TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Tikuna
Sênior
Sênior
Agradeceu: 17 vezes
Agradeceram: 61 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78991 Mensagem por Tikuna » Qui Jul 07, 2016 1:43 pm

Eu acho que tudo bem substituir F-5 e AMX por Gripen, tá otimo!

Mas o GDA ao menos precisa de ao menos uns 36 de um grande caça bimotor.

Mas isso sou eu que acho.

"Most people do not listen with the intent to understand; they listen with the intent to reply."
- Stephen R. Covey
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#78992 Mensagem por Carlos Lima » Qui Jul 07, 2016 1:50 pm

Túlio escreveu:
Carlos Lima escreveu: O que estavamos falando era o custo versus ameacas.

Se a ideia era ter algo para nao assustar as hordas russas e americanas, gastar $$ comprando F-16 novos a muitos anos atras sairia mais em conta do que o tempo e $ ja gasto com esse F-X.

Nem precisava de concorrencia para ser honesto.

[]s
CB_Lima
Vai saber. De qualquer forma, sobre os F-16 Chilenos, notícia do DAN:

http://www.defesaaereanaval.com.br/ofic ... gunda-mao/

E agora, José? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Como eu disse... nao precisavam ser F-16 de segunda mao (que 'e aonde o Chile tem problemas)

;)

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6518 vezes
Agradeceram: 6888 vezes
Contato:

#78993 Mensagem por Túlio » Qui Jul 07, 2016 1:52 pm

Tikuna escreveu:Eu acho que tudo bem substituir F-5 e AMX por Gripen, tá otimo!

36? Por quê?

Qual vizinho teria alguma coisa capaz de voar mais de 2000 km até a Capital (por menos que gostemos do que tem em BSB, um ataque bem sucedido a ela nos deixaria acéfalos) e causar enormes danos?

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#78994 Mensagem por Túlio » Qui Jul 07, 2016 1:56 pm

Carlos Lima escreveu: Como eu disse... nao precisavam ser F-16 de segunda mao (que 'e aonde o Chile tem problemas)

;)

[]s
CB_Lima

Ou estou BEM enganado ou falaste no começo em "F-16" e "modernizar", tudo no mesmo contexto. Foi aí que entendi O RESTO errado... :wink: 8-]

De qualquer forma, voltamos ao YAK-130 (tá, esqueci a RUSSOFOBIA da FAB, pode também ser M-346, que entrega praticamente o mesmo resultado mas pelo triplo do preço, só que não tem parafuso do avesso, manual intraduzível & quetales)... :lol: :lol: :lol: :lol:

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

Carlos Lima
Sênior
Sênior

#78995 Mensagem por Carlos Lima » Qui Jul 07, 2016 2:09 pm

Túlio escreveu:
Carlos Lima escreveu: Como eu disse... nao precisavam ser F-16 de segunda mao (que 'e aonde o Chile tem problemas)

;)

[]s
CB_Lima
Ou estou BEM enganado ou falaste no começo em "F-16" e "modernizar", tudo no mesmo contexto. Foi aí que entendi O RESTO errado... :wink: 8-]

De qualquer forma, voltamos ao YAK-130 (tá, esqueci a RUSSOFOBIA da FAB, pode também ser M-346, que entrega praticamente o mesmo resultado mas pelo triplo do preço, só que não tem parafuso do avesso, manual intraduzível & quetales)... :lol: :lol: :lol: :lol:
:lol:

Acho que la no inicio voce estava dizendo que o objetivo era ter uma forca aerea com alguma capacidade de dissuacao mas sem assustar Americanos e russos.

Dai eu sugeri que se era esse o objetivo, entao modernizar F-16 seria uma boa la antes desse processo comecar (a muitos anos atras). Mas ja que essa opcao parece ter problemas, mesmo comprando F-16 Novos e nao tendo nada dessa gastacao de tempo e $$ chamada F-X deveria ter ocorrido (considerando o argumento de ter uma Forca Aerea compativel com Am do Sul).

E sim, para a Am do Sul, Yak-130 ou aquele TA-50 Coreano ja serviam

Nao seria a primeira vez que a FAB fez isso... "AT-33, F-80". :|

Enfim... a solucao hoje 'e Gripen e vamos torcer para chegar perto dos numeros que a FAB gostaria de ter.

[]s
CB_Lima

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#78996 Mensagem por Túlio » Qui Jul 07, 2016 2:17 pm

Bueno, no fim das contas acabamos chegando a algum consenso. Nem precisamos de caça, LIFT bastava. Mas se a FAB quis o Gripen E, que o usem bem, ao menos; afinal, é o MEU dinheirinho suado e sujo de sangue que estão gastando. Aliás, vai que o F-35 desaponta de vez como caça e a propaganda da SAAB funcione, o que nos colocaria como parceiros esfarrapados de um Programa vitorioso...

Tikuna
Sênior
Sênior

#78997 Mensagem por Tikuna » Qui Jul 07, 2016 2:23 pm

Túlio escreveu: 36? Por quê?

Qual vizinho teria alguma coisa capaz de voar mais de 2000 km até a Capital (por menos que gostemos do que tem em BSB, um ataque bem sucedido a ela nos deixaria acéfalos) e causar enormes danos?
A questão não é qual vizinho voaria até aqui

E sim até onde nós voaríamos. Estou pensando em projeção de força.

Não é simples assim camarada. Se preparar para o cenário regional sem tem em conta as constantes mudanças no cenário mundial, que hoje em dia é muito instável. Não podemos ser néscios de acreditar que Brasil é a nação intocável pra justificar nosso pouco armamento. Eramos na 2GM e tivemos vários navios afundados. Depois um período de paz internacional até a Guerra da lagosta, que não valeria o investimento da França. Então estamos em paz até hoje e isso não significa em nada que o cenário não mude.

Não estamos lutando contra territórios, e sim contra a inconstância humana.

Bom, mas como eu disse, essa é minha opinião.

Abraços

"Most people do not listen with the intent to understand; they listen with the intent to reply."
- Stephen R. Covey
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#78998 Mensagem por Túlio » Qui Jul 07, 2016 2:30 pm

Tikuna escreveu: A questão não é qual vizinho voaria até aqui

Não é simples assim camarada. Se preparar para o cenário regional sem tem em conta as constantes mudanças no cenário mundial, que hoje em dia é muito instável. Não podemos ser néscios de acreditar que Brasil é a nação intocável pra justificar nosso pouco armamento. Eramos na 2GM e tivemos vários navios afundados. Depois um período de paz internacional até a Guerra da lagosta, que não valeria o investimento da França. Então estamos em paz até hoje e isso não significa em nada que o cenário não mude.

Abraços
E o pior é que não apenas a respeito mas CONCORDO! Só que sou pé no chão, e quem discorda de ti é a nossa REALIDADE, tri?

Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#78999 Mensagem por Penguin » Qui Jul 07, 2016 2:30 pm

Luís Henrique escreveu:
Bolovo escreveu: É uma questão de ver as coisas. Para mim essas datas são um desastre, sinto até vontade de chorar. Por mim o FX2 deveria ter sido de prateleira.
Em partes concordo com você.

Como o FX2 demorou muito, vamos receber caças de 4,5 geração na mesma época que outros países estarão recebendo caças de 5a geração.

Eu teria cancelado o FX2 e realizado um FX3 para caças de 5a geração, com uma preferencia assumida pelo Pak-Fa russo.

Mas no final até que não será tão ruim.
Não estaremos na vanguarda, mas estaremos muito melhor do que estamos hoje.
Luis, só faltou vc dizer que boa parte dos países ainda irão receber caças de 4a geração por muito tempo:

França: ainda tem muito Rafale a ser recebido. No ritmo atual só serão todos entregues bem depois de 2020.
Reino Unido: Typhoon T3
Alemanha: Typhoon
China: J-10
Rússia: Su-35
India: Rafale e Tejas
Canadá: cogita seguir o modelo da Austrália e encomendar o SH antes do F-35

Apenas para ficar nesses.

O problema de novo programa para um caça furtivo no Brasil é a atual falta de capacidade de investimento.

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlos Lima
Sênior
Sênior

#79000 Mensagem por Carlos Lima » Qui Jul 07, 2016 2:32 pm

Túlio escreveu:Bueno, no fim das contas acabamos chegando a algum consenso. Nem precisamos de caça, LIFT bastava. Mas se a FAB quis o Gripen E, que o usem bem, ao menos; afinal, é o MEU dinheirinho suado e sujo de sangue que estão gastando. Aliás, vai que o F-35 desaponta de vez como caça e a propaganda da SAAB funcione, o que nos colocaria como parceiros esfarrapados de um Programa vitorioso...
Bom... isso acho que sempre foi obvio. Ninguem (seja la qual a opiniao sobre o Gripen) quer uma FAB desarmada e obsoleta.

Quando Hoteis de Luxo, Fazendas e outras 'vantagens' sumirem do mapa eu vou comecar a ver que o nosso dinheirinho esta comecando a ser bem usado.

No momento 'e torcer para que o programa cumpra 100% das espectativas e que venha com 100% dos equipamentos inicialmente especificados.

Isso ja ajudaria a detonar a idea de AM-X 2.0 e seria otimo para ser honesto.

'E aguardar e torcer.

Depois pensamos em comprar mais avioes... ;)

[]s
CB_Lima

Carlos Lima
Sênior
Sênior

#79001 Mensagem por Carlos Lima » Qui Jul 07, 2016 2:32 pm

Túlio escreveu:
Tikuna escreveu: A questão não é qual vizinho voaria até aqui

Abraços
E o pior é que não apenas a respeito mas CONCORDO! Só que sou pé no chão, e quem discorda de ti é a nossa REALIDADE, tri?
De fato!

[]s
CB_Lima

Tikuna
Sênior
Sênior

#79002 Mensagem por Tikuna » Qui Jul 07, 2016 2:39 pm

Carlos Lima escreveu:
Túlio escreveu: E o pior é que não apenas a respeito mas CONCORDO! Só que sou pé no chão, e quem discorda de ti é a nossa REALIDADE, tri?
De fato!

[]s
CB_Lima
Infelizmente.

Abraços!

- Stephen R. Covey
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#79003 Mensagem por Bolovo » Qui Jul 07, 2016 3:10 pm

Tikuna escreveu:
Túlio escreveu: 36? Por quê?

A questão não é qual vizinho voaria até aqui

Abraços
Parabéns pelo post.

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#79004 Mensagem por Bolovo » Qui Jul 07, 2016 3:13 pm

Túlio escreveu:
Tikuna escreveu:Eu acho que tudo bem substituir F-5 e AMX por Gripen, tá otimo!

36? Por quê?

Por essa mesma lógica, pra que caças? Não importa se de alto desempenho ou não. Aposente todos e coloque uma bateria AAAe em Brasília. Faz mais sentido.

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#79005 Mensagem por Túlio » Qui Jul 07, 2016 3:15 pm

Bolo de Ovo, sugiro que leias os posts anteriores para não pagar o que pagaste aqui... :lol: :lol: :lol: :lol:

Responder