TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1205 vezes
Agradeceram: 3029 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78976 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Jul 07, 2016 11:56 am

Bolovo escreveu:
cabeça de martelo escreveu:O que é que uma coisa tem a haver com a outra?! Tanto os EUA, como a França, como a Suécia, como qualquer país da OTAN tem uma coisa inestimável, que é experiência real em combate. É na guerra que se vê o que funciona e o que não funciona. Dizer que só batem em pobre não quer dizer absolutamente nada. Fazer surtidas, passar por situações onde não se tem o controlo total dos acontecimentos, experimentar novas táticas, tudo isso melhora o know-how.
Leia novamente, umas dez vezes. Eu não disse nada disso.
Olha o tipo a praxar-me... não pode ser apenas 2 vezes?!

Bolovo, ou é Gripen ou é nada. Pelo menos tens um contracto assinado e um projecto de desenvolvimento em curso. Tu ainda vais ver países na Europa a ir comprar o resultado final, porque entre o F-35 e os concorrentes europeus... o Gripen é bem mais económico de adquirir e manter.

"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

#78977 Mensagem por Luís Henrique » Qui Jul 07, 2016 11:58 am

Bolovo escreveu:
Luís Henrique escreveu:Não vejo a data de entrega dos Gripen NG como algo tão ruim assim.

O contrato foi assinado em 2015.

Qualquer outro caça NOVO de fábrica e CUSTOMIZADO demoraria, no mínimo, 3 anos para ser entregue.

Não acredito que 1 ou 2 anos a mais ou a menos vai mudar a nossa vida.
É uma questão de ver as coisas. Para mim essas datas são um desastre, sinto até vontade de chorar. Por mim o FX2 deveria ter sido de prateleira.
Em partes concordo com você.

Como o FX2 demorou muito, vamos receber caças de 4,5 geração na mesma época que outros países estarão recebendo caças de 5a geração.

Eu teria cancelado o FX2 e realizado um FX3 para caças de 5a geração, com uma preferencia assumida pelo Pak-Fa russo.

Mas no final até que não será tão ruim.
Não estaremos na vanguarda, mas estaremos muito melhor do que estamos hoje.

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Tikuna
Sênior
Sênior
Agradeceu: 17 vezes
Agradeceram: 61 vezes

#78978 Mensagem por Tikuna » Qui Jul 07, 2016 12:01 pm

Bolovo escreveu:
Nossa, 300kg a mais?! [003]
Pense que com esses 300 KG já dá pra levar mais 3 pessoas pra ajudar a operar os melhores sensores de guerra eletrônica jamais desenvolvidos nesse mundo :lol:

Editado pela última vez por Tikuna em Qui Jul 07, 2016 12:14 pm, em um total de 2 vezes.
"Most people do not listen with the intent to understand; they listen with the intent to reply."
- Stephen R. Covey
Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#78979 Mensagem por Penguin » Qui Jul 07, 2016 12:12 pm

Tikuna escreveu:
Bolovo escreveu: Sobram 300kg de capacidade de carga para o NG.
Pense que com esses 300 KG já dá pra levar mais 3 pessoas pra ajudar a operar os melhores sensores de guerra eletrônica jamais desenvolvidos nesse mundo :lol:[/quote]

Aumentou em 40% o combustivel interno.
Aumentou em +/- 2 toneladas a capacidade de carga dos pilones.

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#78980 Mensagem por Bolovo » Qui Jul 07, 2016 12:18 pm

Túlio escreveu:
Bolovo escreveu: Nossa, 300kg a mais?! [003]
Continuo a não entender essa parte: em que universo a FAB - alô alô, terra para Bolo de Ovo - vai precisar de caça com a capacidade de carga de um C-130? Qual aeronave do inventário costuma ou costumava voar com mais de 1 tonelada de carga bélica? Nem sei se o normal chega a metade disso...
Se você quer arredondar para baixo o problema não é meu. Que caça tem carga de um C-130? Nunca disso isso... meu deus do céu, 5 mil páginas de tópico e ainda não entenderam. O que eu quero contestar é que você chegou a reparar que chamar o Gripen de "caça leve" causa espasmos, gritinhos histéricos, continhas de padaria e tudo mais? Oras, se isso não é importante, até porque a "FAB nunca vai precisar de um caça com essa capacidade bélica", porque alguns fazem uma defesa tão feroz tentando equipara-lo com caças do pedigree do Rafale, Typhoon e Flanker?! Não faz sentido, né. :wink:

Agora que a FAB costuma voar com uma tonelada de carga isso é óbvio, a ultima guerra que a FAB se meteu foi na Itália, 70 anos atrás. Então para que vão voar totalmente carregados? Pra tirar fotinha na Cruzex? Pra diminuir a vida útil do armamento carregado (que na FAB são preciosos como ouro)? Então pra que carregar um monte de armamento? Mas uma coisa que vocês não sabem é que quando necessário, a FAB utiliza seus equipamentos até o limite. Chega a ser insana umas histórias que já me contaram sobre o uso de helicópteros da FAB na Amazônia... no papel um Blackhawk leva 9 soldados, mas por necessidade, as vezes levam quase o triplo.

É por aí que passa o meu pensamento. O que EU acredito é que a FAB terá poucos caças (100 caças, por ex, pra mim é pouco. Essa quantidade de caças existe em uma ou duas bases típicas da USAF ou da VKS), então deveria ter os mais poderosos, ponto. Nisso não se encaixa o Gripen E, pelo menos para mim (vocês tem que se decidir ou o Gripen é pequeno e isso é uma qualidade - afinal não precisa ter o tamanho de um C-130 - ou ele não é mais pequeno - e é comparável a Rafale, Typhoon, Flanker). Porque? Porque é um fato de dissuasão "olha, eles tem poucos caças, mas são os mais poderosos". E pode ter certeza, em caso de guerra, onde a necessidade ficaria acima de tudo, veremos os caças sendo utilizados no seu limite, como o caso que eu citei dos helicópteros. Vocês realmente acreditam que a FAB vai decolar pra guerra com 2 mísseis? Jesus cristo! :roll:

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#78981 Mensagem por Bolovo » Qui Jul 07, 2016 12:24 pm

Luís Henrique escreveu:
Bolovo escreveu: É uma questão de ver as coisas. Para mim essas datas são um desastre, sinto até vontade de chorar. Por mim o FX2 deveria ter sido de prateleira.
Em partes concordo com você.

Como o FX2 demorou muito, vamos receber caças de 4,5 geração na mesma época que outros países estarão recebendo caças de 5a geração.

Eu teria cancelado o FX2 e realizado um FX3 para caças de 5a geração, com uma preferencia assumida pelo Pak-Fa russo.
Finalmente alguém entendeu. É exatamente isso que estou dizendo, Luís! :wink:
Luís Henrique escreveu:Mas no final até que não será tão ruim.
Não gosto, não entendo e nem consigo compreender esse argumento. Obviamente não será ruim e será melhor do que hoje. Só faltava ser o contrário, né? Mas com esse mesmo argumento eu poderia dizer "Oras, se é pra ficar melhor do que hoje, então para que gastar tempo e dinheiro com Gripen NG?". Bastava buscar alguns F-16 lá no deserto...

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
mmatuso
Sênior
Sênior
Agradeceu: 662 vezes
Agradeceram: 167 vezes

#78982 Mensagem por mmatuso » Qui Jul 07, 2016 12:33 pm

Tikuna escreveu:
Bolovo escreveu:
Pense que com esses 300 KG já dá pra levar mais 3 pessoas pra ajudar a operar os melhores sensores de guerra eletrônica jamais desenvolvidos nesse mundo :lol:
Li em um slide que esses 300kg vai ajudar a levar papel higienico e comida a mais já que a autonomia do caça é muito grande.

Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#78983 Mensagem por Carlos Lima » Qui Jul 07, 2016 12:38 pm

Bolovo escreveu:
Luís Henrique escreveu: Em partes concordo com você.

Finalmente alguém entendeu. É exatamente isso que estou dizendo, Luís! :wink:
Luís Henrique escreveu:Mas no final até que não será tão ruim.
Não gosto, não entendo e nem consigo compreender esse argumento. Obviamente não será ruim e será melhor do que hoje. Só faltava ser o contrário, né? Mas com esse mesmo argumento eu poderia dizer "Oras, se é pra ficar melhor do que hoje, então para que gastar tempo e dinheiro com Gripen NG?". Bastava buscar alguns F-16 lá no deserto...
Bem por aí mesmo...

Não precisa lá de muita coisa para ficarmos melhor do que hoje.

Sem dúvida o Gripen é bem melhor... mas estamos super atrasados (tipo +10 anos quando da data em que o avião estiver Full operational).

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6523 vezes
Agradeceram: 6892 vezes
Contato:

#78984 Mensagem por Túlio » Qui Jul 07, 2016 12:46 pm

Lembrar sempre de para quê os estamos adquirindo, Lima véio. Não temos uma Rússia, China, Índia ou EUA nas vizinhanças e fazendo ameaças. Sob este prisma, faz sentido ter F-22 ou PAK-FA?

Alguém por favor me nomeie algum possível In aqui na vizinhança que sobreviveria a um confronto contra Gripen + -99...

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Carlos Lima
Sênior
Sênior

#78985 Mensagem por Carlos Lima » Qui Jul 07, 2016 12:52 pm

Túlio escreveu:Lembrar sempre de para quê os estamos adquirindo, Lima véio. Não temos uma Rússia, China, Índia ou EUA nas vizinhanças e fazendo ameaças. Sob este prisma, faz sentido ter F-22 ou PAK-FA?

Alguém por favor me nomeie algum possível In aqui na vizinhança que sobreviveria a um confronto contra Gripen + -99...
Bom amigo... se a justificativa é essa... então deveríamos ter feito tal como os chilenos e adquirido F-16 B50/52 faz muito tempo e agora estaríamos atualizando eles com AESA. etc. Disponíveis muito antes... bem modernos e sem firula além de provados em combate.

Além disso esses aviões já são compatíveis com Harpoon e AMRAAM e um monte de armas Made in Israel.

Mais barato, com um suporte que vai estar por aí por muitas décadas e um aviãozinho bem porreta de 4 geração.

[]s
CB_Lima

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#78986 Mensagem por Túlio » Qui Jul 07, 2016 12:59 pm

Carlos Lima escreveu: Bom amigo... se a justificativa é essa... então deveríamos ter feito tal como os chilenos e adquirido F-16 B50/52 faz muito tempo e agora estaríamos atualizando eles com AESA. etc. Disponíveis muito antes... bem modernos e sem firula além de provados em combate.

Além disso esses aviões já são compatíveis com Harpoon e AMRAAM e um monte de armas Made in Israel.

Mais barato, com um suporte que vai estar por aí por muitas décadas e um aviãozinho bem porreta de 4 geração.

[]s
CB_Lima
Aí já é com a FAB. Pelo que vejo, até YAK-130¹ já nos bastava para substituir os F-5... :lol: :lol: :lol: :lol:

¹ - Pelo menos seriam novos e baratos de comprar e voar, necas de ganhar caça do AMARC de presente e depois gastar os tubos para deixá-los ao menos quase capazes de encarar um Gripen C (nem falo em E)...

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

Carlos Lima
Sênior
Sênior

#78987 Mensagem por Carlos Lima » Qui Jul 07, 2016 1:21 pm

Túlio escreveu:
Carlos Lima escreveu: Bom amigo... se a justificativa é essa... então deveríamos ter feito tal como os chilenos e adquirido F-16 B50/52 faz muito tempo e agora estaríamos atualizando eles com AESA. etc. Disponíveis muito antes... bem modernos e sem firula além de provados em combate.

[]s
CB_Lima
Aí já é com a FAB. Pelo que vejo, até YAK-130¹ já nos bastava para substituir os F-5... :lol: :lol: :lol: :lol:

¹ - Pelo menos seriam novos e baratos de comprar e voar, necas de ganhar caça do AMARC de presente e depois gastar os tubos para deixá-los ao menos quase capazes de encarar um Gripen C (nem falo em E)...
E por que precisava ser do AMARC?

[]s
CB_Lima

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#78988 Mensagem por Túlio » Qui Jul 07, 2016 1:28 pm

Entendi errado, pelo jeito. Mas se for tipo Chile então estamos falando de apenas dez caças; se a tigrada já tá chiando por serem só 36 Gripens...

Carlos Lima
Sênior
Sênior

#78989 Mensagem por Carlos Lima » Qui Jul 07, 2016 1:32 pm

Túlio escreveu:Entendi errado, pelo jeito. Mas se for tipo Chile então estamos falando de apenas dez caças; se a tigrada já tá chiando por serem só 36 Gripens...
O que estavamos falando era o custo versus ameacas.

Se a ideia era ter algo para nao assustar as hordas russas e americanas, gastar $$ comprando F-16 novos a muitos anos atras sairia mais em conta do que o tempo e $ ja gasto com esse F-X.

Nem precisava de concorrencia para ser honesto.

[]s
CB_Lima

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#78990 Mensagem por Túlio » Qui Jul 07, 2016 1:35 pm

Carlos Lima escreveu: O que estavamos falando era o custo versus ameacas.

Se a ideia era ter algo para nao assustar as hordas russas e americanas, gastar $$ comprando F-16 novos a muitos anos atras sairia mais em conta do que o tempo e $ ja gasto com esse F-X.

Nem precisava de concorrencia para ser honesto.

[]s
CB_Lima
Vai saber. De qualquer forma, sobre os F-16 Chilenos, notícia do DAN:

http://www.defesaaereanaval.com.br/ofic ... gunda-mao/

E agora, José? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Responder