TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Exclusivo - Gripen para as Olímpiadas e depois?
A aviação de caça procura renascer das cinzas. Quatro aeronaves Gripen realizarão um tour nas próximas semanas entre as Bases de Anápolis e Santa Cruz.
Nelson During
Editor-chefe DefesaNet
Em negociações mantidas em sigilo, entre o Brasil e a Suécia, está acertada a vinda de 3 ou 4 aeronaves de caça Gripen (2 C e 2 D) para o Brasil no período das Olímpiadas Rio2016 ou talvez posterior.
Os objetivos são vários e colocados em relevância após a perda de um F-5FM na Base Aérea de Santa Cruz (BASC), no dia na terça-feira (05JUL2016). Os pilotos ejetaram-se e passam bem.
A disponibilidades da frota de aeronaves de caça está baixa e alguns apresentam grave limitação operacional pelo fadiga estrutural ou falta de manutenção em componentes específicos.
O Caminho da Crise
O primeiro F-5EM foi entregue à FAB, no dia 21 de Setembro 2005. Em 2009, 31 aeronaves tinham sido modernizadas. A última aeronave, de um lote de 46, foi entregue pela EMBRAER Defesa & Segurança à FAB, em Março de 2013.
Muito longe do cronograma inicial, que previa todas as aeronaves serem modernizadas até 2007.
A paralisação da modernização das 8 aeronaves F-5E/F, de um lote de 11, adquiridas da Jordânia complicou ainda mais a disponibilidade de caças. Aliado a isto também a paralização dos trabalhos de modernização do A-1M.
As palavras do então Comandante do COMGAR na cerimônia de entrega do primeiro F-5EM:
“Testemunhamos, neste momento, o revigorar do elã de cada um daqueles que têm a própria história da vida confundida com a história dessa aviação, aí inseridos nosso pessoal da área técnica, de apoio e os próprios pilotos”. Por ironia da história as palavras foram proferidas pelo Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito.
Na época, a efetividade dos Mirage III EBR, do 1º Grupo de Defesa Aérea (GDA), baseado em Anápolis já era uma história de ficção.
O Sonho do Gap Filler
A previsão de a Força Aérea Brasileira receber as primeiras aeronaves Gripen NG, modelo E, em 2019, e provavelmente ter a capacidade operacional inicial (IOC), em 2022. Dá um horizonte de mais seis anos até termos o Gripen realmente operacional e à disposição operacional do COMDABRA (Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro).
Para isto foram realizados entendimentos prévios com a FLYGVAPNET (Força Aérea Sueca) e a SAAB para uma solução “Gap Filler”. Foi recebida uma carta da organização estatal sueca FXM, em 2014, detalhando o leasing de 8 a 10 aeronaves Gripen C/D.
Os objetivos e o pacote do leasing por 4 anos eram:
- Formação e treinamento de pilotos e equipes de apoio;
- 08 a 10 aeronaves Gripen C/D, com uma disponibilidade média de 80 %;
- Aeronaves biplace;
- Configuração Ar-Ar, com armamento WVR (Alcance visual) e BVR (alcance Além do Horizonte);
- Suporte Logístico Completo;
- Operação a partir da Base Aérea de Anápolis (BAAN), e,
- Total de 1500 horas de voo, por ano.
Porém, logo este possível acordo começou a fazer água, por várias razões, entre outras:
1 – O alto custo do leasing cobrado pelos suecos, em conjunto com a restrição orçamentária brasileira;
2 – A grande demanda da FLYGVAPNET, a primeira linha de defesa da Suécia, no crescente aquecimento da situação geopolítica do Báltico, em especial frente à Rússia;
3 – Os compromissos da Suécia em dar apoio aos países que adquiriram ou realizaram leasing de aeronaves Gripen na Europa, e,
4 - O reduzido número de aeronaves disponíveis.
Durante a tradicional reunião do Clube da Força Aérea Sueca, realizado no dia anterior à abertura dos Salões de Le Bourget ou Farnborough, o então comandante da FLYGVAPNET, em 2015, na edição de Paris, foi claro em responder ao editor de DefesaNet:
“Quando negociamos com a Suíça oferecemos 11 aeronaves operacionais (8 Gripen C e 3 D). Porém, hoje não seria tão generoso”
O champanhe azedou ainda mais pela ausência do Brigadeiro Rossato ao evento onde era o speaker convidado.
Agora para Farnborough o novo Comandante da FLYGVAPNET, Major-General Mats Helgesson, foi claro no convite sobre a presença da FAB no evento, marcado para este Domingo (10 JUL 2016), no Royal Air Force Club, Londres.
O tira – Gosto
Qual os objetivos deste tour de quatro aeronaves Gripen ao Brasil no período da Olímpiada. Dependendo de detalhes poderá ser adiado ao correr do segundo semestre.
1 – Primeiro provar que o Gripen pode cruzar o Atlântico. A primeira e única vez, que estiveram na América do Sul, vieram parcialmente desmontados em navio, sendo montados na Base Aérea de Santa Cruz. (Imaginem o Gripen cruzando a Avenida Brasil até Santa Cruz);
2 – Mostrar presença da SAAB e do governo Sueco no Brasil, e,
3 – Dar um gostinho aos pilotos brasileiros e ter a possibilidade de um acordo de leasing dos suecos com o Brasil.
As aeronaves Gripen operarão nas Bases Aéreas de Anápolis e Santa Cruz, por um período de 20 dias.
Algo terá de acontecer ou com os suecos ou com os americanos lançando bóias salvadoras como anunciada na surpreendente nota do CECOMSAER de 07 Juho 2016.
Com a palavra o Comandante da Aeronáutica Tenente-Brigadeiro-do-Ar Rossato e sua capacidade de conseguir recursos para a anêmica Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira
http://www.defesanet.com.br/gripenbrazi ... e-depois-/
A aviação de caça procura renascer das cinzas. Quatro aeronaves Gripen realizarão um tour nas próximas semanas entre as Bases de Anápolis e Santa Cruz.
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Editor-chefe DefesaNet
Em negociações mantidas em sigilo, entre o Brasil e a Suécia, está acertada a vinda de 3 ou 4 aeronaves de caça Gripen (2 C e 2 D) para o Brasil no período das Olímpiadas Rio2016 ou talvez posterior.
Os objetivos são vários e colocados em relevância após a perda de um F-5FM na Base Aérea de Santa Cruz (BASC), no dia na terça-feira (05JUL2016). Os pilotos ejetaram-se e passam bem.
A disponibilidades da frota de aeronaves de caça está baixa e alguns apresentam grave limitação operacional pelo fadiga estrutural ou falta de manutenção em componentes específicos.
O Caminho da Crise
O primeiro F-5EM foi entregue à FAB, no dia 21 de Setembro 2005. Em 2009, 31 aeronaves tinham sido modernizadas. A última aeronave, de um lote de 46, foi entregue pela EMBRAER Defesa & Segurança à FAB, em Março de 2013.
Muito longe do cronograma inicial, que previa todas as aeronaves serem modernizadas até 2007.
A paralisação da modernização das 8 aeronaves F-5E/F, de um lote de 11, adquiridas da Jordânia complicou ainda mais a disponibilidade de caças. Aliado a isto também a paralização dos trabalhos de modernização do A-1M.
As palavras do então Comandante do COMGAR na cerimônia de entrega do primeiro F-5EM:
“Testemunhamos, neste momento, o revigorar do elã de cada um daqueles que têm a própria história da vida confundida com a história dessa aviação, aí inseridos nosso pessoal da área técnica, de apoio e os próprios pilotos”. Por ironia da história as palavras foram proferidas pelo Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito.
Na época, a efetividade dos Mirage III EBR, do 1º Grupo de Defesa Aérea (GDA), baseado em Anápolis já era uma história de ficção.
O Sonho do Gap Filler
A previsão de a Força Aérea Brasileira receber as primeiras aeronaves Gripen NG, modelo E, em 2019, e provavelmente ter a capacidade operacional inicial (IOC), em 2022. Dá um horizonte de mais seis anos até termos o Gripen realmente operacional e à disposição operacional do COMDABRA (Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro).
Para isto foram realizados entendimentos prévios com a FLYGVAPNET (Força Aérea Sueca) e a SAAB para uma solução “Gap Filler”. Foi recebida uma carta da organização estatal sueca FXM, em 2014, detalhando o leasing de 8 a 10 aeronaves Gripen C/D.
Os objetivos e o pacote do leasing por 4 anos eram:
- Formação e treinamento de pilotos e equipes de apoio;
- 08 a 10 aeronaves Gripen C/D, com uma disponibilidade média de 80 %;
- Aeronaves biplace;
- Configuração Ar-Ar, com armamento WVR (Alcance visual) e BVR (alcance Além do Horizonte);
- Suporte Logístico Completo;
- Operação a partir da Base Aérea de Anápolis (BAAN), e,
- Total de 1500 horas de voo, por ano.
Porém, logo este possível acordo começou a fazer água, por várias razões, entre outras:
1 – O alto custo do leasing cobrado pelos suecos, em conjunto com a restrição orçamentária brasileira;
2 – A grande demanda da FLYGVAPNET, a primeira linha de defesa da Suécia, no crescente aquecimento da situação geopolítica do Báltico, em especial frente à Rússia;
3 – Os compromissos da Suécia em dar apoio aos países que adquiriram ou realizaram leasing de aeronaves Gripen na Europa, e,
4 - O reduzido número de aeronaves disponíveis.
Durante a tradicional reunião do Clube da Força Aérea Sueca, realizado no dia anterior à abertura dos Salões de Le Bourget ou Farnborough, o então comandante da FLYGVAPNET, em 2015, na edição de Paris, foi claro em responder ao editor de DefesaNet:
“Quando negociamos com a Suíça oferecemos 11 aeronaves operacionais (8 Gripen C e 3 D). Porém, hoje não seria tão generoso”
O champanhe azedou ainda mais pela ausência do Brigadeiro Rossato ao evento onde era o speaker convidado.
Agora para Farnborough o novo Comandante da FLYGVAPNET, Major-General Mats Helgesson, foi claro no convite sobre a presença da FAB no evento, marcado para este Domingo (10 JUL 2016), no Royal Air Force Club, Londres.
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Qual os objetivos deste tour de quatro aeronaves Gripen ao Brasil no período da Olímpiada. Dependendo de detalhes poderá ser adiado ao correr do segundo semestre.
1 – Primeiro provar que o Gripen pode cruzar o Atlântico. A primeira e única vez, que estiveram na América do Sul, vieram parcialmente desmontados em navio, sendo montados na Base Aérea de Santa Cruz. (Imaginem o Gripen cruzando a Avenida Brasil até Santa Cruz);
2 – Mostrar presença da SAAB e do governo Sueco no Brasil, e,
3 – Dar um gostinho aos pilotos brasileiros e ter a possibilidade de um acordo de leasing dos suecos com o Brasil.
As aeronaves Gripen operarão nas Bases Aéreas de Anápolis e Santa Cruz, por um período de 20 dias.
Algo terá de acontecer ou com os suecos ou com os americanos lançando bóias salvadoras como anunciada na surpreendente nota do CECOMSAER de 07 Juho 2016.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
No momento atual, de $$$ para investimentos militares curto, só um pacote de financiamento milagroso.Tchelo escreveu:Exclusivo - Gripen para as Olímpiadas e depois?
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Muito longe do cronograma inicial, que previa todas as aeronaves serem modernizadas até 2007.
A paralisação da modernização das 8 aeronaves F-5E/F, de um lote de 11, adquiridas da Jordânia complicou ainda mais a disponibilidade de caças. Aliado a isto também a paralização dos trabalhos de modernização do A-1M.
As palavras do então Comandante do COMGAR na cerimônia de entrega do primeiro F-5EM:
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Na época, a efetividade dos Mirage III EBR, do 1º Grupo de Defesa Aérea (GDA), baseado em Anápolis já era uma história de ficção.
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Os objetivos e o pacote do leasing por 4 anos eram:
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- Total de 1500 horas de voo, por ano.
Porém, logo este possível acordo começou a fazer água, por várias razões, entre outras:
1 – O alto custo do leasing cobrado pelos suecos, em conjunto com a restrição orçamentária brasileira;
2 – A grande demanda da FLYGVAPNET, a primeira linha de defesa da Suécia, no crescente aquecimento da situação geopolítica do Báltico, em especial frente à Rússia;
3 – Os compromissos da Suécia em dar apoio aos países que adquiriram ou realizaram leasing de aeronaves Gripen na Europa, e,
4 - O reduzido número de aeronaves disponíveis.
Durante a tradicional reunião do Clube da Força Aérea Sueca, realizado no dia anterior à abertura dos Salões de Le Bourget ou Farnborough, o então comandante da FLYGVAPNET, em 2015, na edição de Paris, foi claro em responder ao editor de DefesaNet:
“Quando negociamos com a Suíça oferecemos 11 aeronaves operacionais (8 Gripen C e 3 D). Porém, hoje não seria tão generoso”
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Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Esse leasing 'e bem salgado.
Al'em de ter algumas restricoes e o fato das aeronaves terem que ser modificadas para a retirada dos equipamentos 'exclusivos' da OTAN (nao temos permissao para utilizar).
Isso tudo 'e somado ao custo da aeronave $$$ Seja no leasing, seja o custo inicial. $$$$
[]s
CB_Lima
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Franco-sueco?Túlio escreveu:Continuo sem entender essa chorumela toda sobre alcance do Gripen E e furtividade (5G) como grandes problemas que a FAB terá que enfrentar; todo mundo sabe que o Franco-Sueco nEUROn está aí, esperando $$$ para completar o desenvolvimento. Voando bem à frente, pode ser comandado em linha-de-visada pelo 2P de um Gripen F (este orientado por um AEW&C, que temos) e tem capacidades furtivas bastante consistentes, parece.
Bueno, se é INTERESSE NACIONAL ter esta capacidade, por que ninguém jamais se manifestou a respeito? Ou ao menos tentou seriamente negociar o F-35/PAF-FA?
Outra: se o alcance é um PROBLEMA para a FAB, por que não se fala em CFT?
O projeto do Neuron é 50% da Dassault, 25% da Alenia e os outros 25% da Saab... ainda há algumas pequenas participações de empresas como a CASA espanhola e a RUAG alemã. Pra participarmos de um projeto desses, teríamos que conversar com todas essas partes e duvido muito que permitiriam uma participação brasileira num projeto europeu. O Neuron não é o Gripen E, uma garibada de um projeto com 30 anos de idade, é algo uma ou duas casas acima, na fronteira da tecnologia aeronáutica. E sinceramente, pra que Neuron, F-35, PAK-FA? Agora nós não somos fabricantes de caças?!
Cada dia menos eu entendo esse FX2...
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Neuron e Brasil... s'o se comprarmos o resultado final disso quando estiver pronto... Nada de ToT ou qualquer outro termo de marketing...
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Carlos Lima escreveu:Neuron e Brasil... s'o se comprarmos o resultado final disso quando estiver pronto... Nada de ToT ou qualquer outro termo de marketing...
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Tinha TdT melhor do no A-Darter? E fizemos o quê? Primeiro deixamos o filé para os Sul-Africanos, depois deixamos o Programa morrer à míngua...
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P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
US$ 100 mi pra quem?Luís Henrique escreveu:Veja bem, estou MUITO FELIZ COM O GRIPEN.
Muito feliz mesmo.
Mas, não nego, estaria mais feliz se em 2019 estivéssemos recebendo caças Pak Fa.
Nossa força aérea daria um salto direto para a 5a geração.
E não seria com o F-35 dedicado a ataques, seria com uma aeronave dedicada a SUPERIORIDADE AÉREA.
Uma aeronave que foi projetada para superar o F-22.
E o PREÇO do Pak-Fa é divulgado como sendo IGUAL ao do Gripen NG.
Ambos, U$ 100 mi.
Portanto, se não fosse questões de ideologia e preconceito, isso seria totalmente possível.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Há 50 Gripens na reserva Sueca, muitos C\D, há os Sul-africanos que nem voam...
Tava ai a opção pra substituir os F-5, nem que seja por leasing. Duvido antes de 2025 algum F-5M ainda voar, nem mesmo os Jordanianos. Estão com pé na cova e pode acabar dando porcaria.
Abs
Tava ai a opção pra substituir os F-5, nem que seja por leasing. Duvido antes de 2025 algum F-5M ainda voar, nem mesmo os Jordanianos. Estão com pé na cova e pode acabar dando porcaria.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Nunca tivemos um caça de 4a G e agora reclamam que não vamos receber 5a G. Nunca operamos sequer um simples VANT antes de 2010 e agora falam em Neuron?
A maioria dos nossos radares do SISCEIA ainda é da década de 70/80 e acham que o Gripen mirradinho e isso e aquilo, e o F-35 é que é o mais fuderoso caça de todos os tempos e galáxias... caramba, a nossa capacidade REVO é simplesmente nula há décadas, e acham que PAK-FA vai resolver todos os nossos problemas de defesa aérea voando a MAch 3 numa interceptação de Canoas a Boa Vista? Isto é sério? Que planeta que vocês estão?
Já vai ser muto bom se conseguirmos fazer com que a FAB obtenha todos as aeronaves planejadas agora em 2025.
Vai ser pouco? Com a mais absoluta certeza. Mas pode-se dizer tranquilamente que será a sua melhor fase desde 1944/45.
Querem mais que isso? Bem, 2018 vem aí. Será que temos alternativas concretas para mudar esse quadro no próximo quadriênio? E duvido. Então, vamos bater palmas para a instituição que mesmo sendo usada, e vista, como nada mais que um mero táxi aéreo de luxo, ainda consegue pensar em ser algo mais que isso.
Já é alguma coisa.
abs
A maioria dos nossos radares do SISCEIA ainda é da década de 70/80 e acham que o Gripen mirradinho e isso e aquilo, e o F-35 é que é o mais fuderoso caça de todos os tempos e galáxias... caramba, a nossa capacidade REVO é simplesmente nula há décadas, e acham que PAK-FA vai resolver todos os nossos problemas de defesa aérea voando a MAch 3 numa interceptação de Canoas a Boa Vista? Isto é sério? Que planeta que vocês estão?
Já vai ser muto bom se conseguirmos fazer com que a FAB obtenha todos as aeronaves planejadas agora em 2025.
Vai ser pouco? Com a mais absoluta certeza. Mas pode-se dizer tranquilamente que será a sua melhor fase desde 1944/45.
Querem mais que isso? Bem, 2018 vem aí. Será que temos alternativas concretas para mudar esse quadro no próximo quadriênio? E duvido. Então, vamos bater palmas para a instituição que mesmo sendo usada, e vista, como nada mais que um mero táxi aéreo de luxo, ainda consegue pensar em ser algo mais que isso.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Pois e Veio...Túlio escreveu:Carlos Lima escreveu:Neuron e Brasil... s'o se comprarmos o resultado final disso quando estiver pronto... Nada de ToT ou qualquer outro termo de marketing...
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Todos os sulafricanos voam. Eles fazem rotação. Passam um tempo estocados e um tempo em operacao. Isso minimiza problemas em manter apenas estocado.gabriel219 escreveu:Há 50 Gripens na reserva Sueca, muitos C\D, há os Sul-africanos que nem voam...
Tava ai a opção pra substituir os F-5, nem que seja por leasing. Duvido antes de 2025 algum F-5M ainda voar, nem mesmo os Jordanianos. Estão com pé na cova e pode acabar dando porcaria.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
O Rafale é um caça da classe de 10 ton. Caça médio.Bolovo escreveu: Bem, você acha? Eu só disse que o Gripen é um caça leve e isso não é um argumento, é um fato. Porém, as gripenzetes ficam histéricas quando digo isso, tentando utilizar todo o artifício para mostrar que não, que o Gripen não é leve, que ele leva um monte de combustível e um monte de armamento ficando equivalente a um Rafale ou Typhoon. Os mais extremistas chegam até a compara-lo com um Flanker. Veja bem, quem está dando razão a esse fato de "quem carrega mais é melhor" não sou eu, mas sim são justamente esses que tentam aumentar o Gripen. Se ser maior ou menor não faz diferença, porque toda essa tentativa de aumentar o Gripen? Porque a SAAB aumentou o peso do Gripen em 1T? Vai falar que estou errado?
O SH e Flanker são caças pesados.
O Rafale tem uma autonomia próxima aos grandes com o mesmo peso em bombas..
Dá mesma forma, existem caças leves e leves. Por acaso o F5 tem uma relação carga x autonomia semelhante ao do M2000?
Claro que não. Não tem nada a.ver.
O Gripen NG não é igual em termos de capacidade carga x alcance ao Rafale e ao Typhoon. Mas chega perto.
O Gripen C ficava longe daqueles Eurocanards, mas o NG, não. Aliás o Maj Brigadeiro Baptista disse no Hung out de 2014 no Defesanet que nos testes que o NG ficou próximo.
O Crepdi falando sobre o assunto numa das 3 configurações, o Gripen Demo apresentou maior autonomia dentre os 3 da short-list na configuração alfa.
Ele ficou atrás nas outras 2 config. testadas. Ou seja é inferior em autonomia no geral, mas não do quanto que vcs querem acreditar:
posting.php?mode=quote&f=1&p=5458637Bolovo escreveu: Continua sendo um caça pequeno, pequenininho, guti-guti que não coloca medo em ninguém. Companheiro, em pleno 2016 você ainda quer me convencer do que? Estou nesse fórum há mais de uma década. Já li tudo o que podia. Tenho opinião formada, acho o Gripen NG uma tralha, uma desgraça que vai acabar com a FAB.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Talves um KC390 armado com misseis ar ar meta medo na vizinhança...alem de ser grandao como muitos gostam.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Seria mais fácil um Kc-390 carregar um gripen em cada asa e disparar eles para atacar.
Ai teriam tão comentando alcance maior que um C7 nesse tópico.
Ai teriam tão comentando alcance maior que um C7 nesse tópico.
- Túlio
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Aí é que está; neguim passa a vida comendo feijão com farinha e, no dia em que recebe carne, reclama que não é filé mignon. Vai entender...FCarvalho escreveu:Nunca tivemos um caça de 4a G e agora reclamam que não vamos receber 5a G. Nunca operamos sequer um simples VANT antes de 2010 e agora falam em Neuron?
A maioria dos nossos radares do SISCEIA ainda é da década de 70/80 e acham que o Gripen mirradinho e isso e aquilo, e o F-35 é que é o mais fuderoso caça de todos os tempos e galáxias... caramba, a nossa capacidade REVO é simplesmente nula há décadas, e acham que PAK-FA vai resolver todos os nossos problemas de defesa aérea voando a MAch 3 numa interceptação de Canoas a Boa Vista? Isto é sério? Que planeta que vocês estão?
Já vai ser muto bom se conseguirmos fazer com que a FAB obtenha todos as aeronaves planejadas agora em 2025.
Vai ser pouco? Com a mais absoluta certeza. Mas pode-se dizer tranquilamente que será a sua melhor fase desde 1944/45.
Querem mais que isso? Bem, 2018 vem aí. Será que temos alternativas concretas para mudar esse quadro no próximo quadriênio? E duvido. Então, vamos bater palmas para a instituição que mesmo sendo usada, e vista, como nada mais que um mero táxi aéreo de luxo, ainda consegue pensar em ser algo mais que isso.
Já é alguma coisa.
abs
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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