Esse é o modelo chileno!joao fernando escreveu:Visão do Lima?: Canto a célula do F16 AMARC com a aviônica do F5 faz uns 15 anos
Não sabia que tinha tantos adeptos! Degan e Chuck fizeram escola!
![Twisted Evil :twisted:](./images/smilies/icon_twisted.gif)
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
Esse é o modelo chileno!joao fernando escreveu:Visão do Lima?: Canto a célula do F16 AMARC com a aviônica do F5 faz uns 15 anos
Penguin escreveu:Esse é o modelo chileno!joao fernando escreveu:Visão do Lima?: Canto a célula do F16 AMARC com a aviônica do F5 faz uns 15 anos
Não sabia que tinha tantos adeptos! Degan e Chuck fizeram escola!
Queria saber se existe alguma verdade.Marechal-do-ar escreveu:Ckrauslo, existem opiniões sobre o Gripen NG, essa é uma delas, nesse tópico tem mais de 5 mil páginas de opiniões, se quiser conhecer outras opiniões, divirta-se.
O autor é colega nosso aqui do fórum, penso que até ele já mudou sua opinião ...Ckrauslo escreveu:Queria saber se existe alguma verdade.Marechal-do-ar escreveu:Ckrauslo, existem opiniões sobre o Gripen NG, essa é uma delas, nesse tópico tem mais de 5 mil páginas de opiniões, se quiser conhecer outras opiniões, divirta-se.
Ciente das varias opiniões e tals
Me pergunto se a parte que diz sobre o fato de pouca transferência de tecnologia ser possível, por que maior parte da tecnologia não é da empresa, Se isso for verdade qual a vantagem de ter o gripen.Carlos Lima escreveu:Ele definitivamente não mudou de opinião...
![]()
![]()
Mas esse artigo é em todo o caso a visão do autor, e como todos os artigos e o marketing "Prometeus" que vemos por aí tem seu fundo de verdade em conjunto com viagens ao mundo da maionese.
Ou seja... tem para todos os gostos!
[]s
CB_Lima
Esse eh um texto 100% opinativo.Ckrauslo escreveu:Me pergunto se a parte que diz sobre o fato de pouca transferência de tecnologia ser possível, por que maior parte da tecnologia não é da empresa, Se isso for verdade qual a vantagem de ter o gripen.Carlos Lima escreveu:Ele definitivamente não mudou de opinião...
![]()
![]()
Mas esse artigo é em todo o caso a visão do autor, e como todos os artigos e o marketing "Prometeus" que vemos por aí tem seu fundo de verdade em conjunto com viagens ao mundo da maionese.
[]s
CB_Lima
Aprender a construir a carcaça da aeronave?
Quanto a artigos serem mescla de verdade com viajadas, bom acho que depende do autor, quando eu escrevo algum review de equipamentos ou artigo sobre a história e evolução.
Eu ponho apenas fatos, deixo o lado opinativo de lado.
A exemplo meus textos sobre: História dos calçados militares, coldres, coletes etc
Essa é na verdade uma questão bem relativa (pouca ou "muita" transferência de tecnologia).Ckrauslo escreveu:Me pergunto se a parte que diz sobre o fato de pouca transferência de tecnologia ser possível, por que maior parte da tecnologia não é da empresa, Se isso for verdade qual a vantagem de ter o gripen.Carlos Lima escreveu:Ele definitivamente não mudou de opinião...
![]()
![]()
[]s
CB_Lima
Quanto a artigos serem mescla de verdade com viajadas, bom acho que depende do autor, quando eu escrevo algum review de equipamentos ou artigo sobre a história e evolução.
A exemplo meus textos sobre: História dos calçados militares, coldres, coletes etc
Gostei de sua explicação obrigadoCarlos Lima escreveu:Essa é na verdade uma questão bem relativa (pouca ou "muita" transferência de tecnologia).Ckrauslo escreveu: Me pergunto se a parte que diz sobre o fato de pouca transferência de tecnologia ser possível, por que maior parte da tecnologia não é da empresa, Se isso for verdade qual a vantagem de ter o gripen.
Não adianta 'ter muita' se não vamos fazer nada de útil ou duradouro com ela.
Não adianta 'ser pouca' se temos grande capacidade industrial ou mesmo se a tal 'tecnologia' estará obsolete até o momento em que vamos fazer algo com ela.
A FAB tem uma lista de tecnologias que ela julgava críticas, e a SAAB ao que parece vai passar boa parte delas até o limite do que não pertence aos suecos (daí tais negociações seriam ' à parte' ... leia-se $$$ + permissões).
Muito vai ser realmente visto só na prática mesmo, porque a história ensina que no ínicio tudo é uma maravilha...
Por outro lado está garantido que vamos aprender a construir carcaça de aeronave, porque isso sem dúvida é de domínio sueco... quanto ao resto... é ver se a FAB tem interesse + só o tempo dirá.
Quanto à diversidade de opiniões, não é a toa que chegamos a esse número de páginas no F-X... existe muita 'poluição' por aí vinda de todos os lados e até que o protótipo voe lá pelo meio do ano e realmente diga a que veio daqui a mais alguns meses/anos, é realmente aguardar para ver quem estava com a razão.
[]s
CB_Lima
Ok caro Lima, vamos então desmitificar esse tão decantado em verso e prosa "marketing Prometeus" ... vamos começar por citar UMA ÚNICA promessa que não esteja sendo cumprida :Carlos Lima escreveu:Ele definitivamente não mudou de opinião...
![]()
![]()
[]s
CB_Lima
Só em relação ao ponto marcado acima: esse é um argumento muito fraco. Cansei de ver neguinho (e branquinho também) dizendo que o Gripen é furada porque não tem transferência de tecnologia do motor, por exemplo. Ora bolas, nenhum dos candidatos poderia oferecer transferência de tecnologia de motor. E pelo simples motivo que nem a Boeing e nem a Dassault fabricam motores. Nenhuma dessas empresas também fabrica radares e aviônicos. Então, nesse quesito estão todos no mesmo barco e as eventuais diferenças de opinião devem-se muito mais às preferências de quem faz os comentários.Ckrauslo escreveu:Me pergunto se a parte que diz sobre o fato de pouca transferência de tecnologia ser possível, por que maior parte da tecnologia não é da empresa, Se isso for verdade qual a vantagem de ter o gripen.Carlos Lima escreveu:Ele definitivamente não mudou de opinião...
![]()
![]()
[]s
CB_Lima
Quando se pensa por esse angulo você tem um argumento muito forte, muito obrigadoJT8D escreveu:Só em relação ao ponto marcado acima: esse é um argumento muito fraco. Cansei de ver neguinho (e branquinho também) dizendo que o Gripen é furada porque não tem transferência de tecnologia do motor, por exemplo. Ora bolas, nenhum dos candidatos poderia oferecer transferência de tecnologia de motor. E pelo simples motivo que nem a Boeing e nem a Dassault fabricam motores. Nenhuma dessas empresas também fabrica radares e aviônicos. Então, nesse quesito estão todos no mesmo barco e as eventuais diferenças de opinião devem-se muito mais às preferências de quem faz os comentários.Ckrauslo escreveu: Me pergunto se a parte que diz sobre o fato de pouca transferência de tecnologia ser possível, por que maior parte da tecnologia não é da empresa, Se isso for verdade qual a vantagem de ter o gripen.
Por mais que o fabricante do caça queira transferir tecnologia, ele só poderá fazer isso em relação às tecnologias que são de sua propriedade. E não é porque o motor do SH também é americano que a tecnologia do motor vai ser automaticamente transferida. O contrato seria com a Boeing, não com a Pratt&Whitney. Mas tem gente que estava achando que a compra do caça seria uma espécie de "festa da uva", uma aliança estratégia entre os países: você compra o avião e recebe todas as tecnologias possíveis e imagináveis, de radares a pneus. É obvio que isso é um delírio e nunca foi sequer cogitado nem pelos concorrentes e nem pela FAB.
Abs,
JT