Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.
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Túlio
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#80836
Mensagem
por Túlio » Dom Jun 25, 2017 4:14 pm
Carlos Lima escreveu:Para ser honesto o certo seria integrarmos o MAN-1 ao Gripen, mas
[]s
CB
Por que "certo"? O MANSUP é desenvolvimento exclusivo da MB, que sequer tem previsão de versão aerolançada por suas próprias aeronaves (helis e futuramente aviões Orion e Amazonas), quanto mais para as da FAB.
Em outro ponto já expus com calma e num longo post como seria se as FFAA, ao invés de olharem cada uma apenas para o seu umbigo, trabalhassem junto. Por exemplo, o que chamamos MANSUP ou MAN-1 já nasceria com ROB, verbas e recursos de pesquisa das 3 Forças, isso se traduzindo em versões de emprego específico, movidas a turbina e mundialmente competitivas. Nem haveria AV-TM competindo por verba, p ex.
Mas não é assim que a banda toca...

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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Carlos Lima
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#80837
Mensagem
por Carlos Lima » Dom Jun 25, 2017 4:17 pm
Túlio escreveu:Carlos Lima escreveu:Para ser honesto o certo seria integrarmos o MAN-1 ao Gripen, mas
[]s
CB
Por que "certo"? O MANSUP é desenvolvimento exclusivo da MB, que sequer tem previsão de versão aerolançada por suas próprias aeronaves (helis e futuramente aviões Orion e Amazonas), quanto mais para as da FAB.
Em outro ponto já expus com calma e num longo post como seria se as FFAA, ao invés de olharem cada uma apenas para o seu umbigo, trabalhassem junto. Por exemplo, o que chamamos MANSUP ou MAN-1 já nasceria com ROB, verbas e recursos de pesquisa das 3 Forças, isso se traduzindo em versões de emprego específico, movidas a turbina e mundialmente competitivas. Nem haveria AV-TM competindo por verba, p ex.
Mas não é assim que a banda toca...

Pois é,
Não deveria ser 'exclusivo'. Pois é por isso que esses programas nunca dão certo. Cada um faz o seu e com quantidades encomendadas rídiculas não há programa que sobreviva.
Enquanto isso ajudamos Suecos, israelenses, franceses, Americanos etc a desenvolver os programas de mísseis deles.
[]s
CB
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Penguin
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#80838
Mensagem
por Penguin » Dom Jun 25, 2017 4:21 pm
Poti escreveu:Outra coisa. O Gripen é um caça monomotor e leve. Não imagino levando 4 RBS-15 + 3 Meteor + Tanque de combustível + 2 WVR.
Com essa configuração ele não consegue ter combustível interno e levantar voo. Mais plausível para um ataque naval é uma configuração com 2 mísseis anti-navio e um tanque ventral + 2 BVR + 2 WVR.
Lembro de ficar bastante tempo olhando o max takeoff com payload e diversas possibilidade e muitas das opçòes que aparecem em imagens não são plausíveis e são restritas aos bimotores mais pesados (que nas propagandas também aparecem com muito mais armamento comparativamente ao que carregam em combate).
3 Meteor (3x300kg=900kg)
4 RBS-15 (4x630kg=2.520kg)
2 Iris (2x110kg=220kg)
TOTAL=3.640kg
Ou
3 Meteor (3x300kg=900kg)
2 RBS-15 (2x630kg=1.260kg)
2 Tanques externo (2x1.300kg=2.600kg)
2 Iris (2x110kg=220kg)
TOTAL=4.980kg
Ambas as configurações permitem que o Gripen E decole com o máximo de combustível interno.
A configuração que vc citou, 2 mísseis anti-navio e um tanque ventral + 2 BVR + 2 WVR, é utilizada no Gripen C:

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
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Túlio
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Contato:
#80839
Mensagem
por Túlio » Dom Jun 25, 2017 4:38 pm
Penguin escreveu:
3 Meteor (3x300kg=900kg)
4 RBS-15 (4x630kg=2.520kg)
2 Iris (2x110kg=220kg)
TOTAL=3.640kg
Ou
3 Meteor (3x300kg=900kg)
2 RBS-15 (2x630kg=1.260kg)
2 Tanques externo (2x1.300kg=2.600kg)
2 Iris (2x110kg=220kg)
TOTAL=4.980kg
Ambas as configurações permitem que o Gripen E decole com o máximo de combustível interno.
A configuração que vc citou, 2 mísseis anti-navio e um tanque ventral + 2 BVR + 2 WVR, é utilizada no Gripen C:
O problema nem é esse: de onde a FAB vai tirar dinheiro para comprar essa enormidade de armas inteligentes, que mui provavelmente sequer serão disparadas ao longo de toda a sua vida útil? Como irá justificar?
A meu ver, a grande vantagem do Gripen E é precisamente a grande desvantagem da FAB: como não há quase nada para botar nos pilones, o caça sempre vai voar leve...
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#80840
Mensagem
por Penguin » Dom Jun 25, 2017 5:21 pm
Túlio escreveu:Penguin escreveu:
3 Meteor (3x300kg=900kg)
4 RBS-15 (4x630kg=2.520kg)
2 Iris (2x110kg=220kg)
TOTAL=3.640kg
Ou
3 Meteor (3x300kg=900kg)
2 RBS-15 (2x630kg=1.260kg)
2 Tanques externo (2x1.300kg=2.600kg)
2 Iris (2x110kg=220kg)
TOTAL=4.980kg
Ambas as configurações permitem que o Gripen E decole com o máximo de combustível interno.
A configuração que vc citou, 2 mísseis anti-navio e um tanque ventral + 2 BVR + 2 WVR, é utilizada no Gripen C:
O problema nem é esse: de onde a FAB vai tirar dinheiro para comprar essa enormidade de armas inteligentes, que mui provavelmente sequer serão disparadas ao longo de toda a sua vida útil? Como irá justificar?
A meu ver, a grande vantagem do Gripen E é precisamente a grande desvantagem da FAB: como não há quase nada para botar nos pilones, o caça sempre vai voar leve...
Verdade. Ainda tem essa questão.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Carlos Lima
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#80841
Mensagem
por Carlos Lima » Dom Jun 25, 2017 5:22 pm
F-5 do Sec. XXI
Serve bem à FAB sem dúvidas.
Deveriam ter ido de F-16 a muitos anos... menos dores de cabeça.
[]s
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mmatuso
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#80842
Mensagem
por mmatuso » Dom Jun 25, 2017 5:50 pm
Túlio escreveu:Penguin escreveu:
3 Meteor (3x300kg=900kg)
4 RBS-15 (4x630kg=2.520kg)
2 Iris (2x110kg=220kg)
TOTAL=3.640kg
Ou
3 Meteor (3x300kg=900kg)
2 RBS-15 (2x630kg=1.260kg)
2 Tanques externo (2x1.300kg=2.600kg)
2 Iris (2x110kg=220kg)
TOTAL=4.980kg
Ambas as configurações permitem que o Gripen E decole com o máximo de combustível interno.
A configuração que vc citou, 2 mísseis anti-navio e um tanque ventral + 2 BVR + 2 WVR, é utilizada no Gripen C:
O problema nem é esse: de onde a FAB vai tirar dinheiro para comprar essa enormidade de armas inteligentes, que mui provavelmente sequer serão disparadas ao longo de toda a sua vida útil? Como irá justificar?
A meu ver, a grande vantagem do Gripen E é precisamente a grande desvantagem da FAB: como não há quase nada para botar nos pilones, o caça sempre vai voar leve...
kkk dificil concordar com o que vc escreve sobre Gripen mas foi cirurgico agora.
Ia até perguntar qual foi o pacote da FAB e se tinha o tal RBS15 200km, porque pelas discussões os Gripen daqui só vão decolar com 10t de armamento para interditar o atlantico inteiro
![Gargalhada [003]](./images/smilies/003.gif)
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#80843
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por Túlio » Dom Jun 25, 2017 5:57 pm
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Luís Henrique
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#80844
Mensagem
por Luís Henrique » Dom Jun 25, 2017 6:58 pm
Poti escreveu:Outra coisa. O Gripen é um caça monomotor e leve. Não imagino levando 4 RBS-15 + 3 Meteor + Tanque de combustível + 2 WVR.
Com essa configuração ele não consegue ter combustível interno e levantar voo. Mais plausível para um ataque naval é uma configuração com 2 mísseis anti-navio e um tanque ventral + 2 BVR + 2 WVR.
Lembro de ficar bastante tempo olhando o max takeoff com payload e diversas possibilidade e muitas das opçòes que aparecem em imagens não são plausíveis e são restritas aos bimotores mais pesados (que nas propagandas também aparecem com muito mais armamento comparativamente ao que carregam em combate).
4 RBS15 + 1 tanque de combustível teoricamente eh possível
2 RBS15 + 2 tanques de combustível também.
Já a configuração que eu coloquei:
4 RBS15 + 2 tanques de combustível + 1meteor +2 a-darter ficaria NO LIMITE da aeronave
Vai depender do peso final se será 8 toneladas ou menos.
Ou do mtow, se será de 16,5 ou 17t.
Mas para interdição naval seria uma configuração de muito respeito.
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
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hunter
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#80845
Mensagem
por hunter » Dom Jun 25, 2017 9:03 pm
atualmente qual nossa configuração de interdição naval?
isso logico com o F-5 e A-1....
e outra aquelas armas que foram anunciadas .....
http://www.aereo.jor.br/2015/08/09/as-a ... rasileira/
Ja recebemos? temos alguma previsão?
em especial as Spices (1000 e 250) elas podem ser usadas para interdição?
estou gostando muito da discussão, aprendendo muito.....
Abs
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juarez castro
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#80846
Mensagem
por juarez castro » Dom Jun 25, 2017 10:59 pm
Penguin escreveu:Poti escreveu:Outra coisa. O Gripen é um caça monomotor e leve. Não imagino levando 4 RBS-15 + 3 Meteor + Tanque de combustível + 2 WVR.
Com essa configuração ele não consegue ter combustível interno e levantar voo. Mais plausível para um ataque naval é uma configuração com 2 mísseis anti-navio e um tanque ventral + 2 BVR + 2 WVR.
Lembro de ficar bastante tempo olhando o max takeoff com payload e diversas possibilidade e muitas das opçòes que aparecem em imagens não são plausíveis e são restritas aos bimotores mais pesados (que nas propagandas também aparecem com muito mais armamento comparativamente ao que carregam em combate).
3 Meteor (3x300kg=900kg)
4 RBS-15 (4x630kg=2.520kg)
2 Iris (2x110kg=220kg)
TOTAL=3.640kg
Ou
3 Meteor (3x300kg=900kg)
2 RBS-15 (2x630kg=1.260kg)
2 Tanques externo (2x1.300kg=2.600kg)
2 Iris (2x110kg=220kg)
TOTAL=4.980kg
Ambas as configurações permitem que o Gripen E decole com o máximo de combustível interno.
A configuração que vc citou, 2 mísseis anti-navio e um tanque ventral + 2 BVR + 2 WVR, é utilizada no Gripen C:

Santiago, com tudo isto pendurado, o arrasto aerodinâmico dele vai para casa do chapéu e dependendo do perfil de missão, acho, repito acho que o alcance dele fica muito baixo.
G abraço