JAS-39 Gripen

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: JAS-39 Gripen

#8176 Mensagem por Benke » Sáb Out 03, 2009 10:44 am

E quem é voce para dizer que são piadistas!?
A Saab diz que está TUDO incluso na proposta




ars longa vita brevis
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Re: JAS-39 Gripen

#8177 Mensagem por Túlio » Sáb Out 03, 2009 10:44 am

Depois de eu tornar a assistir a este filme, é G-5... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:




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Re: JAS-39 Gripen

#8178 Mensagem por Penguin » Sáb Out 03, 2009 10:50 am

Carlos Mathias escreveu:Túlio,a menos que todo o movimento estratégico brasileiro seja uma mentira, a logística americana mesmo sendo de graça e com duas peças pelo preço de uma, ainda assim sairemos dela.
Já se mostrou aqui que o X da questão não está nos parafusos e etc, está noutras esferas muito acima disso.

Mas esse argumento das peças e da xepa é interessado para quem ainda não viu isso.

E essa do Lua ver um filminho e decidir pelo Gripen foi phoda hein!
Será que ele tinha tomado umas cachaças e comido uma moqueca também? Sim, porque decidir caça por filminho, meu Deus do céu... :roll: :?

Voltamos ao círculo do G-4.
E ele decidiu? O filminho é para chamar atenção para a existência de propostas além da francesa. Lula estará em Estocolmo...onde deverá saber mais ainda. Ao que parece o NJ filtra tudo que não é francês. Na imprensa esse comportamento fica muito claro pelas declarações que ele dá.

De qq forma ainda falta o tal do relatório....

[]s




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Re: JAS-39 Gripen

#8179 Mensagem por Penguin » Sáb Out 03, 2009 10:53 am





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Re: JAS-39 Gripen

#8180 Mensagem por Túlio » Sáb Out 03, 2009 10:53 am

E vou repetir: imaginemos que o Obama acorde de mau humor e diga 'seguinte, não se vende mais peça nenhuma que tenha a haver com avião pro Brasil!'

Pode fechar a EMBRAER e a FAB, com SOFA e tudo... 8-]




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Re: JAS-39 Gripen

#8181 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Out 03, 2009 10:53 am

E voltamos ao andar de baixo. :roll: :?




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Re: JAS-39 Gripen

#8182 Mensagem por Túlio » Sáb Out 03, 2009 10:55 am

Carlos Mathias escreveu:E voltamos ao andar de baixo. :roll: :?

Algum dia saímos dele? Onde estão as Forças de Elite para tomar a Embaixada? 8-]




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Re: JAS-39 Gripen

#8183 Mensagem por FIGHTERCOM » Sáb Out 03, 2009 11:00 am

Olá Pessoal,

Estive fora por uma semana, participando de um Congresso, e parece que tivemos algumas “novidades” que acabaram por exaltar os ânimos dos DBistas. É interessante notar que parte do que está acontecendo agora tenha acontecido no FX-1 e parece que o pessoal não percebeu isso ainda, vindo a cometer os mesmos erros.

Sobre a figura abaixo, mesmo eu sendo um Gripeiro, ela é pra lá de estranha. É difícil acreditar que uma empresa séria como a SAAB se daria a tal “trabalho”, mas como não trabalho para eles e muito menos tenho algum vínculo, vai saber... no Mundo das Armas ninguém é puritano. Aquela primeira imagem era mais realista, apresentando os fornecedores dos diversos sistemas que compõem o Gripen C/D. Do jeito que essa nova se apresenta, parece trabalho de amador.
http://www.defesanet.com.br/yy/saab/gripen_ng_br.jpg

Sobre essa velha charla dos itens americanos (e ingleses como o 51º estado americano, como alguns gostam de adicionar de forma pejorativa, diga-se de passagem) ou de outros países que compõem o Gripen eu gostaria de fazer algumas considerações:

1. O fato de o motor ser o GE F-414 não pode ser considerado um impedimento, afinal boa parte da frota atual da FAB é equipada com motores americanos e ao que tudo indica possivelmente o KC-390 o será (a não ser que ocorra uma reviravolta);
2. Ainda não há indícios que haverá ToTs com relação aos motores, então todos (GE e SNECMA) estão no mesmo saco. O fato dessa tecnologia estar liberada não implica que será efetivada. Além disso, como foi colocado aqui no DB, o governo não quer investir um centavo, deixando isso, se for de interesse, para a iniciativa privada. Agora listem as empresas capacitadas para tal empreitada (e com capital para isso);
3. O acento é da Martin-Baker. Novidade, ela também fornece para o Rafale.
http://www.martin-baker.co.uk/Products/ ... afale.aspx
4. Os rádios de comunicação são da Rohde & Schwarz, o mesmo que está equipando os atuais F-5M e ALX, possivelmente o A-1M e quem sabe até o FX-2.
5. A AEL já vem trabalhando em alguns sistemas da suíte eletrônica, não para o FX-2 claro, mas que poderiam ser agregados ao mesmo, buscando assim uma maior comunalidade entre os meios da FAB.
6. Sobre o radar, o back-end é de responsabilidade da SAAB Microwave enquanto a antena será fornecida pela Selex, que é parceira da Mectron no desenvolvimento do Scipio.
7. O IRST produzido por uma empresa brasileira para mim é novidade. Eu desconheço qualquer estudo viabilizado por uma empresa nacional nessa área.

O pessoal se agarra nesses itens que já foram discutidos a exaustão aqui no DB, quando na verdade deveríamos discutir aquilo que realmente nos interessa, como por exemplo a liberdade de integração de armas e sensores. Nenhum dos 3 concorrentes é perfeito, cada um tem vantagens e desvantagens, e se a FAB os selecionou é de esperar que qualquer um atenda às suas necessidades. Mas qual dos três seria o melhor para o Brasil? Eu não seria tão prepotente a ponto de responder a essa pergunta. Não é atoa que existe uma EQUIPE para selecionar o melhor PACOTE.

Agora em um ponto eu tenho que concordar com o pessoal que critica o Gripen NG, mesmo a SAAB sendo uma empresa competente, o fator tempo não a favorece e 2014 está logo ali.


Abraços,

Wesley




Editado pela última vez por FIGHTERCOM em Sáb Out 03, 2009 11:13 am, em um total de 1 vez.
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Re: JAS-39 Gripen

#8184 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Out 03, 2009 11:01 am

Aqui supõem-se que se debata argumento, e não a força.
Vemos G-4, G-5 e etc atuando de dentro do buraco, mas ao invés de pegarem a mão de quem lhes estende esta, tentam puxar quem está fora para dentro do buraco. Entra na cova quem quer, né?

Eu particularmente prefiro fica fora. :wink: :)




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Re: JAS-39 Gripen

#8185 Mensagem por Penguin » Sáb Out 03, 2009 11:16 am

Túlio escreveu:E vou repetir: imaginemos que o Obama acorde de mau humor e diga 'seguinte, não se vende mais peça nenhuma que tenha a haver com avião pro Brasil!'

Pode fechar a EMBRAER e a FAB, com SOFA e tudo... 8-]
Os interesses comuns são muito grandes.

De qq forma essa situação limite poderia acontecer com Sarkozy tb.

O fato é que os F-16 de Chavez continuam a voar...

[]s




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Re: JAS-39 Gripen

#8186 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Out 03, 2009 11:20 am

Vamos lá...
1. O fato de o motor ser o GE F-414 não pode ser considerado um impedimento, afinal boa parte da frota atual da FAB é equipada com motores americanos e ao que tudo indica possivelmente o KC-390 o será (a não ser que ocorra uma reviravolta);
Aviões dos anos 50 são exemplo de hi end???? :roll: Citemos UM(1) motor hi end moderno americano, só um. Motor comercial não, esses são "trocáveis".
KC-390 usa motores comerciais, que são intercambiáveis, ou ao menos extremamente mais simples de se trocar que um motor de caça (esse sim um estado da arte muito mais caro que um motor comercial e com raras opções viáveis economicamente) e com muitas opções no mercado.
2. Ainda não há indícios que haverá ToTs com relação aos motores, então todos (GE e SNECMA) estão no mesmo saco. O fato dessa tecnologia estar liberada não implica que será efetivada. Além disso, como foi colocado aqui no DB, o governo não quer investir um centavo, deixando isso, se for de interesse, para a iniciativa privada. Agora listem as empresas capacitadas para tal empreitada (e com capital para isso);
Para ficar no idioma oficial da torcida azul: "Ready for, but not fitted with."
E mais uma vez, pela milésima vez, a coisa é bem mais acima que isso.
3. O acento é da Martin-Baker. Novidade, ela também fornece para o Rafale.
Esse equipamento é sujeito a embragos? Se for, vale para TODOS, já o motor, Fly By wire, FCS, softwares do FADEC e etc, NÃO.
Mas não deixa de ser um ponto em comum.
4. Os rádios de comunicação são da Rohde & Schwarz, o mesmo que está equipando os atuais F-5M e ALX, possivelmente o A-1M e quem sabe até o FX-2.
Mais uma vez vale para todos,e os rádios estão no ITAR?????
5. A AEL já vem trabalhando em alguns sistemas da suíte eletrônica, não para o FX-2 claro, mas que poderiam ser agregados ao mesmo, buscando assim uma maior comunalidade entre os meios da FAB.
O Rafale F-3 é o estado da arte da arte, vamos fazer um down grade nele? Se for, mais uma vez serve pata TODOS, e são itens que estão no ITAR?
6. Sobre o radar, o back-end é de responsabilidade da SAAB Microwave enquanto a antena será fornecida pela Selex, que é parceira da Mectron no desenvolvimento do Scipio.
Back end não garante nada, a prova irrefutável é que a Raytheon melou e a Thales idem, a gora a SAAB está catando quem faça uma antena prá ela. Vai continuar dependente de outros, muito dependente, em mais área crítica.
7. O IRST produzido por uma empresa brasileira para mim é novidade. Eu desconheço qualquer estudo viabilizado por uma empresa nacional nessa área.
Esse IRST é feito na "Hellman's a verdadeira viagem na maionese".
O pessoal se agarra nesses itens que já foram discutidos a exaustão aqui no DB, quando na verdade deveríamos discutir aquilo que realmente nos interessa, como por exemplo a liberdade de integração de armas e sensores
Isso "todos" garantem, pode subir mais uns três degraus na discussão.
Nenhum dos 3 concorrentes é perfeito, cada um tem vantagens e desvantagens, e se a FAB os selecionou é de esperar que qualquer um atenda às suas necessidades. Mas qual dos três seria o melhor para o Brasil? Eu não seria tão prepotente a ponto de responder a essa pergunta. Não é atoa que existe uma EQUIPE para selecionar o melhor PACOTE.
Agora sim, chegamos no cerne da questão toda. Só que como alguns perdem na área estratégica, estão puxando a discussão de volta ao hardware, parte que cabe à FAB analisar em maior grau.
Todo o resto está sendo deliberadamente posto para fora da discussão, mas é justamente essa parte geoestratégica, muitíssimo mais ampla em suas implicações, que vai decidir, afinal, todos os três atendem à FAB plenamente. Mas há outros atores além da FAB e todos são importantes, talvez mais até que a própria FAB.
Agora em um ponto eu tenho que concordar com o pessoal que critica o Gripen NG, mesmo a SAAB sendo uma empresa competente, o fator tempo não a favorece e 2014 está logo ali.


Abraços,

Wesley
Até isso teria um jeitinho, um empréstimo de Gripen-C da FAer sueca. Mas é esse o grade X no caminho da Suécia?

Abraços!




Carlos Mathias

Re: JAS-39 Gripen

#8187 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Out 03, 2009 11:25 am

E vou repetir: imaginemos que o Obama acorde de mau humor e diga 'seguinte, não se vende mais peça nenhuma que tenha a haver com avião pro Brasil!'

Pode fechar a EMBRAER e a FAB, com SOFA e tudo... 8-]
E vocês acham que esse movimento todo visa o quê, meu Deus do céu?????

Se estamos no Mangue, vamos comprar uma roupa de borracha ou vamos tentar sair do esgoto?




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Re: JAS-39 Gripen

#8188 Mensagem por Enlil » Sáb Out 03, 2009 11:33 am

Bender escreveu:Alguem tá afim de um Algodão Docê? Tem pra todo mundo!

Tem pipóca também [029]

.
Esse F-X2 se tornou o tema mais enfadonho do DB e tem "só" 5 tópicos dedicados... Só a leitura dos tópicos afins é muito cansativa; imagina entrar nessas intermináveis discussões cíclicas... Haja paciência para isso... Logo, prefiro pegar minha [029] e ficar só observando, já tenho trabalho demais em lidar com os azuis lá no Conflitos Passados & Atuais...




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Re: JAS-39 Gripen

#8189 Mensagem por FIGHTERCOM » Sáb Out 03, 2009 12:19 pm

Caro Carlos,

vai em azul...
Carlos Mathias escreveu: Aviões dos anos 50 são exemplo de hi end???? :roll: Citemos UM(1) motor hi end moderno americano, só um. Motor comercial não, esses são "trocáveis".
KC-390 usa motores comerciais, que são intercambiáveis, ou ao menos extremamente mais simples de se trocar que um motor de caça (esse sim um estado da arte muito mais caro que um motor comercial e com raras opções viáveis economicamente) e com muitas opções no mercado.
Em Integração, principalmente a parte que cabe à Engenharia, não existe nada simples. Motor, seja ele Comercial ou Militar, não é Plug and Play. E se for de interesse dos EUA, eles embargam qualquer equipamento. É vantajoso para eles? Depende dos interesses em jogo.
Carlos Mathias escreveu: Para ficar no idioma oficial da torcida azul: "Ready for, but not fitted with."
E mais uma vez, pela milésima vez, a coisa é bem mais acima que isso.
Então concordamos que estão todos na mesma situação?!
Carlos Mathias escreveu: Esse equipamento é sujeito a embragos? Se for, vale para TODOS, já o motor, Fly By wire, FCS, softwares do FADEC e etc, NÃO.
Mas não deixa de ser um ponto em comum.
Apenas comentei as "bandeirinhas", não entrei nessa seara de embargos.
Carlos Mathias escreveu: Mais uma vez vale para todos,e os rádios estão no ITAR?????
Novamente, apenas comentei as "bandeirinhas".
Carlos Mathias escreveu: O Rafale F-3 é o estado da arte da arte, vamos fazer um down grade nele? Se for, mais uma vez serve pata TODOS, e são itens que estão no ITAR?
E você teria como comprovar que a AEL está desenvolvendo sistemas defasados tecnologicamente? Não se esqueça que agora ela pertence à ELBIT. :wink:

Elbit Systems e AEL apresentam na LAAD seus sistemas de última geração
http://defesabrasil.com/site/noticias/l ... eracao.php
Carlos Mathias escreveu: Back end não garante nada, a prova irrefutável é que a Raytheon melou e a Thales idem, a gora a SAAB está catando quem faça uma antena prá ela. Vai continuar dependente de outros, muito dependente, em mais área crítica.
Será que não garante nada mesmo? Como você mesmo disse ela já mudou de fornecedor por duas vezes, e mesmo assim os trabalhos prosseguem. Acredito que você saiba qual a funcionalidade da back-end.
Carlos Mathias escreveu: Esse IRST é feito na "Hellman's a verdadeira viagem na maionese".
Isso eu já não sei.
Carlos Mathias escreveu: Isso "todos" garantem, pode subir mais uns três degraus na discussão.
É justamente um dos ítens de maior interesse da FAB. Já para outros ítens oferecidos, não sabemos se existem empresas capacitadas.
Carlos Mathias escreveu: Agora sim, chegamos no cerne da questão toda. Só que como alguns perdem na área estratégica, estão puxando a discussão de volta ao hardware, parte que cabe à FAB analisar em maior grau.
Todo o resto está sendo deliberadamente posto para fora da discussão, mas é justamente essa parte geoestratégica, muitíssimo mais ampla em suas implicações, que vai decidir, afinal, todos os três atendem à FAB plenamente. Mas há outros atores além da FAB e todos são importantes, talvez mais até que a própria FAB.
Concordo, mas o erro do governo foi querer passar a imagem de que somente os franceses transferem tecnologia, agora temos a SAAB e a Boeing fazendo suas propostas e colocando isso abertamente na mídia. O presidente Lula deveria ter deixado claro desde o inicio que a escolha tinha implicações geoestratégicas. Depois de armada toda essa confusão, abrindo brecha para os mais diversos questionamentos, terá que justificar a opção pelo pacote francês.
Carlos Mathias escreveu: Até isso teria um jeitinho, um empréstimo de Gripen-C da FAer sueca. Mas é esse o grade X no caminho da Suécia?
O problema é por quanto tempo teríamos que nos virar com esse tampão.
Abraços,

Wesley




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Re: JAS-39 Gripen

#8190 Mensagem por AlbertoRJ » Sáb Out 03, 2009 12:57 pm

Santiago escreveu:FSP, 03/10
Suécia melhora proposta de caça e atrai Lula

Oficiais da Aeronáutica enviam ao presidente filme sobre o Gripen; Embraer também manifesta preferência pelo avião Governo sueco planeja aproveitar ida de presidente a Estocolmo na próxima terça para convencê-lo das vantagens de seu jato

ELIANE CANTANHÊDE
COLUNISTA DA FOLHA

O programa FX-2, de renovação da frota de caças brasileiros, entrou na reta final ontem, quando todas as três empresas finalistas formalizaram suas propostas definitivas à FAB, com melhores preços e condições. O Rafale, da francesa Dassault, é o preferido da área política, mas o Gripen NG, da sueca Saab, continua no páreo por ser mais barato e oferecer maior transferência de tecnologia.
O terceiro concorrente é o F-18 Super Hornet, da norte-americana Boeing, tido, inclusive no mercado, como praticamente fora da disputa.

Apesar da preferência política do Planalto e da Defesa pela França, Lula aproveitou um dos voos para o exterior para ver um filmete de cinco minutos da Saab, em português, sobre o Gripen NG. Conforme a Folha apurou, ele comentou: "Puxa, eu não sabia disso!"

Esse mesmo filme, mostrado ontem na Embaixada da Suécia para jornalistas, diz em resumo que a indústria nacional será responsável por 40% do desenvolvimento do Gripen NG e que o Brasil poderá exportar o avião para a América do Sul e para seus parceiros tradicionais, além de fornecer as peças de todos os Gripen vendidos pela Suécia "para todo o planeta".

O filme foi "contrabandeado" para Lula por oficiais da Aeronáutica, que veem vantagens no Gripen NG por ser um projeto em desenvolvimento que já conta com a participação de técnicos brasileiros.
Pilotos do país já voaram no "demonstrador de conceito", uma espécie de prévia do avião, cuja fabricação no Brasil está prevista desde o início, com a primeira entrega em 2014. E com 175% de contrapartidas industriais e em pesquisa correspondentes ao valor do pacote.

Também a cúpula da Embraer tem manifestado apoio ao pacote sueco. A empresa será diretamente beneficiada pela transferência de tecnologia e ao se transformar em fornecedora de peças de aviões de caça.

Representantes da Saab reclamam que o ministro Nelson Jobim, principal responsável pela condução do processo, visitou as instalações militares da França, dos EUA e até da Rússia (cujo Sukkoi foi desclassificado), mas não foi às da Suécia.

Na terça, Lula estará em Estocolmo para a 3ª Cúpula Brasil-União Europeia. A questão dos caças será prioridade do governo sueco, com um apoio discreto da Embraer.
As últimas manifestações dos governos tanto do Brasil como da França foram de que o negócio caminha para os Rafale, no rastro do pacote de submarinos e helicópteros, estimado em R$ 20 bilhões.

Só não há sinais aparentes a favor dos F-18, considerados os mais sofisticados do mundo. O governo brasileiro não crê nas promessas dos EUA de transferência real de tecnologia.
Um fato novo é que a americana Trans States Holding acaba de anunciar a compra de cem aviões de transporte regional da Mitsubishi Aircraft, japonesa. A empresa nunca exportou aviões, ao contrário da Embraer, uma das maiores fabricantes desse tipo de avião.

Equipe da FAB redigirá o relatório final a ser submetido ao Alto Comando da Aeronáutica. O resultado irá para Defesa, Planalto e Conselho de Defesa Nacional. A decisão é de Lula.

Olha só.
Estão querendo fazer o Lula passar por um papel de bobo da corte.

[]'s




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