Esse é o modelo chileno!joao fernando escreveu:Visão do Lima?: Canto a célula do F16 AMARC com a aviônica do F5 faz uns 15 anos
Não sabia que tinha tantos adeptos! Degan e Chuck fizeram escola!
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Esse é o modelo chileno!joao fernando escreveu:Visão do Lima?: Canto a célula do F16 AMARC com a aviônica do F5 faz uns 15 anos
Penguin escreveu:Esse é o modelo chileno!joao fernando escreveu:Visão do Lima?: Canto a célula do F16 AMARC com a aviônica do F5 faz uns 15 anos
Não sabia que tinha tantos adeptos! Degan e Chuck fizeram escola!
Queria saber se existe alguma verdade.Marechal-do-ar escreveu:Ckrauslo, existem opiniões sobre o Gripen NG, essa é uma delas, nesse tópico tem mais de 5 mil páginas de opiniões, se quiser conhecer outras opiniões, divirta-se.
O autor é colega nosso aqui do fórum, penso que até ele já mudou sua opinião ...Ckrauslo escreveu:Queria saber se existe alguma verdade.Marechal-do-ar escreveu:Ckrauslo, existem opiniões sobre o Gripen NG, essa é uma delas, nesse tópico tem mais de 5 mil páginas de opiniões, se quiser conhecer outras opiniões, divirta-se.
Ciente das varias opiniões e tals
Me pergunto se a parte que diz sobre o fato de pouca transferência de tecnologia ser possível, por que maior parte da tecnologia não é da empresa, Se isso for verdade qual a vantagem de ter o gripen.Carlos Lima escreveu:Ele definitivamente não mudou de opinião...
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Mas esse artigo é em todo o caso a visão do autor, e como todos os artigos e o marketing "Prometeus" que vemos por aí tem seu fundo de verdade em conjunto com viagens ao mundo da maionese.
Ou seja... tem para todos os gostos!
[]s
CB_Lima
Esse eh um texto 100% opinativo.Ckrauslo escreveu:Me pergunto se a parte que diz sobre o fato de pouca transferência de tecnologia ser possível, por que maior parte da tecnologia não é da empresa, Se isso for verdade qual a vantagem de ter o gripen.Carlos Lima escreveu:Ele definitivamente não mudou de opinião...
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Mas esse artigo é em todo o caso a visão do autor, e como todos os artigos e o marketing "Prometeus" que vemos por aí tem seu fundo de verdade em conjunto com viagens ao mundo da maionese.
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CB_Lima
Aprender a construir a carcaça da aeronave?
Quanto a artigos serem mescla de verdade com viajadas, bom acho que depende do autor, quando eu escrevo algum review de equipamentos ou artigo sobre a história e evolução.
Eu ponho apenas fatos, deixo o lado opinativo de lado.
A exemplo meus textos sobre: História dos calçados militares, coldres, coletes etc
Essa é na verdade uma questão bem relativa (pouca ou "muita" transferência de tecnologia).Ckrauslo escreveu:Me pergunto se a parte que diz sobre o fato de pouca transferência de tecnologia ser possível, por que maior parte da tecnologia não é da empresa, Se isso for verdade qual a vantagem de ter o gripen.Carlos Lima escreveu:Ele definitivamente não mudou de opinião...
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Mas esse artigo é em todo o caso a visão do autor, e como todos os artigos e o marketing "Prometeus" que vemos por aí tem seu fundo de verdade em conjunto com viagens ao mundo da maionese.
Ou seja... tem para todos os gostos!
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CB_Lima
Aprender a construir a carcaça da aeronave?
Quanto a artigos serem mescla de verdade com viajadas, bom acho que depende do autor, quando eu escrevo algum review de equipamentos ou artigo sobre a história e evolução.
Eu ponho apenas fatos, deixo o lado opinativo de lado.
A exemplo meus textos sobre: História dos calçados militares, coldres, coletes etc
Gostei de sua explicação obrigadoCarlos Lima escreveu:Essa é na verdade uma questão bem relativa (pouca ou "muita" transferência de tecnologia).Ckrauslo escreveu: Me pergunto se a parte que diz sobre o fato de pouca transferência de tecnologia ser possível, por que maior parte da tecnologia não é da empresa, Se isso for verdade qual a vantagem de ter o gripen.
Aprender a construir a carcaça da aeronave?
Quanto a artigos serem mescla de verdade com viajadas, bom acho que depende do autor, quando eu escrevo algum review de equipamentos ou artigo sobre a história e evolução.
Eu ponho apenas fatos, deixo o lado opinativo de lado.
A exemplo meus textos sobre: História dos calçados militares, coldres, coletes etc
Não adianta 'ter muita' se não vamos fazer nada de útil ou duradouro com ela.
Não adianta 'ser pouca' se temos grande capacidade industrial ou mesmo se a tal 'tecnologia' estará obsolete até o momento em que vamos fazer algo com ela.
A FAB tem uma lista de tecnologias que ela julgava críticas, e a SAAB ao que parece vai passar boa parte delas até o limite do que não pertence aos suecos (daí tais negociações seriam ' à parte' ... leia-se $$$ + permissões).
Muito vai ser realmente visto só na prática mesmo, porque a história ensina que no ínicio tudo é uma maravilha...
Por outro lado está garantido que vamos aprender a construir carcaça de aeronave, porque isso sem dúvida é de domínio sueco... quanto ao resto... é ver se a FAB tem interesse + só o tempo dirá.
Quanto à diversidade de opiniões, não é a toa que chegamos a esse número de páginas no F-X... existe muita 'poluição' por aí vinda de todos os lados e até que o protótipo voe lá pelo meio do ano e realmente diga a que veio daqui a mais alguns meses/anos, é realmente aguardar para ver quem estava com a razão.
[]s
CB_Lima
Ok caro Lima, vamos então desmitificar esse tão decantado em verso e prosa "marketing Prometeus" ... vamos começar por citar UMA ÚNICA promessa que não esteja sendo cumprida :Carlos Lima escreveu:Ele definitivamente não mudou de opinião...
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Mas esse artigo é em todo o caso a visão do autor, e como todos os artigos e o marketing "Prometeus" que vemos por aí tem seu fundo de verdade em conjunto com viagens ao mundo da maionese.
Ou seja... tem para todos os gostos!
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CB_Lima
Só em relação ao ponto marcado acima: esse é um argumento muito fraco. Cansei de ver neguinho (e branquinho também) dizendo que o Gripen é furada porque não tem transferência de tecnologia do motor, por exemplo. Ora bolas, nenhum dos candidatos poderia oferecer transferência de tecnologia de motor. E pelo simples motivo que nem a Boeing e nem a Dassault fabricam motores. Nenhuma dessas empresas também fabrica radares e aviônicos. Então, nesse quesito estão todos no mesmo barco e as eventuais diferenças de opinião devem-se muito mais às preferências de quem faz os comentários.Ckrauslo escreveu:Me pergunto se a parte que diz sobre o fato de pouca transferência de tecnologia ser possível, por que maior parte da tecnologia não é da empresa, Se isso for verdade qual a vantagem de ter o gripen.Carlos Lima escreveu:Ele definitivamente não mudou de opinião...
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Mas esse artigo é em todo o caso a visão do autor, e como todos os artigos e o marketing "Prometeus" que vemos por aí tem seu fundo de verdade em conjunto com viagens ao mundo da maionese.
Ou seja... tem para todos os gostos!
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CB_Lima
Aprender a construir a carcaça da aeronave?
Quanto a artigos serem mescla de verdade com viajadas, bom acho que depende do autor, quando eu escrevo algum review de equipamentos ou artigo sobre a história e evolução.
Eu ponho apenas fatos, deixo o lado opinativo de lado.
A exemplo meus textos sobre: História dos calçados militares, coldres, coletes etc
Quando se pensa por esse angulo você tem um argumento muito forte, muito obrigadoJT8D escreveu:Só em relação ao ponto marcado acima: esse é um argumento muito fraco. Cansei de ver neguinho (e branquinho também) dizendo que o Gripen é furada porque não tem transferência de tecnologia do motor, por exemplo. Ora bolas, nenhum dos candidatos poderia oferecer transferência de tecnologia de motor. E pelo simples motivo que nem a Boeing e nem a Dassault fabricam motores. Nenhuma dessas empresas também fabrica radares e aviônicos. Então, nesse quesito estão todos no mesmo barco e as eventuais diferenças de opinião devem-se muito mais às preferências de quem faz os comentários.Ckrauslo escreveu: Me pergunto se a parte que diz sobre o fato de pouca transferência de tecnologia ser possível, por que maior parte da tecnologia não é da empresa, Se isso for verdade qual a vantagem de ter o gripen.
Aprender a construir a carcaça da aeronave?
Quanto a artigos serem mescla de verdade com viajadas, bom acho que depende do autor, quando eu escrevo algum review de equipamentos ou artigo sobre a história e evolução.
Eu ponho apenas fatos, deixo o lado opinativo de lado.
A exemplo meus textos sobre: História dos calçados militares, coldres, coletes etc
Por mais que o fabricante do caça queira transferir tecnologia, ele só poderá fazer isso em relação às tecnologias que são de sua propriedade. E não é porque o motor do SH também é americano que a tecnologia do motor vai ser automaticamente transferida. O contrato seria com a Boeing, não com a Pratt&Whitney. Mas tem gente que estava achando que a compra do caça seria uma espécie de "festa da uva", uma aliança estratégia entre os países: você compra o avião e recebe todas as tecnologias possíveis e imagináveis, de radares a pneus. É obvio que isso é um delírio e nunca foi sequer cogitado nem pelos concorrentes e nem pela FAB.
Abs,
JT