Galina escreveu:Luís Henrique escreveu:
Galina,
você escreveu, escreveu e não respondeu nada.
Você citou 3 forças aéreas, incluindo a nossa. Das 3 a única realmente de ELITE é a de Israel.
Nossa Força Aérea ocupa a 47ª posição no ranking feito pelo military global power em NÚMERO de caças, com os poderosíssimos F-5M.
Existem DEZENAS de forças aéreas muito mais poderosas que a nossa e que a força aérea sul-africana.
Israel utiliza caças americanos por razões totalmente políticas. Eles, inclusive recebem BILHÕES em ajuda militar que só podem ser utilizadas em armamentos AMERICANOS.
Existem VÁRIAS forças aéreas de ELITE que utilizam aeronaves russas.
E para concluir, nós não avaliamos todos os caças do FX2. Nós avaliamos apenas um RFI.
Nós não voamos em todos os caças.
Considerando que a ÚNICA aeronave PESADA e sem dúvida nenhuma a de MAIOR ALCANCE/RAIO DE AÇÃO era o Su-35.
E uma das desculpas para sua desclassificação é que o ALCANCE não agradou. Só pode ser piada.
Claro, para convencer políticos semi-analfabetos e com conhecimentos NULOS sobre equipamentos militares é muito fácil.
Você cita que o Gripen NG em UM DOS TESTES DE ALCANCE, configuração Alpha, ficou em 1º dentre os 3 finalistas.
Nenhum Deputado vai perguntar ou indagar nada. Ninguém ali parece ter conhecimento para perguntar: Mas em configuração de COMBATE com X toneladas de armamentos, qual o raio de alcance de cada uma das aeronaves avaliadas???
Luis, se beber não escreva. Brincadeira a parte, onde eu falei que o Gripen teria sido primeiro em um dos testes de alcance, configuração alpha (!!) ??
Por gentileza, se puder, leia (com atenção…) os últimos posts que escrevi com o Bolovo. Vou me reportar a eles para não ser repetitivo, evitando que se entre em looping de argumentos. E tempo é dinheiro… Observo adicionalmente apenas que vc citou um exemplo emblemático envolvendo cultura operacional, citando uma analogia com Corinthians e Palmeiras. Eu te lembrei dos países do leste europeu. Da mesma forma, e pegando um trecho do que escrevi com o Bolovo, o parecer (
opinio) de um expert só pode ser desconstituída por alguém que tenha conhecimentos técnicos mínimos para isso. Veja o que escrevi sobre o cabeamento do MI-35, por exemplo. Por isso falei em honestidade intelectual, e quero acreditar que você também zele por isso.
Vocês perdem tempo com coisas bobas, desculpe a franqueza. Deveriam estar preocupados é com o andamento do projeto FX2, sobretudo porque existe uma data específica muito crítica para a aviação de caça nacional…
Também acho que a FAB merecia melhores aviões ao longo do tempo, que não meros F-5M. Mas isso, nem de longe, a transforma na 47 força do planeta, em qualquer ranking super trunfo da vida. A FAB merecia meios melhores porque tem um corpo técnico de excelência; porque tem no elemento humano um diferencial; e porque o Brasil merece. Isso já começou a acontecer com o Gripen NG, que tem tudo para ser o mais avançado (até por ser o último a ser desenvolvido) caça de quarta geração do mundo. Mas… não pode estragar na capação, e ai da Saab se não entregar exatamente o que ela prometeu… Com isso vocês deveriam estar preocupados.
Outra coisa: a tendência é que em algum tempo, comecem a aparecer propagandas e um lobby pesado da Saab para o tal Gripen Naval… Meus caros, a quinta geração vem varrendo dos céus todo e qualquer avião não stealth. Vale a pena, construir um caríssimo porta aviões tradicional para colocar um avião de quarta geração que pouco, ou nada, poderia fazer contra o ataque de um caça furtivo ? O lobby que aparecerá vai dizer que sim…
Vejo o Gripen como importante por ser um caça bastante eficiente (até por ser o último quarta geração desenvolvido. O conceito de separação dos sistemas de armas e vôo, é genial… o estilo app de smartphone na eletrônica, idem), barato de comprar e adquirir, e onde temos acesso ao coração eletrônico do caça (coisa que poucos países tem. Isso não está nos super trunfo da vida, Luis…). E que, se não pisar na bola, a Saab - sua fabricante - vai ser contemplada com mais um lote, seja de 18, ou de 36 aeronaves. Agora, se você quer ver na FAB um player de ainda maior importância em todo Atlântico Sul, torça, cobre a aquisição do F-35 lá pela metade da próxima década, para entrada em operação lá pelo final da década de 20, quando espero que a FAB tenha melhorado o perfil do seu orçamento de custeio. É o que penso.
Vou parar por aqui, sob pena de redundância de falas.
Abraços
1) Foi a resposta dada pela COPAC para congressistas que argumentaram sobre a má fama do Gripen possuir curto alcance.
Segundo informações divulgadas o Gripen NG fica em 1º lugar entre os 3 finalistas, NESTA CONFIGURAÇÃO.
Mas armado, fica em ÚLTIMO.
O Su-35, segundo informações oficiais divulgadas, ficaria em 1º lugar. Mas foi ELIMINADO na primeira fase, sem ser examinado a fundo, e um dos motivos da sua desclassificação foi que o Alcance não agradou.
É por essas e outras que eu acredito sim que exista influências de natureza política/ideológica. Pois para nós que somos melhor informados sobre equipamentos militares, algumas afirmações precisam ser MELHOR EXPLICADAS, não batem com as informações disponíveis...
2) O exemplo que você usa dos países do Leste Europeu, só APOIAM os meus argumentos.
Enquanto eles faziam parte de uma esfera de influência (União Soviética), eles compravam equipamentos militares soviéticos. Quando mudaram de esfera de influência, passando para a OTAN, passaram imediatamente a comprar equipamentos militares americanos e europeus.
E é exatamente o que eu te disse, o porque de algumas forças aéreas de 'referência' não adquirirem aeronaves militares russas.
Se bem que temos exemplos de países alinhados com o ocidente e que adquiriram equipamentos militares russos.
3) Sobre super trunfo acho esse tipo de argumento ridículo.
Já disse isso e repito. Quando estão falando dos seus preferidos, vocês falam da tecnologia do radar de ponta, da agilidade, dos sensores, dos armamentos.
Quando a concorrência supera o preferido, ai apelam para super trunfo.
Sobre a FAB, respeito, sei que possui em seus quadros profissionais altamente capacitados.
Sei também que MUITOS queriam o Su-35. Principalmente os pilotos de caça.
Sobre 47º se refere ao número de CAÇAS. Não entra no mérito da qualidade dos caças ou da qualidade dos pilotos e profissionais,.
Também se entrar, atualmente passamos vergonha com os poderosíssimos F-5M que são treinadores para a USAF, TERCEIRA linha para alguns países que necessitam de grande quantitativo e SUCATA para a maioria das potências militares.
4) Sobre o Gripen NG ser um dos mais avançados 4a geração por ser o último em desenvolvimento, concordo em partes.
Em partes porque o MiG-35 é tão recente quanto o NG, mas claro, já conhecendo sua visão de mundo seria muito esperar que você se recordasse desse caça.
E sobre os demais 4a geração, eles serão MODERNIZADOS ao longo dos anos...
5) Concordo que a FAB deveria estar de olho (e possivelmente está) em caças de 5a geração.
Mas porque diz apenas F-35?
E o Pak-Fa? e o J-20? E o J-31? E o possível novo caça da Airbus?
Abraço.