AlbertoRJ escreveu:Quero sugerir para o pessoal da mídia que cobre a Cruzex perguntar aos jaguares como estão os F-2000 na FAB, se o CLS está ativo, se os franceses já pagaram alguma multa por atraso (CLS é isso), se o centro de manutenção da M-53 está operando, o que acham do avião, etc.
Abraços
Alberto,
Se tivesse disponibilidade de tempo, estaria cobrindo toda a operação especialmente para os amigos aqui do DB. Sou jornalista (não ganho mais o pão com a profissão) e não teria dificuldades de cobrir o evento em nome do portal de notícias que já colaborei.
Abraço!
Você já passou infos muito boas. Valeu!
Abraços
Re: Cruzex V
Enviado: Seg Nov 15, 2010 1:48 pm
por sapao
Sim Túlio, o papo está caminhando para isso; só não se sabe ainda se vale a pena reativar a linha de produção de um novo Tucano, com tudo digital e performance parecida com o do short-tucano da RAF ou se moderniza o que já tem, vamos esperar.
Re: Cruzex V
Enviado: Seg Nov 15, 2010 3:17 pm
por Danielo
Poti Camarão escreveu:Francesas na Cruzex... continuo a dizer que sou muito, mas muito mais a nossa musa Sarah... hehehe
Continuo na casa da namorada, próxima à cabeceira da pista da Bant. As saídas agora estão intensas. Noto que acontecem mais em trios. Há instantes, dois F-16 e um Mirage passaram aqui por cima.
jumentodonordeste escreveu:Eu acho que os ST colombianos são até mais modernos que os nossos.
São ótimos sim.
Porque você pergunta ?
Os colombianos não são mais modernos do que os nossos. São apenas mais equipados, pois contam com o FLIR, que somente agora os nossos estão recebendo (algumas aeronaves).
Re: Cruzex V
Enviado: Seg Nov 15, 2010 4:48 pm
por joao fernando
Mudando de asunto: tem como reativar a linha do Tucano com painel digital? A Embraer teria ainda os gabaritos de fabricação? O que são feitos com os gabaritos dos aviõesm antigos, tipo Brasilia e Bandeirante?
Re: Cruzex V
Enviado: Seg Nov 15, 2010 4:53 pm
por Túlio
Eu acho que a gente tinha que ver bem de perto as células, vai que ainda têm muitas horas de voo pela frente, daí valia um MLU. Se não for o caso, aí sim, ou se partia para um novo avião (que poderia até ser um redesenho/aperfeiçoamento do antigo) ou (mais provável de acontecer, em minha opinião), se passaria à simples compra/montagem de um já consagrado.
Re: Cruzex V
Enviado: Seg Nov 15, 2010 4:58 pm
por Mapinguari
brisa escreveu:Eu sou mais essa aqui.....
Essa aí não é a Tenente Av Danielle Lins?
Re: Cruzex V
Enviado: Seg Nov 15, 2010 5:05 pm
por Mapinguari
joao fernando escreveu:Mudando de asunto: tem como reativar a linha do Tucano com painel digital? A Embraer teria ainda os gabaritos de fabricação? O que são feitos com os gabaritos dos aviõesm antigos, tipo Brasilia e Bandeirante?
João Fernando, 80 Tucano e 54 Bandeirante da FAB (incluindo 10 P-95) estão sendo modernizados pela Aeroeletronica, de Porto Alegre, com painéis digitais, entre outras muitas melhorias, como a revitalização das células. O processo é similar ao que estão sendo submetidos os F-5 e A-1 da FAB.
Re: Cruzex V
Enviado: Seg Nov 15, 2010 5:09 pm
por Carlos Lima
Mapinguari escreveu:
joao fernando escreveu:Mudando de asunto: tem como reativar a linha do Tucano com painel digital? A Embraer teria ainda os gabaritos de fabricação? O que são feitos com os gabaritos dos aviõesm antigos, tipo Brasilia e Bandeirante?
João Fernando, 80 Tucano e 54 Bandeirante da FAB (incluindo 10 P-95) estão sendo modernizados pela Aeroeletronica, de Porto Alegre, com painéis digitais, entre outras muitas melhorias, como a revitalização das células. O processo é similar ao que estão sendo submetidos os F-5 e A-1 da FAB.
Tucano também Mapi?
Legal !
[]s
CB_Lima
Re: Cruzex V
Enviado: Seg Nov 15, 2010 5:12 pm
por sapao
Tulio, na boa, hoje em dia quando fala em modernizar eu tenho até urticaria!
Foi bom em uma epoca em que isso era o melhor que a gente podia ter, mas hoje eu sou contra qualquer tipo, a não ser em casos exclusivos como o A-4, que não tem como ter outro, pelo menos até onde eu saiba.
Não conheço NENHUM projeto de modernização que não tenha dado dor de cabeça, do começo até hoje!
Seja com compatibilização de luz, parte eletrica, CG, cablagem e por ai vai. Engraçado que na hora da venda isso nunca aparece, mas é só começar a voar que tudo começa a aparecer, e aquela "economia" que normalmente justifica a compra começa a não ficar tão atraente assim.
E quase sempre a celula é um dos maiores problemas, por mais que se diga que se pode estender, que não tem problema, o que se tem visto e que nem sempre é assim.
Por isso eu torço para que se reative a linha, mas com um modelo parecido com o da RAF (mais potencia, asas diferentes e mergulho) ao inves de utilizar o que já temos.
Vale ressaltar que o conceito de MLU signifca fazer um upgrade na meia vida da celula, que por padrão na FAB é de 30 anos; o que somos obrigados a fazer as vezes é no final dos 30 anos extender mais ainda a operação, o que no meu entender seria um AFTER LIFE UPGRADE!
Re: Cruzex V
Enviado: Seg Nov 15, 2010 5:25 pm
por Helton2042
Olhem issu é praticamente um filme... A FAB tem que aprender muito em comunicação...
Re: Cruzex V
Enviado: Seg Nov 15, 2010 5:37 pm
por Carlos Lima
Realmente os caras arrebentaram mesmo... !!
Mas em termos de aviação alguns dos melhores e mais doidos vídeos no yutube são dos caras... (lembrar aqueles do deserto e de vôo sobre o mar).
E a maneira que a trilho sonora mude dependendo do País... putz!!
[]s
CB_Lima
Re: Cruzex V
Enviado: Seg Nov 15, 2010 5:42 pm
por Helton2042
cb_lima, pode crer, você viu as fotos que eles colocaram no site da Cruzex?! Dá uma lavada em qualidade de imagem não desmerecendo o pessoal daqui mas eles tem condições né só falta a FAB aprender um pouco mais...