TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78946 Mensagem por FCarvalho » Ter Jul 05, 2016 5:51 pm

O Gripen trouxe duas oportunidades: uma, de atualização da caça da FAB, e dois, a possibilidade de investimento e capacitação na BID e nos pólos tecnológicos da própria instituição. Este sempre foi o caminho buscado pelo Comaer ao longos dos anos.

Neste aspecto, em relação aos vizinhos do hemisfério sul, se a FAB conseguir chegar aos números desejados de pouco mais de uma centena de unidades, ao menos no que compete a nossa realidade latina, estaremos mais que bem preparados, como há muito tempo não se via. Somando-se a estes caças o apronto e integração dos diversos sistemas de C4I das ffaa', hora em planejamento/implementação, então realmente podemos dizer que estaremos muito bem, mas novamente, insisto, em relação a nossa realidade no hemisfério sul.

Agora, se alguém por aqui quiser pensar em algo além do hemisfério sul, então, uma centena de Gripen E/F nos angaretes da FAB, sempre será pouco ou nada significante. Mas é preciso lembrar que os estrategistas da FAB pensam a priori o futuro da força dentro das limitações político-estratégicas e militares de nossa região. Qualquer coisa fora disso nos é completamente estranha, e soa mesmo estranho aos EM das ffaa's.

28 KC-390, 108 J-39E/F, 4 KC-767, 8 E/R-99 e +90 A/T-29 na FAB sempre será considerado para os nossos tradicionais padrões históricos algo absolutamente invejável, quanto impressionante, em termos operacionais e estratégicos para os anos de 2020 e 2030. Um nível de poder aeroespacial militar jamais alcançado pela FAB em qualquer tempo, no que diz respeito a modernidade e atualidade de seus meios e capacidades. Não teremos contrapartida na América Latina. E este é o compromisso da opção pelo Gripen NG: não termos parelha em termos de capacidade tecnológica, industrial e militar em nossa vizinhança sulina. E isto nos basta.

Já querer uma força aérea para brigar com os grandões do mundo, já é pedir um pouco demais.

abs.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78947 Mensagem por Carlos Lima » Ter Jul 05, 2016 7:18 pm

108? 'E bom ficar na torcida pelos 36 por enquanto...

Considerando o nosso historico de PPT versus realidade, sempre acabamos com menos do que queriamos... :| Muito menos.

Nada disso tem a ver com o projeto, e sim com o Brasil mesmo! :|

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78948 Mensagem por toncat » Ter Jul 05, 2016 8:16 pm

La Argentina manifestó su interés por fabricar cazas supersónicos con Brasil
En un intento por reforzar la alianza militar, el ministro de Defensa argentino, Julio Martínez, concluyó ayer una breve gira por Brasilia y San Pablo

http://www.lanacion.com.ar/1915627-la-a ... con-brasil
Corre que é uma cilada bino. :lol:




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78949 Mensagem por Carlos Lima » Ter Jul 05, 2016 9:13 pm

toncat escreveu:
La Argentina manifestó su interés por fabricar cazas supersónicos con Brasil
En un intento por reforzar la alianza militar, el ministro de Defensa argentino, Julio Martínez, concluyó ayer una breve gira por Brasilia y San Pablo

http://www.lanacion.com.ar/1915627-la-a ... con-brasil
Corre que é uma cilada bino. :lol:
O Brasil tem que fugir disso...

Ta ai o tipo de 'alianca' que so vai dar dor de cabeca.

'E bom lembrar que o Ministro Argentino foi na Inglaterra pedir para eles reavaliarem o embargo para pecas para navios velhos e nao adiantou muita coisa.

Imagina um Gripen novinho em folha com AESA, etc?

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78950 Mensagem por henriquejr » Ter Jul 05, 2016 9:29 pm

Todo projeto que o Brasil entra junto com a Argentina termina não dando em nada.




.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78951 Mensagem por Penguin » Ter Jul 05, 2016 9:34 pm

Saab Pushes For Year-end First Flight of Latest Gripen
by David Donald
- July 5, 2016, 3:00 AM
http://www.ainonline.com/aviation-news/ ... est-gripen

Around the end of the year Saab expects to fly the new Gripen E for the first time. The latest generation of the Swedish warplane represents a major enhancement in capabilities and a thorough overhaul of every element of the basic design. Following on from the Gripen Demo technology demonstrator that has been testing various elements of the new fighter for some time, the first new-build Gripen E was rolled out at Linköping on May 18 and is now in the hands of the flight test team preparing for its first flight.

Known to Saab as 39-8, the first aircraft is one of three pre-production test aircraft authorized by the Swedish government. While the first aircraft is to concentrate initially on aircraft systems and aerodynamics trials, the second aircraft, 39-9, is due to fly next year with some tactical systems installed. The third test aircraft is to join the test fleet in 2019 with a representative IOC (initial operating capability) fit and software load, known as MS (mission system) 21. Saab is also working on the follow-on MS22, which adds greater functionality.

Series production of the first batch of 96 Gripen Es for Sweden (60) and Brazil (36) is already underway. The initial production aircraft is scheduled to be for Brazil. It is being built in Sweden and will be used to test the Brazil-specific elements of the system. Thanks to the increased use of ground-based test rigs performing much of the work, Saab estimates that the amount of flight time required to clear the Gripen E is roughly one-third that needed for the Gripen C/D.

Home Defense

Development of the Gripen E comes at a time when Sweden has opted to increase its defense spending in the light of increasing tension in the Baltic region. As well as this increase in capability, the focus of Sweden’s attention has shifted from overseas multi-national operations to national and regional defense.

Sweden faces the threat of a new generation of Russian aircraft and missiles in the Baltic. To maintain a credible counter the Gripen E introduces increased range and endurance, better communications and electronic warfare suite, AESA radar, longer-ranged and ‘smarter’ weapons, lower signature and impressive sensor fusion. “It’s important to have equipment designed for the Nordic environment,” Peter Hultqvist, Sweden’s defense minister, told AIN. “It’s necessary for us to invest in a new generation of JAS Gripens. We need a higher level of capability in these aircraft.”

These features are being introduced to “overcome numerical inferiority” according to Major General Mats Helgesson, chief of the Swedish air force. “Through the use of good technology and tactics we will prevail in the air war.”

Sweden expects to receive its first Gripen E in 2019, leading to an IOC standard in 2021 and the air force’s six current JAS 39C/D squadrons converting between 2023 and 2026. The first squadron is likely to be one of the two based at F7 Såtenäs, the home of the Gripen training center. Having operated as training units for some time, F7’s two squadrons were brought into to the front-line at the start of the year.

Sweden has ordered 60 Gripen E single-seaters, which will replace around 100 JAS 39C/Ds, leveraging the significant additional capability of the new aircraft to offset the decrease in numbers. With Russian saber-rattling in the Baltic showing little sign of abating, some Swedish politicians have called for an increase in the Gripen E purchase. “There is always debate around the size and number,” remarked Hultqvist. “If we need more then that will be a new decision.”

Brazil and Beyond

Saab achieved its first export success for the Gripen NG with a sale to Brazil of 36 aircraft, comprising 28 Gripen E single-seaters and eight Gripen F two-seaters. Illustrating Saab’s ability to transfer technology, Brazilian industry is playing a major role not only in the production of Brazil’s aircraft, but also in the development of the two-seater and other variants, such as the proposed Sea Gripen carrier version.

With an eventual Brazilian requirement that could reach 100 aircraft, and the possibility of sales to other nations in Latin America, the establishment of a production facility in Brazil in conjunction with Embraer was a natural move. The operation is centered on Gavião Peixoto, where a development and flight test center are being established alongside production facilities.

Saab is also offering the Gripen NG to India as part of the ‘Make in India’ initiative. Under the proposal Saab would include transfer of state-of-the-art technology, the establishment of an aerospace cluster including a manufacturing facility, the creation of a local supplier base, and the employment of a well-trained Indian workforce for engineering and manufacturing.

“We believe that there is an opportunity for us with the MRCA [Rafale] program being limited to 36 aircraft,” said Saab’s head of Gripen, Jerker Ahlqvist. “There’s a need for a large number of fighters over five years as the MiGs are phased out. We would use Brazil as a model for technology transfer, although India is potentially much bigger.”

A number of other nations are being targeted as potential customers for Gripen NG. Finland is viewed as a major opportunity as it looks for a Hornet successor. Sweden has formed increasingly close defense ties with Finland in recent times, and the advantages of having a common fighter type are seen as being potentially attractive.

Elsewhere in Europe the Gripen NG is competing in Belgium, and Saab believes that the Swiss requirement, for which the Gripen was initially selected, will be revived. Saab is still marketing the current C/D model strongly, with prospects in a number of nations. Slovakia is the closest to a decision with a requirement for eight aircraft. With the Czech Republic and Hungary already operating the Gripen C/D, Saab notes that with additional operators in the region the establishment of a training and technical support center in central Europe would make good sense.

New-look Gripen C/D

Recognizing that it will be some while until Gripen NG is available for deliveries, and that there are many nations that do not require the new version’s expanded capabilities, Saab continues to develop the current JAS 39C/D version. In late April the latest software version, MS20, was released for Swedish service, and it is being rolled out across the six-squadron fleet over the summer.

MS20 brings with it a host of new features, not least of which is the ability to operate with the MBDA Meteor long-range air-to-air missile, significantly enhancing the aircraft’s beyond-visual-range air combat capabilities. Another important weapons enhancement is the ability to carry the GBU-39 small diameter bomb, giving the aircraft a low-collateral damage precision attack capability. Other MS20 features include improved Link 16 datalink, a second datalink for digital close air support, night reconnaissance capability, improved CBRN characteristics, and logistics/maintenance improvements.

Saab is keen to stress the speed with which new-build Gripen C/Ds could be delivered, claiming a lead time of just 18 months from contract signature. The company has also pledged to maintain development of the C/D, drawing in elements from the NG program as and when applicable. Saab’s president and CEO, Håkan Buskhe, concluded that: “If you don’t have the need for endurance, the C/D is a very good fighter.”




Editado pela última vez por Penguin em Qua Jul 06, 2016 7:27 am, em um total de 1 vez.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78952 Mensagem por kirk » Ter Jul 05, 2016 9:56 pm

Enquanto isso na vida real ...

http://www.youtube.com/watch?v=qZ8Lx28wf1U




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78953 Mensagem por toncat » Ter Jul 05, 2016 10:14 pm

Ministro da defesa argentina no Twitter:
JULIO CESAR MARTINEZ
Queremos profundizar la colaboración con Brasil en industria aeronáutica: la prod. del Gripen NG es una oportunidad

:roll:




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78954 Mensagem por FCarvalho » Qua Jul 06, 2016 7:14 pm

Carlos Lima escreveu:108? 'E bom ficar na torcida pelos 36 por enquanto...
Considerando o nosso historico de PPT versus realidade, sempre acabamos com menos do que queriamos... :| Muito menos.
Nada disso tem a ver com o projeto, e sim com o Brasil mesmo! :|
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Isso é apenas especulando Carlos. Um what if como diz o Túlio.
Acho interessante a perspectiva de chegarmos aos anos 2020/2030 com uma frota menor mas mais homogenea e moderna em todos os setores da FAB. Do treinamento à caça, passando pelo transporte.
Manter mesmo esse pouco é que vai continuar sendo a questão.

abs




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78955 Mensagem por Carlos Lima » Qua Jul 06, 2016 7:20 pm

FCarvalho escreveu:
Carlos Lima escreveu:108? 'E bom ficar na torcida pelos 36 por enquanto...
Considerando o nosso historico de PPT versus realidade, sempre acabamos com menos do que queriamos... :| Muito menos.
Nada disso tem a ver com o projeto, e sim com o Brasil mesmo! :|
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Isso é apenas especulando Carlos. Um what if como diz o Túlio.
Acho interessante a perspectiva de chegarmos aos anos 2020/2030 com uma frota menor mas mais homogenea e moderna em todos os setores da FAB. Do treinamento à caça, passando pelo transporte.
Manter mesmo esse pouco é que vai continuar sendo a questão.

abs
Nao existe nada de bom em daqui a 10 anos termos uma FAerea minuscula para um Pais continental (ponto de vista estrategico).

Ainda mais com poucas unidades fabricadas nesse projeto... para a coisa valer a pena precisamos de volume e encomendas ou esse projeto todo de "Br" vira Am-X 2.0 a custos bilionarios, o que s'o vai encarecer o custo de manter a frota e as suas pecas de reposicao e mantenimento ao longo do tempo.

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78956 Mensagem por FCarvalho » Qua Jul 06, 2016 8:33 pm

Bem, dizem que os suecos vão comprar 70 só para eles. Talvez tenhamos alguma participação nisso, afora os nossos 36. E com mais algumas exportações prováveis... talvez o custo de desenvolvimento possa ser pago antes que recebamos a nossa ainda improvável centésima aeronave.

O Comaer já eu o tom do que será a FAB em 2030. As mudanças não serão meramente cosméticas. Vamos ter que realmente fazer muito mais com bem menos. Para se ver. serão apenas 7 bases aéreas operacionais. E é o que há de futuro para a FAB.

Se conseguimos colocar 108 caças em 6 delas, já vamos estar para lá de bom. Os brigadeiros Vão poder dizer "nunca antes na história desse país..." de boca cheia.

abs




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78957 Mensagem por gabriel219 » Qui Jul 07, 2016 12:27 am

Pelo que estou ouvindo atualmente, digo e afirmo: a FAB será a maior operadora do Gripen, com 108 caças até 2035. Podem me cobrar depois.

Abs




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78958 Mensagem por knigh7 » Qui Jul 07, 2016 1:08 am

bolovo escreveu:
Releia novamente o.que eu postei. Estao faltando vários dados nela para se chegar a conclusão de cargas externas, como é o caso do peso do combustível interno, onde tem um anodino "mais". Para reforçar observa que a Saab alega que o projeto aumentou 1 tonelada a capacidade de combustivel interno. São 3.400kg no NG. A capacidade de combustível interno da versao C vai bater naquilo que eu falei.
O jornalista nao pegou uma tabela comparativa da SAAB, senão ele teria de colocar 7.200kg de capacidade carga do GripenNG. Mas isso ele não iria fazer.
Entendi. Continua sendo um caça pequeno, pequenininho, guti-guti que não coloca medo em ninguém. Companheiro, em pleno 2016 você ainda quer me convencer do que? Estou nesse fórum há mais de uma década. Já li tudo o que podia. Tenho opinião formada, acho o Gripen NG uma tralha, uma desgraça que vai acabar com a FAB. Aceite que no mundo existe gente que pense diferente de você.
Ah, espere aí. Não venha me atacando.

Estou rebatendo aquele argumento seu. Se você coloca uma informação furada num forum de discussão, está aberto para rebater, que foi o que eu fiz.

Vc nem sequer fez um calculo simples antes de dizer que o Gripen NG tem uma capacidade de carga menor que o C.

O MTOW aumentou 2.500kg, o peso vazio aumentou 1.200kg e capacidade de combustível interna em 1.000kg=2.200kg. E os 2 pesos vazios são BME.

Sobram 300kg de capacidade de carga para o NG.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78959 Mensagem por knigh7 » Qui Jul 07, 2016 1:36 am

Carlos Lima escreveu:108? 'E bom ficar na torcida pelos 36 por enquanto...

Considerando o nosso historico de PPT versus realidade, sempre acabamos com menos do que queriamos... :| Muito menos.

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Eu também não acredito em 108, mas eu acredito venha mais.

Os suecos viram que a gente não tinha dinheiro e colocaram 8 anos de carência. O contrato foi com a taxa baixa da OCDE.

Junta.também o fato dos f-5 não passarem de 2.025.

E reação da Força sobre a decisão pelo Gripen foi bem diferente da do Rafale. Ninguém reclamou.

Então vai precisar de mais caça, a FAB tem um caça que ela quer, e é um caça que o empresariado quis.

Então vai ter mais Gripen.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78960 Mensagem por knigh7 » Qui Jul 07, 2016 1:44 am

Carlos Lima escreveu:
toncat escreveu: Corre que é uma cilada bino. :lol:
O Brasil tem que fugir disso...

Ta ai o tipo de 'alianca' que so vai dar dor de cabeca.

'E bom lembrar que o Ministro Argentino foi na Inglaterra pedir para eles reavaliarem o embargo para pecas para navios velhos e nao adiantou muita coisa.

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A SAAB Microwave Systems está desenvolvendo uma versão baseada no PS05 MK4 para acoplar uma antena AESA. No futuro pode servir como uma opção ao Raven.

Eu ainda acho possível que no futuro a FAA venha te-los.




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