TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#81706 Mensagem por Bolovo » Seg Abr 30, 2018 10:56 pm

Túlio escreveu: Seg Abr 30, 2018 10:37 pm Ué, Monsieur Tikunà, o Saito agora é ou foi CEO da SAAB? Acho que não. Aliás, comparar churrasco de cem pila com caças de USD 5 bi é meio forçado, ou ao menos assim me parece. Vamos tirar a teima, cupincha: perguntes AO DIENECES sobre promessas de churrascos... :lol: :lol: :lol: :lol:
A Saab inventar um monte de história pra vender um produto é uma coisa, o que eles vão fazer o que está no contrato é outra e por fim, outra complemente diferente são membros da FAB afirmarem um monte de coisas em público sem que isso seja verdade. Só posso concluir duas coisas: estão mentindo (o que seria inaceitável) ou foram enganados (o que é até pior, pois demonstraria incompetência). Eles não fariam tais afirmações sem o mínimo de embasamento, né?

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6732 vezes
Agradeceram: 7037 vezes
Contato:

#81707 Mensagem por Túlio » Seg Abr 30, 2018 11:22 pm

Bolovo escreveu: Seg Abr 30, 2018 10:56 pm
A Saab inventar um monte de história pra vender um produto é uma coisa, o que eles vão fazer o que está no contrato é outra e por fim, outra complemente diferente são membros da FAB afirmarem um monte de coisas em público sem que isso seja verdade. Só posso concluir duas coisas: estão mentindo (o que seria inaceitável) ou foram enganados (o que é até pior, pois demonstraria incompetência). Eles não fariam tais afirmações sem o mínimo de embasamento, né?
Memória anda fraca, hein Shelly (saudades do Novo Cristo, talvez) :twisted: ? Já esqueceste "daqueles" Wikileaks do subitamente honesto e verdadeiro Saito na embaixada dos EUA, pedindo PELAMOR algo de concreto sobre o F-18 para ter o que mostrar? POWS, a quanto amos o japa servia ao menso tempo???

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Bolovo
Sênior
Sênior

#81708 Mensagem por Bolovo » Ter Mai 01, 2018 12:09 am

Túlio escreveu: Seg Abr 30, 2018 11:22 pm
Bolovo escreveu: Seg Abr 30, 2018 10:56 pm
Memória anda fraca, hein Shelly (saudades do Novo Cristo, talvez) :twisted: ? Já esqueceste "daqueles" Wikileaks do subitamente honesto e verdadeiro Saito na embaixada dos EUA, pedindo PELAMOR algo de concreto sobre o F-18 para ter o que mostrar? POWS, a quanto amos o japa servia ao menso tempo???
O famoso cable 09BRASILIA952_a é motivo de no mínimo uma exoneração, pra não dizer outra coisa. Mas eu estava me referindo as audiências no senado onde o Saito, então comandante da FAB, e o Crepaldi, então chefe do Copac, afirmaram um monte de coisa sem sequer saber se iria se realizar ou não, como é o caso da "exclusividade de venda pra América latina" que todos nós sabemos hoje ser bobagem de primeira qualidade. Bem, eu jamais faria afirmações como aquelas no senado (senado!!) a não ser que eu tivesse certeza completa desses fatos. Você sabe como é né, a história é terrível e não perdoa ninguém.

Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 419 vezes

#81709 Mensagem por Marechal-do-ar » Ter Mai 01, 2018 12:27 am

No fim, isso só vai ter importância quando e se a jackfrukt for vendida para algum país sul americano ou africano, que não tem tradição de comprar caças novos.

É mais ou menos como uma antiga namorada que disse que se ela ganhasse na megasena me daria metade.

"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2089 vezes
Agradeceram: 2652 vezes

#81710 Mensagem por knigh7 » Ter Mai 01, 2018 12:36 am

Agora o Gripen E é uma jaca.

Vou te contar... :? :?

Tem um monte de informação boa sobre o projeto. Se dão ao trabalho de procurarem informação de 2013, mas nunca sabem sobre as boas informações que estão ao alcance das mãos.

EDIT MOD - Túlio.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#81711 Mensagem por Túlio » Ter Mai 01, 2018 1:09 am

Marechal-do-ar escreveu: Ter Mai 01, 2018 12:27 am No fim, isso só vai ter importância quando e se a jackfrukt for vendida para algum país sul americano ou africano, que não tem tradição de comprar caças novos.

É mais ou menos como uma antiga namorada que disse que se ela ganhasse na megasena me daria metade.
Falar em namorada(o), acaso estás VIÚVO? Tá com jeito... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 419 vezes

#81712 Mensagem por Marechal-do-ar » Ter Mai 01, 2018 1:15 am

Túlio escreveu: Ter Mai 01, 2018 1:09 am Falar em namorada(o), acaso estás VIÚVO? Tá com jeito... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
Não, na realidade fui mais esperto do que você, terminei antes de casar e não tive custos com o divorcio.

"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Bolovo
Sênior
Sênior

#81713 Mensagem por Bolovo » Ter Mai 01, 2018 8:41 am

knigh7 escreveu: Ter Mai 01, 2018 12:36 am Agora o Gripen E é uma jaca.

E tá errado? O termo "jaca" surgiu nos blogs e fóruns de defesa durante o FX2 para se referir ao Rafale, pois na época ainda não tinha sido exportado para nenhum país, então faziam chacota como se fosse um produto encalhado. Os gripeiros eram um dos mais entusiasmados usuários desse termo. Pois bem, praticamente 5 anos depois da decisão do FX2, o Rafale tem 96 exportações confirmadas para 3 países diferentes (Egito, Índia e Qatar), e tanto o Super Hornet como o Gripen contam com apenas 36 exportações cada, ambas para um único cliente (Brasil e Austrália). Se existe algum "troféu jaca", no momento pertencem a esses dois últimos, em especial ao Gripen, pois o Super Hornet tem interesse sério de Canadá e Kuwait, além de mais (muito mais) unidades encomendadas pelo país de origem. É, não tem jeito mesmo, é uma jaca mesmo, ou melhor, em sueco, uma jackfrukt. O mundo dá voltas, não dá?

arcanjo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 381 vezes
Agradeceram: 839 vezes

#81714 Mensagem por arcanjo » Ter Mai 01, 2018 9:19 am

DAN – Se a Saab vender o Gripen na América Latina, ele será fabricado no Brasil ou na Suécia?

Fredrik – Isso é algo que deve ser discutido e decidido com o futuro cliente na América Latina, no caso de um contrato.
Tempestade em copo d'água... :?

Onde está escrito, explicitamente, que a SAAB irá fabricar o Gripen para a América Latina?

Vocês acreditam piamente que no caso da Colômbia, por exemplo, vier a adquirir o Gripen, este será fabricado na Suécia e atravessará todo o Atlântico para ser entregue para alguém que mora ao nosso lado?

Para mim não faz sentido... a ver...

abs.

arcanjo

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#81715 Mensagem por Túlio » Ter Mai 01, 2018 10:55 am

Marechal-do-ar escreveu: Ter Mai 01, 2018 1:15 am
Túlio escreveu: Ter Mai 01, 2018 1:09 am Falar em namorada(o), acaso estás VIÚVO? Tá com jeito... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
Não, na realidade fui mais esperto do que você, terminei antes de casar e não tive custos com o divorcio.
Não é dessa viuvez que falo, e sabes disso... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#81716 Mensagem por Túlio » Ter Mai 01, 2018 11:28 am

Bolovo escreveu: Ter Mai 01, 2018 8:41 am
knigh7 escreveu: Ter Mai 01, 2018 12:36 am Agora o Gripen E é uma jaca.

E tá errado? O termo "jaca" surgiu nos blogs e fóruns de defesa durante o FX2 para se referir ao Rafale, pois na época ainda não tinha sido exportado para nenhum país, então faziam chacota como se fosse um produto encalhado. Os gripeiros eram um dos mais entusiasmados usuários desse termo. Pois bem, praticamente 5 anos depois da decisão do FX2, o Rafale tem 96 exportações confirmadas para 3 países diferentes (Egito, Índia e Qatar), e tanto o Super Hornet como o Gripen contam com apenas 36 exportações cada, ambas para um único cliente (Brasil e Austrália). Se existe algum "troféu jaca", no momento pertencem a esses dois últimos, em especial ao Gripen, pois o Super Hornet tem interesse sério de Canadá e Kuwait, além de mais (muito mais) unidades encomendadas pelo país de origem. É, não tem jeito mesmo, é uma jaca mesmo, ou melhor, em sueco, uma jackfrukt. O mundo dá voltas, não dá?
Tá errado sim: os gripados (e, mesmo apoiando o Gripen por puro realismo, embora continue Flankeiro, digo que os Russos podem até, ao menos segundo alegam as viúvas, vender Ferrari a preço de Uno e peças idem mas acho brabo de eles venderem QAV a um terço do preço, que é mais ou menos a diferença de consumo entre a Marreta do Diabo e o mosquitinho Sueco) zoavam um caça que já estava em produção fazia vários anos e necas de exportações, chegando a cadência de produção a cair para bem menos de um por mês e inclusive tendo corrido o risco de ser encerrada prematuramente :shock: ; e comparas uma desgraceira dessas com um caça que ainda está a uns três anos de entrar em produção? POWS, cupincha, nem me avisaste e desististe de ser PUTISTA para virar PROFETA DO APOCALIPSE??? :lol: :lol: :lol: :lol:

Sobre os exemplos que citaste da maravilha que é o Rafale (pois é, não lembro de tê-lo chamado de "jaca" uma só vez, bem como "boca de caixote" ao Typhoon, isso é coisa do teu guru Carlos Mathias, eu até postava no mesmo sentido que ele - afinal, ambos somos membros fundadores da Irmandade FLANKER enquanto, de modo algo irônico, defendias o Gripen com unhas e dentes e bobear até acho post teu chamando o Rafale de "jaca" :twisted: - pois os acho caças fantásticos, ainda que com muita$ coi$a$ a melhorar, apenas acredito que não cabe no bolso da FAB, igual ao FLANKER), vamos ver:

:arrow: ÍNDIA - Compra caça de todo mundo, faz uma montanha de exigências cuja própria parte não sabe cumprir (lembrar quão bagunçado foi o negócio com o mesmo Rafale, que teria uma versão Indiana mas o que desse errado teria que ser assumido pelo Françuá e agora parece que pularam fora do PAK-FA), vive desenvolvendo caças que são verdadeiras tranqueiras (Marut, Ajeet, Tejas) que sua própria Força Aérea desdenha, e parece que quer Gripen também...

:arrow: QATAR - PELAMOR, aí sim é brabo de entender, pelo jeito compram só de ver e achar bonito; é F-15, é Rafale, é Typhoon, vai entender essa gente. Se o Emir der de cara com um Gripen e enxergar o WAD funcionando, eu não duvido de nada. [003]

:arrow: EGITO - Outro rei da salada de caças: eles vêm de uns 3 ou 4 Países diferentes. Assim de memória, Rússia, EUA e França, mais de um modelo cada um, que vai de F-16 a J-7, de Mig-21 a Rafale, de MiG-35 a Mirage 2000. Com essa salada toda, se botarem o olho num Gripen... :lol: :lol: :lol: :lol:

Bolovo
Sênior
Sênior

#81717 Mensagem por Bolovo » Ter Mai 01, 2018 12:19 pm

Ah, entendi.

Então o Rafale é exportado para três países diferentes e isso é um defeito e não uma qualidade. Todo mundo compra de tudo, menos o jackfrukt, curioso, não? Tá tudo muito claro agora.

Obrigado, titio reaça. :lol:

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#81718 Mensagem por Túlio » Ter Mai 01, 2018 2:59 pm

Bolovo escreveu: Ter Mai 01, 2018 12:19 pm Ah, entendi.

Então o Rafale é exportado para três países diferentes e isso é um defeito e não uma qualidade. Todo mundo compra de tudo, menos o jackfrukt, curioso, não? Tá tudo muito claro agora.

Obrigado, titio reaça. :lol:
Onde foi que falei em DEFEITO no Rafale??? :shock: :shock: :shock: :shock:

Aliás, querido Shelly Cooper, :twisted: the smelly pooper :twisted: , ao menos leste o que escrevi? Pelo jeito não...

Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#81719 Mensagem por Carlos Lima » Ter Mai 01, 2018 3:26 pm

Eu nao entendo essa coisa de debater outros avioes nesse topico.

O vencedor do F-X foi o Gripen. Temos que debater o Gripen.

Se as bandeirinhas prometidas e as que irao acontecer sao diferentes, isso 'e um problema.

Se os avioes que poderiam ser vendidos na Am Latina que antes eram exclusividades da montadora brasileiras agora tem que disputer com os suecos, isso 'e um problema.

Se so vamos produzir pecas para aeronaves brasileiras e nao para as suecas, isso 'e um problema.

Se os suecos se amarrarem e nao comprarem o KC-390 isso 'e um certo problema.

etc.

[]s
CB

CB_Lima = Carlos Lima :)
arcanjo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 381 vezes
Agradeceram: 839 vezes

#81720 Mensagem por arcanjo » Ter Mai 01, 2018 5:49 pm

https://image.ibb.co/eSz7Jc/p31_1.jpg

Pergunta:

A SAM (Saab Aeronáutica Montagens) terá a participação do Grupo Inbra (como previsto anteriormente) em sua nova fábrica de componentes no bairro Cooperativa em São Bernardo do Campo?

abs.

arcanjo

Responder