TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Os ingleses (e Americanos) não vão deixar os argentinos terem algo parecido com o Gripen não tão cedo. É bom nem se iludir.
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CB_Lima = Carlos Lima 
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- knigh7
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Bolovo escreveu: FX2 apareceu em outro momento. A principio, acreditava que o Gripen NG seria a melhor opção (tanto que votei nele na enquete desse tópico), até por ter defendido o Gripen C no FX1. Mas passados os anos, lendo bastante, passei a ver que não era a melhor opção. Primeiro porque de todos os concorrentes, era o único em desenvolvimento, ou seja, uma proposta arriscada (coisa que era alegada apenas aos russos) e que tem tudo para se tornar um AMX 2, a missão. Por termos aposentado o Mirage 2000C precocemente (na minha opinião) e vendo o desespero da FAB em arranjar células adicionais de F-5 pelo mundo, nada me tirava da cabeça que precisávamos de um caça pronto e operacional no momento da escolha. E os que cumprem isso eram o Rafale, o Super Hornet e o Flanker. Somado a isso, passei a me irritar de uma maneira absurda com o marketing sueco que é totalmente enganoso e safado. E passei ver o Brasil com outros olhos, de pessimista, hoje sou um eterno otimista (estou falando sério) e acredito que a FAB mereça mais do que o caça leve sueco que carrega 4 misseis das asas.
Entendo que a escolha do Gripen NG, como se diz no futebol, tenha sido "na fogueira", ou seja, uma escolha difícil. Estamos no Brasil, vocês sabem como as coisas aqui são e o Gripen é agora e sempre "o caça brasileiro". Ele matou todas as chances de um caça de quinta geração nessas bandas nos próximos anos (aos que acreditam, meus cumprimentos, vocês realmente tem uma fé inabalável). Creio que a escolha mais sensata ao FX2 teria sido o Rafale (apesar de ser caro), o Super Hornet (apesar de ser norte-americano) ou o Flanker (esse só e somente se o PAK-FA estivesse amarrado junto num acordo), por serem caças do "presente". E nisso poderíamos pensar melhor no "futuro". O que agora não seria possível, pois o Gripen NG é o nosso "futuro" e não o "presente".
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A AdlA e a Luftwaf são também forças aéreas de vaguarda e estão desenvolvendo sistemas para enfrentar o cenários futuros que incluem o Rafale é o Typhoon. A Flygvapnet e aquelas 2 e outras vão operar com UCAVs sendo controlados no solo O por esses caças.
A FAB pode optar por esse modelo, até porque vaí ser usado na Força Aérea Sueca.
A falha está em pensar que existe apenas 1 solução.
Editado pela última vez por knigh7 em Qui Jul 07, 2016 2:33 am, em um total de 1 vez.
- knigh7
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Antes.dos Kircheners, a Argentina chegou a ter status de parceiro militar especial dos EUA.Carlos Lima escreveu:Os ingleses (e Americanos) não vão deixar os argentinos terem algo parecido com o Gripen não tão cedo. É bom nem se iludir.
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Com o fim da era esquerdista na AS, acho que os americanos não vão se negar a vetar o fornecimento do motor e do FCS.
Vale ressaltar que não é caso de acreditar que a FAA vá ter, mas sim que não se deve descartar esta possibilidade, na minha opinião.
- Carlos Lima
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Recentemente o Min da Defesa Argentino foi pedir peças de navios velhos na Inglaterra. Recebeu "não".
Mesmo os boatos de F-16 para os Hermanos são do tipo 'downgraded' (como se os B30 já não fossem bem caidinhos).
É sempre uma questão de opinião. Eu não acredito que a Argentina tenha chance de operar Gripens... seja por motivos economicos, seja geopolíticos.
No dia em que eles desistirem completamente da idéia das "Malvinas", e passarem mais uns 20 anos... quem sabe.
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Mesmo os boatos de F-16 para os Hermanos são do tipo 'downgraded' (como se os B30 já não fossem bem caidinhos).
É sempre uma questão de opinião. Eu não acredito que a Argentina tenha chance de operar Gripens... seja por motivos economicos, seja geopolíticos.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Carlos Lima escreveu:Recentemente o Min da Defesa Argentino foi pedir peças de navios velhos na Inglaterra. Recebeu "não".
Mesmo os boatos de F-16 para os Hermanos são do tipo 'downgraded' (como se os B30 já não fossem bem caidinhos).
É sempre uma questão de opinião. Eu não acredito que a Argentina tenha chance de operar Gripens... seja por motivos economicos, seja geopolíticos.
No dia em que eles desistirem completamente da idéia das "Malvinas", e passarem mais uns 20 anos... quem sabe.
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Então, há uma janela.
É difícil prever o que vai acontecer nos próximos 5 anos. Quanto mais nos próximos 10, 15 ou 20 anos.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Considerações...
knigh7 escreveu:Bolovo escreveu: FX2 apareceu em outro momento. A principio, acreditava que o Gripen NG seria a melhor opção (tanto que votei nele na enquete desse tópico), até por ter defendido o Gripen C no FX1. Mas passados os anos, lendo bastante, passei a ver que não era a melhor opção. Primeiro porque de todos os concorrentes, era o único em desenvolvimento, ou seja, uma proposta arriscada (coisa que era alegada apenas aos russos) e que tem tudo para se tornar um AMX 2, a missão. Por termos aposentado o Mirage 2000C precocemente (na minha opinião) e vendo o desespero da FAB em arranjar células adicionais de F-5 pelo mundo, nada me tirava da cabeça que precisávamos de um caça pronto e operacional no momento da escolha.
Isso só valeria se a versão a ser adquirida pela FAB não fosse uma versão BR.
Nesse caso, somando o tempo de adaptação e entrega e estabelecimento da linha de montagem no Brasil, seria nos 3 casos maior que 36 meses após assinatura do contrato, o que igualaria as coisas nessa área
E os que cumprem isso eram o Rafale, o Super Hornet e o Flanker.
Se fosse uma compra de prateleira sem adaptações, com o Egito fez.
Somado a isso, passei a me irritar de uma maneira absurda com o marketing sueco que é totalmente enganoso e safado.
E o marketing da Dassault?!!
E passei ver o Brasil com outros olhos, de pessimista, hoje sou um eterno otimista (estou falando sério) e acredito que a FAB mereça mais do que o caça leve sueco que carrega 4 misseis das asas.
Um caça que pode levar 5 Meteor + 2 IR + 2 tanques está muito além do que a FAB já operou até hoje.
Aliás, é muito raro ver algum caça em configuração real de combate com mais de 8 mísseis ar-ar. O usual tem variado de 4 a 8 mísseis.
Entendo que a escolha do Gripen NG, como se diz no futebol, tenha sido "na fogueira", ou seja, uma escolha difícil. Estamos no Brasil, vocês sabem como as coisas aqui são e o Gripen é agora e sempre "o caça brasileiro". Ele matou todas as chances de um caça de quinta geração nessas bandas nos próximos anos (aos que acreditam, meus cumprimentos, vocês realmente tem uma fé inabalável). Creio que a escolha mais sensata ao FX2 teria sido o Rafale (apesar de ser caro), o Super Hornet (apesar de ser norte-americano) ou o Flanker (esse só e somente se o PAK-FA estivesse amarrado junto num acordo), por serem caças do "presente". E nisso poderíamos pensar melhor no "futuro". O que agora não seria possível, pois o Gripen NG é o nosso "futuro" e não o "presente".
Isso que vc faz é jogo de palavras.
Qualquer caça que a FAB adquirisse, só seria entregue após pelo menos 3 anos da assinatura do contrato, graças aos requisitos específicos do FX2.
Com a SAAB o contrato foi até assinado rápido. Será que com os demais seria assim tão rápido?
Em qq caso a entrega inicial iria cair entre 2018 e 2019.
Quanto ao futuro caça a ser desenvolvido pelo Brasil, de acordo com a END, o problema é a crise financeira profunda que matou qualquer possibilidade de entrarmos em novos grandes projetos.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Senhores, na FAB o Gripen, SE tivermos muita sorte, vai voar com no máximo quatro mísseis, um par de Meteor (acho brabo!) e outro de Iris-T (idem), me parecendo mais provável dois AMRAAM C-7 e outros dois Python 4/5. O mesmo sucederia com Rafale, Flanker, Typhoon, F-18, F-22, fosse o que fosse. A diferença (ainda a ser comprovada) é que o Gripen E fará o serviço com um custo horário (repito, ainda a ser comprovado) muito menor. A ver.
Aliás, lembrem: neste exato momento só o Treinamento (a meu ver, correto) e o GTE (aí só digo: PQP!!!) não sofreram cortes nas horas de voo...
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P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Ué? e os primeiros Gripens não são fabricados fora também? Os engenheiros podem muito bem acompanhar a linha de montagem da Dassault mesmo após a primeira aeronave ter sido entregue, isso é irrelevante.Penguin escreveu:Isso só valeria se a versão a ser adquirida pela FAB não fosse uma versão BR.
Nesse caso, somando o tempo de adaptação e entrega e estabelecimento da linha de montagem no Brasil, seria nos 3 casos maior que 36 meses após assinatura do contrato, o que igualaria as coisas nessa área
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Me desculpe, mas a Europa vive debaixo do guarda-chuva da OTAN/EUA. E esses ultimamente só costumam bater em pobre (vide todas as últimas aventuras militares europeias). Para mim, não são modelo para absolutamente nada, zero. Alias, pelo contrário, diria que nós é que somos os "pobres" da história. E como eu disse, isso é uma interpretação minha, ninguém precisa concordar com ela. E eu tenho certeza que estou do lado certo da história.knigh7 escreveu:Bolovo escreveu: FX2 apareceu em outro momento. A principio, acreditava que o Gripen NG seria a melhor opção (tanto que votei nele na enquete desse tópico), até por ter defendido o Gripen C no FX1. Mas passados os anos, lendo bastante, passei a ver que não era a melhor opção. Primeiro porque de todos os concorrentes, era o único em desenvolvimento, ou seja, uma proposta arriscada (coisa que era alegada apenas aos russos) e que tem tudo para se tornar um AMX 2, a missão. Por termos aposentado o Mirage 2000C precocemente (na minha opinião) e vendo o desespero da FAB em arranjar células adicionais de F-5 pelo mundo, nada me tirava da cabeça que precisávamos de um caça pronto e operacional no momento da escolha. E os que cumprem isso eram o Rafale, o Super Hornet e o Flanker. Somado a isso, passei a me irritar de uma maneira absurda com o marketing sueco que é totalmente enganoso e safado. E passei ver o Brasil com outros olhos, de pessimista, hoje sou um eterno otimista (estou falando sério) e acredito que a FAB mereça mais do que o caça leve sueco que carrega 4 misseis das asas.
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A FAB pode optar por esse modelo, até porque vaí ser usado na Força Aérea Sueca.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Não vejo a data de entrega dos Gripen NG como algo tão ruim assim.
O contrato foi assinado em 2015.
Qualquer outro caça NOVO de fábrica e CUSTOMIZADO demoraria, no mínimo, 3 anos para ser entregue.
Não acredito que 1 ou 2 anos a mais ou a menos vai mudar a nossa vida.
O contrato foi assinado em 2015.
Qualquer outro caça NOVO de fábrica e CUSTOMIZADO demoraria, no mínimo, 3 anos para ser entregue.
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Simplesmente um GRANDE caça.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
O que é que uma coisa tem a haver com a outra?! Tanto os EUA, como a França, como a Suécia, como qualquer país da OTAN tem uma coisa inestimável, que é experiência real em combate. É na guerra que se vê o que funciona e o que não funciona. Dizer que só batem em pobre não quer dizer absolutamente nada. Fazer surtidas, passar por situações onde não se tem o controlo total dos acontecimentos, experimentar novas táticas, tudo isso melhora o know-how.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Nossa, 300kg a mais?!knigh7 escreveu:Ah, espere aí. Não venha me atacando.
Estou rebatendo aquele argumento seu. Se você coloca uma informação furada num forum de discussão, está aberto para rebater, que foi o que eu fiz.
Vc nem sequer fez um calculo simples antes de dizer que o Gripen NG tem uma capacidade de carga menor que o C.
O MTOW aumentou 2.500kg, o peso vazio aumentou 1.200kg e capacidade de combustível interna em 1.000kg=2.200kg. E os 2 pesos vazios são BME.
Sobram 300kg de capacidade de carga para o NG.
![Gargalhada [003]](./images/smilies/003.gif)
Então tá, estava errado o tempo todo. Então o Gripen E não é afinal um caça pequeno, agora ele é um caça semi-pequeno! Sabe o que isso está parecendo? Aquelas discussões malucas sobre os tipos de vinho. O Gripen C era como um vinho suave... bem docinho, feito com uvas comuns, que jamais estaria no patamar dos verdadeiros vinhos finos. Mas os apreciadores desse tipo de vinho preferem esses do que os finos, independente do que for. Agora a SAAB conseguiu numa nova safra fazer um vinho razoável, que eles juram que é um típico Merlot, um grande tinto seco no nível dos melhores do mundo, mas os críticos dizem que é no máximo um meio seco...
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Leia novamente, umas dez vezes. Eu não disse nada disso.cabeça de martelo escreveu:O que é que uma coisa tem a haver com a outra?! Tanto os EUA, como a França, como a Suécia, como qualquer país da OTAN tem uma coisa inestimável, que é experiência real em combate. É na guerra que se vê o que funciona e o que não funciona. Dizer que só batem em pobre não quer dizer absolutamente nada. Fazer surtidas, passar por situações onde não se tem o controlo total dos acontecimentos, experimentar novas táticas, tudo isso melhora o know-how.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
É uma questão de ver as coisas. Para mim essas datas são um desastre, sinto até vontade de chorar. Por mim o FX2 deveria ter sido de prateleira.Luís Henrique escreveu:Não vejo a data de entrega dos Gripen NG como algo tão ruim assim.
O contrato foi assinado em 2015.
Qualquer outro caça NOVO de fábrica e CUSTOMIZADO demoraria, no mínimo, 3 anos para ser entregue.
Não acredito que 1 ou 2 anos a mais ou a menos vai mudar a nossa vida.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Continuo a não entender essa parte: em que universo a FAB - alô alô, terra para Bolo de Ovo - vai precisar de caça com a capacidade de carga de um C-130? Qual aeronave do inventário costuma ou costumava voar com mais de 1 tonelada de carga bélica? Nem sei se o normal chega a metade disso...Bolovo escreveu: Nossa, 300kg a mais?!![]()
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