Obrigado pelo post Thor,Thor escreveu:Partindo da premissa dita por você que isso é um fórum de debates, baseado em nossas "opiniões", escreverei junto às suas ideias, reforçando que estamos apenas no campo das ideias, pois podem não ser fatos.AbraçosCarlos Lima escreveu:A solução para o F-X depois de se arrastar por quase 2 décadas (para mim esse é e sempre foi o maior problema desse projeto) tinha se tornado simples:
SHornet seria o escolhido e ponto. Fica feliz a FAB!! (Claro) fica super feliz a Embraer (Boeing).
Daí o Snowden apareceu. Aí deu Xabú e...
O Gripen venceu!
Concordo que o atraso por 2 décadas é um dos potenciais problemas deste projeto. Concordo que se viesse o Super Hornet, a FAB e a Embraer ficariam felizes, pois como o próprio CMTAER comentou, qualquer uma das finalistas atenderia às necessidades da FAB.
Agora dizer que o Gripen venceu porque o Snowden apareceu não vejo fundamento nessa ideia. Em vários "vazamentos" e pronunciamentos oficiais, discutidos e demonstrados aqui neste forum exaustivamente, o Gripen se mostrou como a escolha preferida pela comissão que avaliou as aeronaves. Falar que o Gripen venceu porque deu xabú e graças ao Snowden pode ser uma inverdade.
Era a escolha que era esperada? Não... nem de longe ou os Americanos não iriam fazer festa na AFA para mostrar o caça no "Ninho" da FAB, a Embraer não ia fazer aquele carnaval antecipado de namoro com a Boeing, o Dept de Estado não iria anunciar a venda de '36 SHornets' que depois sumiu, etc.
Isso é muito relativo. Escolha esperada por quem? Pelos torcedores da Boeing? Pela FAB? Pelo Forum DB?
O aniversário de 60 anos da EDA (maio de 2012) foi uma festa muito bonita. Participaram aeronaves da Passaredo e Azul, com pinturas comemorativas, aeronaves acrobáticas, esquadrilha Halcones, time de demonstração da Marinha Canadense, aeronaves F-5M, passagem baixa de Mirage 2000, show da EDA, algumas outras aeronaves e atrações e uma (ou duas?) aeronaves F-18 da US Navy. As empresas participantes do F-X nesta época estavam promovendo suas aeronaves e empresas de várias maneiras. Dizem que os EUA já haviam gasto mais de USD 5 mi nesta campanha. A SAAB e Dassault também faziam atividades semelhantes, tais como promover visitas de políticos a Paris e Suécia, abrir o simulador de combate da Suécia por dois anos para nossos pilotos e controladores (aliás, isso foi um dos melhores treinamentos já vivenciados pela FAB). Não consegui associar o F-18 no aniversário do EDA como vitória certa, mesmo porque Snowden apareceu em 2013, e ainda em 2012 a Presidenta já havia anunciado que a decisão do F-X seria adiada mais uma vez.
Tecnicamente o Gripen é uma boa escolha? Claro que sim! Considerando o que a FAB quer fazer com ele (eu li em algum lugar algo de alcance de interceptação mínimo de 250 milhas ou coisa parecida ) e para quem opera F-5 é anos luz uma ótima escolha!!
Baseado nos "vazamentos", tecnicamente o Gripen não é uma boa escolha para a FAB, é a melhor.
Quanto ao alcance de 250 milhas, se for assim mesmo que esteja o requisito, cabe ressaltar que uma coisa é requisito mínimo a ser atendido pelas empresas ofertantes a fim de participarem das avaliações, outra coisa bem diferente é o resultado das avaliações.
Estrategicamente é uma boa escolha? Não... pois vamos ficar em 2020 e poucos com algum conhecimento de parte de um projeto de 4 geração (excluindo aí coisas como Radar, motor e parte do recheio eletrônico) ... e considerando a 'escolhida' que era a Boeing... menos ainda.
"...com algum conhecimento de parte de um projeto de 4 geração...", acho que temos que avisar a todas as empresas que enviaram centenas de técnicos e engenheiros para a Suécia, envolveram-se em modificações em suas plantas e negócios, debateram durante todo o processo do F-X as tecnologias que gostariam e poderiam absorver. Será que estamos corretos e alinhados com as empresas ao afirmar que o conhecimento adquirido será pouco? Eu não teria competencia para afirmar isso, menosprezando tudo o que está sendo feito.
Enfim... agora é fazer o melhor que dá com esse projeto do Gripen E e aguardar até 2024 (sem atrasos) para operar 'Full" uma aeronave de 4 geração.
Prefiro trabalhar com a data de 2021, quando teremos a aeronave nos Esquadrões, já certificadas. Concordo que é tarde, talvez um F-18 customizado para nossas realidades ficasse pronto antes. Jamais saberemos...
Respeito quem está feliz e saltitante ou acha esses prazos e 'ganhos' fantásticos e que tem tudo a ver, eu só não compartilho da mesma opinião por conta dentre outras coisas do fantasma do AM-X... na hora que o cinto aperta a primeira coisa é colocar 'lastro' aonde devia ter um eletrônico aqui e outro ali...
Para alguns o AM-X foi um fantasma, com poucos ganhos; para os engenheiros chefes, que tocaram os demais projetos da Embraer, foi um marco decisivo de transformação de nossa indústria aeronáutica. Quanto a colocar lastro aqui e acolá, será que com o financiamento já aprovado e com tudo já definido em contrato, inclusive armamento e contrato de operação assistida, isso vai acontecer com o Gripen?
Alguém falou recentemente e eu concordo... na atual conjuntura tínhamos que ter ido para uma prateleira 'estratégica' tipo Boeing, ou cancelar o projeto de vez e partir para compra direta, mas...
... mas o interesse nacional era o de maior independência tecnológica possível, com transferência de tecnologia nas áreas selecionadas pelo parque industrial brasileiro, em conjunto com a FAB. Não adianta falar de motores e radares AESA, pois isso está fora de cogitação em qualquer projeto que fosse escolhido, o buraco é mais embaixo e demorará décadas para o Brasil dominar essa área.
No fim das contas o que eu penso ou deixo de pensar realmente não vai mudar absolutamente em nada o que está por vir por aí , mas como esse é um Fórum de debates, essa é a minha opinião.
...mas como esse é um Fórum de debates, essa é a minha opinião.
[]s
CB_Lima
Realmente você disse bastante coisa que é como a situação é hoje depois do anuncio. Acho que faz todo o sentido depois do anuncio ser feito qualquer declaração oficial a partir daquele momento ser sempre o de elogio a plataforma vencedora e ponto.
Afinal. Venceu.
Você me desculpe eu não picotar o picote do seu texto, mas é que eu pessoalmente tenho uma dificuldade extrema em lidar com esse tipo de comentário, porque eu acho que ele fragmenta a mensagem sendo debatida.
Se colocar o debate em retrospecto, desde o WikiLeaks, até o Snowden, passando pelo namoro da Embraer com a Boeing e as 'visitas' à AFA (os caras não dão ponto sem nó já que aquela aeronave visitante era a "patrocinada" pela Boeing ... e se a visita fosse realmente tão cordial ao aniversário da AFA pura e simplesmente, normalmente viriam aeronaves da USAF, já que eles são os nossos "amigos desde sempre" ), além é claro da notificação ao Congresso Americano da venda de 36 aeronaves perto da suposta visita da Dilma aos EUA e que depois sumiu depois que tudo foi cancelado são indicativos bem interessantes de que o SHornet estava para ser o escolhido.
E não vou nem adicionar à lista o que diversos usuários 'mais bem informados' mencionaram várias vezes que era exatamente isso o que estava para acontecer.
Quanto a questão do 'lastro', é só ver que outros programas que tem o financiamento aprovado (Sub, Astro, Helis, etc por exemplo) estão sofrendo pancadas porque se o Governo começa a ver que não vai honrar os seus compromissos, a coisa vai se complicando. Tendo dito isso, ninguém aqui que não é lá muito chegado ao Gripen "quer" que ele seja um outro Am-X. É que as vezes o passado nos ensina...
Bom... depois do anuncio feito é lidar com o que temos e tentar conseguir o melhor possível.
Obviamente eu não vou desmerecer quem está indo à Suécia aprender a montar o Gripen. Eu prefiro aguardar para ver os reais ganhos para o 'parque aeroespacial brasileiro' e ver o que realmente será aplicado em projetos futuros aeroespaciais. Considerando o que a Embraer já faz hoje, só o tempo dirá os ganhos reais desse projeto de 4 geração. Se não adianta falar de motores e radares AESA em uma aeronave que não é 'de prateleira'. Realmente é aguardar.
Tudo bem que você aposta em 2021. É justo, embora até aonde consta em 2021 a aeronave ainda estará limitada somente a configuração ar-ar e só por 2024 é que estará operando 'full' (isso sem atrasos).
Sim, o Gripen vai ser sempre a melhor escolha porque foi a escolha feita, mas eu não necessariamente acho que o projeto chegou ao seu fim da melhor maneira possível. Perdemos muito tempo infelizmente e só vamos ver os frutos e resultados disso daqui a uns bons anos...
Enfim... valeu pelo bate-papo.
Obviamente, tudo no campo das "idéias",
Afinal:
"- Fatos são fatos, e boatos são boatos!"
[]s
CB_Lima