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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Qua Out 25, 2017 12:03 am
por Carlos Lima
Penguin escreveu:Carlos Lima escreveu:Esse 'e um fato... muitos aqui falaram o tempo todo que existia um papo de vendedor e que atrasos seriam esperados porque o Gripen DEMO nao resolveria os problemas de um projeto como o Gripen E.
A realidade 'e essa a'i que estamos vendo.
O mesmo pode ser dito com relacao aos custos e outros desafios relacionados ao software da aeronave.
E isso com uma aeronave que ainda e' a instrumentada e ainda falta receber radar, etc.
No fim das contas faz parte de desenvolvimento de produtos complexos, mas isso foi avisado dezenas de vezes sem duvida. Agora a verdade esta' a'i para quem quiser ver.
Enfim... 'e aguardar o resto do desenvolvimento da aeronave que tem inumeros desafios para superar ainda, mas nao 'e bom falar determinadas coisas em Forum de Internet.
[]s
CB
Há claramente 2 situações e não 1.
Desde a assinatura do contrato com o Brasil em 2015, o cronograma do projeto não mudou.
Esse é a realidade. Mesmo com o atraso do 1o voo em função da mudança da metodologia de cetificação do software.
O que aconteceu até 2015 é outra situação, pois nunca foi segredo que a velocidade do desenvolvimento do Gripen dependia da assinatura de contratos. O que de fato aconteceu com a Suécia e com o Brasil. Se o Brasil tivesse decidido o FX2 e a escolha do Gripen alguns anos antes, o projeto estaria mais adiantado.
Esse situação tem um lado negativo e um lado positivo. O negativo é o tempo. O positivo é a possibilidade de incorporar os últimos avanços tecnológicos.
[]s
"""""Ultimos avancos tecnologicos"""""" = $$$$$$ Mais Custo para desenvolvimento, integracao, etc + Tempo.
[]s
CB
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Qua Out 25, 2017 1:07 am
por knigh7
O prazo foi dado, bem como o valor para as customizações à FAB, no contrato.
São 2 lados numa aeronave em desenvolvimento. Vc citou o lado negativo quando se interfere no desenvolvimento da aeronave, que foi o que a FAB fez. O lado positivo disso é poder trabalhar mais nela do que uma aeronave pronta a fim de adequar melhor aos requisitos.
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Qua Out 25, 2017 7:56 am
por Penguin
Penguin escreveu:Carlos Lima escreveu:Esse 'e um fato... muitos aqui falaram o tempo todo que existia um papo de vendedor e que atrasos seriam esperados porque o Gripen DEMO nao resolveria os problemas de um projeto como o Gripen E.
A realidade 'e essa a'i que estamos vendo.
O mesmo pode ser dito com relacao aos custos e outros desafios relacionados ao software da aeronave.
E isso com uma aeronave que ainda e' a instrumentada e ainda falta receber radar, etc.
No fim das contas faz parte de desenvolvimento de produtos complexos, mas isso foi avisado dezenas de vezes sem duvida. Agora a verdade esta' a'i para quem quiser ver.
Enfim... 'e aguardar o resto do desenvolvimento da aeronave que tem inumeros desafios para superar ainda, mas nao 'e bom falar determinadas coisas em Forum de Internet.
[]s
CB
Há claramente 2 situações e não 1.
Desde a assinatura do contrato com o Brasil em 2015, o cronograma do projeto não mudou.
Esse é a realidade. Mesmo com o atraso do 1o voo em função da mudança da metodologia de cetificação do software.
O que aconteceu até 2015 é outra situação, pois nunca foi segredo que a velocidade do desenvolvimento do Gripen dependia da assinatura de contratos. O que de fato aconteceu com a Suécia e com o Brasil. Se o Brasil tivesse decidido o FX2 e a escolha do Gripen alguns anos antes, o projeto estaria mais adiantado.
Esse situação tem um lado negativo e um lado positivo. O negativo é o tempo. O positivo é a possibilidade de incorporar os últimos avanços tecnológicos.
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"""""Ultimos avancos tecnologicos"""""" = $$$$$$ Mais Custo para desenvolvimento, integracao, etc + Tempo.
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Sim, mas incorporação de certos itens é sempre uma opção do cliente (painel WAD, sistema EW e IFF com antenas GaN etc).
No fim o preço em dólares, mesmo incorporando novos itens, continuou igual: USD 4,6 bilhões devido a desvalorização da moeda sueca (moeda do contrato).
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Qua Out 25, 2017 9:52 am
por joao fernando
Pera, mas o NG tem qtos de sistemas importados cotados em dolar?
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Qua Out 25, 2017 10:09 am
por Penguin
joao fernando escreveu:Pera, mas o NG tem qtos de sistemas importados cotados em dolar?
João, o que importa é o valor e a moeda de referência do contrato assinado com o Brasil e esse valor foi fixado em SEK e não em USD ou EUR ou CHS. Como a Suécia/Saab negociou e comprou os componentes do Gripen de fornecedores da UE, Reino Unido, EUA etc, esse é um problema dela. Se a margem, lucro da Saab com esse negócio ficou menor ou maior, esse tb é um problema dela e não do Brasil.
Para o Brasil, do ponto de vista financeiro, o que importa é o valor total do contrato (em SEK e equivalente na época da assinatura a USD4,6bi), a taxa de juros do financiamento do Governo sueco (que é uma das mais baixas conseguidas pelo Brasil) e os prazos para pagamento desse financiamento (que acontecerão após a entrega de todas as 36 unidades E e F encomendadas).
Se a MB conseguisse um financiamento assim para o Prosuper, ele já teria saído.
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Qua Out 25, 2017 5:00 pm
por knigh7
GRIPEN: Fábrica brasileira da SAAB vai exportar peças para Suécia, garante Marcelo Lima
25 DE OUTUBRO DE 2017
A unidade brasileira da Saab vai exportar peças para os caças Gripen da Suécia, garantiu o diretor geral, Marcelo Lima. A Saab Aeronáutica Montagens (SAM) – a fábrica que fornecerá aeroestruturas para os caças Gripen da Força Aérea Brasileira (FAB) -, será sediada em São Bernardo do Campo (SP). O anúncio do diretor e a confirmação do município foi feito pela empresa de defesa e segurança na semana passada. Em entrevista ao site Indústria de Defesa & Segurança (ID&S), Marcelo Lima detalha os planos de atuação da unidade brasileira da empresa sueca.
ID&S: Qual é o Plano de Negócios desta fábrica? Além da estrutura do Gripen, a fábrica vai estar aberta para atender a outros clientes?
Marcelo Lima: Inicialmente, a Saab Aeronáutica Montagens (SAM) será responsável por produzir aeroestruturas,
como cone de cauda, freios aerodinâmicos, asas, fuselagem dianteira (tanto da versão monoposto quando da biposto) e fuselagem traseira para os caças Gripen da Força Aérea Brasileira. Assim que o negócio estiver estruturado, a SAM poderá ter outros clientes.
ID&S: As estruturas produzidas no Brasil serão exportadas para a produção de Gripen para outros países?
Marcelo Lima: A SAM produzirá aeroestruturas para os caças Gripen da Força Aérea Brasileira, a serem montados no Brasil e na Suécia, portanto também exportaremos para a Suécia neste primeiro contrato.
ID&S: Quantas pessoas serão empregadas na fábrica? Quantos engenheiros?
Marcelo Lima: A SAM iniciará as atividades com 55 funcionários diretos, entre engenheiros e técnicos de montagem, a serem contratados entre 2018 e 2019.
ID&S: Já é possível se candidatar para trabalho na fábrica?
Marcelo Lima: Sim. O processo seletivo já está em andamento e os interessados podem enviar o currículo para o e-mail
rhbrasil@saabgroup.com. Após a seleção, os funcionários serão treinados nas instalações da Saab, na cidade de Linköping, Suécia, por até 24 meses para que, ao retornarem ao Brasil, estejam prontos para iniciar as atividades na fábrica brasileira.
http://defesaeseguranca.com.br/gripen-f ... celo-lima/
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Qua Out 25, 2017 6:53 pm
por Tikuna
knigh7 escreveu:GRIPEN: Fábrica brasileira da SAAB vai exportar peças para Suécia, garante Marcelo Lima
25 DE OUTUBRO DE 2017
A unidade brasileira da Saab vai exportar peças para os caças Gripen da Suécia, garantiu o diretor geral, Marcelo Lima. A Saab Aeronáutica Montagens (SAM) – a fábrica que fornecerá aeroestruturas para os caças Gripen da Força Aérea Brasileira (FAB) -, será sediada em São Bernardo do Campo (SP). O anúncio do diretor e a confirmação do município foi feito pela empresa de defesa e segurança na semana passada. Em entrevista ao site Indústria de Defesa & Segurança (ID&S), Marcelo Lima detalha os planos de atuação da unidade brasileira da empresa sueca.
ID&S: Qual é o Plano de Negócios desta fábrica? Além da estrutura do Gripen, a fábrica vai estar aberta para atender a outros clientes?
Marcelo Lima: Inicialmente, a Saab Aeronáutica Montagens (SAM) será responsável por produzir aeroestruturas,
como cone de cauda, freios aerodinâmicos, asas, fuselagem dianteira (tanto da versão monoposto quando da biposto) e fuselagem traseira para os caças Gripen da Força Aérea Brasileira. Assim que o negócio estiver estruturado, a SAM poderá ter outros clientes.
ID&S: As estruturas produzidas no Brasil serão exportadas para a produção de Gripen para outros países?
Marcelo Lima: A SAM produzirá aeroestruturas para os caças Gripen da Força Aérea Brasileira, a serem montados no Brasil e na Suécia, portanto também exportaremos para a Suécia neste primeiro contrato.
ID&S: Quantas pessoas serão empregadas na fábrica? Quantos engenheiros?
Marcelo Lima: A SAM iniciará as atividades com 55 funcionários diretos, entre engenheiros e técnicos de montagem, a serem contratados entre 2018 e 2019.
ID&S: Já é possível se candidatar para trabalho na fábrica?
Marcelo Lima: Sim. O processo seletivo já está em andamento e os interessados podem enviar o currículo para o e-mail
rhbrasil@saabgroup.com. Após a seleção, os funcionários serão treinados nas instalações da Saab, na cidade de Linköping, Suécia, por até 24 meses para que, ao retornarem ao Brasil, estejam prontos para iniciar as atividades na fábrica brasileira.
http://defesaeseguranca.com.br/gripen-f ... celo-lima/
A noticia tem o título de que exportaremos para a suécia as peças (como se fossem utilizar nos Gripens deles ou outros) mas no decorrer ficamos sabendo que a fábrica vai exportar para a suécia, para montar nos nossos Gripens. Logo após faremos a repatriação das peças
![Laughing :lol:](./images/smilies/icon_lol.gif)
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Qui Out 26, 2017 5:06 am
por knigh7
Nosso primeiro Gripen já está sendo fabricado:
Delegação brasileira conhece o primeiro Gripen da FAB na Suécia
Primeiro Gripen E brasileiro sendo montado na Suécia
O SAAB 6001 será o primeiro dos 36 caças comprados pela Força Aérea Brasileira a ficar pronto
Linköping (25 de outubro) – A delegação do governo brasileiro chefiada pelo MDIC viajou nesta quarta-feira à cidade de Linköping, a 160 km de Estocolmo, na Suécia, para conhecer o primeiro caça sueco-brasileiro em produção. O SAAB 6001 será o primeiro dos 36 caças comprados em 2014 pela Força Aérea Brasileira (FAB) a ficar pronto. Ele está em fase final de montagem. Segundo o cronograma oficial, a FAB deve começar a receber os primeiros Gripen a partir de 2019.
A parceria também inclui transferência de tecnologia para o Brasil. Parte dos aviões está sendo desenvolvida em conjunto com a brasileira Embraer. A previsão é de que sejam construídos no Brasil oito caças monopostos (com um assento), e sete caças bipostos (com dois assentos). A Embraer já participa ativamente do projeto de transferência de tecnologia,que foi iniciado há cerca de um ano com a ida de mais de cem engenheiros brasileiros à Suécia.
Durante a visita, o secretário-executivo do MDIC, Marcos Jorge de Lima, pediu detalhes sobre a fábrica de aeroestruturas que a empresa sueca pretende instalar em São Bernardo do Canpo, região metropolitana de São Paulo. Segundo a SAAB, a fábrica brasileira deve começa a funcionar em 2019, após a seleção da propriedade e preparação da infraestrutura do local.
“Precisamos lembrar que a tecnologia é um dos grandes motores do desenvolvimento industrial e projetos desta natureza ajudam a desenvolver o setor aeronáutico como um todo, inclusive, empresas de menor porte podem vir a participar da cadeia de fornecimento global de componentes”, avalia o secretário-executivo do MDIC.
Cooperação aeronáutica
A cooperação já teve início em solo brasileiro. O principal marco no processo de transferência de tecnologia do projeto Gripen NG entre Brasil e Suécia foi a inauguração do Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen, em novembro de 2016, na planta industrial da Embraer em Gavião Peixoto (SP). Com quase 4mil m² de área construída, o espaço abrigará os equipamentos de testes para o desenvolvimento do Gripen, dentre os quais o simulador de voo que verifica a funcionalidade dos sistemas.
Trata-se do primeiro da lista de 60 projetos de offset (compensações de natureza industrial, tecnológica ou comercial). Quando estiver em pleno funcionamento, o Centro de Projetos deve abrigar em torno de 300 engenheiros e técnicos. Até 2024, 350 profissionais participarão de cursos e treinamentos. Eles são peças-chave para que o país crie competências e capacidades técnicas para, ao final do programa, dominar todo o conhecimento crítico necessário para o desenvolvimento de aviões de caça.
FONTE: Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços
http://www.aereo.jor.br/2017/10/25/dele ... na-suecia/
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Qui Out 26, 2017 7:23 pm
por FCarvalho
Uma das questões mais relevantes que eu sempre entendi como condição sine qua non para o desenvolvimento de qualquer projeto da defesa no Brasil é o envolvimento dos demais ministérios.
Não tem como sustentar uma BID sem a aquiescência do MDIC, ou do MCT, ou do MEC e por aí vai.
Quando o MD parar de olhar os outros ministérios como concorrentes por verbas, mas parceiros impreteríveis em seus negócios, a defesa vai começar a sair da lama em que sempre esteve metida.
abs
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Sáb Out 28, 2017 8:24 am
por knigh7
A RFA que chegou as bancas traz uma entrevista com o Pres. da COPAC paa falar sobre o projeto do GripenNG.
Aqui ele explica porque o GripenNG terá um custo de manutenção menor que o C/D e o custo de ciclo de vida menor até que os caças atuais de alta performance da FAB.
pic upload
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Sáb Out 28, 2017 6:24 pm
por Penguin
knigh7 escreveu:A RFA que chegou as bancas traz uma entrevista com o Pres. da COPAC paa falar sobre o projeto do GripenNG.
Aqui ele explica porque o GripenNG terá um custo de manutenção menor que o C/D e o custo de ciclo de vida menor até que os caças atuais de alta performance da FAB.
pic upload
Hummm, então a FAB está
sustentando o criticado valor da hora de voo do seu site?!
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Sáb Out 28, 2017 9:09 pm
por knigh7
O editorial numa das edições da revista Força Aérea na minha opinião acabou sendo uma boa síntese do processo do FX2:
![Imagem](https://preview.ibb.co/bDkwBR/20171028_213006.jpg)
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Dom Out 29, 2017 2:13 pm
por Túlio
GRIPEN E ULTRAPASSA A BARREIRA DO SOM
A SAAB, empresa de defesa e segurança, anunciou que o caça inteligente Gripen E voou em velocidade supersônica pela primeira vez. A aeronave quebrou a barreira do som sobre o Mar Báltico no dia 18 de outubro.
O caça inteligente Gripen E voou em velocidades superiores à do som - acima de Mach 1 - como parte do atual programa de testes de voo. O objetivo era coletar dados da aeronave ao atingir e manter velocidades supersônicas. O voo aconteceu sobre o Mar Báltico e a aeronave sustentou velocidades supersônicas por diversos minutos enquanto realizava manobras, demonstrando a poderosa e bem sucedida combinação de seu design com o potente motor.
“Como pilotos do Gripen, estamos acostumados a velocidades extremas, mas quebrar a barreira do som com uma aeronave pela primeira vez ainda é um momento especial. É importante que a aeronave faça com suavidade a transição durante o que chamamos de zona transônica (próxima à barreira do som) e ela certamente passou no teste, foi bastante suave”, disse Marcus Wandt, piloto de teste da Saab.
Ao receber a notícia, Jonas Hjelm, vice-presidente sênior e chefe da área de negócios Aeronautics da empresa, declarou: “Marcos individuais como este voo supersônico demonstram o rigor da nossa abordagem de engenharia e servem para validar o modelo. É mais uma prova de que o programa de teste de voo do Gripen E está indo muito bem, enquanto mantemos o foco no cronograma de entrega para os nossos dois clientes”.
O novo marco atingido foi precedido de 20 horas de voo desde o primeiro teste no ar em 15 de junho deste ano.
Assista a entrevista com o piloto de testes Robin Nordlander:
http://www.youtube.com/watch?v=hGn_lVMIVFU
Fuente: Defesanet.
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Dom Out 29, 2017 9:14 pm
por knigh7
Uma parte interessante da entrevista foi quando quando o Pres. da COPAC foi questionado sobre a quantidade de caças. Ele respondeu que o mais importante seria o conceito de sensores e armamentos disponíveis.
Ou seja, um caça no chão não vale nada e o que adianta eu ter um monte de vetores ou determinados vetores se eu tenho baixa disponibilidade?
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Seg Out 30, 2017 8:00 pm
por Luís Henrique
knigh7 escreveu:Uma parte interessante da entrevista foi quando quando o Pres. da COPAC foi questionado sobre a quantidade de caças. Ele respondeu que o mais importante seria o conceito de sensores e armamentos disponíveis.
Ou seja, um caça no chão não vale nada e o que adianta eu ter um monte de vetores ou determinados vetores se eu tenho baixa disponibilidade?
Essa é a saída pela tangente.
É a desculpa da nossa falta de competência. Não da FAB, mas principalmente dos governantes.
QUALQUER que seja o tamanho da frota, nunca teremos 100% no ar.
Manutenção e logística são IMPORTANTÍSSIMOS, pois precisamos das aeronaves VOANDO e precisamos de pilotos BEM TREINADOS.
Mas nada disso muda o fato de que também precisamos de QUANTITATIVO, quer seja para fazer frente à um vizinho, ou a mais de um, ou à uma frota aeronaval de uma potência militar distante.
E por QUALQUER parâmetro ou análise geopolítica é fato que 36 unidades é RIDÍCULO, para não dizer coisa pior.