TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78556 Mensagem por Carlos Lima » Dom Mai 29, 2016 1:50 pm

kirk escreveu:
mmatuso escreveu:Acredito que o Gripen seja muito superior ao JSF.

Praticamente um caça furtivo disfarçado de 4g por humildade.
O conceito suéco de interoperabilidade NCW já é praticado a longa data, e é exatamente isso que os americanos tentam fazer no JSF, leia as características pretendidas no F-35 e compara com o que já é realidade no Gripen ...
Quem dera Kirk...

Mas para o marketing vale tudo!!

[]s
CB

CB_Lima = Carlos Lima :)
kirk
Sênior
Sênior
Agradeceu: 391 vezes
Agradeceram: 245 vezes

#78557 Mensagem por kirk » Dom Mai 29, 2016 3:00 pm

Carlos Lima escreveu:
kirk escreveu: O conceito suéco de interoperabilidade NCW já é praticado a longa data, e é exatamente isso que os americanos tentam fazer no JSF, leia as características pretendidas no F-35 e compara com o que já é realidade no Gripen ...
Quem dera Kirk...

[]s
CB
Se é marketing, acontece de ambos os lados !

[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Carlos Lima
Sênior
Sênior

#78558 Mensagem por Carlos Lima » Dom Mai 29, 2016 8:34 pm

kirk escreveu:
Carlos Lima escreveu: Quem dera Kirk...

[]s
CB
Se é marketing, acontece de ambos os lados !
Nao necessariamente, pois nao existe programa militar mais observado microscopicamente do Que o do F35...

Se outros programas tivessem o mesmo nivel de atencao e acompanhamento seria um Deus nos acuda...

E nesse Gap o marketing faz a festa...

A ver :)

[]s
CB

kirk
Sênior
Sênior
Agradeceu: 391 vezes
Agradeceram: 245 vezes

#78559 Mensagem por kirk » Seg Mai 30, 2016 12:42 am

Carlos Lima escreveu:
kirk escreveu: Se é marketing, acontece de ambos os lados !
Nao necessariamente, pois nao existe programa militar mais observado microscopicamente do Que o do F35...

Se outros programas tivessem o mesmo nivel de atencao e acompanhamento seria um Deus nos acuda...

E nesse Gap o marketing faz a festa...

A ver :)

[]s
CB
Não se pode negar a divulgação dos problemas do projeto JSF, mas o marketing também acontece fortemente, até porque havia uma ameaça de debandada, eu li bastante o marketing do JSF, é impressionante, sobretudo a capacidade de processamento e a "visão" 360º do capacete, porém, toda a capacidade desejada de NCW, um dos componentes mais decantados, é bem parecida com a visão suéca ... vamos aguardar ...

[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
gabriel219
Sênior
Sênior
Agradeceu: 780 vezes
Agradeceram: 2453 vezes

#78560 Mensagem por gabriel219 » Seg Mai 30, 2016 6:34 am

O F-35 já vai nascer inferior a algumas coisas e não duvido que seja inferior em desempenho até para caças de quarta geração mais avançados, deve ser inferior ao F-22, Su-50 ou até ao J-20. Um caça muito problemático que até o EUA não esconde isso e há países sim repensando sobre o F-35.

Talvez Gripen seja uma opção viável para alguns países, já que o F-35 está sendo enfiado goela abaixo em alguns países que estão repensando sobre a aeronave.

Abs

ABULDOG74
Sênior
Sênior
Agradeceu: 203 vezes
Agradeceram: 153 vezes

#78561 Mensagem por ABULDOG74 » Seg Mai 30, 2016 11:42 am

gabriel219 escreveu:O F-35 já vai nascer inferior a algumas coisas e não duvido que seja inferior em desempenho até para caças de quarta geração mais avançados, deve ser inferior ao F-22, Su-50 ou até ao J-20. Um caça muito problemático que até o EUA não esconde isso e há países sim repensando sobre o F-35.

Talvez Gripen seja uma opção viável para alguns países, já que o F-35 está sendo enfiado goela abaixo em alguns países que estão repensando sobre a aeronave.

Abs
Olá camaradas, acredito que se houver mudança de planos com relação ao avião, acredito que eles mantenham a versão "B" em linha de produção por causa da necessidade de substituição dos AV-8B(HARRIER) nos EUA e pelo mundo que usa essa aeronave.

ADSUMUS

FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5995 vezes
Agradeceram: 3368 vezes

#78562 Mensagem por FCarvalho » Seg Mai 30, 2016 12:57 pm

Carlos Lima escreveu:
FCarvalho escreveu:Eu tava fazendo aqui umas continhas meio bestas aqui relação a esses tais 108 undes que se diz que a FAB que quer, e aos dois lotes subsequentes comentados aqui, e que seriam encomendados a posteriori aos 36 iniciais, e cheguei a uma questão...
Muito provavelmente os 36 Gripens irão para mais de um esquadrão da FAB além do GDA e isso vai depender do quão podre estará a frota de F-5 até 2025, além do projeto "Jordânia" pelo visto ter ficado limitado a somente os biplaces o que piora consideravelmente a situação do F-5.
Para complicar a situação o upgrade do AM-X pelo visto foi para o espaço e isso complica a situação dessa aeronave também.
Não me surpreenderia se tal dotação de 36 Gripens acabarem parando em 3 ou 4 esquadrões devido a situação atual da frota atual e dos upgrades terem falhado.
Não é algo inédito na história da FAB considerando que o Pacau e o GDA tem pouquissimos F-5 hoje em dia e operam mais ou menos.
Certamente lotes originais sem dúvida ajudariam bastante esse projeto, e sob o ponto de vista industrial é algo que faz sentido pois ajuda na logística daqui a uns bons anos.
A questão é como será o mundo em 2025/30 em termos de aviação militar. Valerá a pena encomendar caças "novos do zero" de 4 geração para serem entregues em +2030?
Eu acho que não, mas pouca coisa me surpreende em termos de Brasil.
[]s
CB_Lima
Olá Carlos, eu pensei também sobre esta possibilidade da difusão dos caças pelos esquadrões, e concordo, para nós ela é bastante real.

Mas em relação ao 2o lote, entendo que se ele vier, deverá ser contratado antes de 2024/2025 quando o último Gripen E/F do 1o lote for entregue, o que eventualmente garantiria a linha de produção por uns 4/5 anos a mais. Neste aspecto, é importante também lembrar que os atuais caças de 4a/4.5a G tem previsto uma vida útil em torno de 30 anos, em média. Portanto, teremos ainda muitos destes caças por aí, pelo menos, até a primeira metade deste século. Nada demais até aí. Sabemos que são, e serão, poucos os países no mundo com disponibilidade, e capacidade, financeira para investir em projetos próprios de caças de 5a G.

Neste sentido foi que pensei que um caça nacional para nós nesta geração só seria possível no pós-2030, tanto em termos de encomenda como linha de produção. Se começarmos a planejá-lo no começo da próxima década, acredito que ele seja possível para os anos de 2030.

Ao menos a FAB parece estar seguindo esta lógica com o projeto do Gripen E/F. Capacitação, desenvolvimento, produção e operação. Claro, isto tudo é planejamento. A realidade, sabemos, é bem outra. Por outro lado, não sabemos também como será o Brasil em 2025/2030. Há, digamos assim, 50% de chances para cada lado.

A ver.

abs.

Carpe Diem
FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5995 vezes
Agradeceram: 3368 vezes

#78563 Mensagem por FCarvalho » Seg Mai 30, 2016 1:24 pm

LeandroGCard escreveu:
FCarvalho escreveu:Com uma frota de 84 Gripens E/F provendo o sustentáculo financeiro-comercial, industrial e tecnológico necessários, a encomenda de pouco mais de meia centena de caças de 5a G poderiam estar asseguradas para a terceira década deste século, provendo o equilíbrio necessário a nossa defesa aérea.
Por fim, continuaria sendo uma frota pequena, de apenas 138 caças, mas mais de acordo com a realidade de um futuro que se nos aproxima lolo ali.
Entrementes, se a MB conseguir convencer alguém a projetar e construir um Nae por aqui, o que só deve acontecer mesmo depois de 2030, outras 48 undes poderiam ser apostas ao caça tupiniquim de 5a G. Com 102 undes a serem fabricadas, e mais possíveis encomendas suecas e/ou de eventuais parceiros de risco, seriam um bom início para um projeto nosso nesta área.
Acho que teremos tempo, e experiência, de sobra até lá para ver até onde o que estou falando é possível, ou não passa de mais um besteirol de fóruns de internet.
abs.
Deixa eu entender bem isso: Você está falando no desenvolvimento de um caça 5G nacional para uma produção total de cerca de 100 exemplares? Com um custo de desenvolvimento mínimo imaginável de 10 bilhões (o que é até pouco para um caça de quinta geração) estaríamos falando em 100 milhões por unidade só em custos de desenvolvimento (a se somar aos custos de produção propriamente dito dos caças em si). Como viabilizar isso?
Leandro G. Card
Olá Leandro.

Eu tenho consciência de que este projeto será caríssimo - e suponho que a FAB mais ainda - e exatamente por isso imagino que ele deva ter os seus custos diluídos ao longo da próxima década, quando o 2o lote deva estar sendo produzido, com introdução somente por volta de 2035.

Também não penso que façamos isto sozinhos, na verdade acredito que os suecos possam ter grande interesse também, visto os estudos preliminares com o FS2020, que já vem de alguns anos. Creio que não começaríamos, talvez, totalmente neófitos neste projeto.

Quanto as quantidades, acredito que as 54 undes para a FAB e eventuais 48 para a MB são uma referencia, porque é o que temos de real hoje em termos de planejamento. Os suecos encomendaram cerca de 70 Gripen E/F para a sua força aérea, mas sabe-se que tais números são, ainda, preliminares e que não atendem totalmente as necessidades da defesa aérea sueca, que sempre contou com uma força de caças na faixa das centenas para manter um efetivo controle e defesa de seu espaço aéreo.

Pode ser que um caça de 5a G encontre espaço ali também. De quantos estamos falando, honestamente não sei dizer. Se observarmos que eles sempre operaram uma média de 150/200 caças, podemos imaginar uma encomenda de um lote até menor que o nosso, mas mesmo assim, algo que com certeza ajudaria a diluir os custos. Chutando aí por baixo... talvez entre 30 a 50 aeronaves adicionais.

A participação eventual de outros interessados no projeto, penso, deveria ser também algo a ser perseguido neste projeto, tendo em vista principalmente os custos envolvidos. Um possível mercado de exportação também é algo que se pode planificar e demandar nos custos.

Quanto aos custos de uma linha de produção e demais desenvolvimentos necessários, creio que teremos uma base com o Gripen E/F já instalada e funcionado, tanto no que compete ao recheio do caça quanto ao apoio logístico que poderia ajudar também na diluição dos custos. Pelo menos é esta me parece ser a lógica que a FAB está seguindo.

Por fim, temos de ver esta questão em perspectiva. Este é um projeto de longuíssimo prazo da FAB. E que só ganhará os céus, imagino, daqui a vinte anos. Acredito que até lá, como disse, teremos tempo e experiência, para comprovar se o que estou dizendo é surreal ou não.

Eu sinceramente espero que não.

abs.

Carpe Diem
gabriel219
Sênior
Sênior

#78564 Mensagem por gabriel219 » Seg Mai 30, 2016 3:16 pm

ABULDOG74 escreveu:
gabriel219 escreveu:O F-35 já vai nascer inferior a algumas coisas e não duvido que seja inferior em desempenho até para caças de quarta geração mais avançados, deve ser inferior ao F-22, Su-50 ou até ao J-20. Um caça muito problemático que até o EUA não esconde isso e há países sim repensando sobre o F-35.

Abs
Olá camaradas, acredito que se houver mudança de planos com relação ao avião, acredito que eles mantenham a versão "B" em linha de produção por causa da necessidade de substituição dos AV-8B(HARRIER) nos EUA e pelo mundo que usa essa aeronave.

ADSUMUS
Essa é a questão, pois a versão B é a mais cara e a mais problemática, também a com menor desempenho.

Abs

mmatuso
Sênior
Sênior
Agradeceu: 662 vezes
Agradeceram: 167 vezes

#78565 Mensagem por mmatuso » Seg Mai 30, 2016 3:39 pm

Linha de produção do F-35 parar com essa quantidade de caças que foram e estão sendo produzidos?

Acredito em 0% de possibilidade de acontecer.

Carlos Lima
Sênior
Sênior

#78566 Mensagem por Carlos Lima » Seg Mai 30, 2016 4:15 pm

mmatuso escreveu:Linha de produção do F-35 parar com essa quantidade de caças que foram e estão sendo produzidos?

;)

Pois é... :lol:

[]s
CB_Lima

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#78567 Mensagem por Bolovo » Seg Mai 30, 2016 6:44 pm

mmatuso escreveu:Linha de produção do F-35 parar com essa quantidade de caças que foram e estão sendo produzidos?

Pois é, tem gente que acha que o programa F-35 ainda tá nos protótipos, mas mal sambem que já foram fabricados mais de 170 unidades.

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
gabriel219
Sênior
Sênior

#78568 Mensagem por gabriel219 » Ter Mai 31, 2016 8:21 am

Leiam atentamente, ninguém falou em parar, foi falando em países simplesmente desistirem de adquirir o F-35 e procurar outros meios. Tem países que estão obrigados a adquirir o F-35B, por exemplo, há países que não.

A não ser que acreditem que o F-35 vai ser a melhor coisa voando nos céus nos próximos anos.

Abs

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#78569 Mensagem por Bolovo » Ter Mai 31, 2016 9:22 am

gabriel219 escreveu:Leiam atentamente, ninguém falou em parar, foi falando em países simplesmente desistirem de adquirir o F-35 e procurar outros meios. Tem países que estão obrigados a adquirir o F-35B, por exemplo, há países que não.

A não ser que acreditem que o F-35 vai ser a melhor coisa voando nos céus nos próximos anos.

Abs
Desculpe, meu caro. Duvido que isso vá acontecer.

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
gabriel219
Sênior
Sênior

#78570 Mensagem por gabriel219 » Ter Mai 31, 2016 9:29 am

Se acontecer ou não, só o tempo dirá, mas vir falar que o F-35 é o suprassumo da aviação e que será a melhor coisa voando nesses anos é maluquice.

Responder