FCarvalho escreveu:Knigh7 escreveu:
Se a FAB tivesse comprado um tampão para substituir o tampão dos M2000 em AN o FX2 não teria sido resolvido. A gente iria viver de tampões.
A minha esperança de um segundo lote do GripenNG é justamente pela impossibilidade de ficar esticando a vida útil daquela quantidade grande de F-5M. A FAB não vai cometer o erro de comprar um tampão ou um lift para substituí-los. Vai deixar os esquadrões sem dotação como fez com o GDA.
A propósito Luís Henrique: o pres. da COPAC não respondeu que irá ficar em 36 caças, nem deu a entender que essa quantidade de Gripens é a necessária. Ele respondeu que a quantidade está em estudos.
Mas eu gostei da outra abordagem da resposta que eu coloquei na página anterior. Porque a questão da disponibilidade muitas vezes escapa das discussões.
A questão como sempre Luis é de custo benefício. Não temos como saber se realmente a FAB iria conseguir um caça novo sem antes convencer os políticos a gastar dinheiro em algo que, para eles, e meio mundo aqui no Brasil, nunca esteve na lista de prioridades de ninguém.
No mais imagines se já foi complicado mesmo o Gripen levando os dois FX's chegarmos até aqui, com F-5 e tudo sendo a base da defesa aérea - para os leigos eles são pintados como um puta caça - o que não seria se tivéssemos F-16 e por aí vai..
abs
Eu acho que já pensei como vocês.
Mas hoje não concordo mais com essa política.
A política do QUANTO PIOR, MELHOR.
Vocês realmente acreditam que os políticos são comovidos por este tipo de estratégia???
Vocês acreditam que o governo fechou contrato com a SAAB para adquirir 36 Gripen NG, APENAS porque a FAB opera uma frota de F-5M?
Acreditam, que se a FAB operasse uma frota de F-16 MLU o contrato com a SAAB não ocorreria?
Os políticos não sabem a diferença entre F-5M e F-16 MLU.
Mas a FAB sabe.
Vamos ACORDAR para alguns fatos:
1) A Venezuela adquiriu F-16 em 1982.
2) O Peru adquiriu MiG-29 em 1997.
3) O Chile adquiriu F-16 em 2002.
4) A Venezuela adquiriu Su-30 em 2006.
A FAB recebeu o primeiro F-5 M Modernizado em 2005. E na mesma época estava formalizando a modernização do A-1 por cerca de U$ 350 mi.
Eu não sei se vocês lembram, mas vou refrescar alguns NÚMEROS:
1) U$ 285 mi modernização dos F-5
2) U$ 350 mi modernização dos A-1 (depois foi reduzido)
3) e$ 80 mi aquisição de 12 Mirage 2000 C
4) U$ 105 mi Reccelite, sky shield, litenning para os F-5 M
5) U$ 55 mi aquisição de 11 f-5 da Jordania
6) U$ 107,5 mi modernização dos F-5 Jordanianos
Total Aproximado = U$ 1 BILHÃO
O Chile no ano de 2005, adquiriu 18 F-16 MLU por U$ 180 mi.
U$ 10 mi CADA.
Daria ou não daria para a FAB ter 108 F-16 MLU ???
A FAB teria os mesmos argumentos junto ao governo. Dizendo que os F-16 foram adquiridos USADOS.
E que já são velhos e precisam de substitutos.
Não apoio essa tese de quanto pior, melhor para conseguir alguma coisa com o governo.
Pelo menos nos últimos 10 anos a FAB teria tido um poder aéreo bem maior.