TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 6211 vezes
Agradeceram: 3497 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#81751 Mensagem por FCarvalho » Qua Mai 09, 2018 12:58 am

Pois é Knigh7, informações não faltam.
Tudo bem que não é no tempo em que todos nós gostaríamos, mas o é no possível a se fazer as coisas bem feitas.
Capacitar a industria nacional é tão importante quanto proporcionar uma defesa aérea decente com caças modernos. Uma está ligada a outra.
Se tudo der certo, eu fico imaginando que um segundo lote de 54 caças poderia substituir os F-5EM e divagar irmos reestruturando a disposição dos mesmos pelos 4 esquadrões que temos hoje. Seriam 90 caças de primeira linha. Um número suficiente para justificar o investimento militar... e industrial e tecnológico.
Mais para frente, talvez a insistência da MB em manter seu asa fixa e ter de volta um Nae depois de 2030, possa ser algo significativo para o projeto do Gripen E/F. Não penso neste caça propriamente mas nos desdobramentos dos estudos do FS2020, que a meu ver poderia ser o substituto tanto dos A-1 como dos AF-1 a partir de então.
Poderia ser hipoteticamente um requisito para 54 caças para a FAB e outros 48 para a MB. 102 caças de 5a G que não substituiriam os Gripen E/F, mas os complementariam.
Quem sabe essas definições possam ser tomadas ainda na próxima década. É algo que podemos vislumbrar.
E se não for possível, a MB acompanha de perto o projeto do Gripen E/F. Um versão N como proposta pela SAAB seria um ás na manga.
Mas isso é algo que ainda vamos ter que esperar mais um pouco para saber.

abs.

Carpe Diem
gabriel219
Sênior
Sênior
Agradeceu: 792 vezes
Agradeceram: 2516 vezes

#81752 Mensagem por gabriel219 » Qua Mai 09, 2018 6:43 am

Se os F-5 não durarem até lá, existem dezenas de Gripen C/D na Suécia só esperando leasing.

Sério, não consigo entender tanto choro em relação á escolha do Gripen.

Foi a melhor de todas as escolhas, até eu que sou fanboy do Flanker acho que foi uma escolha melhor.

Informação não falta, tô pouco me lichando se vamos vender ou não pra AL, se só vamos receber em 2021...

Se a Embraer Defesa não acabar, ficando com todo o aprendizado, teremos um potencial enorme para futuras aeronaves, incluíndo 5a geração e UCAV.

Tikuna
Sênior
Sênior
Agradeceu: 17 vezes
Agradeceram: 61 vezes

#81753 Mensagem por Tikuna » Qua Mai 09, 2018 11:04 am

Aqui é o único tópico de todo o fórum onde se houver uma reclamação ou palavra contrária, é CHORO e não opinião ou discordância.

Vocês tem que aprender a aceitar as críticas, pois se a gente for responder tudo com "é cholo, mimimi, cholou", já pode fechar isso porque não é mais debate.

Abraços

"Most people do not listen with the intent to understand; they listen with the intent to reply."
- Stephen R. Covey
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6758 vezes
Agradeceram: 7062 vezes
Contato:

#81754 Mensagem por Túlio » Qua Mai 09, 2018 11:16 am

Tikuna escreveu: Qua Mai 09, 2018 11:04 am Aqui é o único tópico de todo o fórum onde se houver uma reclamação ou palavra contrária, é CHORO e não opinião ou discordância.

Vocês tem que aprender a aceitar as críticas, pois se a gente for responder tudo com "é cholo, mimimi, cholou", já pode fechar isso porque não é mais debate.

Abraços
Sim, de fato, e não é de graça que isso acontece: argumento que é bom necas, ficam se apegando em "disseram isso" e "prometeram aquilo", como se subitamente pessoas de quem os de sempre morrem de raivinha tivessem obtido A Suprema Credibilidade. Daria para seguir elencando exemplos da chorumela toda mas, como parto da premissa que quem faz sabe muito bem que e porque está fazendo e deveria saber que eu também sei - sim, é só um objetivo, para a qual o Gripen é apenas desculpa - seria de bom alvitre aprenderem a debater mais e provocar menos.

Creio que entenderam bem, podem bufar à vontade mas também creio que sabem que ou mudam de MO ou em breve mais um (ou mais de um) vai rodar. Porque se e quando a tática de pack der resultado, o efeito vai ser exatamente o oposto, asseguro. Depois é só ir para todos sabemos onde e receber o merecido :twisted: CONSOLO :twisted: e os cumprimentos de sempre como a mais recente vítima do maligno Ming, mas aqui no DB, cumpadi, só como "fake-reader", os que postam nós acabamos pegando...

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Tikuna
Sênior
Sênior

#81755 Mensagem por Tikuna » Qua Mai 09, 2018 12:15 pm

Ué Túlio???????

Se prometeram o pimeiro NG na FAB em 2019 e depois 2021.
Se prometeram exclusividade e depois o cliente que sabe (e a gente não pode reclamar disso pelo visto por causa de um acordo que não existe ainda entre embraer boeing).

E a gente que está errado? Argumento não falta. É a respostas desses argumentos que é sempre "é cholo", porque eles sempre estão certos em mudar de promessa e nós sempre errados de questionar essas mudanças.

Esse negócio de "cholo" ai que é provocação (ou infantilidade, ou trollagem, ou flame). Temos que aprender a aceitar que o que foi prometido não cumprido e não fazer vista grossa e dizer que estão certos.

Se não não precisa de debate.

"Most people do not listen with the intent to understand; they listen with the intent to reply."
- Stephen R. Covey
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#81756 Mensagem por Túlio » Qua Mai 09, 2018 12:26 pm

@Tikuna, 2019/21/24 foi promessa (CEO da SAAB ou sei lá quem) ou CONTRATO? E a tale de "exclusividade", promessa (CEO da SAAB ou sei lá quem) ou CONTRATO?

Esse "a gente" tem um enorme significado, não sei se notaste... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Ainda sobre datas, sério que acreditas (aliás, como mencionaste, "a gente" acredita) que simplesmente copiar um avião já pronto leva o mesmo tempo que participar de um desenvolvimento que inclui características especificadas pela FAB?

E são os outros Foristas que estão provocando, trolando, gerando flame & quetales? Ah tá... :lol: :lol: :lol: :lol:

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

arcanjo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 381 vezes
Agradeceram: 839 vezes

#81757 Mensagem por arcanjo » Qua Mai 09, 2018 12:29 pm

Do facebook da Saab do Brasil.

"Hoje (9), acontecerá a apresentação das instalações da nossa fábrica de aeroestruturas, a Saab Aeronáutica Montagens (SAM) aqui no Brasil! A réplica em tamanho real do novo caça Gripen, resultado da transferência de tecnologia entre Brasil e Suécia, será um dos convidados de honra."

https://scontent.fcgh3-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/32072634_2043129312678259_3883738917735759872_n.jpg?_nc_cat=0&oh=ab8ad01f62039ad3bde44b5e7cb478d2&oe=5B50CA90

[009]

abs.

arcanjo

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#81758 Mensagem por Túlio » Qua Mai 09, 2018 12:38 pm

Nas buenas, tenho sérias dúvidas de que nos anos em que estiver em operação (qualquer um deles) a FAB terá $$$ para botar isso tudo num Gripen só, deve ter bem mais de USD 10M debaixo das asas e fuselagem... 8-]

Tikuna
Sênior
Sênior

#81759 Mensagem por Tikuna » Qua Mai 09, 2018 12:53 pm

Túlio escreveu: Qua Mai 09, 2018 12:26 pm @Tikuna, 2019/21/24 foi promessa (CEO da SAAB ou sei lá quem) ou CONTRATO? E a tale de "exclusividade", promessa (CEO da SAAB ou sei lá quem) ou CONTRATO?

Esse "a gente" tem um enorme significado, não sei se notaste... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Ainda sobre datas, sério que acreditas (aliás, como mencionaste, "a gente" acredita) que simplesmente copiar um avião já pronto leva o mesmo tempo que participar de um desenvolvimento que inclui características especificadas pela FAB?

E são os outros Foristas que estão provocando, trolando, gerando flame & quetales? Ah tá... :lol: :lol: :lol: :lol:
Sim a gente envolve TODOS que vem nesse tópico postar uma opinião contrária ou desfavorável e é sumariamente taxado como hater.

Mas a verdade é uma só, que eu venho dizendo desde o começo (aliás, como mencionaste " simplesmente copiar um avião" ) que o cronograma era mutável e que das palavras proferidas nem todas eram verdades.

Mas acredita em coelho da páscoa, papai noel ou saab quem quizer. Eu desacredito desde as primeiras declarações contraditórias sobre cargas e etc...

Se você não apoia o bolsonaro é comuna. Se não apoia o gripen é comuna/hater/cholão.

Menos gente. Bem menos.

- Stephen R. Covey
gabriel219
Sênior
Sênior
Agradeceu: 792 vezes
Agradeceram: 2516 vezes

#81760 Mensagem por gabriel219 » Qua Mai 09, 2018 12:56 pm

Não se trata de choro, se trata de ingenuidade.

Promessas são promessas, não são contratos, não são assinaturas e muito menos acordos.

A SAAB mudou a fala justamente quando os acionistas da Embraer abrem as pernas pra Boeing, que está desesperada pra não perder de vez na aviação comercial. O que acha que a SAAB falaria?

"Ah, que legal, agora a Boeing Defence vai ter exclusividade na venda de Gripen para América Latina e África!". Sério mesmo?

Sabe o que eu penso? Que se exploda!!! Tô nem ai se vamos vender Gripens, isso não acrescenta em nada de capacidade de combate ou operacional pra FAB e não fará a mesma ter 10 Meteor + 3 Storm Shadow/Taurus KEPD e etc, tô preocupado é com a capacidade de combate da FAB!

"Ah, mas vai demorar". Ora, se demorar, que comprem Derby ER para dar uma capacidade maior aos F-5EM e se esses mesmos não suportarem, que façam leasing de Gripen C/D, há dezenas disponíveis.

Pensando bem, é choro mesmo. Não tem como ser ingênuo desse jeito.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#81761 Mensagem por Túlio » Qua Mai 09, 2018 1:05 pm

Tikuna escreveu: Qua Mai 09, 2018 12:53 pm

Sim a gente envolve TODOS que vem nesse tópico postar uma opinião contrária ou desfavorável e é sumariamente taxado como hater.

Mas a verdade é uma só, que eu venho dizendo desde o começo (aliás, como mencionaste " simplesmente copiar um avião" ) que o cronograma era mutável e que das palavras proferidas nem todas eram verdades.

Mas acredita em coelho da páscoa, papai noel ou saab quem quizer. Eu desacredito desde as primeiras declarações contraditórias sobre cargas e etc...

Se você não apoia o bolsonaro é comuna. Se não apoia o gripen é comuna/hater/cholão.

Menos gente. Bem menos.
E segues te dirigindo a mim como se eu tivesse entrado ontem no DB. O que nunca faltou foi quem discordasse de tudo aqui, e isso sim, gera debate; agora, requentar charla que já foi debatida à exaustão ao longo dos anos é o quê? Se basear em PALAVRA ao invés de ASSINATURA é o quê? Mirar - em grupo, se alternando - sempre no mesmo Colega é o quê?

Vou deixar claro para ver se entendes: NÃO COMECEI ONTEM!

Mas a esperança é a última que morre, daí deixo umas sugestões de Argumentos para quem realmente quiser debater (falo dos "a gente", claro):

:arrow: "O Gripen é menor do que os demais concorrentes do FX-2; logo, leva menos carga e tem menor alcance com elas". Tá, dá para debater (de novo, mas ao menos é Argumento).

:arrow: "O Gripen é muito menos sofisticado que o Rafale/Super Hornet/FLANKER/Typhoon/F-35", fica ao gosto de cada um. Também já foi debatido à exaustão mas não tem como negar que é Argumento (desde que corretamente desenvolvido).

:arrow: "O Gripen vai ter a maioria dos componentes importados". Em que pese a própria EMBRAER declarar que cerca de 95% do conteúdo nacional de todas as suas aeronaves - até os E-Jets - ser importado, fica estranho mas ainda, ao menos a meu ver, é debatível.

(Notar, são apenas exemplos, não tenho nem nunca tive qualquer intenção de direcionar algum debate)

Agora, querer debate sobre "disse-me-disse", francamente... :roll: :roll: :roll: :roll:

PS.: eu não votaria no Bozonaro nem que chovesse prego. E acho brabo de alguém me achar COMUNAZZZ...

Tikuna
Sênior
Sênior

#81762 Mensagem por Tikuna » Qua Mai 09, 2018 1:35 pm

Em nenhum momento questionei o tempo de fórum Túlio. Apenas algumas questões que surgem com novas declarações, mesmo que já tenham sido discutidas.
É que com o tempo a gente vai vendo que aquela conversa da SAAB vai mudando do inicial. Ai está o ponto.

Mas vai da mente. Eu discordo desse modelo de mutação da proposta. Mas alguns concordam é direito dele. Só estou expondo minha visão.

Abraços

- Stephen R. Covey
knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2105 vezes
Agradeceram: 2664 vezes

#81763 Mensagem por knigh7 » Qua Mai 09, 2018 1:46 pm

Um cronograma que desde a assinatura do contrato (fins de 2014) não mudou...

Já foi explicado e colocado aqui um milhão de vezes. O resto é distorção de gente esperta.

Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 419 vezes

#81764 Mensagem por Marechal-do-ar » Qua Mai 09, 2018 1:56 pm

É choro, da mesma forma que é choro quando reclamam de algo que os políticos fizeram, ou quando o Gilmar Mendes manda soltar algum vagabundo, ou quando cortam verba da defesa, ou quando priorizam o auzílio moradia a qualquer outra coisa.

É choro porque o Brasil não é uma democracia, se fosse uma democracia alguém teria que dar explicações em relações a promessas não cumpridas, mas como não é cada um faz o que bem entender sem ter que dar satisfações a ninguém, nada mais natural do que as forças armadas não darem satisfações, não cumprirem o que prometeram, alias, para boa parte dos oficiais, o inimigo é justamente o povo, então, nem sequer se sentem na obrigação de dar satisfações.

Mas as reações nesse tópico são diferentes, tem choro no tópico das notícias políticas, no tópico do Guarani, no tópico do IA2, no tópico do Leo 1A5, no tópico da CV03, mas só nesse que choro é respondido com memes e provocações de facebook.

E tem uma outra coisa, que ocorreu pela primeira vez no tópico de notícias políticas, o Túlio me acusou de fazer parte de algum tipo de seita que combina coisas em outro lugar e agora vem acusar outros de "pack", olha... Eu até tenho cadastro em outro forum de defesa, mas faz semanas que não acesso, esse é o único forum que acesso diariamente (embora quando tenho pouco tempo disponível acesso apenas para leitura), e não mantenho contato (e nem quero) com nenhum membro fora dessa forum e não me senti confortável com essa acusação.

Mas como explicar que sempre tem 4 ou 5 rebatendo o knigh7? Para mim a explicação é simples, o referido membro tem opiniões que (para ficar no politicamente correto) a maioria discorda, é natural que haja várias respostas contrárias mesmo sem precisar combinar previamente em outro lugar, ao menos eu nunca precisei combinar com ninguém para discordar do knigh7.

E por fim, tenho mais um monte de argumentos além do que o Túlio citou, mas já decorei as respostas, basicamente as respostas são desviar do assunto e postar uma pagina de revista para tentar a falácia da autoridade.

"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#81765 Mensagem por Túlio » Qua Mai 09, 2018 2:21 pm

O recado está dado e direcionado. O choro é livre (dentro dos limites do Regulamento, claro, e repito que não adianta tentar usá-lo contra a Moderação, tipo "livro embaixo do braço"). Nem vou tentar me justificar porque seria inócuo, assim, pensem o que quiserem. Minha função, além de pensar, é agir!

Só depois não adianta reclamar. Apenas reitero que ações iguais costumam ter resultados iguais. Não recordo com certeza mas parece que foi Einstein que qualificou quem espera que o resultado seja diferente...

Responder