Bolovo escreveu:Carlos Mathias escreveu:Deus queira né? Parece que finalmente aprenderam com o "FX-1 A mão de todas as cagadaiadas".
Ainda estou pensando prá quem vai meu importantíssimo apoio. Lógico que esse apoiado perderá, dado o que aconteceu com meu querido SU-35BM.
Algum torcedor quer meu apoio a sua causa?????
Bolovo, tenho pensado muito no Gripen-NG...
gaitero escreveu:Então ta decidido, é gripen NG, já somos 2, eu e bolovo
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FIGHTERCOM escreveu:
Pode me incluir aí...
Abraços,
Wesley
NOSSA!
Agora entendo porque o alexandre limões me chama de "supremo ditador ideologo".
Agora faz todo sentido.
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Professor Pardal ideólogo Bolovo!!!!
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....E quase gurú nas horas vagas
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.....Não temos muitas alternativas né Bolovo!!??....Eh quando falo assim não é somente com relação ao Gripen NG, é também com as nossas limitações políticas e econômicas, pois, devemos dar um passo de cada vez....
Analisando:
F-18( a Boeing é uma empresa consolidada, não irá precisar tanto assim de uma parceria com a Embraer, com compromisso e necessidade que precisaremos para dar um impulso em nosso parque indústrial);
Rafale(A questão econômica pesa, em minha concepção e de acordo com a análise de especialistas, pode se tornar muito oneroso ao longo do tempo/uso e manutenções, sem falar que pode nos jogar para uma parceria"todas as cartas na manga da França"....entre outras coisas, como não ganhar concorrências) e por fim
Gripen NG (Um projeto novo, baseado em um vetor que apesar das limitações(autonomia/carga) se mostrou confiável, ou seja, surge como aperfeiçoamento do antigo Gripen, com um aumento de autonomia e carga, podendo servir como um projeto base para as aspirações de duas empresas emergentes na aviação, Embraer e SAAB, podendo impulsionar novas pesquisas e desenvolvimento na área de aviação, e de acordo com especialistas tem sido considerado um vetor com menor custo dos 3 da short list)
Por fim, de que adiantaria ter Rafale se não pudermos mantê-lo operacional por limitações econômicas (custo/manutenção) e será que a Dassault estará disposta a uma parceria assim mais ampla com a Embraer???Ela já é uma empresa consolidada.
E com relação ao F-18 SH?? Nunca consegui me esquecer daquele negócio lá do Chile, comprou uma coisa e levou outra(liberar armamentos só em caso de guerra?
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)...Não falo da empresa em sí, falo do governo e do congresso Norte americanos, que podem ser usados como bengalas em recusas futuras de alguma coisa acertada.....Sobre a Boeing(empresa de ponta consolidada, para que iria precisar de Embraer???
Só nos resta a SAAB, emergente como a Embraer, possui mecanismos parecidos de agregação de equipamentos e fornecedores (vantagem comparativa com códigos fontes abertos/ "como muitos dizem, não quis reinventar a roda"....Dessa dupla pode surgir no futuro, quem sabe uma sólida empresa de aviação militar!!!!Se é o máximo de independência que o Brasil busca, esse pode ser o caminho....Afinal de contas nada cai do Céu e devemos trabalhar com a nossa realidade....Esquecí de mencionar que uma parceria com a Suécia poderia nos trazer um "Q" de neutralidade na conturbada A.S
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Enfim, são elucubrações que me veio no cenário posto, agora vamos esperar para ver como pensam nossos governantes e quais suas motivações e possibilidades!!!