Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Qua Fev 22, 2017 11:52 am
O Gripen NG é muito bom em vários aspectos de performance de vôo. Manobrabilidade, etc.Penguin escreveu:Luís Henrique escreveu: Exatamente Marechal.![]()
Manuel, considerar o MTOW é muitíssimo pior do que o peso vazio.
Caças são otimizados de formas diferentes. Ai, uma VANTAGEM de um determinado caça, vai se tornar uma DESVANTAGEM neste tipo de comparativo.
Por exemplo, o Rafale possui uma capacidade INCRÍVEL de levar carga. Mas, obviamente sua capacidade MÁXIMA dificilmente é utilizada.
Considerando MTOW como você diz, o Rafale ficará em DESVANTAGEM em relação à outros caças.
A forma mais realista de se comparar relação potência/peso seria com a MESMA carga de armas e cada caça com a quantidade de combustível necessária para um MESMO ALCANCE.
Ai fica difícil encontrar todos os números.
Alguém sabe o alcance do Rafale apenas com combustível interno máximo???
Para esta comparação eu só possuo dados do Gripen NG e do Su-35S.
Da para fazer uma conta APROXIMADA:
Alcance do NG (comb. interno) = 2.500 km
Alcance do Su-35S (comb. interno) = 3.600 km
Regra de 3
Se com 11.500 kg de combustível o Su-35S percorre 3.600 km, com quantos kg de combustível ele percorrerá 2.500 km?
Resposta: 8.000 kg de combustível (na verdade MENOS que isso).
É apenas uma regra de 3, portanto o valor é APROXIMADO. Na vida real a quantidade de combustível necessária seria MENOR, pois o Su-35S estaria com 3.500 kg A MENOS, portanto a eficiência energética seria maior.
É evidente que com MENOS DE 8.000 KG o Su-35S conseguiria os 2.500 km de range.
Mas vamos ficar com este número mesmo apenas para demonstrar o ponto.
Vamos aos números:
Gripen NG
8.000 kg aeronave vazia + 3.400 kg combustível interno + 1.000 kg de armamentos
TOTAL: 12.400 KG
Su-35S
18.400 kg aeronave vazia + 8.000 kg de combustível interno + 1.000 kg de armamentos
TOTAL: 27.400 KG
Vamos supor que o Rafale e o Eurofighter com combustível interno máximo, tenham também alcance semelhante:
Rafale
10.000 kg aeronave vazia + 4.700 kg combustível interno + 1.000 kg de armamentos
TOTAL: 15.700 KG
Eurofighter
11.000 kg aeronave vazia + 5.000 kg de combustível interno + 1.000 kg de armamentos
TOTAL: 17.000 KG
RELAÇÃO POTÊNCIA/PESO nas condições acima:
Su-35S = 1,05
Eurofighter = 1,05
Rafale = 0,98
Gripen NG = 0,80
Gripen NG com EPE = 0,96
Agora, configuração mais parruda com 3 toneladas de armamentos:
Su-35S = 0,98
Eurofighter = 0,94
Rafale = 0,87
Gripen NG = 0,69
Gripen NG com EPE = 0,83
*Quanto maior é a carga de armamentos, mais prejudicado fica o NG.
Obs.:
1) Considerei peso vazio do Su-35S como sendo igual do Su-35 antigo, ou seja, 18,4T. Tenho informações para crer que o peso vazio do Su-35S seja 2T menor o que levaria a relação potência/peso para 1,14 no primeiro caso e para 1,05 no segundo. Utilizei 18,4T para evitar alguns protestos...
2) Considerei regra de 3 para estimar quantidade de combustível no Su-35S para diminuir alcance equivalente ao do NG. Obviamente com as 3,5T de combustível a menos (de 11,5 para 8T), o Su-35S MAIS LEVE teria alcance superior. Portanto o número real seria MENOR que 8T, o que favoreceria ainda mais o Su-35S neste comparativo.
3) Rafale e Eurofighter não possuo dados de alcance apenas com combustível interno. Considerei os 3 eurocanards com combustível interno máximo, SUPONDO que o alcance seja próximo. Obviamente a comparação fica mais prejudicada. Se alguém tiver os dados mais precisos, eu agradeço.
De qualquer forma o PONTO é demonstrado.
O Gripen NG NESTE QUESITO é o lanterninha. E a EPE seria muito bem vinda.
Luis,
Se olharmos apenas os dados de potência e da relação potência/peso, o F-16 deveria ser superior ao Mirage 2000, mas na realidade os desempenhos do Mirage 2000-5 e do F-16C b50 são considerados equivalentes.
O que compensa a inferioridade do Mirage 2000 em relação à potência total e à relação potência/peso em relação ao F-16? Carga alar consideravelmente menor e características aerodinâmicas (ou eficiência aerodinâmica).
2000-5
Wing Area ( m²): 28
Wing loading (int. fuel + 2 IR AAM): 274 kg/m²
Empty Weight (kg): 7.900 est.
Internal Fuel (kg): 3.160
Maximum Take Off Weight (kg): 17.000kg
M53 –P2
AB: 9.700kgf
Dry: 6.500kgf
T/W Ratio(dry thrust) int.fuel: 0,58
T/W Ratio(Afterburner) int.fuel: 0,87
F 16C Blk50
Wing Area ( m²): 41
Wing loading(int. fuel + 2 IR AAM) : 431kg/m²
Empty Weight (kg): 8.853
Internal Fuel (kg): 3.060
Maximum Take Off Weight (kg): 19.187
F110-GE-129
AB: 13.381kgf
Dry: 7.711kgf
T/W Ratio(dry thrust) int.fuel: 0,64
T/W Ratio(Afterburner) int.fuel: 1,12
Fonte: http://www.mirage-jet.com/DIMENS_1/dimens_1.htm
OBS.: Notar que ambos levam menos combustível interno que o Gripen E e possuem turbinas que consomem mais.
Principalmente Instantaneous Turn Rate.
Sua configuração asa delta com canards, seu pequeno tamanho, etc tudo contribui para ser osso duro no dog fight.
Mas em aceleração, razão de subida e Sustained Turn Rate ele poderia melhorar se sua relação Potência/Peso fosse melhorada.
Principalmente em aceleração e razão de subida o Gripen NG (MESMO COM ÓTIMAS CARACTERÍSTICAS AERODINÂMICAS) fica na LANTERNINHA em relação aos concorrentes.
E o PRINCIPAL PONTO, em 2020 em diante, é MUITO PROVÁVEL que os concorrentes EVOLUAM também nestas áreas.