Justin Case escreveu:cb_lima escreveu:
Vocês se ligam muito em Super-trunfo.
[]s
CB_Lima
Se você for comparar características isoladas das aeronaves para escolher qual é melhor, a chance de erro é grande (não se conhece nem um objetivo).
Se, por outro lado, compararmos o desempenho de diferentes aeronaves em confrontos diretos, ainda que "enlatados", já dá para obter algum resultado mais consistente.
Ainda assim, restam para ser analisadas: a versão da aeronave; sua configuração e suas armas; a qualidade, o treinamento e o conhecimento dos pilotos; a influência do cenário de operação; o número de oponentes e a posição inicial das aeronaves; as regras de engajamento, o uso de informações externas e data link...
Além disso, o avião é apenas uma pequena parte (embora muito importante) do sistema de defesa.
Enquanto isso, aqui de fora, apresentamos/coletamos informações e as usamos para fundamentar opiniões.
Abraço,
Justin
Sim amigo,
Exercícios são importantes e é claro que está sempre todo mundo de olho, ainda mais em tempos de concorrência, mas como por exemplos no máximo as aeronaves em questão "simulam" armamentos, a coisa já começa a cair fora do normal porque a condição é "simulada", o armamento é também "simulado", os pilotos operam em um ambiente "simulado" e não estão contando com os elementos de apoio da sua própria F Aérea e é claro que tem também os "pulos do gato" que o pessoal também não quer ficar mostrando por aí a toa, etc etc etc etc etc.
Esse exercício até aonde eu entendo tem como objetivo principal a aferição de sistemas de Comando e Controle, para tanto que mesmo durante o exercício haviam "P-3" que eram de mentira, assim como outras aeronaves.
Ótimo para aferir coordenação e trabalho em "coalisão", assim como as estruturas de apoio e tomada de decisão, mas não para dizer necessariamente que um avião X, é melhor do que y e é isso que tem que estar bem claro.
Se estivéssemos falando de um exercício de "Dog Fight" pura e simplesmente, talvez aí a coisa poderia ser um pouco melhor (e ainda assim o pessoal esconde o jogo), mas até aonde consta não foi o caso.
Não tenho nada contra essas matérias dizerem score X e Y, afinal muita gente que lê gosta de saber essas coisas, mas daí a dizer que por conta do score tal aeronave é melhor ou entrarmos naquele disse-me-disse de meses atrás sei lá... não acho que prova nada, porque tudo é "simulado"
[]s
CB_Lima