Prezados Colegas,
Vejam que ideia fantástica para complementar o nº de Gripen's da FAB, que sabemos serem insuficientes para uma defesa efetiva do espaço aéreo brasileiro de quase 13 milhões de Km².
Ideia ''show de bola'' mesmo.
Devíamos fazer igual os tailandeses.
Super Tigris: conheça as primeiras informações sobre o programa de modernização dos caças tailandeses F-5E, que estão sendo revitalizados para voar mais 15 anos!
Por Roberto Lopes
A Real Força Aérea Tailandesa (RTAF na sigla em inglês) solicitou, no fim de julho, a aprovação do Gabinete de Governo local para gastar 96,1 milhões de dólares na revitalização de quatro caças Northrop Grumann F-5E Tiger II, que serão convertidos à versão F-5T Super Tigris.
Essas aeronaves vão se juntar a outras dez que já estão sendo modernizadas, e o agrupamento todo será alocado ao 211º Esquadrão, em Ubon, no Leste da Tailândia.
Os Super Tigris servirão à Defesa Aérea ao lado dos caças SAAB Gripen C/ D e dos Lockheed Martin F-16A/B Fighting Falcons.
Boa parte do trabalho será realizado com a tecnologia militar de Israel.
Em outubro de 2014 a companhia israelense Elbit anunciou que havia conquistado um contrato de 85 milhões de dólares para atualizar a aviônica de jatos F-5 pertencentes a uma nação asiática que não desejava ter sua identidade revelada.
Agora, por ocasião do pedido ao Gabinete, o Facebook da RTAF divulgou uns poucos detalhes do Programa Super Tigris, que a coluna INSIDER traz, agora, para os seus leitores:
Objetivo geral:
A atualização incluirá links de dados, radares multimodo, novas armas e sistemas aperfeiçoados de guerra eletrônica.
Além disso estão sendo realizadas melhorias estruturais, que visam garantir 2.400 horas de voo a cada célula, e jatos modernizados em atividade até o início dos anos de 2030.
Sensores:
O cockpit da aeronave está sendo, praticamente, refeito, com a instalação de um novo computador de missão, dois visores MFCD, sistema DVDR, novos HUD, UFCP e ECS.
Os caças estão recebendo o Link-T, de dados táticos, que irá conectar a aeronave à rede de comando e controle (C2) da RTAF em terra e no ar.
Um novo radar permitirá que o avião realize o mapeamento em alta resolução da superfície terrestre.
O modelo do equipamento não foi oficialmente divulgado, embora se acredite que a opção dos tailandeses recaia sobre o Elta ELM-2032 israelense.
A Leonardo ofereceu o seu radar multimodo Grifo (Banda X).
Armamento:
Os interceptores tailandeses já estavam usando o míssil israelense Rafael Python-4, de curto alcance e mira captada no capacete do piloto – um Elbit DASH IV.
Agora, a esses equipamentos devem ser adicionados um pod de direcionamento de armas Rafael Litening 3, e um dispenseiro de contramedidas eletrônicas Sky Shield.
Comunicações:
A versão Super Tigris deve receber um comunicador com salto de frequência NA/ARC-164 Have Quick II, de alta resistência a interferências.
Vida eterna ao F5 BR
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