TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
kekosam
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 34 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#79996 Mensagem por kekosam » Qui Jan 12, 2017 9:34 am

EuStrider escreveu:Mal vejo a hora de vermos o F-39 na CRUZEX 2020
Isso se, infelizmente, não atrasar novamente. Será que seriam mandados, mesmo sem FOC?

Assinatura? Estou vendo com meu advogado...
kirk
Sênior
Sênior
Agradeceu: 391 vezes
Agradeceram: 245 vezes

#79997 Mensagem por kirk » Qui Jan 12, 2017 3:35 pm

Marechal-do-ar escreveu:
Túlio escreveu:Ah, pares com o coitadismo, ninguém nunca te proibiu ou reprimiu.
O seu post anterior a esse foi um tipo de repressão.

Teve um outro post de um outro membro que diz "você é parte do problema" logo após um outro membro postar suas críticas sobre o Gripen.

Então criticar o Gripen é parte do problema, mas escrever maravilhas sobre ele, inclusive muitas que nem verdade são, tudo bem?

Ao reprimir apenas quem critica o Gripen, ou mesmo quem nega as mentiras pró-Gripen, você da razão ao Bolovo.

Por que você nunca reclamou desse monte de bobagem pró-Gripen repetidas ad-eternum?
Porque quem defende o Gripen, não fica se vitimizando ... ademais, não sei se tu participa do fórum antes da decisão pelo Gripen ... mas existiam apenas eu e mais uns 2 aqui que defendiam Gripen ... e fomos veementemente defenestrados ... mas não ficávamos chorando e pedindo tratamento igualitário e outras frescuras da senda do "politicamente correto" diante dos massacres que recebíamos dos adeptos da ToT irrestrita by Dassault ...

Hoje fica esse nhém, nhém, nhém, como essa tua frase acima "seu post anterior a esse foi um tipo de repressão" ... ai, ai, ai ... :? ... precisa ter um saco de papai noel pra aguentar essa choradeira dos defensores da jaca, viu ! :roll:

[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6522 vezes
Agradeceram: 6891 vezes
Contato:

#79998 Mensagem por Túlio » Qui Jan 12, 2017 3:48 pm

kirk escreveu: Porque quem defende o Gripen, não fica se vitimizando ... ademais, não sei se tu participa do fórum antes da decisão pelo Gripen ... mas existiam apenas eu e mais uns 2 aqui que defendiam Gripen ... e fomos veementemente defenestrados ... mas não ficávamos chorando e pedindo tratamento igualitário e outras frescuras da senda do "politicamente correto" diante dos massacres que recebíamos dos adeptos da ToT irrestrita by Dassault ...

Hoje fica esse nhém, nhém, nhém, como essa tua frase acima "seu post anterior a esse foi um tipo de repressão" ... ai, ai, ai ... :? ... precisa ter um saco de papai noel pra aguentar essa choradeira dos defensores da jaca, viu ! :roll:

Pura verdade, dou testemunho. E EU, Túlio, era um dos que mais zoavam os "gripados", como os chamava. Daí ganhou o Gripen, e foi A DILMA que assinou o contrato (ou mandou assinar, sei lá eu), para mim FIM, ganhou o Gripen, Gripen it is!

Já enjoei de dizer, andar por aí em mantos rasgados de viúvas, chorando e arrastando correntes pelos cantos nunca foi a minha.

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 419 vezes

#79999 Mensagem por Marechal-do-ar » Qui Jan 12, 2017 3:59 pm

kirk escreveu:Porque quem defende o Gripen, não fica se vitimizando ...
Se vitimizar por que quando são os agressores?
kirk escreveu:ademais, não sei se tu participa do fórum antes da decisão pelo Gripen ... mas existiam apenas eu e mais uns 2 aqui que defendiam Gripen ... e fomos veementemente defenestrados ... mas não ficávamos chorando e pedindo tratamento igualitário e outras frescuras da senda do "politicamente correto" diante dos massacres que recebíamos dos adeptos da ToT irrestrita by Dassault ...
Estava meio inativo na época do Rafale favorito, comecei a participar mais quando o SH já era dado como certo, e nessa época discussões sobre o FX já eram praticamente proibidas, e a douração de pirula era em cima do SH, então, vou te dar um pouco de razão aqui, realmente era insuportável, deve ter sido igual na época do Rafale.
kirk escreveu:Hoje fica esse nhém, nhém, nhém, como essa tua frase acima "seu post anterior a esse foi um tipo de repressão" ... ai, ai, ai ... :? ... precisa ter um saco de papai noel pra aguentar essa choradeira dos defensores da jaca, viu ! :roll:
E dou ainda mais razão para o Bolovo, não pela opinião dele sobre o Gripen, mas sobre a opinião dele sobre como opiniões contrárias as das FAA são tratadas por aqui, e ele não falou isso só por aqui, também falou na seção de terrestres.

Se na época que o Rafale era favorito ele também tinha esse monte de puxa sacos isso só da mais razão ao Bolovo.

"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#80000 Mensagem por Túlio » Qui Jan 12, 2017 6:30 pm

Marechal véio, nas "Terrestres" ele pisou no calo errado, como todos pudemos ver, e o troco veio CERTEIRO... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Em mais de uma década de DB, foi a primeira vez que vi o Sheldon Cooper...errr...o Bolovo baixando a bola.

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#80001 Mensagem por Bolovo » Qui Jan 12, 2017 10:16 pm

Túlio escreveu:Marechal véio, nas "Terrestres" ele pisou no calo errado, como todos pudemos ver, e o troco veio CERTEIRO... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Em mais de uma década de DB, foi a primeira vez que vi o Sheldon Cooper...errr...o Bolovo baixando a bola.
Parece que vc me ama.

Não vi nada disso. O jauro não entendeu absolutamente do que eu disse, não entendeu o contexto da conversa e escreveu tudo aquilo. Como vi que não compensava me alongar, afinal não era aquela minha intenção, decidi parar por ali. Eu respeito muito o jauro, diferente de certos usuários que existem por aí. Como já disse uma vez, aqui dentro somos todos iguais, meros membros de um fórum, e pouco me importa o que fazem em suas vidas. O que vc queria que eu fizesse, entrasse numa flame war?

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#80002 Mensagem por Túlio » Sex Jan 13, 2017 1:43 pm

Dr Sheldon Cooper escreveu:
Túlio escreveu:Marechal véio, nas "Terrestres" ele pisou no calo errado, como todos pudemos ver, e o troco veio CERTEIRO... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Parece que vc me ama.

Não vi nada disso. O jauro não entendeu absolutamente do que eu disse, não entendeu o contexto da conversa e escreveu tudo aquilo. Como vi que não compensava me alongar, afinal não era aquela minha intenção, decidi parar por ali. Eu respeito muito o jauro, diferente de certos usuários que existem por aí. Como já disse uma vez, aqui dentro somos todos iguais, meros membros de um fórum, e pouco me importa o que fazem em suas vidas. O que vc queria que eu fizesse, entrasse numa flame war?
Estás, como sempre, sempre certo....Shelly! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Imagem

Ilya Ehrenburg
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#80003 Mensagem por Ilya Ehrenburg » Sáb Jan 14, 2017 1:44 am

kekosam escreveu:
EuStrider escreveu:Mal vejo a hora de vermos o F-39 na CRUZEX 2020
Isso se, infelizmente, não atrasar novamente. Será que seriam mandados, mesmo sem FOC?
Pelo andar da carruagem você não o verá antes de 2022, e olhe lá!

Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg

Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
joao fernando
Sênior
Sênior
Agradeceram: 29 vezes

#80004 Mensagem por joao fernando » Sáb Jan 14, 2017 10:50 am

Ilya Ehrenburg escreveu:
kekosam escreveu: Isso se, infelizmente, não atrasar novamente. Será que seriam mandados, mesmo sem FOC?
Pelo andar da carruagem você não o verá antes de 2022, e olhe lá!
Quem disse que não queriamos o F20?

Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5998 vezes
Agradeceram: 3368 vezes

#80005 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jan 14, 2017 2:22 pm

Satta Massagana escreveu:Mas pelo visto aqui a COPAC/SAAB também viraram dogma...
Vou comentar apenas esta parte porque parece que as discussões estão se desviando do foco deste tópico.
Ao menos de minha parte, desde que começou essa conversa toda de F-X, entendo que nem FAB, COPAC, Comaer ou SAAB ou quem quer que seja neste processo disse ou deixou de dizer algo que possa ser tratado como dogma.
Críticas são sempre bem vindas, desde que equilibradas, embasadas e com finalidade de melhorar sempre o debate. A crítica pela crítica, não constrói e nem torna o espaço aqui interessante para a participação dos foristas.
Acredito que a melhor forma de tornar este tópico mais proveitoso é nos debruçarmos sobre questões que realmente possam vir a contribuir sobre como o projeto do Gripen E/F poderá trazer melhorias efetivas para a defesa aérea do país, ou como a industria poderá ser, ou não, beneficiada, e em que medida, como a nossa doutrina aérea será impactada, a relevância de se ter um caça moderno e atual, depois de quase 75 anos na FAB, etc... e por aí vai.
Tem muitas coisas para se falar sobre o Gripen E/F. Mas ficar neste eterno looping de "o meu é maior que o seu..." simplesmente torna este tópico avesso a participação quem sabe até de novos foristas, vide este círculo vicioso em que ele está, sempre voltando para velhos estigmas de que o Gripen não é caça para a FAB, o F-18, o Rafale é melhor, o Su-35 mata todo mundo, o F-35 deveria ser a nossa pedra angular... :roll:
Cansa ler páginas e mais páginas de discussões estéreis sem qualquer vínculo com o debate real que deveríamos estar travando aqui.
Gostemos ou não do Gripen E/F ele será o próximo caça da FAB pelos próximos 40 anos. E é com ele que vamos ter que pensar em como lidar com os desafios que a defesa aérea de um país como o nosso terá de enfrentar.
Alguém aqui já parou para pensar nisso?

abs.

Carpe Diem
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#80006 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Jan 14, 2017 2:38 pm

Bom... quando eu leio que um dos problemas da FAB com os russos foi as escadinhas e o outro foi o tamanho dos hangaretes, dentre outras críticas, isso tem um gigantesco cheiro de Dogma.

Isso sem contar os cafezinhos na embaixada americana e por aí vai...

Se vamos combinar que de fato Bias existiu, e que realmente hoje não tem escapatória e é o Gripen e mais nada, tudo bem, eu entendo e bola para frente.

Só não vamos transformar esse processo super poluído e Bias e um mar de rosas porque não foi mesmo e todos são culpados, da Fab, ao MD e principalmente os governos que deixaram a bagunça rolar.

[]s
CB

CB_Lima = Carlos Lima :)
mmatuso
Sênior
Sênior
Agradeceu: 662 vezes
Agradeceram: 167 vezes

#80007 Mensagem por mmatuso » Sáb Jan 14, 2017 2:56 pm

Criticar atraso = critica desequilibrada

Então vamos elogiar atrasos também, era o que faltava.

É muita torcida uniformizada isso.

https://asiancorrespondent.com/2017/01/ ... ot-killed/

Não sei se é nesse ou outro tópico.

FCarvalho
Sênior
Sênior

#80008 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jan 14, 2017 3:07 pm

O processo com certeza não é, e nunca foi um mar de rosas Carlos. Levamos 18 anos para escolher um simples caça! Só isso já bastaria para discussões aqui de centenas de paginas. E este tópico aqui já passou das 5 mil faz tempo.

Agora, se toda vez que aparecer alguma notícia, facciosa ou não, na imprensa dizendo que o processo foi isso e aquilo, vamos deixar de discutir o Gripen E/F para lamuriar em torno de pontos que nada tem a ver com o objeto do tópico, o Girpen E/F, bem, porque envolveu o nome de fulano e ciclano, aí eu acho melhor seria abrir outro tópico do tipo "falcatruas, noticias, bizarrices e problematizações sobre o FX-2".

É claro, esta é apenas a opinião de um entre tantos foristas aqui. Mas que fica muito chato voltar aqui toda vez e ver o tópico se perdendo por discussões que pouco ou nada contribuem com a questão do Gripen E/F na FAB/Brasil, com ataques pessoais e indiretas e argumentos pouco ou nada produtivos, com certeza é. Páginas e mais paginas gastas em discussões que não levam a lugar nenhum.

Tenho muitas duvidas ainda sobre várias coisas em relação a este projeto, algumas das quais até já coloquei aqui, mas fica difícil debater, ou querer, quando não se tem debate, apenas trocas de acusações e disse que me disse e um eterno trocar de farpas. Tenho certeza que podemos ser melhores que isso. Temos foristas aqui militares ou não que poderiam com certeza contribuir mais para que saibamos um pouco melhor sobre as reais consequências da escolha do Gripen E/F pela FAB. Mas a notar pelo andar da carruagem o pessoal prefere mesmo é ficar discutindo o porquê do que não tem porquê no FX-2.

abs.

Carpe Diem
FCarvalho
Sênior
Sênior

#80009 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jan 14, 2017 3:11 pm

mmatuso escreveu:Criticar atraso = critica desequilibrada
Então vamos elogiar atrasos também, era o que faltava.
É muita torcida uniformizada isso.
Atrasos são fatos que podem, ou não, acontecer em qualquer projeto de desenvolvimento. E são anturais na industria de alta tecnologia. Ademais, são contornáveis. Existem vários instrumentos para isso.
Agora, tornar este fato algo muito aquém do que ele realmente é para justificar a insatisfação pessoal com a escolha do Gripen NG, ou criticar o projeto como um todo, ou o caça em si, já é bem outra coisa.

abs.

Carpe Diem
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#80010 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Jan 14, 2017 3:36 pm

FC

Ninguém proibiu você de colocar as suas dúvidas ou notícias nesse tópico. Do mesmo modo ninguém é obrigado a ficar calado no meio de marketing e ufanismo.

Se você acha chato, ignore e coloque as suas dúvidas, lidere a discussão. Reclamar de quem não gosta de PowerPoint de marketing ou quem não fecha os olhos aos atrasos, etc também não é correto.

É também um erro negar a História.

Enfim... você tem todo o direito de liderar os debates com as suas dúvidas.

[]s
CB

CB_Lima = Carlos Lima :)
Responder