Missilhouse do Brasil
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Re: Mssilhouse do Brasil
Ué está bom também.
Como é que iriam testar a turbina do MAN, que vai voar depois de 2015.
Essa Micro-Turbina no nosso AV-MT (ou seja lá qual for o novo nome) é uma excelente notícia.
Até porque, na minha opinião, nós precisamos desse míssil para ontem.
E é um míssil bem mais versátil que o MAN, poderá servir de "cobaia" para várias melhorias..
First Brazilian Cruise Missile.
Como é que iriam testar a turbina do MAN, que vai voar depois de 2015.
Essa Micro-Turbina no nosso AV-MT (ou seja lá qual for o novo nome) é uma excelente notícia.
Até porque, na minha opinião, nós precisamos desse míssil para ontem.
E é um míssil bem mais versátil que o MAN, poderá servir de "cobaia" para várias melhorias..
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- thicogo
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Re: Mssilhouse do Brasil
24/03/2010 - Estágio atual do Projeto de Turbina Aeronáutica na empresa TGM Turbinas
No dia 11 de março, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial visitou as instalações da empresa TGM Turbinas, em Sertãozinho, no interior de São Paulo, onde conheceu o estágio atual de desenvolvimento do Projeto Turbina Aeronáutica de Pequena Potência (TAPP).
O projeto é um trabalho conjunto de pesquisadores da Divisão de Propulsão Aeronáutica do Instituto de Aeronáutica e Espaço, professores do Instituto Tecnológico de Aeronáutica ligados ao Centro de Referência em Turbinas a Gás do instituto e de engenheiros da empresa TGM, maior fabricante nacional e exportador de turbinas a vapor.
O objetivo do projeto TAPP é o de desenvolver e fabricar um modelo experimental de um turborreator para utilização em aeronaves não-tripuladas, dentre outros, assim como a construção de um banco de ensaios de motor completo. Durante a visita, a comitiva do DCTA, composta pelo diretor-geral, vice-diretor, reitor do ITA e do diretor do IAE, além de representantes e técnicos dos institutos, também conheceu a história e a estrutura fabril da empresa TGM. O ponto de destaque foi a constatação do envolvimento da empresa como parceira no desenvolvimento técnico da turbina e co-financiadora do empreendimento, com recursos na ordem de 2,4 milhões de reais.
O projeto TAPP também visa, dentre outros, a capacitação de equipe técnica e a formação de recursos humanos da empresa e dos institutos do DCTA envolvidos, bem como a geração de emprego para participantes do projeto na indústria.
O TAPP tem previsão de ser concluído ainda neste ano, quando passará por ensaio de avaliação do motor completo em banco de ensaio na Divisão de Propulsão Aeronáutica do IAE.
Saiba mais sobre a contribuição da empresa TGM ao projeto TAPP
Desenvolvimento de novos fornecedores de matéria prima e controle da rastreabilidade do material adquirido
Inspeções de qualidade no fornecedor e no recebimento da matéria-prima por meio de ensaios não-destrutivos e destrutivos
Preparação do processo de fabricação de componentes, de acordo com os padrões de engenharia da empresa (ISO 9001)
Fabricação de componentes da TAPP
Análise dimensional 3D e ensaios não-destrutivos pós-fabricação
Montagem de componentes da TAPP no conjunto rotativo
Desenvolvimento e construção da bancada de ensaio de rotodinâmica do conjunto montado da TAPP
Ensaios do sistema de lubrificação do motor, do sistema de selagem (labirintos) de óleo, de carga axial nos rolamentos e de rotodinâmica do conjunto montado
Adoção de soluções de engenharia com base nos ensaios realizados
Mais fotos abaixo.
http://www.cta.br/noticias/estrutura.php?id=94
No dia 11 de março, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial visitou as instalações da empresa TGM Turbinas, em Sertãozinho, no interior de São Paulo, onde conheceu o estágio atual de desenvolvimento do Projeto Turbina Aeronáutica de Pequena Potência (TAPP).
O projeto é um trabalho conjunto de pesquisadores da Divisão de Propulsão Aeronáutica do Instituto de Aeronáutica e Espaço, professores do Instituto Tecnológico de Aeronáutica ligados ao Centro de Referência em Turbinas a Gás do instituto e de engenheiros da empresa TGM, maior fabricante nacional e exportador de turbinas a vapor.
O objetivo do projeto TAPP é o de desenvolver e fabricar um modelo experimental de um turborreator para utilização em aeronaves não-tripuladas, dentre outros, assim como a construção de um banco de ensaios de motor completo. Durante a visita, a comitiva do DCTA, composta pelo diretor-geral, vice-diretor, reitor do ITA e do diretor do IAE, além de representantes e técnicos dos institutos, também conheceu a história e a estrutura fabril da empresa TGM. O ponto de destaque foi a constatação do envolvimento da empresa como parceira no desenvolvimento técnico da turbina e co-financiadora do empreendimento, com recursos na ordem de 2,4 milhões de reais.
O projeto TAPP também visa, dentre outros, a capacitação de equipe técnica e a formação de recursos humanos da empresa e dos institutos do DCTA envolvidos, bem como a geração de emprego para participantes do projeto na indústria.
O TAPP tem previsão de ser concluído ainda neste ano, quando passará por ensaio de avaliação do motor completo em banco de ensaio na Divisão de Propulsão Aeronáutica do IAE.
Saiba mais sobre a contribuição da empresa TGM ao projeto TAPP
Desenvolvimento de novos fornecedores de matéria prima e controle da rastreabilidade do material adquirido
Inspeções de qualidade no fornecedor e no recebimento da matéria-prima por meio de ensaios não-destrutivos e destrutivos
Preparação do processo de fabricação de componentes, de acordo com os padrões de engenharia da empresa (ISO 9001)
Fabricação de componentes da TAPP
Análise dimensional 3D e ensaios não-destrutivos pós-fabricação
Montagem de componentes da TAPP no conjunto rotativo
Desenvolvimento e construção da bancada de ensaio de rotodinâmica do conjunto montado da TAPP
Ensaios do sistema de lubrificação do motor, do sistema de selagem (labirintos) de óleo, de carga axial nos rolamentos e de rotodinâmica do conjunto montado
Adoção de soluções de engenharia com base nos ensaios realizados
Mais fotos abaixo.
http://www.cta.br/noticias/estrutura.php?id=94
- Strike
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Re: Mssilhouse do Brasil
Uma das primeiras fotos do A-Darter intregado no Gripen da Africa do Sul.
segue o link do PDF com a foto e outras informações do A-Darter.
http://www.deneldynamics.co.za/brochure ... ternal.pdf
segue o link do PDF com a foto e outras informações do A-Darter.
http://www.deneldynamics.co.za/brochure ... ternal.pdf
Brava Gente Brasileira ..!
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Re: Mssilhouse do Brasil
O cronograma inicial estava previsto para 2014, salvo engano. O "treco" já está sendo integrado? Porra, andou bem mais rápido do que podíamos imaginar. Sendo assim, ano que vem já deve estar completamente operacional.Strike escreveu:Uma das primeiras fotos do A-Darter intregado no Gripen da Africa do Sul.
segue o link do PDF com a foto e outras informações do A-Darter.
http://www.deneldynamics.co.za/brochure ... ternal.pdf
P.S.: O link ou o site está com problemas. Tentemos esse:
http://www.deneldynamics.co.za/brochure ... ternal.pdf
"O dia em que os EUA aportarem porta aviões, navios de guerra, jatos e helicópteros apache sobre o território brasileiro, aposto que muitos brasileiros vão sair correndo gritando: "me leva, junto! me leva, junto!"
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Re: Mssilhouse do Brasil
Eu não sei não heim!thelmo rodrigues escreveu:
O cronograma inicial estava previsto para 2014, salvo engano. O "treco" já está sendo integrado? Porra, andou bem mais rápido do que podíamos imaginar. Sendo assim, ano que vem já deve estar completamente operacional.
P.S.: O link ou o site está com problemas. Tentemos esse:
http://www.deneldynamics.co.za/brochure ... ternal.pdf
O cronograma que eu vejo para o A-Darter é ele sendo fabricado e integrado aqui no Brasil até o fim de 2012. Chute meu, mas acho que as coisas estão bem adiantadas.
abraços]
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Re: Mssilhouse do Brasil
O cronograma parece estar mais adiantado. Haverão testes reais de disparo do A-Darter ainda em 2010 (a partir de um Gripen, no meio deste ano). Havendo os mesmos sucessos dos testes de solo, até o começo de 2011 começa a produção seriada, tanto na África do Sul quanto Brasil. Então para 2012 eu tenho esperança que comece a parceria T-Darter!
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Re: Mssilhouse do Brasil
Sendo assim, e antes que resolvam vender a DENEL........Junker escreveu:O cronograma parece estar mais adiantado. Haverão testes reais de disparo do A-Darter ainda em 2010 (a partir de um Gripen, no meio deste ano). Havendo os mesmos sucessos dos testes de solo, até o começo de 2011 começa a produção seriada, tanto na África do Sul quanto Brasil. Então para 2012 eu tenho esperança que comece a parceria T-Darter!
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Re: Mssilhouse do Brasil
Acho que deve ser isso mesmo:Junker escreveu:O cronograma parece estar mais adiantado. Haverão testes reais de disparo do A-Darter ainda em 2010 (a partir de um Gripen, no meio deste ano). Havendo os mesmos sucessos dos testes de solo, até o começo de 2011 começa a produção seriada, tanto na África do Sul quanto Brasil. Então para 2012 eu tenho esperança que comece a parceria T-Darter!
The missiles and unmanned air vehicle (UAV) business unit of Denel, Denel Dynamics, on Thursday reported that the first System Avionics Test Missile (SATM) was delivered for testing to SAAB Aerospace Systems in Sweden, at end of September.
The SATM would be used for missile/aircraft integration testing on the Gripen, both on the ground and in captive flight. It would be used to test the functional interface between the A-Darter missile and the Gripen aircraft, which includes the modification and verification of the aircraft software to be able to use the A-Darter missiles on the Gripen.
“This delivery is significant as it demonstrates the level of maturity of the missile design and its subsystems at this stage of the development programme, and pave the way for the first live test firings of A-Darter from the Gripen in 2010,” said Denel Dynamics executive manager for air-to-air programmes Denise Wilson.
Denel Dynamics was under contract to develop the A-Darter fifth generation air-to-air missile. This was a highly agile missile with imaging infrared seeker technology.
This was a bi-national programme undertaken in partnership with the Brazilian Air Force, through the South African defence procurement agency, Armscor. The initial fighter aircraft for integration were the Gripen for the South African Air Force, and the F-5BR for the Brazilian Air Force.
The successful integration of the advanced A-Darter with the modern Gripen avionics system is a key activity on the programme.
Further, significant export opportunities existed for this product into further markets as well, said Denel Dynamics.
Now in the third year of a five-and-a-half-year development programme, the A-Darter programme provides some 200 direct jobs at Denel Dynamics, and up to 1200 indirect jobs in the wider South African industry.
“This impact on job creation from Denel Dynamics in a sector that is currently experiencing a global skills shortage is an important South African contribution,” said Denel Dynamics CEO Jan Wessels.
Edited by: Mariaan Webb
http://www.engineeringnews.co.za/articl ... 2009-10-01
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Re: Mssilhouse do Brasil
Pensando bem, este é o cronograma sul-africano. Talvez o nosso esteja atrasado entre 1 e 2 anos.Junker escreveu:O cronograma parece estar mais adiantado. Haverão testes reais de disparo do A-Darter ainda em 2010 (a partir de um Gripen, no meio deste ano). Havendo os mesmos sucessos dos testes de solo, até o começo de 2011 começa a produção seriada, tanto na África do Sul quanto Brasil. Então para 2012 eu tenho esperança que comece a parceria T-Darter!
Quando começarmos a fabricar os motores aqui (o que ainda não acontece), eles terão de ser testados inicialmente em solo.
Depois, teremos de integrá-lo ao F-5M. E percebam bem, que não é integrar o "A-Darter" ao F-5, mas integrar o "nosso A-Darter" ao mesmo. Ou seja, não dá pra pular etapas e fazer a integração com o míssil deles antes que o nosso fique pronto. Já que como serão fabricados em lugares diferentes, deverão haver diferenças também nos processos de fabricação e consequentemente no produto.
Talvez em dois anos, o A-Darter da África do Sul já esteja disponível para fabricação em série. Mas o nosso míssil, ainda não teve sequer teste estático do motor.
abraços]
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Re: Mssilhouse do Brasil
Espera aí....não teve uma notícia "pratrasmente" que seria montada uma "oficina-espelho" aqui???? Se for verdade , e com as nossas equipes indo e vindo da AS, talvez o "nosso" A-Darter não atrase tanto assim.Brasileiro escreveu:Pensando bem, este é o cronograma sul-africano. Talvez o nosso esteja atrasado entre 1 e 2 anos.Junker escreveu:O cronograma parece estar mais adiantado. Haverão testes reais de disparo do A-Darter ainda em 2010 (a partir de um Gripen, no meio deste ano). Havendo os mesmos sucessos dos testes de solo, até o começo de 2011 começa a produção seriada, tanto na África do Sul quanto Brasil. Então para 2012 eu tenho esperança que comece a parceria T-Darter!
Quando começarmos a fabricar os motores aqui (o que ainda não acontece), eles terão de ser testados inicialmente em solo.
Depois, teremos de integrá-lo ao F-5M. E percebam bem, que não é integrar o "A-Darter" ao F-5, mas integrar o "nosso A-Darter" ao mesmo. Ou seja, não dá pra pular etapas e fazer a integração com o míssil deles antes que o nosso fique pronto. Já que como serão fabricados em lugares diferentes, deverão haver diferenças também nos processos de fabricação e consequentemente no produto.
Talvez em dois anos, o A-Darter da África do Sul já esteja disponível para fabricação em série. Mas o nosso míssil, ainda não teve sequer teste estático do motor.
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Re: Mssilhouse do Brasil
O Raul esta atrazado ate nos testes da Acauã.....
....O programa A-Darter, estara finalizado em 2012......com o primeiro teste em terras brasiles em Junho/2010
....O programa A-Darter, estara finalizado em 2012......com o primeiro teste em terras brasiles em Junho/2010
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Re: Mssilhouse do Brasil
Raul???? VC já tá íntimo assim?????brisa escreveu:O Raul esta atrazado ate nos testes da Acauã.....
....O programa A-Darter, estara finalizado em 2012......com o primeiro teste em terras brasiles em Junho/2010
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Re: Mssilhouse do Brasil
Pô, não espalha não... senão me tira o charme
Que tipo de teste é este que vai ser feito aqui em junho deste ano? Teste de motor, lançamento de terra?
Porque se for lançamento do ar, de cara eu já digo que duvido!
abraços]
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Re: Mssilhouse do Brasil
\Estão sim...!Brasileiro escreveu:Eu não sei não heim!thelmo rodrigues escreveu:
O cronograma inicial estava previsto para 2014, salvo engano. O "treco" já está sendo integrado? Porra, andou bem mais rápido do que podíamos imaginar. Sendo assim, ano que vem já deve estar completamente operacional.
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Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
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- jumentodonordeste
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Re: Mssilhouse do Brasil
Eu duvido que o A-DARTER já faça o primeiro teste real no Brasil esse ano.
Não é que eu duvide do amigo brisa- apesar dele utilizar um avatar do cérebro - mas é muito rápido.
Não é que eu duvide do amigo brisa- apesar dele utilizar um avatar do cérebro - mas é muito rápido.