TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#81316 Mensagem por knigh7 » Ter Out 17, 2017 3:42 pm

2021 é a entrega das aeronaves de PRODUÇÃO.




Tikuna
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#81317 Mensagem por Tikuna » Qua Out 18, 2017 4:13 pm

knigh7 escreveu:2021 é a entrega das aeronaves de PRODUÇÃO.

E tem gente que diz que em 2019 a aeronave de testes será entregue para a FAB operar na defesa aérea do país




"Most people do not listen with the intent to understand; they listen with the intent to reply."
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Túlio
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#81318 Mensagem por Túlio » Qua Out 18, 2017 4:21 pm

Dizer tem gente dizendo tudo que é barbaridade na net. Até a História está sendo reescrita em lugares como a Wikipédia. O que podemos - até prova em contrário - ter como certeza é que ali pelos começos da segunda metade da próxima década teremos ao menos UM Esq inteiramente Operacional com Gripen E, o resto para mim é pura especulação e marketing. E até lá ainda vai ter F-5M e AMX voando e cobrindo o gap. É o que importa, ao menos para mim.

Aliás, até preferiria que atrasasse um pouco mais, pois aí teríamos uma chance de receber com o novo radar da SAAB, com elementos de GaAs...




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#81319 Mensagem por knigh7 » Qua Out 18, 2017 8:13 pm

Tikuna escreveu:
knigh7 escreveu:2021 é a entrega das aeronaves de PRODUÇÃO.

E tem gente que diz que em 2019 a aeronave de testes será entregue para a FAB operar na defesa aérea do país
Falarem disso de um protótipo... aí é um desconhecimento sério...




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#81320 Mensagem por Luís Henrique » Qui Out 19, 2017 7:46 pm

knigh7 escreveu:
Tikuna escreveu:

E tem gente que diz que em 2019 a aeronave de testes será entregue para a FAB operar na defesa aérea do país
Falarem disso de um protótipo... aí é um desconhecimento sério...
Não entendo essa confusão toda.

É muito simples de entender.

Se fosse uma compra de PRATELEIRA, o caça seria entregue OPERACIONAL 3 ou 4 anos após o contrato.

Como foi uma compra com PARTICIPAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO, e de um caça em fase de DESENVOLVIMENTO, AINDA NÃO OPERACIONAL, a FAB e o Brasil por estarem PARTICIPANDO do projeto e do desenvolvimento, receberão aeronaves PROTÓTIPOS 4 ou 5 anos após o contrato.
E as aeronaves OPERACIONAIS vão demorar um pouco mais.

Entendo que essa discussão é bobagem.

Acredito que alguns ficaram bravos porque estão se sentindo enganados.
Parece que a SAAB ou a FAB DEU A ENTENDER que teria os caças operacionais em 2019.
E não é isso que vai ocorrer.

Portanto, os críticos da escolha, que sempre diziam que a FAB poderia ter Super Hornet operacionais em 2017 ou 2018, foram REBATIDOS pelos apoiadores do Gripen dizendo que a diferença seria MÍNIMA, que em 2019 já teríamos os Gripen.
E NA VERDADE, a diferença é UM POUCO MAIOR, pois em 2019 serão caças PROTÓTIPOS em desenvolvimento.

Mas convenhamos, 2 anos a mais ou a menos, não fará muita diferença.
Afinal, o que é uma pequena ferida para um leproso?




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#81321 Mensagem por Túlio » Qui Out 19, 2017 7:56 pm

Luís Henrique escreveu:

Não entendo essa confusão toda.

É muito simples de entender.

Se fosse uma compra de PRATELEIRA, o caça seria entregue OPERACIONAL 3 ou 4 anos após o contrato.

Como foi uma compra com PARTICIPAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO, e de um caça em fase de DESENVOLVIMENTO, AINDA NÃO OPERACIONAL, a FAB e o Brasil por estarem PARTICIPANDO do projeto e do desenvolvimento, receberão aeronaves PROTÓTIPOS 4 ou 5 anos após o contrato.
E as aeronaves OPERACIONAIS vão demorar um pouco mais.

Entendo que essa discussão é bobagem.

Acredito que alguns ficaram bravos porque estão se sentindo enganados.
Parece que a SAAB ou a FAB DEU A ENTENDER que teria os caças operacionais em 2019.
E não é isso que vai ocorrer.

Portanto, os críticos da escolha, que sempre diziam que a FAB poderia ter Super Hornet operacionais em 2017 ou 2018, foram REBATIDOS pelos apoiadores do Gripen dizendo que a diferença seria MÍNIMA, que em 2019 já teríamos os Gripen.
E NA VERDADE, a diferença é UM POUCO MAIOR, pois em 2019 serão caças PROTÓTIPOS em desenvolvimento.

Mas convenhamos, 2 anos a mais ou a menos, não fará muita diferença.
Afinal, o que é uma pequena ferida para um leproso?

Exato! Nem em mil anos alguém vai entender essa chorumela toda, do mesmo modo que NÓS não entendíamos quando falavam que o Su-35 FLANKER nem ia sair, que iam ficar direto com o PAK (que não ia voar nunca) & baboseiras do gênero. Pois aí está a MARRETA DO DIABO entrando em serviço, cedo ou tarde sai o PAK Su-57 também e fim, os Russos é que não vão ficar esquentando a cabeça com briguinha de cheerleaders...

http://www.youtube.com/watch?v=9izcrOqrBFU


[018] [018] [018] [018]




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#81322 Mensagem por Carlos Lima » Qui Out 19, 2017 8:36 pm

Acho que todos temos a total Liberdade de cada um ter a sua opiniao.

Tem gente que gosta, tem gente que cobra mais e fica de olho em propaganda versus realidade.

Que mal que ha nisso? Nenhum na minha opiniao.

Cada um no seu quadrado e viva a diferenca de ponto de vista, pois so assim evoluimos.

Todo Pais civilizado parte desse principio.

Enfim...

[]s
CB




CB_Lima = Carlos Lima :)
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#81323 Mensagem por Ilya Ehrenburg » Qui Out 19, 2017 9:38 pm

Luís Henrique escreveu:

Não entendo essa confusão toda.

É muito simples de entender.

Se fosse uma compra de PRATELEIRA, o caça seria entregue OPERACIONAL 3 ou 4 anos após o contrato.

Como foi uma compra com PARTICIPAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO, e de um caça em fase de DESENVOLVIMENTO, AINDA NÃO OPERACIONAL, a FAB e o Brasil por estarem PARTICIPANDO do projeto e do desenvolvimento, receberão aeronaves PROTÓTIPOS 4 ou 5 anos após o contrato.
E as aeronaves OPERACIONAIS vão demorar um pouco mais.

Entendo que essa discussão é bobagem.

Acredito que alguns ficaram bravos porque estão se sentindo enganados.
Parece que a SAAB ou a FAB DEU A ENTENDER que teria os caças operacionais em 2019.
E não é isso que vai ocorrer.

Portanto, os críticos da escolha, que sempre diziam que a FAB poderia ter Super Hornet operacionais em 2017 ou 2018, foram REBATIDOS pelos apoiadores do Gripen dizendo que a diferença seria MÍNIMA, que em 2019 já teríamos os Gripen.
E NA VERDADE, a diferença é UM POUCO MAIOR, pois em 2019 serão caças PROTÓTIPOS em desenvolvimento.

Mas convenhamos, 2 anos a mais ou a menos, não fará muita diferença.
Afinal, o que é uma pequena ferida para um leproso?
Não é uma bobagem... Pelo visto estão anestesiados pelo lento arrastar das decisões e com isso perderam a noção e entendimento de quando se deve indignar-se com algo.
A SAAB desfilou um prazo que era por muitos tido como irreal, e não o cumpriu. Não adianta dizer que "compramos um caça ainda por desenvolver", pois a SAAB afirmou o seu prazo independente disso. O fato é que o Gripen NG, agora Gripen E, atrasou... E atrasou muito. Não só o cronograma está atrasado como houve aumento do custo do programa. E aí?
Não se indignar com o anúncio da primeira entrega à FAB em 2019, quando na verdade isto se refere a um protótipo? Uma aeronave que irá voar em 2019 na... Suécia?
É pouco?

Poupe-me. Qualquer outra escolha da Short List, fosse o Rafale, ou o F-18E SH, já estariam por agora a equipar os nossos esquadrões. Transferência de tecnologia estava no programa de todas as aeronaves, em maior, ou menor grau. Aliás, até mesmo aeronaves de fora da Short List estão com o seu desenvolvimento terminado e voando, caso do Su-35 e do Su-57 (PAK-FA, este em vias de terminar, de fato).

Todas as pessoas que expuseram os argumentos da SAAB como pouco factíveis, foram hostilizados nos respectivos ambientes. Todos. Nos fóruns devido a presença de moderação o grau foi menor, mas se deu. Nos blogs os ataques foram mais ferozes... Não importa o grau, aconteceu. Isto é interessante, pois tal virulência emocional não se dava em relação aos outros concorrentes.

E algo que apontei desde o início está a se confirmar: o horizonte perigosamente curto para a obsolescência do Gripen "E". Neste momento, enquanto se encontra em desenvolvimento, caças de 5ª geração entram em serviço, ou estão a ultimar o seu desenvolvimento. F-22, F-35 e J-20 estão operacionais, o Su-57 e o J-31 estão finalizando o seu desenvolvimento... Enquanto isso, o protótipo do Gripen "E" faz um voo aqui, outro sabe-se quando. E ele é um caça de 4ª geração plus, deficiente em termos de reflexão perante aos caças de 5ª geração...

Não existe motivo para se indignar?
Quando haverá, então?




Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg


Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#81324 Mensagem por knigh7 » Qui Out 19, 2017 11:09 pm

Essa tabela (que nós últimos 2 anos venho repetindo no fórum) foi mostrada pela FAB na CRE em 2015 quando foi falar sobre a assinatura do contrato:

Está bem claro ali o cronograma de entregas, com 1 entrega em 2019 (que é o protótipo) e as 11 em 2021:

Imagem


Quanto ao aumento dos custos, pela FAB numa outra sessão da CRE e também outras ocasiões pela Força Aérea:

Sessão na CRE de 9/12/2014:
DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA, REVISÃO E REDAÇÃO

NÚCLEO DE REDAÇÃO FINAL EM COMISSÕES

TEXTO COM REDAÇÃO FINAL

Versão para registro histórico

Não passível de alteração


COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DE DEFESA NACIONAL EVENTO: Audiência Pública REUNIÃO Nº: 1312/14 DATA: 09/12/2014 LOCAL: Plenário 1 das Comissões INÍCIO: 14h36min TÉRMINO: 17h02min PÁGINAS: 54
...
O SR. JOSÉ AUGUSTO CREPALDI AFFONSO - Hoje, nós pegamos a oferta
e aplicamos 20%, como o Ministro descreveu. Como determina o art. 40, acho que
inciso XI, da Lei nº 8.666, é preciso aplicar índices setoriais que reflitam a real
variação de custos. Isso nós fazemos em todos os contratos nacionais. Então, o que
foi que nós fizemos? Nós buscamos os índices, como o Ministro Amorim colocou. Se
aplicamos os índices, que estão disponíveis numa fórmula — uma fórmula básica de
reajuste que temos —, nós temos uma variação de 20,04%. Aplicando 20,04%, o
senhor vai ter um valor sobre a oferta básica. Hoje, em dólar de hoje — foi de cerca
de 700 milhões de dólares a variação, como o Ministro colocou —, desses 700
milhões, cerca de 70% foram nesse índice. E com os outros 30% foi feito como o
Ministro colocou: nós tivemos novos equipamentos, tivemos maior participação da
indústria, por exemplo, na aviônica — nós resolvemos colocar um painel aviônico
Wide Area Display, o senhor sabe. O novo custo desse equipamento está embutido
nesses 30%.
O SR. DEPUTADO EMANUEL FERNANDES - Então tem um quarto... Eu
não estou entendendo. Se são 700 milhões em razão de índices novos, o resto...
são coisas novas.
O SR. JOSÉ AUGUSTO CREPALDI AFFONSO - São novas funcionalidades,
Deputado. É assim que a gente chama.
O SR. DEPUTADO EMANUEL FERNANDES - Desse índice de 700 milhões,
que explica, digamos assim, os reajustes que houve, o senhor está dizendo que só
400 milhões são índice de reajuste... E os outros 300 milhões?
O SR. JOSÉ AUGUSTO CREPALDI AFFONSO - É como eu falei para o
senhor. Por exemplo, o radar da aeronave. Nós tínhamos um radar de modelo
antigo. Quando a empresa nos apresentou a nova oferta, o radar era um novo, com
30% em termos de mais eficácia.
O SR. DEPUTADO EMANUEL FERNANDES - Isso é novo.
O SR. JOSÉ AUGUSTO CREPALDI AFFONSO - Não, o radar continua. O
equipamento era o radar, mas este radar era novo. Então, logicamente... Não era
um requisito novo, era um radar melhorado, e, logicamente, com um preço maior.
Então também está dentro desse valor.

nota da FAB:
REAPARELHAMENTO

Brasil assina contrato para aquisição de 36 caças Gripen NG
Primeira aeronave deverá ser entregue em 2019. O contrato prevê ainda o treinamento de pilotos e mecânicos, apoio logístico e a transferência de tecnologia

...
De acordo com o Brigadeiro do Ar José Augusto Crepaldi Affonso, presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), a assinatura ocorreu após dez meses de intensas negociações contratuais. "Nós atualizamos a proposta. Trouxemos os requisitos para um cenário mais moderno", explicou.
...
http://www.fab.mil.br/noticias/mostra/2 ... -Gripen-NG




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#81325 Mensagem por knigh7 » Qui Out 19, 2017 11:12 pm

Depois do prazo do FX2, que foi requerido em 2.008 era para o caça ser entregue em 2014, a SAAB só tinha o compromisso de entrega em 2018 (prazos iguais para o início da entrega para a Força Aérea da Suíça e da Suécia).




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#81326 Mensagem por knigh7 » Sex Out 20, 2017 2:33 am

O Túlio ao invés de pegar imagens de corinthiano brigando com palmeirense, ou gremista brigando com colorado, vai nos vídeos da NFL e pega briga entre cheerleeders arrancando os cabelos das outras.

O cara é fod@ [018] [018]
Túlio escreveu:
http://www.youtube.com/watch?v=9izcrOqrBFU


[018] [018] [018] [018]




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#81327 Mensagem por Penguin » Sex Out 20, 2017 8:36 am

knigh7 escreveu:Essa tabela (que nós últimos 2 anos venho repetindo no fórum) foi mostrada pela FAB na CRE em 2015 quando foi falar sobre a assinatura do contrato:

Está bem claro ali o cronograma de entregas, com 1 entrega em 2019 (que é o protótipo) e as 11 em 2021:

Imagem


Quanto ao aumento dos custos, pela FAB numa outra sessão da CRE e também outras ocasiões pela Força Aérea:

Sessão na CRE de 9/12/2014:
DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA, REVISÃO E REDAÇÃO

NÚCLEO DE REDAÇÃO FINAL EM COMISSÕES

TEXTO COM REDAÇÃO FINAL

Versão para registro histórico

Não passível de alteração


COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DE DEFESA NACIONAL EVENTO: Audiência Pública REUNIÃO Nº: 1312/14 DATA: 09/12/2014 LOCAL: Plenário 1 das Comissões INÍCIO: 14h36min TÉRMINO: 17h02min PÁGINAS: 54
...
O SR. JOSÉ AUGUSTO CREPALDI AFFONSO - Hoje, nós pegamos a oferta
e aplicamos 20%, como o Ministro descreveu. Como determina o art. 40, acho que
inciso XI, da Lei nº 8.666, é preciso aplicar índices setoriais que reflitam a real
variação de custos. Isso nós fazemos em todos os contratos nacionais. Então, o que
foi que nós fizemos? Nós buscamos os índices, como o Ministro Amorim colocou. Se
aplicamos os índices, que estão disponíveis numa fórmula — uma fórmula básica de
reajuste que temos —, nós temos uma variação de 20,04%. Aplicando 20,04%, o
senhor vai ter um valor sobre a oferta básica. Hoje, em dólar de hoje — foi de cerca
de 700 milhões de dólares a variação, como o Ministro colocou —, desses 700
milhões, cerca de 70% foram nesse índice. E com os outros 30% foi feito como o
Ministro colocou: nós tivemos novos equipamentos, tivemos maior participação da
indústria, por exemplo, na aviônica — nós resolvemos colocar um painel aviônico
Wide Area Display, o senhor sabe. O novo custo desse equipamento está embutido
nesses 30%.
O SR. DEPUTADO EMANUEL FERNANDES - Então tem um quarto... Eu
não estou entendendo. Se são 700 milhões em razão de índices novos, o resto...
são coisas novas.
O SR. JOSÉ AUGUSTO CREPALDI AFFONSO - São novas funcionalidades,
Deputado. É assim que a gente chama.
O SR. DEPUTADO EMANUEL FERNANDES - Desse índice de 700 milhões,
que explica, digamos assim, os reajustes que houve, o senhor está dizendo que só
400 milhões são índice de reajuste... E os outros 300 milhões?
O SR. JOSÉ AUGUSTO CREPALDI AFFONSO - É como eu falei para o
senhor. Por exemplo, o radar da aeronave. Nós tínhamos um radar de modelo
antigo. Quando a empresa nos apresentou a nova oferta, o radar era um novo, com
30% em termos de mais eficácia.
O SR. DEPUTADO EMANUEL FERNANDES - Isso é novo.
O SR. JOSÉ AUGUSTO CREPALDI AFFONSO - Não, o radar continua. O
equipamento era o radar, mas este radar era novo. Então, logicamente... Não era
um requisito novo, era um radar melhorado, e, logicamente, com um preço maior.
Então também está dentro desse valor.

nota da FAB:
REAPARELHAMENTO

Brasil assina contrato para aquisição de 36 caças Gripen NG
Primeira aeronave deverá ser entregue em 2019. O contrato prevê ainda o treinamento de pilotos e mecânicos, apoio logístico e a transferência de tecnologia

...
De acordo com o Brigadeiro do Ar José Augusto Crepaldi Affonso, presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), a assinatura ocorreu após dez meses de intensas negociações contratuais. "Nós atualizamos a proposta. Trouxemos os requisitos para um cenário mais moderno", explicou.
...
http://www.fab.mil.br/noticias/mostra/2 ... -Gripen-NG
Ou seja, quando o Gripen foi selecionado e o contrato assinado, foi negociado um cronograma que continua exatamente o mesmo?!
Qual é exatamente a queixa?




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#81328 Mensagem por wagnerm25 » Sex Out 20, 2017 8:47 am

A queixa é que os russos perderam.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#81329 Mensagem por joao fernando » Sex Out 20, 2017 10:08 am

SE esse programa chegar no prazo, nos custos, nas capacidades, será o primeiro projeto no Brasil envolvendo o estado, a fazer isso.

Eu até quero que seja assim, mas conhecendo as coisas...




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#81330 Mensagem por Penguin » Sex Out 20, 2017 10:22 am

Na apresentação no CRE ocorrida em 13 de agosto de 2015, postada por Knight acima, inclusive, consta tb as datas do BC, OC (IOC?) e FC (FOC?) que tanta discussão provocou. Tudo já havia sido explicado no momento da assinatura do contrato...

Imagem




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Carlo M. Cipolla
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