Fica então o véio ahã ahã...

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
Bolovo escreveu: Ter Mai 01, 2018 12:19 pm Ah, entendi.
Então o Rafale é exportado para três países diferentes e isso é um defeito e não uma qualidade. Todo mundo compra de tudo, menos o jackfrukt, curioso, não? Tá tudo muito claro agora.
Obrigado, titio reaça.![]()
Pô, Administrador, assim fica difícil... vc me chama de Shelly a muito mais tempo, com motivos obviamente óbvios de manchar a minha imaculada imagem aqui no DB. Te chamar de reaça é apenas um saudável troco a tudo isso, até porque sempre que eu posto algo você vem com ad hominem gratuito e me ataca e não ataca meus argumentos. Portanto, não me resta nada mais a não ser advertir os seus posts onde eu sinto que estou sendo atacado. Administrador, você será obrigado, pelas leis do fórum que você mesmo administra, a se auto-advertir. Uma situação realmente muito constrangedora. Porém, tudo isso é apenas bobagem pra desviar o foco, vamos retomar o assunto principal que é o homérico desastre do primeiro Gripen ser entregue após 8 anos da assinatura do contrato. Isso é algo sem semelhante no mundo, uma espécie de 7x1 dos contratos militares.Túlio escreveu: Ter Mai 08, 2018 4:50 pm Tá, agora o Shelly surtou. É no que dá tentar ME TROLAR com viagem na maionese...![]()
![]()
![]()
Aliás, sobre só usar meu nome (não uso nick), bueno, o abaixo o é?
Bolovo escreveu: Ter Mai 01, 2018 12:19 pm Ah, entendi.
Então o Rafale é exportado para três países diferentes e isso é um defeito e não uma qualidade. Todo mundo compra de tudo, menos o jackfrukt, curioso, não? Tá tudo muito claro agora.
Obrigado, titio reaça.![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Resumindo, em 2014, a FAB enxergava uma demanda para a Defesa Aérea do Brasil entre a assinatura do contrato do FX2 e a entrega dos primeiros caças para um esquadrão operacional (entre 2019 e 2020 como calculado na época), por isso viria um esquadrão de Gripen C/D como tampão enquanto isso. O que vemos hoje? Nenhum tampão e primeiros caças operacionais em 2021. E tem gente batendo palmas. Eu to mentido? Não, não estou. Só estou cobrando o que o próprio CA dizia publicamente. Se não gostou não venham reclamar comigo, vão reclamar com a FAB.Suécia vai emprestar caças até novo Gripen chegar, diz FAB
Comandante Juniti Saito falou no Senado sobre compra de caças.
Até 2018, o Brasil deverá usar aviões emprestados pela Suécia.
27/02/2014 12h15 - Atualizado em 27/02/2014 12h17
Priscilla Mendes
Do G1, em Brasília
O comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, disse nesta quinta-feira (26) que a Força Aérea sueca vai emprestar 10 a 12 aeronaves ao Brasil enquanto não chegam os caças recém adquiridos Gripen NG, o que está previsto para 2018. Os caças emprestados devem vir para o país a partir de 2016, segundo Saito. O chefe da Aeronáutica brasileira participou de audiência pública no Senado para dar explicações sobre a negociação, oficializada em dezembro de 2013, para a compra 36 novos caças suecos por US$ 4,5 bilhões.
Os caças que deverão ser emprestados são os Gripen CD, de uma geração anterior aos adquiridos pelo Brasil, e deverão suprir até 2018 a demanda da Força Aérea Brasileira (FAB), que desativou no final do ano passado os caças franceses Mirage 2000.
Em 18 de dezembro de 2013, o governo brasileiro anunciou a compra de 36 caças supersônicos do modelo sueco Gripen NG, após 15 anos de negociações. Outras duas empresas, a norte-americana Boeing e a francesa Dassault, disputavam com a Saab, fabricante do Gripen, o fornecimento dos caças ao Brasil.
A possibilidade de empréstimo já havia sido levantada na época em que a compra foi anunciada. Segundo o brigadeiro Saito, porém, agora há "compromisso" por parte da Suécia, ainda que o contrato de compra não esteja assinado, o que está previsto para o final de 2014.
"O general sueco ofereceu empréstimo dessas aeronaves ao Brasil, que deverão chegar no primeiro semestre de 2016. Serão entre 10 a 12 aeronaves para suprir essa demanda de Defesa Aérea do país. É importante lembrar que apesar de os Gripen NG chegarem em 2018, nós só poderemos estruturar um esquadrão a partir de 2019 e 2020. Por isso supriríamos nossa necessidade com essas aeronaves CD", declarou o comandante durante audiência na comissão de Relações Exteriores do Senado.
Até a chegada das aeronaves emprestadas, a defesa do espaço aéreo será feita pelos 57 caças F-5 que o Brasil já possui. Essas aeronaves, recebidas pela FAB na década de 70, têm menor alcance que as aposentadas Mirage 2000, mas foram modernizados com a troca do radar, dos sistemas de bordo e dos armamentos, conforme o brigadeiro.
O líder do PSDB no Senado, Aloysio Nunes (SP), questionou se os pilotos brasileiros estão treinados para operar os caças Gripen CD. De acordo com Saito, a Suécia ofereceu treinamento a dois profissionais brasileiros, que irão em agosto àquele país.
"Os pilotos não vão ter dificuldade. Não é bem pegar e sair, precisa fazer um curso para ter capacidade operacional para operar esses aviões, mas isso não vai durar mais de um ano. Já este ano, embora o contrato não esteja finalizado, a Suécia já ofereceu para que dois pilotos nossos fossem à Suécia para começarem a fazer o treinamento no Gripen CD˜, explicou o comandante.
FAB desiste de alugar caças Gripen, afirma diretor do DCTA
30 de junho de 2015
O cenário de ajuste fiscal no Brasil colocou por terra o projeto de arrendamento de 12 caças Gripen C/D, modelo antecessor da nova geração NG, que está sendo adquirida pela Força Aérea Brasileira (FAB). A necessidade operacional da FAB continuará sendo suprida, ainda que precariamente, pelos caças F-5 modernizados pela Embraer.
“Diante da atual conjuntura de ajuste fiscal, o Comando da Aeronáutica começou a avaliar, como alternativa, a possibilidade de antecipar o simulador de voo do Gripen NG, como forma de propiciar a familiarização dos pilotos e mecânicos com a nova plataforma”, disse o diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), brigadeiro Alvani Adão da Silva.
Além do treinamento dos pilotos propriamente dito, segundo Alvani, o simulador também permitirá uma melhor avaliação das potencialidades do novo caça e até a possibilidade de serem sugeridas mudanças na plataforma, no sentido de melhorar a sua performance.
A proposta de arrendamento, segundo ele, começou a ser discutida entre o Comando da Aeronáutica e o governo sueco no ano passado. O negócio não tinha nenhuma relação com a compra dos 36 caças do programa FX2. O aluguel dos aviões era considerado uma solução interina, que iria preencher a lacuna operacional entre a desativação das aeronaves Mirage F2000 ,em dezembro de 2013, e a entrega dos primeiros jatos Gripen NG, prevista para ocorrer a partir de 2019.
A FAB esclareceu que o contrato de aquisição do Gripen, assinado em outubro de 2014, foi firmado em coroas suecas, correspondendo a um valor de US$ 5,4 bilhões na época. Hoje, porém, este montante equivale a cerca de US$ 4,6 bilhões, já que houve variação na taxa de câmbio entre o dólar americano e a coroa sueca. A taxa de conversão utilizada, segundo a FAB, foi a do Banco Central do Brasil.
Sobre o contrato de financiamento dos caças, o diretor do DCTA disse que qualquer redução que se consiga nas taxas de juros é um esforço que está sendo feito para melhorar a situação fiscal do país. “Este contrato é tão importante para o Brasil quanto para a Suécia. Acredito que os dois lados estão em sintonia para buscar uma solução. Para quem esperou 18 anos, um ou dois meses a mais não faz diferença”, afirmou.
O brigadeiro admitiu, porém, que se não houver um acordo antes do mês de agosto, será necessário fazer um ajuste no cronograma de envio dos técnicos e engenheiros brasileiros que irão trabalhar no desenvolvimento dos primeiros caças na Suécia.
Pelo acordo acertado entre Saab e a FAB, a empresa sueca vai receber 357 engenheiros de empresas brasileiras e do DCTA. A maior parte, 240 profissionais, será enviada pela Embraer, empresa que também coordenará as atividades de desenvolvimento, produção e montagem do avião no Brasil. Também foram selecionadas para participar do desenvolvimento do Gripen NG as empresas Inbra, Ael Sistemas, Akaer, Atech e Mectron.
FONTE: Valor Econômico
Eu gostaria REALMENTE de saber quem, como e quando eu estou trollando alguém porque não faço esse tipo de coisa. Estou ficando extremamente chateado com esse assunto. Meus questionamentos são válidos, se alguém sente raiva por isso o problema não está comigo. Considero um absurdo assinar um contrato em 2014 e ter um produto entregue em 2021. Absurdo não, considero surreal, é muito tempo. Falam em entrega em 2019, mas do PROTÓTIPO, não do avião operacional. Seria como dizer que o AMX foi entregue para a FAB em 1985 e não em 1989. E na época justificava-se essa faixa de tempo grande pela vinda de um tampão (se não veio depois, por causa de orçamento, é outra história, o problema continua). E eu não sigo "missão" de ninguém. Estou realmente consternado por você ter insinuado isso, eu li duas vezes para ver se você realmente escreveu isso. Não dá pra acreditar. Todo esse celeuma começou só porque eu postei uma notícia publicada ontem falando que o primeiro caça operacional será entregue em 2021, coloquei a minha opinião (eu considero o Gripen NG um desastre e daí? Minha opinião não vai mudar nada, vcs não podem escutar uma opinião contrária? Deus do céu) e você, administrador do fórum, fez o que? Me desqualificou, fez chacota, me botou apelido, posta memes, coloca um monte de risadinha. Sou eu mesmo que estou trollando? Estou aqui simplesmente porque eu quero, se pareço chato por postar aquilo que não querem ver, não posso fazer nada.Túlio escreveu: Ter Mai 08, 2018 8:58 pm @Bolovo, me TROLAR tudo bem, sei levar nas buenas; já fazer isso a outros Colegas, como obviamente está acontecendo, vai te levar por um caminho que ainda não tinhas trilhado aqui.
Não estou brincando. E sabes que "livro debaixo do braço" não ajuda quando sou eu. Entendas como quiseres, mas pares o que estás fazendo. Te deram uma missão suicida em "algum lugar" ou estás apenas testando para ver até onde dá para ir? Bueno, estás apenas a um pequeno passo do local...