TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Salvo engano, o SIGAAZ prevé uma rede de radares OTH ao longo do litoral. Há uma empresa aqui mesmo no Brasil que está desenvolvendo este conceito, tendo inclusive gerado algo como um protótipo deste tipo de radar.
A ver, pois este tipo de tecnologia é algo ainda meio que inédito para os padrões brasileiros.
Mas para nós eles são essenciais no sentido de prever alerta aéreo e naval.
Como visto acima, a USN vai poder controlar tudo que voa em metade do nosso território após a finalização do seu projeto.
Penso que seria muito importante também que a FAB pensasse em utilizar este tipo de equipamento no SISCEAB, inclusive complementando o sistema da marinha.
O que não pode é os outros poderem saber tudo o que se passa aqui em nossos céus sem nós podermos fazer o mesmo.
abs.
A ver, pois este tipo de tecnologia é algo ainda meio que inédito para os padrões brasileiros.
Mas para nós eles são essenciais no sentido de prever alerta aéreo e naval.
Como visto acima, a USN vai poder controlar tudo que voa em metade do nosso território após a finalização do seu projeto.
Penso que seria muito importante também que a FAB pensasse em utilizar este tipo de equipamento no SISCEAB, inclusive complementando o sistema da marinha.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Do link postado acima:FCarvalho escreveu:Salvo engano, o SIGAAZ prevé uma rede de radares OTH ao longo do litoral. Há uma empresa aqui mesmo no Brasil que está desenvolvendo este conceito, tendo inclusive gerado algo como um protótipo deste tipo de radar.
A ver, pois este tipo de tecnologia é algo ainda meio que inédito para os padrões brasileiros.
Mas para nós eles são essenciais no sentido de prever alerta aéreo e naval.
Como visto acima, a USN vai poder controlar tudo que voa em metade do nosso território após a finalização do seu projeto.
Penso que seria muito importante também que a FAB pensasse em utilizar este tipo de equipamento no SISCEAB, inclusive complementando o sistema da marinha.
O que não pode é os outros poderem saber tudo o que se passa aqui em nossos céus sem nós podermos fazer o mesmo.
abs.
O projeto do radar “Over the Horizon” (OTH) da empresa IACIT deu partida neste mês a instalação na costa ao Sul do Brasil. O projeto é apoiado pela transferência de tecnologia (ToT) e know how da empresa IAI-ELTA, e está sendo realizado com o apoio da Marinha do Brasil.
Após receber a permissão das autoridades locais, a IACIT iniciou a instalação e montagem do primeiro radar OTH do Brasil. O sistema de radar está sendo desenvolvido com o apoio da Agência Financiadora de Estudos e Projetos(FINEP), e com a cooperação tecnológica do Grupo IAI ELTA.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Sim, essa mesma empresa. É bom ver que alguma coisa está andando.
Já disse, repito e insisto de novo. Em tempos de vacas magérrimas, a melhor coisa a fazer é investir em tecnologia e projetos nacionais, e mante a capacitação, ainda que mínima.
Quando as vacas da economia voltarem a dar leite, vamos saber aproveitar melhor a ordenha.
abs.
Já disse, repito e insisto de novo. Em tempos de vacas magérrimas, a melhor coisa a fazer é investir em tecnologia e projetos nacionais, e mante a capacitação, ainda que mínima.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Aquele projeto da IACT é de um radar OTH de alta frequência. Hoje em dia os mais avançados são capazes até de gerar imagens de grande resolução do alvo devido a novas técnicas de processamento de sinais.Bolovo escreveu:Uma pergunta: a MB tem aquele projeto de radar OHT. Serviria para encontrar aeronaves, navios, mísseis? Serviria para guiar, por ex, um míssil anti-navio?knigh7 escreveu:Pessoal, esqueçam a utilização de satélites para detectarem aeronaves stealths.
O que se precisa é utilizar radares que trabalhem em diversas bandas de baixa frequência para a detecção e de meios para protegerem esses radares. O primeiro objetivo de qq Força Aérea quando entra num conflito é buscar eliminar as ameaças a ela própria.
Os russos trabalham muito bem nesse conceito de combate a furtividade. Os mísseis precisam ser de longo alcance para evitar jammeamento do adversário. E precisam de mísseis para proteger a bateria dos misseis do adversário.
Agora abordando radares OTH, o cinturão norte desses radares na costa da Astrália era (ou é) capaz de detectar os voos dos F-117 e B2 em nevada.
Satélites radar existem para outros objetivos. Se for para detectar aeronaves stealths voando, a melhor forma continua a ser os radares em solo.
Ou seja, um missil com quiagem autônoma terminal pode ser guiado por um radar desse tipo.
Entretanto, é provável que esse radar OTH de alta frêquencia não consiga detectar as aeronaves furtivas.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
https://en.wikipedia.org/wiki/Multistatic_radar
Os japoneses ao invés de apostar em baixas frequências eles estão apostando no radar multi-estatístico para detectar alvos stealths porem o custo disto deve ser altíssimo o sistema utiliza antenas de transmissão e receptação de sinal separados.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
É "multi-estático", falou-se dele a poucos dias, mas o país do outro dia era a Rússia...
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
http://www.youtube.com/watch?v=LTww9bhPfBc
Errei no corretor, o sistema multi-estático é muito utilizado em sonares, porem para detectar alvos aéreos ainda esta em desenvolvimento.
http://www.mod.go.jp/trdi/en/research/k ... hi_en.html
Desde 2010 estão trabalhando neste radar e os testes no prototipo se iniciou em 2015.
Errei no corretor, o sistema multi-estático é muito utilizado em sonares, porem para detectar alvos aéreos ainda esta em desenvolvimento.
http://www.mod.go.jp/trdi/en/research/k ... hi_en.html
Desde 2010 estão trabalhando neste radar e os testes no prototipo se iniciou em 2015.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Como eu falei da outra vez... Os primeiros radares funcionavam assim, não é exatamente algo novo, a novidade é o software calculando com mais precisão a localização do "alvo".
E já aproveitando, pelo teor da mensagens parece que existe a ideia de que com radares multi-estáticos ou de baixa frequência aeronaves stealth passam a ser tão visíveis quanto aeronaves normais, melhor já deixar registrado que não é bem assim.
Com baixas frequências as formas e o "RAM" das aeronaves stealth não é tão eficiente, mas ainda assim, é muito melhor que de aeronaves não stealth, se o F-35 tem um RCS 1000 vezes menor do que um F-16 para frequencias mais altas, com frequencias mais baixas fica, talvez, 100 vezes menor, é mais fácil de detectar mas longe de ser "moleza".
Já em relação aos radares multi-estáticos, aeronaves stealth tem formas de modo que reflitam as ondas para longe do receptor, e sempre assumem que o receptor está junto do transmissor, como efeito colateral algumas direções recebem uma grande quantidade do retorno, com vários transmissores e receptores aumentam as chances de haver um receptor em uma dessas direções, assim, com um transmissor e um receptor as chances do reflexo cair nesse receptor é proporcional a 1, com dois transmissores e dois receptores é 4 (2x2), e assim vai conforme se aumenta o número de transmissores e receptores, mas ainda assim, não é garantia de detecção como se não fosse uma aeronave stealth.
E já aproveitando, pelo teor da mensagens parece que existe a ideia de que com radares multi-estáticos ou de baixa frequência aeronaves stealth passam a ser tão visíveis quanto aeronaves normais, melhor já deixar registrado que não é bem assim.
Com baixas frequências as formas e o "RAM" das aeronaves stealth não é tão eficiente, mas ainda assim, é muito melhor que de aeronaves não stealth, se o F-35 tem um RCS 1000 vezes menor do que um F-16 para frequencias mais altas, com frequencias mais baixas fica, talvez, 100 vezes menor, é mais fácil de detectar mas longe de ser "moleza".
Já em relação aos radares multi-estáticos, aeronaves stealth tem formas de modo que reflitam as ondas para longe do receptor, e sempre assumem que o receptor está junto do transmissor, como efeito colateral algumas direções recebem uma grande quantidade do retorno, com vários transmissores e receptores aumentam as chances de haver um receptor em uma dessas direções, assim, com um transmissor e um receptor as chances do reflexo cair nesse receptor é proporcional a 1, com dois transmissores e dois receptores é 4 (2x2), e assim vai conforme se aumenta o número de transmissores e receptores, mas ainda assim, não é garantia de detecção como se não fosse uma aeronave stealth.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Interessante então deve ser por isto que tem um monte antenas.
As verdes são transmissores e as brancas são receptores.
http://www.jrc.co.jp/jp/about/news/2014/1209.html
A JRC apresentou em 2014 o primeiro radar naval multi-estático, esta escrito que a velocidade de transmissão de dados e 100 vezes mais veloz que as antenas atuais mas consome o mesmo nível de energia.
As verdes são transmissores e as brancas são receptores.
http://www.jrc.co.jp/jp/about/news/2014/1209.html
A JRC apresentou em 2014 o primeiro radar naval multi-estático, esta escrito que a velocidade de transmissão de dados e 100 vezes mais veloz que as antenas atuais mas consome o mesmo nível de energia.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Quer conhecer o novo caça da FAB? Brasília tem visita à cabine do Gripen
http://todosabordo.blogosfera.uol.com.b ... do-gripen/
Wingate
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Just some pics by @FLIREMEA thermal imaging video #farnboroughairshow 2016 (F-35) & 2012 (JAS 39 #Gripen ) #avgeek
https://twitter.com/hashtag/avgeek?src=hash
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[] kirk
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
As imagens em ângulo similar são as deixadas acima.kirk escreveu:Just some pics by @FLIREMEA thermal imaging video #farnboroughairshow 2016 (F-35) & 2012 (JAS 39 #Gripen ) #avgeek
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No olhômetro, as assinaturas das 2 são muito similares.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Isso não é a assinatura IR relevante... Essas fotos foram tiradas a curta distância, e ignoram a intensidade, a grande distância a coisa pode ser bem diferente.
"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Sim.Marechal-do-ar escreveu:Isso não é a assinatura IR relevante... Essas fotos foram tiradas a curta distância, e ignoram a intensidade, a grande distância a coisa pode ser bem diferente.
Essa tipo de imagem não diz muito.
Todas as aeronaves filmadas pela FLIR Systems em shows aéreos ocorrem a curta distância e são muito parecidas.
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