Me permita apenas uma observação !Túlio escreveu:Justamente por isso deixei claro que és o melhor posicionado (por teres uma base muito maior e melhor de conhecimentos reais) para sossegar o facho dos indefectíveis haters e - esqueci, conserto agora - os lovers, que fazem ou tentam fazer o Gripen parecer a versão voadora da Pedra Filosofal. Não é nos extremos que se acha alguma solução que preste.Justin Case escreveu:Olá, Túlio.
Esquecendo se é Gripen, F-18, Rafale, Typhoon ou qualquer russo, eu me manifestei porque o gráfico apresentado é exagerado e inconsistente.
O que eu fiz foi pegar o tal desempenho padrão de um AESA com antena fixa, defasar o eixo em 30 graus e girar, que é exatamente o que faz um swashplate.
Com isso pudemos perceber que o tal radar verde não é equivalente ao vermelho em termos de alcance fixo, e que o gráfico resultante não reflete o padrão de detection range de um radar swashplate, seja no alcance no eixo ou nas laterais. Ou seja, é falso. Não é uma promessa do fabricante nem um requisito a atingir.
Se alguém publicar no fórum que o Gripen, partindo do alerta no solo, é capaz de interceptar inimigo bem mais longe do que um caça equivalente bimotor, vou analisar e chegar à conclusão de que: Faz sentido! Por ser monomotor, deve levar 40 segundos a menos para dar partida e decolar, e isto pode representar muitas milhas de vantagem na distância de interceptação.
O fato de termos escolhido o Gripen tem muitas vantagens e também várias desvantagens. Estou certo de que, daqui a alguns anos, teremos um excelente vetor na FAB.
No entanto, considero que publicar fake news ou propaganda enganosa para iludir público leigo é condenável, não importando a marca ou origem do produto.
Abraço,
Justin
Eu, Túlio, vejo o Gripen como o primeiro caça que adotamos e que incorpora - e de origem - características especificadas pela FAB. Historicamente, o Thunderbolt que voamos nos anos 40 era o mesmo especificado para o USAAC, nós que nos adaptássemos; depois veio Meteor, P-80/T-33, mais do mesmo só que a jato. Nos 70, Mirage com umas poucas alterações feitas e integradas pela França e F-5B/E, sendo que nestes, e com montes de problemas - vários causados pelas políticas dos EUA - terminamos mexendo ali pelo fim dos 90 até chegar ao EM/FM, que é o que temos aí.
Na continuação este quadro vai mudar e muito, teremos pela primeira vez um caça em que tivemos voz ativa desde o desenvolvimento final, a ponto de haver diferenças importantes entre a nossa versão e a da Suécia, como o WAD e ainda a versão F, que duvido que sirva para algo mais do que aprendermos ainda mais sobre mexer no projeto de um caça 4,5G. De qualquer ângulo que se veja, é mesmo um ótimo negócio! Não faz diferença para pior se o radar pode varrer "apenas" um azimute de uns "míseros" 15 ou 20 graus a mais do que qualquer outro e para cada lado.
Se isso faz do Gripen a solução perfeita para todas as necessidades da FAB? Duvido e muito! Desde que comecei no DB, quase 13 anos atrás, sempre insisti na falta que faz um A-2, ou seja, algo que partisse do AMX, que conhecemos bem e fabricamos por um tempão, que incorporasse (p ex) uma versão sem PC (que aliás já existe) da F-414 (talvez um par), furtividade (já desenvolvemos tanto materiais quanto tinta absorvente de radiações eletromagnéticas) e bomb bays.
Porque com Gripen ou sem Gripen (ou qualquer outro caça conhecido), a capacidade de atacar com pouquíssima chance de ser impedido continua a ser para mim muito mais deterrente do que a de simplesmente interceptar atacantes (embora, claro, esta tenha inegável valor).
E talvez o Gripen F nos aproxime um pouco mais disso.
É o que penso.
TODOS nós aqui somos "Lovers", razão inclusive de estarmos aqui, você mesmo um flankeiro (equilibrado sem dúvida), Justin e Marechal rafaleiros, Lima "lover" de tudo que não seja Gripen
![Smile :)](./images/smilies/icon_smile.gif)
Eu gripeiro, de certo que gosto de enaltecer os pontos fortes e até por ser um equipamento recém desenvolvido tem muitos, além das "novidades tecnológicas", mas, até pela quantidade de "haters", procuro respaldar com links todas as informações ... tanto é que resta aos críticos basicamente, PDF, Marketing e AMX ... raramente sai disso.
O amigo Justin, teve o trabalho de editar uma imagem para criticar o "Marketing" só esqueceu que 60 graus de cobertura estática mais 40 graus de rolamento só podem resultar em 100 graus e nunca em 90. Tiro no pé !
![Neutral :|](./images/smilies/icon_neutral.gif)
Além do alcance propositalmente menor, só não explica menor em relação a quem ...
Enfim, paixões à parte, nosso caça tem defeitos e qualidades, como todos os outros, porém para a FINALIDADE almejada pela FAB, a saber, um componente de nosso sistema de defesa aérea capaz de negar nosso espaço aéreo, além de capacitação de nossa indústria, penso eu, que não há escolha mais adequada.