Lord Nauta escreveu:E por ai mesmo. Quem tem negócios de bilhões de EUR com a França: - Portugal ou o Brasil? Deveriam vender o navio por valor simbólico e não ficar de putaria.
Sds
Lord Nauta
É difícil saber. Na atual conjuntura, o fato é que eles estão mais preocupados com dinheiro do que fazer gestos de boa vontade. Guardadas as proporções, vide a dificuldade para assinar o contrato dos Rafale para a Índia.
Energys escreveu:Concordo. Se a intenção dos franceses é vender para "quem dá mais", que enfiem...
Att.
E por ai mesmo. Quem tem negócios de bilhões de EUR com a França: - Portugal ou o Brasil? Deveriam vender o navio por valor simbólico e não ficar de putaria.
Sds
Lord Nauta
Hahahaah, e tu tens alguma ´duvida que é isto que estão tentando fazer, lembra do Bay da RN que os Aussies entraram no leilão e fizeram a melhor oferta???
É assim que a banda toca, neste negócio não tem amiguinho, é dedo no olho e dedo noc.......
a única diferença que eu vejo e não entendi ainda porque, é que no caso do Bay tinha cinco ou seis pretendes na fila, no caso siroco, tinha três, está em dois e pode ficar em nenhum, isto me chama a atenção......
Chile era uma das opções. Mas se os franceses estão a fim de barganhar para ver se levam uns trocados a mais, vão acabar ficando com o navio encostado em algum lugar, e com um aluguel bem caro.
A MB não tem 80 milhões de euros nem agora e nem depois. E mesmo que tivesse seriam melhor gastos em outras coisas, tipo... a manutenção da frota atual flutuando.
FCarvalho escreveu:Chile era uma das opções. Mas se os franceses estão a fim de barganhar para ver se levam uns trocados a mais, vão acabar ficando com o navio encostado em algum lugar, e com um aluguel bem caro.
A MB não tem 80 milhões de euros nem agora e nem depois. E mesmo que tivesse seriam melhor gastos em outras coisas, tipo... a manutenção da frota atual flutuando.
abs.
Esse papo de não ter dinheiro é balela. Tem e muito.
Lembro que o nhém-nhém-nhém de não ter dinheiro foi igual na compra dos OPV's Amazonas. Eles vieram e um tanto de gente ficou com cara de tacho.
O que não podemos é entrar no jogo francês de "quem paga mais". E não será Portugal que fará esse jogo. Os países (todos) estão mais para entrar num jogo de "quem paga menos". Se não for assim, que os franceses procurem outro cliente. Simples.
Como eu disse Energys, a MB não tem pagos para esta compra, a não ser que o GF se disponha a abrir os seus cofres. E isso não irá acontecer. São cerca de US 90 mi que apesar de ser troco de pinga para este último, no orçamento da MB faria uma baita falta para tantas outras coisas.
Dinheiro nunca foi problema. O problema é bem outro, sabemos disso. No entanto, 90 milhões em qualquer orçamento de defesa é muita coisa. Inclusive no nosso.
Ademais, qual a desculpa politicamente correta para esta aquisição? Os patrulha vieram por causa do pré-sal. E o Siroco, viria porque? Levar o dinheiro que foi embora da Petrobrás?
FCarvalho escreveu:Como eu disse Energys, a MB não tem pagos para esta compra, a não ser que o GF se disponha a abrir os seus cofres. E isso não irá acontecer. São cerca de US 90 mi que apesar de ser troco de pinga para este último, no orçamento da MB faria uma baita falta para tantas outras coisas.
Dinheiro nunca foi problema. O problema é bem outro, sabemos disso. No entanto, 90 milhões em qualquer orçamento de defesa é muita coisa. Inclusive no nosso.
Ademais, qual a desculpa politicamente correta para esta aquisição? Os patrulha vieram por causa do pré-sal. E o Siroco, viria porque? Levar o dinheiro que foi embora da Petrobrás?
abs.
abs.
Creio que se não tivesse condições para aquisição, a Marinha declinaria de imediato da oferta e nem teria enviado sua comissão de avaliação. Apenas creio.
Ir lá e dar uma "olhada" no navio não tem problema nenhum, e é até coerente com a questão da demanda quanto a suprir esta lacuna na MB, que é sabida pelo GF e MD.
A coisa irá funcionar nos mesmos moldes da compra da Classe Amazonas. Ou seja, alguém nos oferece algo "bom, bonito e barato" e à disposição para uma compra de oportunidade; nós precisamos, temos uma justificativa para isso, e vamos lá ver do que se trata. Se for bom pedimos para tia comprar. Se não, deixamos como está.
Da primeira vez colou. Se vai funcionar de novo, ainda precisamos saber.
Energys escreveu:Concordo. Se a intenção dos franceses é vender para "quem dá mais", que enfiem...
Att.
E por ai mesmo. Quem tem negócios de bilhões de EUR com a França: - Portugal ou o Brasil? Deveriam vender o navio por valor simbólico e não ficar de putaria.
Sds
Lord Nauta
Chegou a hora da vingança por terem preterido o Rafale
Bom... isso de ter vários países interessados é mais do que normal.
Isso de ter vários países contando trocados para ver quem paga mais por um navio relativamente novo também é normal.
Até nos EUA com as OHP tinha uma época que era uma briga entre Grécia, Taiwan, México, Filipinas e Deus sabe lá quem... e isso por navios bem velhos... o que dirá um navio desses.
É assim que o mundo funciona.
E podem contar que quando a RN se livrar de mais uns Bays e os holandeses se livrarem daquele bichão deles que fica no vai e vém vai acontecer exatamente a mesma coisa.
O negócio é esperar para ver quando os holandeses vão se livrar do "Karel Doorman", o que não deve levar tanto tempo assim, já que praticamente eles estão a se livrar de todas as ffaa's, e negociar um bom prato de soluções de prateleira com eles para o PROANF. Negócio fechado, estamos quites pelos próximos 30 anos.
FCarvalho escreveu:O negócio é esperar para ver quando os holandeses vão se livrar do "Karel Doorman", o que não deve levar tanto tempo assim, já que praticamente eles estão a se livrar de todas as ffaa's, e negociar um bom prato de soluções de prateleira com eles para o PROANF. Negócio fechado, estamos quites pelos próximos 30 anos.