Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Sáb Fev 18, 2017 2:46 pm
SE "a capacidade de supercruzeiro é um péssimo indicativo do arrasto" ... SE "a capacidade de supercruzeiro" não é indicativo de uma excelente relação de peso/potência/arrasto ... SE "a capacidade de supercruzeiro" não é evidencia e COMPROVAÇÃO de que a relação peso/potência/arrasto do Gripen E é muito SUPERIOR ao do Rafale ... o que significa então essa capacidade de supercruzeiro do Gripen E que não se verifica no Rafale, mesmo com dois motores ???Marechal-do-ar escreveu:Em geral é o contrário, e remotorizações são relativamente comuns.Penguin escreveu:- Caças são projetados em torno dos motores que utilizarão.
O que é satisfatório? Um dia o F-5 foi satisfatório para a FAB, por que deixou de ser? Será que ao envelhecer as turbinas perdem potência? Ou será que o problema é o conceito de "satisfatório"?Penguin escreveu:- Se o caça atinge o desempenho planejado e se esse desempenho é considerado satisfatório pelos usuários, adicionar mais potência não é prioridade.
Nesse aspecto caças são parecidos com carros de corrida, quanto um carro de corrida precisa ser rápido para satisfazer seu dono? Ele precisa ser mais rápido que os adversários, da mesma forma caças tem desempenho satisfatório quando for maior do que os demais, assim, o F-5 podia ser satisfatório nos anos 70, mas hoje não é mais, um Rafale pode ter desempenho satisfatório hoje mas não terá em 2050, e olha só, os europeus não estão parados e estão trabalhando em turbinas mais potentes!
No caso do Gripen, o desempenho dele seria satisfatório se fosse melhor do que os adversários, não é e pelos planos dos adversários el vai ficar ainda mais para trás.
Sim, mas a potência (ou melhor, a relação potência/peso) é um fator muito importante no desempenho de um caça sendo praticamente proporcional a aceleração subsônica dele, não é algo que pode ser menosprezado.Penguin escreveu:O desempenho de um caça não é apenas função da potência, mas DELA combinado com diversas outras variáveis, tais como carga alar, arrasto, sustentação etc etc
Não, o Mirage 2000 tem uma carga alar menor, devido aos canards o Gripen não precisa de uma carga alar tão baixa para conseguir a mesma sustentação.Penguin escreveu:Por exemplo, o Gripen possui uma das menores cargas alares entre os caças atuais, menor que a do Mirage 2000 e muito menor quer a do F-16. O arrasto deve ser baixo devido à capacidade de supercruzeiro.
E a capacidade de supercruzeiro é um péssimo indicativo do arrasto.
Não é como se o Gripen E tivesse muitos clientes.Penguin escreveu:Os clientes do Gripen E/F estão comprando o que ele entrega em termos de capacidade e desempenho com a turbina atual.
Com essa capacidade e desempenho atuais é que ele foi escolhido.