Sistemas construtivos de casas populares e habitações

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1143 vezes
Agradeceram: 2869 vezes

Re: Sistemas construtivos de casas populares e habitações

#796 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Ago 30, 2022 1:37 pm

Nós temos bastante granizo e nunca vi um painel desses partido.

"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Matheus
Sênior
Sênior
Agradeceu: 341 vezes
Agradeceram: 432 vezes

#797 Mensagem por Matheus » Ter Ago 30, 2022 1:56 pm

Túlio escreveu: Dom Ago 28, 2022 2:49 pm
cabeça de martelo escreveu: Sex Ago 12, 2022 7:52 am @Túlio

Já tinha postado coisa parecida várias páginas atrás, mas que usava apenas a estrutura metálica do container (na verdade 2 + 2 em dois andares), as paredes de metal eram cortadas e substituídas por material mais adequado ao clima (na que mostrei era madeira):

Imagem

Mas minha dúvida é outra. Postei bastante sobre painéis fotovoltaicos quando ainda tinha interesse nisso, muitos anos atrás; hoje tenho uma dúvida bem divertida: aqui no Sul, especialmente (mas não apenas) nas estações mais frias , outono e inverno, costuma chover bastante, e volta e meia tem GRANIZO junto!

PERGUNTO: isso não danifica os painéis, ou talvez até obrigue a substituí-los? Aqui se usa telha grossa precisamente porque as mais finas e bonitinhas costumam durar pouco...
Uso o sistema desde abril/21. Até agora já passou por algumas chuvas de granizo e continua funcionando normalmente. Acredito que em casos muito severos possa haver danos. Eu tenho seguro residencial que inclui as placas. Quem financia o sistema pelo "BERGS" tem que contratar junto um seguro para as placas. Não são indestrutíveis, mas sem bem resistentes.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6330 vezes
Agradeceram: 6678 vezes
Contato:

#798 Mensagem por Túlio » Ter Ago 30, 2022 2:14 pm

Matheus escreveu: Ter Ago 30, 2022 1:56 pm
Uso o sistema desde abril/21. Até agora já passou por algumas chuvas de granizo e continua funcionando normalmente. Acredito que em casos muito severos possa haver danos. Eu tenho seguro residencial que inclui as placas. Quem financia o sistema pelo "BERGS" tem que contratar junto um seguro para as placas. Não são indestrutíveis, mas sem bem resistentes.
Muito obrigado, cupincha véio. Aqui eu penso um pouco nisso por causa dos apagões que vêm sempre que tem temporal, seria legal ter um "estoque de emergência" de energia nas baterias que, suponho eu, acompanham o sistema.

E o que mencionas como CASOS SEVEROS deve ser aquelas vezes em caem praticamente tijolos de gelo, coisa rara mas aí nem o telhado escapa, é a negada toda empoleirada em escada no dia seguinte e vendo quais telhas se salvaram, quais dá para consertar e o que tem que substituir; esperar que um painel solar aguente o que nem telha de 8 mm aguenta já vira sacanagem.

Agora, o que é BERGS? Pesquisei e achei uma rede de supermercados... [003] [003] [003] [003]

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Matheus
Sênior
Sênior

#799 Mensagem por Matheus » Ter Ago 30, 2022 3:36 pm

Túlio escreveu: Ter Ago 30, 2022 2:14 pm
Matheus escreveu: Ter Ago 30, 2022 1:56 pm
Muito obrigado, cupincha véio. Aqui eu penso um pouco nisso por causa dos apagões que vêm sempre que tem temporal, seria legal ter um "estoque de emergência" de energia nas baterias que, suponho eu, acompanham o sistema.

E o que mencionas como CASOS SEVEROS deve ser aquelas vezes em caem praticamente tijolos de gelo, coisa rara mas aí nem o telhado escapa, é a negada toda empoleirada em escada no dia seguinte e vendo quais telhas se salvaram, quais dá para consertar e o que tem que substituir; esperar que um painel solar aguente o que nem telha de 8 mm aguenta já vira sacanagem.

Agora, o que é BERGS? Pesquisei e achei uma rede de supermercados... [003] [003] [003] [003]
O sistema básico não acompanha baterias, pois encareceria demais. Esse sistema, quando sobra ele injeta na rede criando créditos, quando o consumo é maior que a geração ele "gasta" da rede. No fim é feito um cálculo do consumo vs geração.

Isso, quando cai aquelas bolas de tênis, só zinco pra salvar, rsrs.

Bergs

"Em maio de 1927, fazendeiros reunidos no 1º Congresso de Criadores reivindicam a formação de uma casa bancária à qual pudessem recorrer à proteção de sua atividade, dando as suas terras como garantia de empréstimos. Em 12 se setembro de 1928, em resposta à reivindicação dos fazendeiros, se cria o Banco do Estado do Rio Grande do Sul (BERGS), autorizado pelo então Presidente do Brasil, Washington Luís, com capital inicial de 50 mil contos de réis para operar com empréstimos a longo prazo. Os beneficiados dariam em garantia a hipoteca de seus imóveis. Em 1929, o Banco construiu sua Sede na Avenida Mauá, em Porto Alegre, e foram abertas 19 agências, totalizando 24 no Estado. Em 1931, o BERGS incorpora o Banco Pelotense, ampliando a rede de agências com instalação de outras nove. Em 1933, o Governo Federal intervém no mercado financeiro com dois decretos: Lei da Usura e Lei do Reajustamento Econômico; credores, como o Banco do Rio Grande do Sul, recebem títulos do Tesouro Nacional e as reservas do Banco passam de dez para doze mil contos de réis. Em 1939, mesmo com a eclosão da Segunda Guerra Mundial, o Banco cresce e a Diretoria decide ampliar o espaço, comprando o prédio que foi Sede do Banco Pelotense e o contíguo a ele, ambos na Rua 7 de Setembro, em Porto Alegre. Em 1940, o BERGS adquire na Rua Mário Totta o terreno onde, depois, construiu o Cassino Banrisul, mais tarde chamado Banricap. Em 1943, o Banco admite as primeiras mulheres como funcionárias. Em 1971, o Banco do Estado do Rio Grande do Sul passa a se chamar Banrisul. "

Matheus
Sênior
Sênior

#800 Mensagem por Matheus » Dom Set 25, 2022 7:52 pm

cabeça de martelo
Sênior
Sênior

#801 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Out 19, 2022 10:49 am

"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6330 vezes
Agradeceram: 6678 vezes
Contato:

#802 Mensagem por Túlio » Qua Out 19, 2022 1:07 pm

cabeça de martelo escreveu: Qua Out 19, 2022 10:49 am
A mais bela UTOPIA para esconder a mais horrenda DISTOPIA: a tirania mais feroz do mundo encurralando nove milhões de pessoas num espaço confinado, o que poderia dar para o torto?

E o pior é que é POSSÍVEL (mas duvido que na timeline abaixo mencionada). Uma descrição mais detalhada (e favorável ao conceito da prisão mais bonita do mundo):

https://parametric-architecture.com/170 ... -the-line/

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
cabeça de martelo
Sênior
Sênior

#803 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Out 20, 2022 8:06 am

Túlio escreveu: Qua Out 19, 2022 1:07 pm
cabeça de martelo escreveu: Qua Out 19, 2022 10:49 am
A mais bela UTOPIA para esconder a mais horrenda DISTOPIA: a tirania mais feroz do mundo encurralando nove milhões de pessoas num espaço confinado, o que poderia dar para o torto?

E o pior é que é POSSÍVEL (mas duvido que na timeline abaixo mencionada). Uma descrição mais detalhada (e favorável ao conceito da prisão mais bonita do mundo):

https://parametric-architecture.com/170 ... -the-line/
Todas as grandes utopias tendem a cair para o realista em pouco tempo. A realidade Saudita é por demais conhecida e não inspira nada de bom.

J.Ricardo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2573 vezes
Agradeceram: 1045 vezes

#804 Mensagem por J.Ricardo » Qui Nov 03, 2022 3:43 pm

Na minha cidade chegou uma empresa que trabalha com stell frame, é praticamente o método norte americano, mas não utiliza madeira e sim barras de aço, começaram a primeira obra, mas acho que não vai ficar além da classe média alta.

Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
cabeça de martelo
Sênior
Sênior

#805 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Nov 10, 2022 9:28 am

Em LSF (Light Steel Framing)?

Imagem

Imagem

J.Ricardo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2573 vezes
Agradeceram: 1045 vezes

#806 Mensagem por J.Ricardo » Qui Nov 10, 2022 1:42 pm

esse mesmo

Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
cabeça de martelo
Sênior
Sênior

#807 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Nov 10, 2022 2:41 pm

É um sistema antigo e desde que tenhas um bom projeto e equipa não há surpresas. O problema é quando são amadores e não percebem nada do sistema.

cabeça de martelo
Sênior
Sênior

#808 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Mar 24, 2023 1:07 pm

A auto-construção, que é ilegal em Portugal, na França é legal e muitos fazem isso mesmo.

Deixo aqui um bom exemplo disso mesmo:

:arrow: https://con4042.wixsite.com/gallet-arch ... =image1i9q

cabeça de martelo
Sênior
Sênior

#809 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Mar 24, 2023 1:25 pm

A casa de praia do P44 (esse capitalista pulha pidesco nunca me enganou):

prp
Sênior
Sênior
Agradeceu: 118 vezes
Agradeceram: 414 vezes

#810 Mensagem por prp » Sex Mar 24, 2023 2:13 pm

Esqueci deste tópico.

Estou reformando uma casa que foi do meu irmão para eu me mudar para lá.

Já gastei horrores.
Comprei duas portas de alumínio por 10k há três meses e não entregaram até hoje.

Resumindo: dica de construção, NÃO CONSTRUA! COMPRE PRONTO, vai ter um terço da dor de cabeça.

Não vou nem falar do orçamento, que já foi para estratosfera.

Responder