TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78286 Mensagem por Penguin » Sáb Fev 20, 2016 10:11 am

joao fernando escreveu:Visão do Lima?: Canto a célula do F16 AMARC com a aviônica do F5 faz uns 15 anos
Esse é o modelo chileno!
Não sabia que tinha tantos adeptos! Degan e Chuck fizeram escola! :twisted:

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
kirk
Sênior
Sênior
Agradeceu: 391 vezes
Agradeceram: 245 vezes

#78287 Mensagem por kirk » Sáb Fev 20, 2016 2:15 pm

Penguin escreveu:
joao fernando escreveu:Visão do Lima?: Canto a célula do F16 AMARC com a aviônica do F5 faz uns 15 anos
Esse é o modelo chileno!
Não sabia que tinha tantos adeptos! Degan e Chuck fizeram escola! :twisted:
[003]

[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Ckrauslo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 209 vezes
Agradeceram: 180 vezes

#78288 Mensagem por Ckrauslo » Sáb Fev 20, 2016 2:21 pm

http://jornalggn.com.br/noticia/a-escol ... -historico
Não sei se já postaram, alguma coisa que ele disse é verdade?

Kept you waiting, huh?
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 419 vezes

#78289 Mensagem por Marechal-do-ar » Sáb Fev 20, 2016 2:25 pm

Ckrauslo, existem opiniões sobre o Gripen NG, essa é uma delas, nesse tópico tem mais de 5 mil páginas de opiniões, se quiser conhecer outras opiniões, divirta-se.

"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Ckrauslo
Sênior
Sênior

#78290 Mensagem por Ckrauslo » Sáb Fev 20, 2016 2:31 pm

Marechal-do-ar escreveu:Ckrauslo, existem opiniões sobre o Gripen NG, essa é uma delas, nesse tópico tem mais de 5 mil páginas de opiniões, se quiser conhecer outras opiniões, divirta-se.
Queria saber se existe alguma verdade.
Ciente das varias opiniões e tals

Kept you waiting, huh?
vplemes
Sênior
Sênior
Agradeceu: 168 vezes
Agradeceram: 159 vezes

#78291 Mensagem por vplemes » Sáb Fev 20, 2016 2:46 pm

Depois de cinco mil páginas todo mundo que posta uma opinião acha que é a verdade. Só quem tem muito estômago ou muita convicção ainda se anima com este assunto. rsrs

kirk
Sênior
Sênior

#78292 Mensagem por kirk » Sáb Fev 20, 2016 2:56 pm

Ckrauslo escreveu:
Marechal-do-ar escreveu:Ckrauslo, existem opiniões sobre o Gripen NG, essa é uma delas, nesse tópico tem mais de 5 mil páginas de opiniões, se quiser conhecer outras opiniões, divirta-se.
Queria saber se existe alguma verdade.
Ciente das varias opiniões e tals
O autor é colega nosso aqui do fórum, penso que até ele já mudou sua opinião ... :mrgreen:

[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#78293 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Fev 20, 2016 5:44 pm

Ele definitivamente não mudou de opinião...

:lol: :lol:

Mas esse artigo é em todo o caso a visão do autor, e como todos os artigos e o marketing "Prometeus" que vemos por aí tem seu fundo de verdade em conjunto com viagens ao mundo da maionese.

Ou seja... tem para todos os gostos! ;)

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Ckrauslo
Sênior
Sênior

#78294 Mensagem por Ckrauslo » Sáb Fev 20, 2016 7:14 pm

Carlos Lima escreveu:Ele definitivamente não mudou de opinião...

Mas esse artigo é em todo o caso a visão do autor, e como todos os artigos e o marketing "Prometeus" que vemos por aí tem seu fundo de verdade em conjunto com viagens ao mundo da maionese.

[]s
CB_Lima
Me pergunto se a parte que diz sobre o fato de pouca transferência de tecnologia ser possível, por que maior parte da tecnologia não é da empresa, Se isso for verdade qual a vantagem de ter o gripen.
Aprender a construir a carcaça da aeronave?
Quanto a artigos serem mescla de verdade com viajadas, bom acho que depende do autor, quando eu escrevo algum review de equipamentos ou artigo sobre a história e evolução.
Eu ponho apenas fatos, deixo o lado opinativo de lado.
A exemplo meus textos sobre: História dos calçados militares, coldres, coletes etc

Kept you waiting, huh?
Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#78295 Mensagem por Penguin » Sáb Fev 20, 2016 7:38 pm

Ckrauslo escreveu:

[]s
CB_Lima
Me pergunto se a parte que diz sobre o fato de pouca transferência de tecnologia ser possível, por que maior parte da tecnologia não é da empresa, Se isso for verdade qual a vantagem de ter o gripen.
Quanto a artigos serem mescla de verdade com viajadas, bom acho que depende do autor, quando eu escrevo algum review de equipamentos ou artigo sobre a história e evolução.
A exemplo meus textos sobre: História dos calçados militares, coldres, coletes etc
Esse eh um texto 100% opinativo.
No mais, não faltam declarações e informes oficiais da FAB, da Saab e do Governo e FA sueca que podem ajudar.

Editado pela última vez por Penguin em Sáb Fev 20, 2016 8:33 pm, em um total de 1 vez.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#78296 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Fev 20, 2016 7:42 pm

Ckrauslo escreveu:

[]s
CB_Lima
Essa é na verdade uma questão bem relativa (pouca ou "muita" transferência de tecnologia).

Não adianta 'ter muita' se não vamos fazer nada de útil ou duradouro com ela.

Não adianta 'ser pouca' se temos grande capacidade industrial ou mesmo se a tal 'tecnologia' estará obsolete até o momento em que vamos fazer algo com ela.

A FAB tem uma lista de tecnologias que ela julgava críticas, e a SAAB ao que parece vai passar boa parte delas até o limite do que não pertence aos suecos (daí tais negociações seriam ' à parte' ... leia-se $$$ + permissões).

Muito vai ser realmente visto só na prática mesmo, porque a história ensina que no ínicio tudo é uma maravilha...

Por outro lado está garantido que vamos aprender a construir carcaça de aeronave, porque isso sem dúvida é de domínio sueco... quanto ao resto... é ver se a FAB tem interesse + só o tempo dirá.

Quanto à diversidade de opiniões, não é a toa que chegamos a esse número de páginas no F-X... existe muita 'poluição' por aí vinda de todos os lados e até que o protótipo voe lá pelo meio do ano e realmente diga a que veio daqui a mais alguns meses/anos, é realmente aguardar para ver quem estava com a razão.

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Ckrauslo
Sênior
Sênior

#78297 Mensagem por Ckrauslo » Sáb Fev 20, 2016 7:51 pm

Carlos Lima escreveu:
Ckrauslo escreveu: Me pergunto se a parte que diz sobre o fato de pouca transferência de tecnologia ser possível, por que maior parte da tecnologia não é da empresa, Se isso for verdade qual a vantagem de ter o gripen.
Essa é na verdade uma questão bem relativa (pouca ou "muita" transferência de tecnologia).

Não adianta 'ter muita' se não vamos fazer nada de útil ou duradouro com ela.

Não adianta 'ser pouca' se temos grande capacidade industrial ou mesmo se a tal 'tecnologia' estará obsolete até o momento em que vamos fazer algo com ela.

A FAB tem uma lista de tecnologias que ela julgava críticas, e a SAAB ao que parece vai passar boa parte delas até o limite do que não pertence aos suecos (daí tais negociações seriam ' à parte' ... leia-se $$$ + permissões).

Muito vai ser realmente visto só na prática mesmo, porque a história ensina que no ínicio tudo é uma maravilha...

Por outro lado está garantido que vamos aprender a construir carcaça de aeronave, porque isso sem dúvida é de domínio sueco... quanto ao resto... é ver se a FAB tem interesse + só o tempo dirá.

Quanto à diversidade de opiniões, não é a toa que chegamos a esse número de páginas no F-X... existe muita 'poluição' por aí vinda de todos os lados e até que o protótipo voe lá pelo meio do ano e realmente diga a que veio daqui a mais alguns meses/anos, é realmente aguardar para ver quem estava com a razão.

[]s
CB_Lima
Gostei de sua explicação obrigado

Kept you waiting, huh?
kirk
Sênior
Sênior

#78298 Mensagem por kirk » Sáb Fev 20, 2016 9:09 pm

[]s
CB_Lima
Ok caro Lima, vamos então desmitificar esse tão decantado em verso e prosa "marketing Prometeus" ... vamos começar por citar UMA ÚNICA promessa que não esteja sendo cumprida :

> :?:

Aguardo !

Em tempo ... ter quaisquer "fundo de verdade" nesse artigo do Ilya é também questão de opinião pessoal, do qual não compartilho e estou disposto a discutir um a um se for necessário.

[] kirk

JT8D
Sênior
Sênior
Agradeceu: 194 vezes
Agradeceram: 100 vezes

#78299 Mensagem por JT8D » Sáb Fev 20, 2016 11:21 pm

Ckrauslo escreveu:

[]s
CB_Lima
Só em relação ao ponto marcado acima: esse é um argumento muito fraco. Cansei de ver neguinho (e branquinho também) dizendo que o Gripen é furada porque não tem transferência de tecnologia do motor, por exemplo. Ora bolas, nenhum dos candidatos poderia oferecer transferência de tecnologia de motor. E pelo simples motivo que nem a Boeing e nem a Dassault fabricam motores. Nenhuma dessas empresas também fabrica radares e aviônicos. Então, nesse quesito estão todos no mesmo barco e as eventuais diferenças de opinião devem-se muito mais às preferências de quem faz os comentários.
Por mais que o fabricante do caça queira transferir tecnologia, ele só poderá fazer isso em relação às tecnologias que são de sua propriedade. E não é porque o motor do SH também é americano que a tecnologia do motor vai ser automaticamente transferida. O contrato seria com a Boeing, não com a GE. Mas tem gente que estava achando que a compra do caça seria uma espécie de "festa da uva", uma aliança estratégia entre os países: você compra o avião e recebe todas as tecnologias possíveis e imagináveis, de radares a pneus. É obvio que isso é um delírio e nunca foi sequer cogitado nem pelos concorrentes e nem pela FAB.
Abs,

JT

Editado pela última vez por JT8D em Sáb Fev 20, 2016 11:29 pm, em um total de 1 vez.
Ckrauslo
Sênior
Sênior

#78300 Mensagem por Ckrauslo » Sáb Fev 20, 2016 11:24 pm

JT8D escreveu:
Ckrauslo escreveu: Me pergunto se a parte que diz sobre o fato de pouca transferência de tecnologia ser possível, por que maior parte da tecnologia não é da empresa, Se isso for verdade qual a vantagem de ter o gripen.
Só em relação ao ponto marcado acima: esse é um argumento muito fraco. Cansei de ver neguinho (e branquinho também) dizendo que o Gripen é furada porque não tem transferência de tecnologia do motor, por exemplo. Ora bolas, nenhum dos candidatos poderia oferecer transferência de tecnologia de motor. E pelo simples motivo que nem a Boeing e nem a Dassault fabricam motores. Nenhuma dessas empresas também fabrica radares e aviônicos. Então, nesse quesito estão todos no mesmo barco e as eventuais diferenças de opinião devem-se muito mais às preferências de quem faz os comentários.
Por mais que o fabricante do caça queira transferir tecnologia, ele só poderá fazer isso em relação às tecnologias que são de sua propriedade. E não é porque o motor do SH também é americano que a tecnologia do motor vai ser automaticamente transferida. O contrato seria com a Boeing, não com a Pratt&Whitney. Mas tem gente que estava achando que a compra do caça seria uma espécie de "festa da uva", uma aliança estratégia entre os países: você compra o avião e recebe todas as tecnologias possíveis e imagináveis, de radares a pneus. É obvio que isso é um delírio e nunca foi sequer cogitado nem pelos concorrentes e nem pela FAB.
Abs,

JT
Quando se pensa por esse angulo você tem um argumento muito forte, muito obrigado
Abs

Kept you waiting, huh?
Responder