TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Qual o caça ideal para o FX?

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80836 Mensagem por Túlio » Dom Jun 25, 2017 4:14 pm

Carlos Lima escreveu:Para ser honesto o certo seria integrarmos o MAN-1 ao Gripen, mas :|

[]s
CB
Por que "certo"? O MANSUP é desenvolvimento exclusivo da MB, que sequer tem previsão de versão aerolançada por suas próprias aeronaves (helis e futuramente aviões Orion e Amazonas), quanto mais para as da FAB.

Em outro ponto já expus com calma e num longo post como seria se as FFAA, ao invés de olharem cada uma apenas para o seu umbigo, trabalhassem junto. Por exemplo, o que chamamos MANSUP ou MAN-1 já nasceria com ROB, verbas e recursos de pesquisa das 3 Forças, isso se traduzindo em versões de emprego específico, movidas a turbina e mundialmente competitivas. Nem haveria AV-TM competindo por verba, p ex.

Mas não é assim que a banda toca... :roll: :roll: :roll: :roll:




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80837 Mensagem por Carlos Lima » Dom Jun 25, 2017 4:17 pm

Túlio escreveu:
Carlos Lima escreveu:Para ser honesto o certo seria integrarmos o MAN-1 ao Gripen, mas :|

[]s
CB
Por que "certo"? O MANSUP é desenvolvimento exclusivo da MB, que sequer tem previsão de versão aerolançada por suas próprias aeronaves (helis e futuramente aviões Orion e Amazonas), quanto mais para as da FAB.

Em outro ponto já expus com calma e num longo post como seria se as FFAA, ao invés de olharem cada uma apenas para o seu umbigo, trabalhassem junto. Por exemplo, o que chamamos MANSUP ou MAN-1 já nasceria com ROB, verbas e recursos de pesquisa das 3 Forças, isso se traduzindo em versões de emprego específico, movidas a turbina e mundialmente competitivas. Nem haveria AV-TM competindo por verba, p ex.

Mas não é assim que a banda toca... :roll: :roll: :roll: :roll:
Pois é,

Não deveria ser 'exclusivo'. Pois é por isso que esses programas nunca dão certo. Cada um faz o seu e com quantidades encomendadas rídiculas não há programa que sobreviva.

Enquanto isso ajudamos Suecos, israelenses, franceses, Americanos etc a desenvolver os programas de mísseis deles.

:|

[]s
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80838 Mensagem por Penguin » Dom Jun 25, 2017 4:21 pm

Poti escreveu:Outra coisa. O Gripen é um caça monomotor e leve. Não imagino levando 4 RBS-15 + 3 Meteor + Tanque de combustível + 2 WVR.
Com essa configuração ele não consegue ter combustível interno e levantar voo. Mais plausível para um ataque naval é uma configuração com 2 mísseis anti-navio e um tanque ventral + 2 BVR + 2 WVR.
Lembro de ficar bastante tempo olhando o max takeoff com payload e diversas possibilidade e muitas das opçòes que aparecem em imagens não são plausíveis e são restritas aos bimotores mais pesados (que nas propagandas também aparecem com muito mais armamento comparativamente ao que carregam em combate).
Imagem

3 Meteor (3x300kg=900kg)
4 RBS-15 (4x630kg=2.520kg)
2 Iris (2x110kg=220kg)
TOTAL=3.640kg

Ou

Imagem

3 Meteor (3x300kg=900kg)
2 RBS-15 (2x630kg=1.260kg)
2 Tanques externo (2x1.300kg=2.600kg)
2 Iris (2x110kg=220kg)
TOTAL=4.980kg

Ambas as configurações permitem que o Gripen E decole com o máximo de combustível interno.

A configuração que vc citou, 2 mísseis anti-navio e um tanque ventral + 2 BVR + 2 WVR, é utilizada no Gripen C:

Imagem

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80839 Mensagem por Túlio » Dom Jun 25, 2017 4:38 pm

Penguin escreveu: 3 Meteor (3x300kg=900kg)
4 RBS-15 (4x630kg=2.520kg)
2 Iris (2x110kg=220kg)
TOTAL=3.640kg

Ou

3 Meteor (3x300kg=900kg)
2 RBS-15 (2x630kg=1.260kg)
2 Tanques externo (2x1.300kg=2.600kg)
2 Iris (2x110kg=220kg)
TOTAL=4.980kg

Ambas as configurações permitem que o Gripen E decole com o máximo de combustível interno.

A configuração que vc citou, 2 mísseis anti-navio e um tanque ventral + 2 BVR + 2 WVR, é utilizada no Gripen C:
O problema nem é esse: de onde a FAB vai tirar dinheiro para comprar essa enormidade de armas inteligentes, que mui provavelmente sequer serão disparadas ao longo de toda a sua vida útil? Como irá justificar?

A meu ver, a grande vantagem do Gripen E é precisamente a grande desvantagem da FAB: como não há quase nada para botar nos pilones, o caça sempre vai voar leve...




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80840 Mensagem por Penguin » Dom Jun 25, 2017 5:21 pm

Túlio escreveu:
Penguin escreveu: 3 Meteor (3x300kg=900kg)
4 RBS-15 (4x630kg=2.520kg)
2 Iris (2x110kg=220kg)
TOTAL=3.640kg

Ou

3 Meteor (3x300kg=900kg)
2 RBS-15 (2x630kg=1.260kg)
2 Tanques externo (2x1.300kg=2.600kg)
2 Iris (2x110kg=220kg)
TOTAL=4.980kg

Ambas as configurações permitem que o Gripen E decole com o máximo de combustível interno.

A configuração que vc citou, 2 mísseis anti-navio e um tanque ventral + 2 BVR + 2 WVR, é utilizada no Gripen C:
O problema nem é esse: de onde a FAB vai tirar dinheiro para comprar essa enormidade de armas inteligentes, que mui provavelmente sequer serão disparadas ao longo de toda a sua vida útil? Como irá justificar?

A meu ver, a grande vantagem do Gripen E é precisamente a grande desvantagem da FAB: como não há quase nada para botar nos pilones, o caça sempre vai voar leve...
Verdade. Ainda tem essa questão.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80841 Mensagem por Carlos Lima » Dom Jun 25, 2017 5:22 pm

F-5 do Sec. XXI

Serve bem à FAB sem dúvidas. :|

Deveriam ter ido de F-16 a muitos anos... menos dores de cabeça.

[]s
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80842 Mensagem por mmatuso » Dom Jun 25, 2017 5:50 pm

Túlio escreveu:
Penguin escreveu: 3 Meteor (3x300kg=900kg)
4 RBS-15 (4x630kg=2.520kg)
2 Iris (2x110kg=220kg)
TOTAL=3.640kg

Ou

3 Meteor (3x300kg=900kg)
2 RBS-15 (2x630kg=1.260kg)
2 Tanques externo (2x1.300kg=2.600kg)
2 Iris (2x110kg=220kg)
TOTAL=4.980kg

Ambas as configurações permitem que o Gripen E decole com o máximo de combustível interno.

A configuração que vc citou, 2 mísseis anti-navio e um tanque ventral + 2 BVR + 2 WVR, é utilizada no Gripen C:
O problema nem é esse: de onde a FAB vai tirar dinheiro para comprar essa enormidade de armas inteligentes, que mui provavelmente sequer serão disparadas ao longo de toda a sua vida útil? Como irá justificar?

A meu ver, a grande vantagem do Gripen E é precisamente a grande desvantagem da FAB: como não há quase nada para botar nos pilones, o caça sempre vai voar leve...
kkk dificil concordar com o que vc escreve sobre Gripen mas foi cirurgico agora.

Ia até perguntar qual foi o pacote da FAB e se tinha o tal RBS15 200km, porque pelas discussões os Gripen daqui só vão decolar com 10t de armamento para interditar o atlantico inteiro [003]




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80843 Mensagem por Túlio » Dom Jun 25, 2017 5:57 pm

mmatuso escreveu:
kkk dificil concordar com o que vc escreve sobre Gripen mas foi cirurgico agora.

Ia até perguntar qual foi o pacote da FAB e se tinha o tal RBS15 200km, porque pelas discussões os Gripen daqui só vão decolar com 10t de armamento para interditar o atlantico inteiro [003]
Não é 200 km para o RBS-15-ER, em desenvolvimento para o Gripen E. É bem mais. E é o que vale a pena comentar do teu post. Sigas tentando, de repente aparece até PIADA! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80844 Mensagem por Luís Henrique » Dom Jun 25, 2017 6:58 pm

Poti escreveu:Outra coisa. O Gripen é um caça monomotor e leve. Não imagino levando 4 RBS-15 + 3 Meteor + Tanque de combustível + 2 WVR.
Com essa configuração ele não consegue ter combustível interno e levantar voo. Mais plausível para um ataque naval é uma configuração com 2 mísseis anti-navio e um tanque ventral + 2 BVR + 2 WVR.
Lembro de ficar bastante tempo olhando o max takeoff com payload e diversas possibilidade e muitas das opçòes que aparecem em imagens não são plausíveis e são restritas aos bimotores mais pesados (que nas propagandas também aparecem com muito mais armamento comparativamente ao que carregam em combate).
4 RBS15 + 1 tanque de combustível teoricamente eh possível

2 RBS15 + 2 tanques de combustível também.

Já a configuração que eu coloquei:
4 RBS15 + 2 tanques de combustível + 1meteor +2 a-darter ficaria NO LIMITE da aeronave

Vai depender do peso final se será 8 toneladas ou menos.
Ou do mtow, se será de 16,5 ou 17t.

Mas para interdição naval seria uma configuração de muito respeito.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80845 Mensagem por hunter » Dom Jun 25, 2017 9:03 pm

atualmente qual nossa configuração de interdição naval?

isso logico com o F-5 e A-1....

e outra aquelas armas que foram anunciadas ..... http://www.aereo.jor.br/2015/08/09/as-a ... rasileira/

Ja recebemos? temos alguma previsão?

em especial as Spices (1000 e 250) elas podem ser usadas para interdição?

estou gostando muito da discussão, aprendendo muito.....

Abs




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80846 Mensagem por juarez castro » Dom Jun 25, 2017 10:59 pm

Penguin escreveu:
Poti escreveu:Outra coisa. O Gripen é um caça monomotor e leve. Não imagino levando 4 RBS-15 + 3 Meteor + Tanque de combustível + 2 WVR.
Com essa configuração ele não consegue ter combustível interno e levantar voo. Mais plausível para um ataque naval é uma configuração com 2 mísseis anti-navio e um tanque ventral + 2 BVR + 2 WVR.
Lembro de ficar bastante tempo olhando o max takeoff com payload e diversas possibilidade e muitas das opçòes que aparecem em imagens não são plausíveis e são restritas aos bimotores mais pesados (que nas propagandas também aparecem com muito mais armamento comparativamente ao que carregam em combate).
Imagem

3 Meteor (3x300kg=900kg)
4 RBS-15 (4x630kg=2.520kg)
2 Iris (2x110kg=220kg)
TOTAL=3.640kg

Ou

Imagem

3 Meteor (3x300kg=900kg)
2 RBS-15 (2x630kg=1.260kg)
2 Tanques externo (2x1.300kg=2.600kg)
2 Iris (2x110kg=220kg)
TOTAL=4.980kg

Ambas as configurações permitem que o Gripen E decole com o máximo de combustível interno.

A configuração que vc citou, 2 mísseis anti-navio e um tanque ventral + 2 BVR + 2 WVR, é utilizada no Gripen C:

Imagem

Imagem
Santiago, com tudo isto pendurado, o arrasto aerodinâmico dele vai para casa do chapéu e dependendo do perfil de missão, acho, repito acho que o alcance dele fica muito baixo.

G abraço




Sakuray

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80847 Mensagem por Sakuray » Seg Jun 26, 2017 1:29 am

Gripen Winer concorrência Bulgária :

MoD confirmed that the Swedish Gripen-approved and new warplanes SJC
http://www.investor.bg/biudjet-i-finans ... ss-241714/




Sakuray

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80848 Mensagem por Sakuray » Seg Jun 26, 2017 1:32 am

A great day to fly Gripen E again! Today Robin Nordlander piloted the second flight, which lasted for 68 minutes.

https://twitter.com/hashtag/smartfighter?src=hash

Me parece que quase totalidade antigos usuários Fulcruns e Flankers optam Gripen.




Sakuray

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80849 Mensagem por Sakuray » Seg Jun 26, 2017 1:50 am

Assinado. Brasil agora parte do Gripen Users Group. já para o Multinational exercise LION EFFORT 2018 to be held in Hungary.
https://twitter.com/GripenNews
https://pbs.twimg.com/media/DCw80atWsAAgIoD.jpg




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