A-12

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Centurião
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#811 Mensagem por Centurião » Ter Ago 21, 2007 9:34 am

Ao meu ver, esse pacote indica que o plano para a Marinha no médio prazo (2012?) é de pegar o Rafale-M. Não acredito que estamos optando pelo SUE agora, devido à falta de dinheiro somente, mas para minimizar problemas de logística com a opção futura do Rafale-M. Optar pelo F-18 ou em ficar com o A-4, não deve ajudar nisso.

Se a FAB decide por Rafale e M-2000, e as FAs decidirem fazer compras de forma conjunta e coerente, então para a MB restou a opção do Rafale-M. Porém, como esse irá demorar para ser entregue, optaram por pegar baratinho o SUE para já operar com alguns equipamentos semelhantes ao Rafale-M.

Faz sentido isso? :roll:

P.S. Sou leigo no assunto. Acho que deu para perceber...

Alitson
Sênior
Sênior
Agradeceu: 12 vezes
Agradeceram: 20 vezes

#812 Mensagem por Alitson » Ter Ago 21, 2007 9:41 am

Centurião escreveu:Ao meu ver, esse pacote indica que o plano para a Marinha no médio prazo (2012?) é de pegar o Rafale-M. Não acredito que estamos optando pelo SUE agora, devido à falta de dinheiro somente, mas para minimizar problemas de logística com a opção futura do Rafale-M. Optar pelo F-18 ou em ficar com o A-4, não deve ajudar nisso.

Se a FAB decide por Rafale e M-2000, e as FAs decidirem fazer compras de forma conjunta e coerente, então para a MB restou a opção do Rafale-M. Porém, como esse irá demorar para ser entregue, optaram por pegar baratinho o SUE para já operar com alguns equipamentos semelhantes ao Rafale-M.

Faz sentido isso? :roll:

P.S. Sou leigo no assunto. Acho que deu para perceber...

Assim, a MB pode vir a ter o Rafale-M, porém só quando trocar de NAe. Com o A-12 não será possível.
A proposta da "venda" dos SuEs é na verdade uma provável contra-proposta para a vinda dos Rafales para a FAB ou mesmo dos Scorpène para a MB. Com isso o Saito consegue mais força para ter seus Rafales e a MB para ter o SUB a seu desejo.

Quem sabe os nossos militares andaram fazendo aulas de técnicas de negociação... SE VOCÊ ME DER ISSO, EU POSSO COMPRAR ISSO, MAS SE VOCÊ ME DER ISSO TAMBÉM, EU COMPRO ISSO, ISSO, ISSO, ETC...

[]s :wink:

A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#813 Mensagem por Marino » Ter Ago 21, 2007 9:47 am

Caro Alitson
Vou copiar um post que coloquei nas "aéreas", mas que cabe aqui também:

Caro Orestes
Como você bem escreveu em seu post, é uma especulação do forista do BM.
As prioridades da MB foram ditas claramente pelo CM. Já tinham sido adiantadas por um forista daqui .
As 4 primeiras são:
- Submarinos
- Helis
- NPa
-Escoltas.
Então, para a Aviação naval, pelo menos neste primeiro momento, serão adquiridos os helis. Na entrevista no senado, o CM mostrou um quadro em que, apesar da insistência de um Senador de Minas (Eduardo Azeredo) com a Helibrás, disse que somente os helis não seriam construídos no Brasil. Isto já diz muita coisa.
Uma correção no que o pessoal está escrevendo:
O SP não vai para a França. Este ano ainda, uma delegação francesa virá ao Brasil, embarcará no navio, e azeitará a vinda dos SEM para operar em março do ano que vem, aqui no Brasil.
Não há oferta de SEM para a MB. Pode ser que façam um movimento, que tenham uma carta guardada, como os franceses sempre fazem, mas até HOJE não há proposta de SEM para o Brasil.
Não tenho dúvida que a asa fixa será aquinhoada, mais cedo ou mais tarde. O problema, é que o PRM não foi assinado. Nem o PRM nem os programas da FAB e do EB. O que está havendo é notícia de liberação de uma primeira parcela, mas sem garantia de liberação das restantes. Ou seja, negociação ano após ano, sem que um plano de longo prazo esteja com planejamento financeiro aprovado e sancionado, tanto pelo executivo como pelo legislativo.

AHHHH, na MB temos aulas de técnica de negociação sim, dada pela COPPEAD na EGN.
Forte abraço

Alitson
Sênior
Sênior

#814 Mensagem por Alitson » Ter Ago 21, 2007 9:57 am

Marino escreveu:Caro Alitson

Caro Orestes
As prioridades da MB foram ditas claramente pelo CM. Já tinham sido adiantadas por um forista daqui .
As 4 primeiras são:
- Submarinos
- Helis
- NPa
-Escoltas.
Então, para a Aviação naval, pelo menos neste primeiro momento, serão adquiridos os helis. Na entrevista no senado, o CM mostrou um quadro em que, apesar da insistência de um Senador de Minas (Eduardo Azeredo) com a Helibrás, disse que somente os helis não seriam construídos no Brasil. Isto já diz muita coisa.
O SP não vai para a França. Este ano ainda, uma delegação francesa virá ao Brasil, embarcará no navio, e azeitará a vinda dos SEM para operar em março do ano que vem, aqui no Brasil.
Não há oferta de SEM para a MB. Pode ser que façam um movimento, que tenham uma carta guardada, como os franceses sempre fazem, mas até HOJE não há proposta de SEM para o Brasil.
Não tenho dúvida que a asa fixa será aquinhoada, mais cedo ou mais tarde. O problema, é que o PRM não foi assinado. Nem o PRM nem os programas da FAB e do EB. O que está havendo é notícia de liberação de uma primeira parcela, mas sem garantia de liberação das restantes. Ou seja, negociação ano após ano, sem que um plano de longo prazo esteja com planejamento financeiro aprovado e sancionado, tanto pelo executivo como pelo legislativo.

AHHHH, na MB temos aulas de técnica de negociação sim, dada pela COPPEAD na EGN.
Forte abraço

Caro Marino,

O que coloquei foram apenas possibilidades dentro as já colocadas negociações existentes, pois a meu ver, se a MB decidir pelo Scorpene e a FAB pelo Rafale, nada impede a vinda de um lote de SuEs-M para a MB. Jpa no caso dos Helis, pelo visto teremos logo os Sea semi-novos...

[]s

A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#815 Mensagem por Marino » Ter Ago 21, 2007 10:02 am

Alitson escreveu:

Caro Orestes
As 4 primeiras são:
- Submarinos
- Helis
- NPa
-Escoltas.

Forte abraço

Caro Marino,

O que coloquei foram apenas possibilidades dentro as já colocadas negociações existentes, pois a meu ver, se a MB decidir pelo Scorpene e a FAB pelo Rafale, nada impede a vinda de um lote de SuEs-M para a MB. Jpa no caso dos Helis, pelo visto teremos logo os Sea semi-novos...

[]s

Correto, caro amigo.
Só aproveitei seu post para divulgar que não há proposta dos SEM, hoje.
Mas você tem razão, uma proposta pode aparecer como "carta na manga" a qualquer momento, até para "desestabilizar" ou "reforçar" uma proposta em outra negociação.
Forte abraço

orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#816 Mensagem por orestespf » Ter Ago 21, 2007 1:09 pm

Caro Orestes
As 4 primeiras são:
- Submarinos
- Helis
- NPa
-Escoltas.

Forte abraço

Caro irmão Marino,

esclarecedor este seu post reproduzido do "Aéreas". Achei razoável postar o assunto nos dois tópicos, por haver relação com o assunto abordado, mas a coisa pegou fogo mais aqui do que lá. rsrs

Apresentei a tal especulação e disse que, no meu entendimento, haviam várias incongruências. Afirmei que a info não era minha e que se tratava de mais um boato.

Parece que não adiantou muito, a coisa ferveu mesmo assim. rsrs Uma coisa é interessante, qualquer proposta francesa do tipo pacotão (se houver) será mais ou menos nesta linha mesmo, não me surpreenderia. Na verdade vou além, este material foi oferecido mesmo (isto é fato), mas da mesma forma que colocamos aqui uma provável proposta americana.

Independente de ser por educação ou não, cabe as FFAA analisar as propostas e filtrá-la, adquiriando o material que achar conveniente e viável.

Como disse anteriormente, não vejo problema algum em se adquirir os SEM (ou SUE-M), mas não acredito que seja a prioridade da MB. Inclusive você destacou muito bem as tais prioridades da MB. Se a MB decidir que não comprará agora vetores de asas fixas, nem de graça ela aceitará os SEM, iria desestruturar todo um planejamento que foi traçado e ainda está sendo.

Confesso que imaginei que as pessoas iriam se prender nos Rafales e no número divulgado, mas não, foram direto aos SEM. O interessante é que ninguém comentou o fato da tal "proposta" (boato) citar 12 hélis franceses para o EB.

Repito o que disse anteriormente: a cada dia o governo sinaliza e de maneira mais clara que haverá mesmo o tão sonhado reaparelhamento das FFAA. Inclusive você postou uma nota do JB dizendo isto e falando que começará com a compra de 12 hélis para a FAB.

Assim, percebendo que a grana deverá mesmo sair, parlamentares interessados nos assuntos començam a se movimentar, articulando "vazamentos" intencionais de determinados assuntos na mídia com a intenção clara de fazer lobby. O mesmo que aconteceu no finado FX-1.

Pra ser sincero, se as coisas acontecerem mesmo, posso afirmar que tudo está no começo, que haverá muita disputa e lobby. Até porque os fornecedores estavam hibernando, mas com a possibilidade real de verbas para defesa, todos vão se articular.

Em suma, acho que muita coisa vai aparecer daqui pra frente, muitos boatos vão surgir. E que não nos assustemos com propostas russas, suecas e até chinesas. Não estou dizendo que vai acontecer, que ganharão, mas encaminhar propostas, qualquer um pode.

Só espero que tudo já esteja definido, principalmente dentro de um planejamento cuidadoso e realizado previamente. Assim, não haverá percalços e o processo poderá acontecer de forma natural.

Acho melhor que todos nós fiquemos atentos a enxurradas de boatos que surgirão, mas que saibamos filtrá-los. Acredito que os vários erros do passado, apontados e repisados aqui, não serão novamente cometidos.

Forte abraço,

Orestes

PS: peguei carona no seu post para falar genericamente. rsrs

WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#817 Mensagem por WalterGaudério » Ter Ago 21, 2007 2:27 pm

Alitson escreveu:

Caro Orestes
As 4 primeiras são:
- Submarinos
- Helis
- NPa
-Escoltas.

Forte abraço

Caro Marino,

[]s

Existe, no meio de todo este pacotaço Zidane, ainda um outro fator chamado Exocet Block 3 :wink:

sds

Walter

Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Alitson
Sênior
Sênior

#818 Mensagem por Alitson » Ter Ago 21, 2007 2:57 pm

cicloneprojekt escreveu:
Alitson escreveu:

Caro Orestes
As 4 primeiras são:
- Submarinos
- Helis
- NPa
-Escoltas.

Forte abraço

Caro Marino,

[]s

Existe, no meio de todo este pacotaço Zidane, ainda um outro fator chamado Exocet Block 3 :wink:

sds

Walter

Bom saber que algumas pré-negociações já foram mais adiante. Apesar de eu crer na americanização da força...

[]s

A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#819 Mensagem por Carlos Lima » Ter Ago 21, 2007 4:34 pm

Ok,

A primeira pergunta que deveria ser respondida é:

O que a MB quer fazer nos próximos 10/15 com a asa fixa?

Com relação as aeronaves, então teríamos:

SUE = Exocet
A-4 = Maverick e quem sabe Harpoon (mas isso $$$)
F-18 = Harpoon / Maverick
Sea Hawk = Penguim ou Maverick

A MB opera Exocets como o missil padrão para os navios e para os Helis (embora seja mar-mar e ar-mar, devem possuir algo em comum).

Pergunta: Será que o Exocet dos Sea King poderia ser o mesmo que equiparia os SUE? (aparentemente sim, mas sei lá).

Que sinuca: :wink: 8-]

Se ficarem com os A-4, vão ter que comprar misseis novos, além de pagar para modernizar os A-4

Se pegarem os SUE, estão com 2 vetores e nesse caso alguma modernização dos A-4 ainda seria necessária e além operando 2 aeronaves tão distintas certamente $$$$ aumentaria bastante :?

Trocar tudo por F-18A+ (Canadá) implica a necessidade de aeronave biposta para conversão (o que o F-18 é 'caro') e manter os A-4 para essa tarefa cai no mesmo tipo de 'problema' que os SUE.

O F-18 ainda pode apresentar algumas restrições de operação em função de peso a partir do A-12...

CAP está ok, mas não sei quanto a outras tarefas 'mais pesadas'.

Sob o ponto de vista de grana imediata a não ser que os franceses 'doem' os seus SUE, ainda acho a médio prazo os A-4 uma boa (lembrar que os Hermanos já tem problemas com peças para os SUE deles que nem tão 'gastos' quanto os franceses estão).

É manter a cabeça no lugar e tomar cuidado com as tentações... e analisar bem, curto/médio/longo prazos e não contar com grana no fiofó da ave 8-] .

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
PRick

#820 Mensagem por PRick » Ter Ago 21, 2007 4:58 pm

cb_lima escreveu:Ok,

A primeira pergunta que deveria ser respondida é:

O que a MB quer fazer nos próximos 10/15 com a asa fixa?

Com relação as aeronaves, então teríamos:

SUE = Exocet
A-4 = Maverick e quem sabe Harpoon (mas isso $$$)
F-18 = Harpoon / Maverick
Sea Hawk = Penguim ou Maverick

A MB opera Exocets como o missil padrão para os navios e para os Helis (embora seja mar-mar e ar-mar, devem possuir algo em comum).

Pergunta: Será que o Exocet dos Sea King poderia ser o mesmo que equiparia os SUE? (aparentemente sim, mas sei lá).

Que sinuca: :wink: 8-]

Se ficarem com os A-4, vão ter que comprar misseis novos, além de pagar para modernizar os A-4

Se pegarem os SUE, estão com 2 vetores e nesse caso alguma modernização dos A-4 ainda seria necessária e além operando 2 aeronaves tão distintas certamente $$$$ aumentaria bastante :?

Trocar tudo por F-18A+ (Canadá) implica a necessidade de aeronave biposta para conversão (o que o F-18 é 'caro') e manter os A-4 para essa tarefa cai no mesmo tipo de 'problema' que os SUE.

O F-18 ainda pode apresentar algumas restrições de operação em função de peso a partir do A-12...

CAP está ok, mas não sei quanto a outras tarefas 'mais pesadas'.

Sob o ponto de vista de grana imediata a não ser que os franceses 'doem' os seus SUE, ainda acho a médio prazo os A-4 uma boa (lembrar que os Hermanos já tem problemas com peças para os SUE deles que nem tão 'gastos' quanto os franceses estão).

É manter a cabeça no lugar e tomar cuidado com as tentações... e analisar bem, curto/médio/longo prazos e não contar com grana no fiofó da ave 8-] .

[]s
CB_Lima

Como havia falado,

São 02 caminhos distintos, caso herdemos os SUE, os A-4 não seriam modernizados ou modificados, ficariam dentro do contrato atual de manutenção pela LockMart argentina, e seriam usados para treinamento e qualificação, os modelos bi-place, já que não conheço a existência de SUE de 02 lugares.

Quanto aos Exocet´s AM-39, eles são iguais, quando disparados por helo ou asa fixa, perdem em alcance, dada a diferença de velocidade das plataformas lançadores, assim, é só a MB colocar os AM-39 disponíveis nos SUE, e pronto, podem fazer um ataque naval a cerca 1.300 kms do São Paulo, os AM-39 usados a partir dos SUE podem chegar a 70 kms de alcance. Assim, 1.370 kms.

Os SUE possuem capacidade REVO, e operam o sistema Buddy-Buddy, semelhante aos A-4, se não me falha a memória. Suas turbinas são próximas das que equipam os Mirages F-1.

Mas repito dado ao tempo de vida útil das células, os SUE só valem a pena se vierem quase de graça, para serem usados no tempo em que os A-4 reformados, ou seja, uns 10 anos.

Nesta janela de tempo, os F-18, já serão coisa do passado, assim, o passo seguinte seria os Rafales, Mig-29K ou F-35. Neste caso, já tendo em vista o novo casco de NAE.

A opção dos F-18A(se for os CF-18A, eles usam as turbinas do modelo C), deveria incluir uma modernização para os radares APG-73, com capacidade BVR, e uso de Harpoon´s, neste caso, deveríamos trocar todos os mísseis Exocet´s por Harpoon´s, e são muitos Exocet´s na MB, caso, sejam considerados os modelos ar-mar e mar-mar.

Os F-18A/C vão operar no SP com penalidades, mas ainda assim, os modelos CF-18A podem operar com capacidade completa para CAP e ataque naval com mísseis. Somente, para ataque terrestre teríamos limitações com o peso, mas acho que daria para decolar com peso máximo de combustível, com tanques sub-alares e umas 04 toneladas de bombas, mas do que o suficiente para as tarefas requeridas pela MB. No entanto, a operação dos F-18 ou Rafales no SP seriam com margens de segurança muito menores que no caso dos SUE e A-4.

A possibilidade final seria um mixer de F-18 ou Rafale, com SUE ou A-4, está é a mais cara, e implicaria numa modernização dos A-4. Ainda considerando a vinda dos SUE de graça ou quase, não afetaria a possível adoção de uma segundo avião F-18 ou o mais indicado o Rafale.

O que deve ser seguido é um planejamento ou coerência lógica, no qual estejam amarrados, aeronaves, navios e armamento, buscando a raionalização dos meios e menor custo de manutenção e aquisição dos meios.

[ ]´s

Morcego
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

#821 Mensagem por Morcego » Ter Ago 21, 2007 5:03 pm

pow se a MB vai esta estudando o SUE, pow pq não estuda o RAFALE; ainda mais, PRA QUE ESTUDAR SUE SE PODE ESTUDAR RAFALE.

compra o RAFALE QUE O SUE JÁ VEM DE TAMPÃO POWW.

b.verde
Avançado
Avançado
Agradeceu: 1 vez

#822 Mensagem por b.verde » Ter Ago 21, 2007 7:39 pm

Deixa eu entender:

Existe de fato a possibilidade do F-18A ou SUE na MB com todos os seus prós e contras?
Se existe, por que nâo o F-18A?
Não seria ele mais ideal a defesa de frota?

boa noite a todos

(Tudo posso naquEle que fortalece)

Corsário01
Sênior
Sênior
Agradeceu: 8 vezes
Agradeceram: 176 vezes

#823 Mensagem por Corsário01 » Ter Ago 21, 2007 7:50 pm

b.verde escreveu:Deixa eu entender:

Existe de fato a possibilidade do F-18A ou SUE na MB com todos os seus prós e contras?
Se existe, por que nâo o F-18A?
Não seria ele mais ideal a defesa de frota?

boa noite a todos

(Tudo posso naquEle que fortalece)

Veja bem.

Todo o raciocinio tem que passar pela capacidade das catapultas e aparelho de parada.

O Rafalle zero chance.
O F18A pode ser até 20 ton de peso máximo de decolagem.
Mas no limite.
Vejam se é possivel.
Se for, otimo. Se não, pensemos em outra opção.

Abraços,

Padilha
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Agradeceram: 455 vezes

A12

#824 Mensagem por Lord Nauta » Ter Ago 21, 2007 8:59 pm

Pezados Senhores

Ontem a noite parei para refletir um pouco sobre tudo que escrevemos, sobre a sincera preocupação que cada um de nós tem sobre a Defesa de nossa nação. Infelizmente cheguei a uma triste conclusão o Brasil parece que esta condenado a periferia do mundo, a ser um país de terceira categoria. Os que governam o Brasil são homens politicamente mediocres, nenhum tem a estatura de estadista. Caso o Brasil fosse governado por homens com real entendimento da verdadeira importância do país na America do Sul e no mundo não estariamos discutindo sobre a viabilidade de A4, SUE ou F/A18 e sim sobre o novo NAe que já estaria em construção e seus aviões de última geração. Bem infelizmente e nosso país e as vezes fico com vontade de desisitir.

Sds

Lord Nauta

Editado pela última vez por Lord Nauta em Ter Ago 21, 2007 10:55 pm, em um total de 1 vez.
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1244 vezes
Agradeceram: 734 vezes

#825 Mensagem por FIGHTERCOM » Ter Ago 21, 2007 9:06 pm

No final, todos nós iremos cair da cama e perceber que isso não passou de um sonho (Rafale, F35, PA novo, Fuzil G36).... A pior coisa que pode acontecer a um homem é perder a esperança, e infelizmente todos (brasileiros) estamos assim amigo.

Wesley

Responder