Olá Roberto,
mais do que esclarecido agora, consegui compreender o seu ponto de vista.
rcolistete escreveu:
Refiro-me ao governo francês. Só há dados sobre o Rafale para o governo francês...
Perfeito, aí não temos o que questionar mesmo.
EUR 35,5 bi para o programa Rafale completo (p&d, linha industrial, produção de 294 Rafales, simuladores, sobressalentes, meios de manutenção, etc). Esse valor inclui o imposto interno francês, VAT de 19.6%.
O 4% é sobre esse valor, dando EUR 1,34 bi a mais, aprox. 4% em relação a estimativa de custos do programa feita na década de 90. Tal aumento de 4% em médio prazo é algo raro em programas militares, vide vários projetos britânicos e dos EUA dos últimos anos.
Sim, compreendo melhor agora o que você disse anteriormente. Mas ainda tenho dúvidas sobre quanto foi investido inicialmente, isso pode ter sido intencionalmente "superfaturado", nunca saberemos, assim estes dados me dizem pouco. A melhor maneira é compará-lo com dados de caças da mesma categoria. Mas acredito no que postou, até porque me falta mais informações sobre este assunto.
Aí é pessoal e cada um pensa o que quiser. Eu penso que, como o Rafale tem capacidade de carga de 9-9,5 ton., é multi-função para valer, etc, então o valor dele militar é ótimo (como caça de 4a/4a+ geração).
Entendi suas contas, mas não posso concordar que o Rafale "vale o quanto pesa", não mesmo. Não vou comparar o "hardware", apenas a relação custo-benefício sem entrar no mérito de preferências pessoais. Bem... Com as características apontados por você, o melhor seria o SU-35-1, pois faz tudo isso que você disse sobre o Rafale e é bem mais barato. É por isso que digo que o Rafale "não vale o quanto pesa". É um grande caça, sem dúvidas, mas não se justifica o seu elevado preço.
Eu disse que não há problema algum em se afirmar que "não gosta do Rafale". Prefiro isso que alguns ficarem interpretando dados do Rafale parcialmente para dizerem que é igual a um Mirage 2000-5, um Gripen, etc.
Aparentemente as pessoas interpretam dados isolados do Rafale. Sim, aparentemente porque as pessoas compara "parte" por "parte" entre vários caças, ou seja, radar com radar, sensores com sensores, RCS com RCS, armamento com armamento, etc. É a forma que as pessoas encontram quando se deseja discutir o hardware e quando apresentação "limitações", ou seja, os pontos de discórdias acabam sendo discutidos pontualmente, não tem como fugir disso.
Assim sendo, acho razoável alguém comparar o RDY do M-2000-5 com o RBE do Rafale, são radares distintos, mas pela falta de informações completas (nem o site do fabricante esclarece isso) as pessoas acabam se "apegando" ao alcance, cerca de 100-130 km para estes dois radares. Certo não está, a discussão não pode ser simplista assim, mas se abandonarmos as especulações, somos forçados admitir que o que sobra é muito pouco pra debater. O mesmo se aplica a outras "partes" do Rafale e de outros caças comparados.
Espero que não seja F-5EM/FM...
Falo de algo novo, que a FAB ainda não tem em seu inventário. Algo que provocará comentários ácidos no início, mas que deixará todos contentes no final. Aliás o que todos nós queremos é um caça novo pra FAB, seja este qual for.
Grande abraço,
Orestes