 caças Gripen. Desses aviões, oito serão totalmente produzidos no Brasil.

Além da produção dos caças, o programa inclui a transferência de tecnologia da Saab para o Brasil em quatro áreas: treinamento teórico, programas de Pesquisa e Tecnologia, treinamento on-the-job na Suécia e desenvolvimento e produção.

Além da unidade industrial em São Bernardo do Campo, o projeto dos caças da Saab no Brasil passa pelo Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen (GDDN), inaugurado em novembro de 2016, em Gavião Peixoto, Estado de São Paulo, que funciona como o hub de desenvolvimento tecnológico no país.

Hoje, cerca de 25 engenheiros brasileiros de empresas parceiras estão sendo treinados nas instalações da Saab, na Suécia, e mais de 140 profissionais já retornaram ao Brasil. A maioria deles está trabalhando no desenvolvimento da aeronave no GDDN.

http://www.valor.com.br/empresas/551498 ... cas-gripen

abs.

arcanjo

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qua Mai 09, 2018 11:15 pm
por Túlio
Não tá meio "disse-me-disse"? Pergunto porque não sei...