Bolovo escreveu:Bem... vou dar uma de "el Degancito" e pergutar... las fuentes?
Quanto aos sérvios, eles derrubaram um F-117 usando um SA-3 dos anos 70. Isso se deu pelo uso de táticas muito bem empregadas que permitiram enquadrar o caça americano. Mas isso não joga a tecnologia stealth na lata do lixo, pelo contrário, diria que até reforçou essa tecnologia, que teve que ser revisada. E querer comparar um F-117 com um F-35 beira a desonestidade.
Cuidado com quem chama de desonesto e aprenda a ler de forma clara. Não foi feita
NENHUMA (coloco em negrito pra ver se entende) comparação entre o F-117 e o F-35, se tiver, quote e poste.
O que eu disse foi: na época em que o F-117 surgiu, falaram a mesma coisa, para derrubar o F-117 levaria anos ainda e uma tecnologia avançada demais e deu no que deu, neste caso nem precisou de tecnologia. Aliás, Bolovo, quem foi que disse que ia jogar stealth na lata do lixo? Cara, você tá lendo quais posts? O meu que não foi.
Sobre fontes, não sei se é achado hoje em dia, mas em meados de 2005 foi dito isso em uma matéria. Se achar, posto aqui.
Bolovo escreveu:Não entendi o que tudo isso tem a ver com submarinos e forças especiais... mas enfim, como eu disse é uma visão minha, não precisa concordar com ela. A minha tese é simples: a guerra moderna está cheia de sensores localizando tudo, toda hora. A única chance de escapar disso é você passar despercebido e é essa a premissa da tecnologia stealth. Quanto ao Rafale, você está certo, ele venceu o F-22 algumas vezes (se não me engano foi 1 para cada 6), porém isso foi em combates curtos (dogfights). Nesses mesmos exercícios, os F-22 conseguem em combate BVR aqueles scores absurdos de 100x1, que só prova o que eu digo...
O que isso tem a ver com submarinos e forças especiais? Ora, qual o conceito de ambos os tipos? Furtividade. A partir do momento em que você diz que lutar contra a Furtividade com tecnologia inferior é suicídio, você está afirmando que submarinos são reis do mar e forças especiais reis da terra, pois utilizam-se da furtividade para praticar suas ações, ou não é isso?
Certo, Rafales venceram em combate curto, não? Me diz o motivo dos F-22 ter deixado os Rafales chegar perto de mais? Isso não prova o que você diz, isso prova exatamente aquilo que eu digo, se por acaso um F-35 for detectado e um caça inimigo chegar perto de mais do mesmo, já era, o F-35 não tem escapatória. Seu problema é achar que furtividade é o suprassumo do ar a nada derrota uma aeronave furtiva e não é assim.
Bolovo escreveu:Sinceramente, não entendi nada. Não é justamente para isso que o F-35 foi projetado: não ser localizado? Não é essa a premissa do stealth?
Está lendo mesmo? Sério que está lendo?
Bolovo escreveu:Meu caro, ou eu não estou entendendo direito ou alguma coisa não está fazendo sentido... esses mesmos países que você citou são os mesmos que estão gastando tubos de dinheiro desenvolvendo aviões stealth: EUA (F-22, F-35), Rússia (PAK-FA), China (J-20) e Índia (FGFA, AMCA). Se eles estão desenvolvendo tecnologias anti-furtivas, por qual motivo estariam, ao mesmo tempo, desenvolvendo aeronaves furtivas? Por um lado não acreditam na tecnologia, por outro acreditam?
Parabéns, achou aqui o ponto, simplesmente não consegue entender absolutamente nada, toda conclusões erradas e uma interpretação errada. Leia atentamente.
Pelo que você disse, podemos afirmar o seguinte: EUA desenvolve mísseis balísticos intercontinentais, qual seria o sentido do EUA desenvolver o THAAD? Pra que a Rússia desenvolver o Rh-101 se tem o Pantsir? Simplesmente o que você diz não tem sentido algum.
Se você tem uma espada (F-22, F-35, J-20 e etc), você precisa de um escudo, quando menos esperar alguém terá a mesma capacidade que você. Se não desenvolver contra-medidas, você estará em risco.
Se meio mundo desenvolve aeronaves de 5ª geração, você desenvolve uma tecnologia para poder combater tais aeronaves de potenciais inimigos ou fica chupando dedo? É sério que acha que não há motivo para desenvolver tecnologias anti-stealth só porque está desenvolvendo aeronaves do tipo?
Bolovo escreveu:Como disse, são promessas "nessa década, na próxima"... até o presente momento, qualquer aeronave de quinta geração é superior a qualquer outra. Isso não tenho dúvida nenhuma em afirmar. Quanto ao F-35 ser caro, concordo, mas isso foi por causa da maneira como seu desenvolvimento foi levado. Se tivessem desenvolvido três aeronaves diferentes no lugar de três variantes diferentes de um mesmo caça, teria saído algo muito melhor e muito mais barato.
Não, já há tecnologias do tipo, como radares de baixa frequência\ondas largas com aumento de potência das ondas e tecnologias de detecção IR de longo alcance, muitas aeronaves estão apostando principalmente na segunda (Rafale, EF-2000, Gripen, Su-35S...).
OUTRAS tecnologias estão sendo desenvolvidas e serão consolidadas até lá.
Por favor, leia de forma mais atenta, evita confusão.
Bolovo escreveu:Por isso mesmo o F-35 aposta não só no stealth, mas em sensores e armamentos modernos...
Acha que o F-35 tem alguma chance de combate a curto alcance contra qualquer aeronave hoje em dia?