TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Mathias
Sênior
Sênior
Mensagens: 1402
Registrado em: Seg Jun 18, 2012 8:10 pm
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 2 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77611 Mensagem por Mathias » Seg Dez 14, 2015 12:12 am

AAAHAHAHAHA!
Vocês não estão vendo, mas eu estou gargalhando muito com essa piada.

A FAB como vocês dizem é realmente engraçada, porque olha só o que ela já andou colocando nas suas listsa de desejos:

http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2010/07/Livro-Gloster-50-TF-7-4308-SC-21abr70-CED-Cole%C3%A7%C3%A3o-Camazano.jpg

http://www.combataircraft.com/aircraft/ffa18ef_p_01_l.jpg

https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/736x/2e/71/a7/2e71a784478701b75d03d904ea80fef2.jpg

http://www.projectoceanvision.com/vox/images/chapter06/f-4-phantom_q_fit.jpg

HAAAAAHAHAHAHA!

Todos caças médio pesados e bimotores... BIMOTORES, sabem de nada, inocentes!
HAAAAAAAHAHAHAHA!

Agora sim nós vamos rir!
Olha só o que ganharam:
http://i1153.photobucket.com/albums/p510/sulmodelismo/fab_f-5e_by_rodrigo_bendoraytes.jpg

AAAAAHAHAHAHA!
BIMOTOR, PIQUITITINHO E AINDA ASSIM BIMOTOR!

Demais essa, né não?
Hein?
Fala pra mim se essa piada não é melhor?

Ó, mais uma risadinha: AAAAAAAAAAAAAAHAHAHAHAHAHA!

Mais piadinha ou já tá bom, podemos continuar?
Tem mais coisa engraçada, ou chega?




“Os únicos derrotados no mundo são os que deixam de lutar, de sonhar e de querer! Levantem suas bandeiras, mesmo quando não puderem levantar!”.
Mujica.
Galina
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 310
Registrado em: Qua Jul 02, 2008 4:36 pm
Agradeceu: 4 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77612 Mensagem por Galina » Seg Dez 14, 2015 12:40 am

Mathias escreveu:Os colegas do clube da OTAN não têm caças pesados justamente porque contam com o enorme guarda chuva da USAF, tanto é assim que os F-15E estão estacionados na Europa.
Isso e mais o fato de seus países têm dimensões diminutas fazem com que caças médios sejam suficientes.

Mas veja, países europeus muito menores que o Brasil em termos de extensão territorial escolhem pelo menos caças médios.
Inglaterra (EF e Tornado), França (Rafale), Alemanha (EF e F4) e Itália (EF), as maiores potências europeias usam caças médios.
Agora, somemos todos os caças da OTAN, digamos, europeia. Devem ser mais de 500 pra uma área menor que o Brasil, sem contar os leves, da USAF e US NAVY!

Quem não tem esse guarda chuva por perto ou a "densidade militar" da OTAN, opera sim caças pesados e médio pesados, como Japão, Coreia do Sul, Austrália, Arábia Saudita e outros.

Em países grandes isso é quase mandatório, ou pelo menos um HI-LO da vida.

Agora, se formos para os países importantes regionalmente que não contam nem com OTAN nem com USAF na retaguarda, aí a coisa é quase unânime em termos de necessidade dos caças pesados.
China, Rússia, Índia, Indonésia, Malásia, e mesmo países menores optam por terem essa ferramenta.

Sobre custos, isso é um fator que depende enormemente do que ponto de vista pelo qual se olha uma ferramenta militar.
Um SSN é caríssimo, mas traz uma dissuasão enorme.
Um MBT pesado é caro, mas outra vez forçará o inimigo a ter uma preparação muito mais custosa e avaliar riscos bem maiores.
Um caça pesado é mais caro de comprar e de manter, mas em termos dissuasórios é inigualável.
Basta observarmos qual caça trouxe a maior celeuma para a América do Sul se não os SU-30MKV, ainda que sejam da versão pé de boi, bolivarianos, sem pneus, parafuso, "na chon", etc!

Um vetor de longo alcance leva a guerra ao inimigo ainda longe, o obriga a tomar precauções maiores, mobilizar maiores recursos, operar com mais precaução ainda mais longe; enfim, muda completamente o custo de se fazer a guerra.

Então, a arma que vita a ação inimiga por seu poder dissuasória na verdade é barata, muito barata, porque afasta a guerra.
Por outro lado uma arma "barata" mas que não incute o medo, é cara, porque na verdade ela traz a guerra, e este é o preço mais caro que um país pode pagar por sua falta de poder dissuasório

O Brasil não vai ter, apostou na contramão de tudo isso e escolheu um caça leve pelos próximos 40 anos, pelo menos.
Certo ou errado?
Não sei.
Espero que nunca descubramos!
Olá Mathias.
Vamos então citar dois países igualmente grandes, fora da europa, Canadá e Austrália. Ambos defendiam/defendem seu largos territórios com aviões médios (CF-18, F-18). Aviões que tanto em capacidade de armas, quanto em alcance, são iguais ou inferiores ao Gripen NG. Gripen, aliás, que a Copac avaliou como tendo um alcance até mesmo superior a um caça pesado como o Super Hornet. Isso é uma pequena revolução, no meu entender. Guerra de longo alcance não ser mais uma exclusividade do caça pesado.
E quanto ao caça pesado em si.. Não tenho dúvidas do longo alcance de um F-15E (eles evoluíram demais o consumo daquelas turbinas), mas (sem ideologice alguma), tenho sim dúvidas quanto ao SU-35, sobretudo pela observação da Copac acerca da autonomia "decepcionante".
Sabe, são óticas diferentes. No que tange a capacidade militar mesmo, o Gripen consegue um desempenho que nada fica a dever a um F-15 e um SU-35 (quanto a desempenho, não tenho dúvidas que o avião é um monstro): dogfight (taxa de giro sustentado) e BVR (swashplate, vocação para voar alto e rápido, Meteor).

No meu modo de entender, mesmo que tivesse um índice de desempenho de 10% a 20% menor, ainda assim, pelo custo/benefício, acho que valeria a pena...
Quem sabe não foi isso que os Suíços fizeram quando escolheram o Gripen, após uma segunda avaliação (onde aí constou o NG). E sabe porque eu acho que se deu assim ? Porque para apenas (ou principalmente) o avião fazer a diferença, penso que só tem um que faz: o stealth.

Assim, treinamento é muito importante. Quanto mais horas de vôo, melhor. E isso num contexto onde a FAB continuará sofrendo com engasgos orçamentários. A pensão das filhas é um exemplo emblemático. A situação começará a melhorar lá por 2025/2030, salvo engano.
Então, é ter a melhor força aérea, com o menor custo possível, que te possibilite um bom número de horas de vôo e de treinamento.
Quanto ao Gripen NG, minha maior preocupação não é com o avião em si. É que "nao estrague na capação", como diz o ditado. Ou seja, que tudo acabe sendo realmente bem executado e cumpra fielmente o que constou do projeto. Claro que, para isso, houve um demonstrador, para diminuir os riscos.
Mas, enfim, se cumprir tudo o que está no papel... Snowden terá sido a melhor coisa que poderia ter acontecido ao Brasil.




"Os primeiros quarenta anos da vida dão o texto, os trinta anos restantes possibilitam o comentário".
Arthur Schopenhauer
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18635
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceu: 1928 vezes
Agradeceram: 2420 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77613 Mensagem por knigh7 » Seg Dez 14, 2015 1:10 am

Ai meu Deus agora a FAB queria o Rafale e não queria o Gripen NG...




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77614 Mensagem por Bolovo » Seg Dez 14, 2015 1:22 am

Em sempre achei curiosa a questão do "alcance decepcionante" colocada pelo COPAC em relação ao Su-35. A FAB anunciou o shortlist, que excluiu o caça russo da competição, no dia 1º de outubro de 2008. Coincidência ou não, no dia seguinte, 2 de outubro de 2008, voou o segundo protótipo do Su-35. Até a data em questão, o primeiro protótipo tinha voado pouca coisa, algo em torno de 40 voos. Lembrando que o primeiro protótipo fez no começo apenas voos de testes aerodinâmicos, sem levar carga, armamento, nem com radar estava equipado. Como a FAB sabia tanto de uma aeronave que até os russos sabiam tão pouco? Deve ser o mesmo supercomputador que calculou o "fantástico alcance" do Gripen NG, né?




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Mathias
Sênior
Sênior
Mensagens: 1402
Registrado em: Seg Jun 18, 2012 8:10 pm
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 2 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77615 Mensagem por Mathias » Seg Dez 14, 2015 1:25 am

Olá Mathias.
Vamos então citar dois países igualmente grandes, fora da europa, Canadá e Austrália. Ambos defendiam/defendem seu largos territórios com aviões médios (CF-18, F-18). Aviões que tanto em capacidade de armas, quanto em alcance, são iguais ou inferiores ao Gripen NG. Gripen, aliás, que a Copac avaliou como tendo um alcance até mesmo superior a um caça pesado como o Super Hornet. Isso é uma pequena revolução, no meu entender. Guerra de longo alcance não ser mais uma exclusividade do caça pesado.
E quanto ao caça pesado em si.. Não tenho dúvidas do longo alcance de um F-15E (eles evoluíram demais o consumo daquelas turbinas), mas (sem ideologice alguma), tenho sim dúvidas quanto ao SU-35, sobretudo pela observação da Copac acerca da autonomia "decepcionante".
O Gripen-NG foi considerado insuficiente na Suíça exatamente para o lugar do F-18C, preferira mantê-lo a comprar Gripen.

Amigo, por favor, "o Gripen carrega mais carga e tem mais alcance com carga que um F-18E"?
Primeiro, carga é = arma. Tanque externo não é carga, é uma penalidade em termos de arrasto e degradação de desempenho aerodinâmico, uma troca de favores e desfavores
.
Segundo, uma coisa é o alcance vazio e outra bem diferente é o carregado.
Nós já vimos aqui (até matematicamente) que um caça leve sofre muito mais que um pesado para uma mesma carga e a diferença aumenta brutalmente conforme se aumenta a carga externa.
Não existe mágica que mude isso, é a física, a aerodinâmica.

Se fosse fácil assim, pense: Porque se fazem (e vai-se continuar fazendo) caças pesados nas maiores potências militares e tecnológicas do Mundo se a SAAB, sem nenhuma novidade tecnológica, aliás com soluções aerodinâmicas bem antigas, conseguiu "um caça leve que faz mais que um pesado"?
É impossível que esses atores militares estejam todos errados e a Suécia, um anão militar quando comparada a esses, esteja certa e descobriu uma nova tecnologia mirabolante.

Amigo, o que esse cara da COPAC disse vai contra o que o mundo inteiro diz, que o Flanker é um caça pesado de longo alcance da categoria do F-15.
Pessoas da FAB já disseram que desconhecem o PAK-FA, coisa que num país mais comprometido com a sua Defesa ensejaria no mínimo uma reprimenda pública.
Outras disseram que nem o PAK nem o SU-35S voariam, que eram apostas de altíssimo risco.
Outras ainda disseram que escolheram o Gripen-NG para economizar escadinhas e hangaretes.
Mais outras disseram que ao final do processo seremos donos de 100% do avião.

Pense, imagine o cmte ou alguém da USAF dizendo esse tipo de coisa nos EUA.

As pessoas em determinados cargos políticos dizem o que precisam dizer, especialmente para um público leigo.
Sabe, são óticas diferentes. No que tange a capacidade militar mesmo, o Gripen consegue um desempenho que nada fica a dever a um F-15 e um SU-35 (quanto a desempenho, não tenho dúvidas que o avião é um monstro): dogfight (taxa de giro sustentado) e BVR (swashplate, vocação para voar alto e rápido, Meteor).
Taxa de giro sustentado com que carga?
Com quanto tempo de PC disponível?
Contra vetoração de empuxo o EF já viu que não dá, tomou de 10X0.

SWASH plate é muito bom mas não é uma panaceia, até porque a antena do SU-35 é bem mais que um swashplate. Mas contra antenas fixas sim, é uma bela vantagem

Meteor longo alcance e os outros vão ficar dormindo?
AIM-120D, R-77MD, R-37, R-27ER/EA/EM; tudo isso tem alcance acima dos 100Km, um deles inclusive já abateu alvo voando baixo a ~300 Km, um míssil de cruzeiro, com RCS bem menor que o menor dos caças de 4ºG.

E você acha que quem está num caça pesado vai entrar num combate que iguale seu avião a um caça leve?
Quem está num F-15 virá alto, rápido, muito rápido, vai atirar de longe; você pode entrar e sair do combate, pode atirar mais vezes, mesmo com menos chances de acerto, apenas para fazer seu inimigo manobrar, gastar combustível e perder a inciativa.
Enfim, escolhe quando entrar e sair do combate.
No meu modo de entender, mesmo que tivesse um índice de desempenho de 10% a 20% menor, ainda assim, pelo custo/benefício, acho que valeria a pena...
Quem sabe não foi isso que os Suíços fizeram quando escolheram o Gripen, após uma segunda avaliação (onde aí constou o NG). E sabe porque eu acho que se deu assim ? Porque para apenas (ou principalmente) o avião fazer a diferença, penso que só tem um que faz: o stealth.


Na verdade os suíços escolheram foi ficar com o F-18C mesmo.

Bem, aí não é só diferença, é uma diferença absurda, de gerações mesmo, o que não é o caso aqui.
Mas eu acho que se fosse toda essa panaceia os EUA e todas as maiores potências aposentariam seus caças de 4ºG, e no entanto eles voarão juntos. Cada um terá sua missão.

E se não há diferenças, repito, porque as maiores e melhores FAer do mundo não abandonaram seus caças pesados?
Assim, treinamento é muito importante. Quanto mais horas de vôo, melhor. E isso num contexto onde a FAB continuará sofrendo com engasgos orçamentários. A pensão das filhas é um exemplo emblemático. A situação começará a melhorar lá por 2025/2030, salvo engano.
Então, é ter a melhor força aérea, com o menor custo possível, que te possibilite um bom número de horas de vôo e de treinamento.


Se a banda tocasse assim nós hoje deveríamos estar voando vinte mil horas/ano por piloto, afinal, usamos o baratíssimo F-5M.
O que acontece é que se você tiver caça grande vai cortar 50% nele; se tiver pequeno, idem; se tiver nenhum, também vai ter que se virar e cortar 50% de alguma coisa.
O corte não é proporcional, com uma grande diferença, literalmente.
Você pode encostar metade dos seus SU-35S ou metade dos seus Gripen-NGr, ou ainda metade dos dois.
Você tem o que você tem, e quando a necessidade chegar a grana VAI aparecer e aí você vai usar exatamente aquilo que tem no seu "estoque", seja um fuzil ou uma carabina 22 LR.

Essa conversa de que avião barato voa mais é o que é, conversa. Basta ver nossa disponibilidade e HV/ano nos F-5 e A-1.
Orçamento de 100, corta metade.
Orçamento de 500, corta a metade.
É assim que funciona.
Quanto ao Gripen NG, minha maior preocupação não é com o avião em si. É que "nao estrague na capação", como diz o ditado. Ou seja, que tudo acabe sendo realmente bem executado e cumpra fielmente o que constou do projeto. Claro que, para isso, houve um demonstrador, para diminuir os riscos.
Mas, enfim, se cumprir tudo o que está no papel... Snowden terá sido a melhor coisa que poderia ter acontecido ao Brasil.
Dependendo do que se espera como hipótese de emprego, sim.
Ou não, mesmo com o programa sendo cumprido à risca.




“Os únicos derrotados no mundo são os que deixam de lutar, de sonhar e de querer! Levantem suas bandeiras, mesmo quando não puderem levantar!”.
Mujica.
Avatar do usuário
Mathias
Sênior
Sênior
Mensagens: 1402
Registrado em: Seg Jun 18, 2012 8:10 pm
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 2 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77616 Mensagem por Mathias » Seg Dez 14, 2015 1:31 am

.




Editado pela última vez por Mathias em Qua Dez 23, 2015 6:53 pm, em um total de 1 vez.
“Os únicos derrotados no mundo são os que deixam de lutar, de sonhar e de querer! Levantem suas bandeiras, mesmo quando não puderem levantar!”.
Mujica.
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18635
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceu: 1928 vezes
Agradeceram: 2420 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77617 Mensagem por knigh7 » Seg Dez 14, 2015 1:53 am

Mathias escreveu:O que foi escrito:
A FAB como vocês dizem é realmente engraçada, porque olha só o que ela já andou colocando nas suas listsa de desejos:
"ListaS de desejoS intui, supõem, admite, sugere que há mais coisas, é óbvio.

E aqui a inutilidade colocada após:
Ai meu Deus agora a FAB queria o Rafale e não queria o Gripen NG...
Realmente assim fica difícil debater.


Vc não colocou o GripenNG na lista de desejos da FAB, mas colocou o Rafale. Acidentalmente? É uma das mentiras que espalha na qual o Gripen NG "foi o que sobrou", um modo pejorativo, mais um dos varios acintes que faz contra o Gripen e a FAB. E vc faz isso com o melhor avaliado pela FAB.




Editado pela última vez por knigh7 em Seg Dez 14, 2015 2:27 am, em um total de 1 vez.
Galina
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 310
Registrado em: Qua Jul 02, 2008 4:36 pm
Agradeceu: 4 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77618 Mensagem por Galina » Seg Dez 14, 2015 2:22 am

O Gripen-NG foi considerado insuficiente na Suíça exatamente para o lugar do F-18C, preferira mantê-lo a comprar Gripen.
Bom, pelo pouco que "sei", com o Gripen NG a história foi diferente. Com o Gripen C, parece que foi isso que aconteceu.
Amigo, por favor, "o Gripen carrega mais carga e tem mais alcance com carga que um F-18E"?
Primeiro, carga é = arma. Tanque externo não é carga, é uma penalidade em termos de arrasto e degradação de desempenho aerodinâmico, uma troca de favores e desfavores
O amigo (você certamente não se importa que eu assim também o chame) deveria perceber que a frase entre aspas (e portanto), atribuída a mim, não é minha... É uma deturpação do texto original. Leia o texto com mais atenção.
Segundo, uma coisa é o alcance vazio e outra bem diferente é o carregado.
Nós já vimos aqui (até matematicamente) que um caça leve sofre muito mais que um pesado para uma mesma carga e a diferença aumenta brutalmente conforme se aumenta a carga externa.
Não existe mágica que mude isso, é a física, a aerodinâmica
.

Há diferença no arrasto. Ponto.
Se fosse fácil assim, pense: Porque se fazem (e vai-se continuar fazendo) caças pesados nas maiores potências militares e tecnológicas do Mundo se a SAAB, sem nenhuma novidade tecnológica, aliás com soluções aerodinâmicas bem antigas, conseguiu "um caça leve que faz mais que um pesado"?
Que não faça mais... Como disse, se fizesse até 10/20% a menos, em termos de desempenho, ainda penso que estaria valendo. Quanto a alcance, qual é a missão ??
É impossível que esses atores militares estejam todos errados e a Suécia, um anão militar quando comparada a esses, esteja certa e descobriu uma nova tecnologia mirabolante.
A descoberta de novas técnicas, táticas, e conceitos não está adstrita apenas a gigantes militares, está ? Israel é um anão, territorialmente falando inclusive... e de lá muita coisa boa saiu.
Bem, o que eu quis dizer: que o Gripen NG tenha aquele raio de ação de 1300 km (com cargas externas - sim, prefiro manter a terminologia), e que um F-15E tenha 1600 km, o raciocínio que fiz é na base do custo-benefício.
Taxa de giro sustentado com que carga?
Com quanto tempo de PC disponível?
Contra vetoração de empuxo o EF já viu que não dá, tomou de 10X0.
É, apenas a Copac para saber... Quanto ao 12x0, quais as regras de combate ?? Difícil saber né...
E você acha que quem está num caça pesado vai entrar num combate que iguale seu avião a um caça leve?
Quem está num F-15 virá alto, rápido, muito rápido, vai atirar de longe; você pode entrar e sair do combate, pode atirar mais vezes, mesmo com menos chances de acerto, apenas para fazer seu inimigo manobrar, gastar combustível e perder a inciativa.
Enfim, escolhe quando entrar e sair do combate.
Eu já comentei sobre BVR aqui. Não vou ser exaustivo. Mas veja que o F-15 virá "mais alto, rápido", ignora o fato do Gripen (e outros delta/canards) também terem excelentes características de voar alto e rápido. Já houve inclusive, declarações da Copac sobre a habilidade do Gripen de voar alto e rápido.
Se a banda tocasse assim nós hoje deveríamos estar voando vinte mil horas/ano por piloto, afinal, usamos o baratíssimo F-5M.
O que acontece é que se você tiver caça grande vai cortar 50% nele; se tiver pequeno, idem; se tiver nenhum, também vai ter que se virar e cortar 50% de alguma coisa.
Eu tenho seríssimas dúvidas. O Mirage 2000C estava paralisando o orçamento da IIIFAE. Motivo ? Custo da hora vôo era, de longe, o maior...




"Os primeiros quarenta anos da vida dão o texto, os trinta anos restantes possibilitam o comentário".
Arthur Schopenhauer
Avatar do usuário
Mathias
Sênior
Sênior
Mensagens: 1402
Registrado em: Seg Jun 18, 2012 8:10 pm
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 2 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77619 Mensagem por Mathias » Seg Dez 14, 2015 2:40 am

.




Editado pela última vez por Mathias em Qua Dez 23, 2015 6:53 pm, em um total de 1 vez.
“Os únicos derrotados no mundo são os que deixam de lutar, de sonhar e de querer! Levantem suas bandeiras, mesmo quando não puderem levantar!”.
Mujica.
Avatar do usuário
Mathias
Sênior
Sênior
Mensagens: 1402
Registrado em: Seg Jun 18, 2012 8:10 pm
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 2 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77620 Mensagem por Mathias » Seg Dez 14, 2015 3:26 am

.




Editado pela última vez por Mathias em Qua Dez 23, 2015 6:54 pm, em um total de 1 vez.
“Os únicos derrotados no mundo são os que deixam de lutar, de sonhar e de querer! Levantem suas bandeiras, mesmo quando não puderem levantar!”.
Mujica.
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77621 Mensagem por Carlos Lima » Seg Dez 14, 2015 5:29 am

A solução para o F-X depois de se arrastar por quase 2 décadas (para mim esse é e sempre foi o maior problema desse projeto) tinha se tornado simples:

SHornet seria o escolhido e ponto. Fica feliz a FAB!! (Claro) fica super feliz a Embraer (Boeing).

Daí o Snowden apareceu. Aí deu Xabú e...

O Gripen venceu!

Era a escolha que era esperada? Não... nem de longe ou os Americanos não iriam fazer festa na AFA para mostrar o caça no "Ninho" da FAB, a Embraer não ia fazer aquele carnaval antecipado de namoro com a Boeing, o Dept de Estado não iria anunciar a venda de '36 SHornets' que depois sumiu, etc.

Tecnicamente o Gripen é uma boa escolha? Claro que sim! Considerando o que a FAB quer fazer com ele (eu li em algum lugar algo de alcance de interceptação mínimo de 250 milhas ou coisa parecida :| ) e para quem opera F-5 é anos luz uma ótima escolha!!

Estrategicamente é uma boa escolha? Não... pois vamos ficar em 2020 e poucos com algum conhecimento de parte de um projeto de 4 geração (excluindo aí coisas como Radar, motor e parte do recheio eletrônico) ... e considerando a 'escolhida' que era a Boeing... menos ainda.

Enfim... agora é fazer o melhor que dá com esse projeto do Gripen E e aguardar até 2024 (sem atrasos) para operar 'Full" uma aeronave de 4 geração.

Respeito quem está feliz e saltitante ou acha esses prazos e 'ganhos' fantásticos e que tem tudo a ver, eu só não compartilho da mesma opinião por conta dentre outras coisas do fantasma do AM-X... na hora que o cinto aperta a primeira coisa é colocar 'lastro' aonde devia ter um eletrônico aqui e outro ali...

Alguém falou recentemente e eu concordo... na atual conjuntura tínhamos que ter ido para uma prateleira 'estratégica' tipo Boeing, ou cancelar o projeto de vez e partir para compra direta, mas...

No fim das contas o que eu penso ou deixo de pensar realmente não vai mudar absolutamente em nada o que está por vir por aí [029] , mas como esse é um Fórum de debates, essa é a minha opinião.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18635
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceu: 1928 vezes
Agradeceram: 2420 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77622 Mensagem por knigh7 » Seg Dez 14, 2015 8:35 am

Mathias escreveu: Mas mesmo assim, mesmo com a agressividade de K7 da qual sou vítima inocente, eu vou explicar as coisas de uma maneira bem didática, simples mesmo.

Meu post, esse daS listaS, é sequência de outro que veio numa linha de ironia, no que eu segui com mais ironia, porque antes da ironia eu já vinha num debate mais sério com outro colega.
Daí as listas e as fotos irônicas sobre a FAB escolher caças pequenos e monomotores.

A agressividade patológica descontrolada obstrutiva esfumaçante distorce até mesmo o entendimento do escrito Português mais simples.
Observemos os S que eu grifei.
Indicam justamente o plural, o que significa no mínimo mais de um, ou seja, de cada foto se intui que havia PELO MENOS mais um avião naS listaS.

Como se pode ver, fui bastante democrático, bondoso até, ao deixar espaço para as paixões e loucuras de cada um, mesmo àqueles que quisessem fazer surgir das nuvens róseas um Gripen em toda a sua singela formosura e delicadeza sendo oferecido à FAB nos idos de 1950.
Imagino uma cena romântica nas terras daquela famosa fazenda dos iogurtes, os pombinhos ali, ao pé de uma frondosa bananeira onde Luzia estivera momentos antes:
Como você mente e manipula.

Outro modo seu é o sarcasmo. Quando você é contestado nesses absurdos, você tenta castigar. Agride e se põe de vítima. Que é o que você fez.

Foi bem claro o que você quis dizer:

Mathias escreveu:AAAHAHAHAHA!
Vocês não estão vendo, mas eu estou gargalhando muito com essa piada.

A FAB como vocês dizem é realmente engraçada, porque olha só o que ela já andou colocando nas suas listsa de desejos:

http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2010/07/Livro-Gloster-50-TF-7-4308-SC-21abr70-CED-Cole%C3%A7%C3%A3o-Camazano.jpg

http://www.combataircraft.com/aircraft/ffa18ef_p_01_l.jpg

https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/736x/2e/71/a7/2e71a784478701b75d03d904ea80fef2.jpg

http://www.projectoceanvision.com/vox/images/chapter06/f-4-phantom_q_fit.jpg

HAAAAAHAHAHAHA!

Todos caças médio pesados e bimotores... BIMOTORES, sabem de nada, inocentes!
HAAAAAAAHAHAHAHA!

Agora sim nós vamos rir!
Olha só o que ganharam:

http://i1153.photobucket.com/albums/p510/sulmodelismo/fab_f-5e_by_rodrigo_bendoraytes.jpg

AAAAAHAHAHAHA!
BIMOTOR, PIQUITITINHO E AINDA ASSIM BIMOTOR!

Demais essa, né não?
Hein?
Fala pra mim se essa piada não é melhor?

Ó, mais uma risadinha: AAAAAAAAAAAAAAHAHAHAHAHAHA!

Mais piadinha ou já tá bom, podemos continuar?
Tem mais coisa engraçada, ou chega?
Mathias escreveu: Bem, desconheço que já havia Gripen sendo oferecido à FAB nas épocas do Meteor, F-4 e F-5.
Pois é, por que você colocou o Rafale e o Super Hornet?

E detalhe: antes da decisão, você aprontava bastante com o Super Hornet. E se fosse ele o escolhido,iria fazer o mesmo que faz com o GripenNG. Faz parte desse seu jogo. Assim como você fez com o F-5, você quer mostrar constantemente que a FAB perdeu (porque a Força esnobou os caças que você torcia).
Mathias escreveu: Mas mesmo assim, caso algum admirador apaixonado cuja visão e entendimento esteja embaçada por essa tresloucada descontrolante paixão pelo Gripen quisesse, poderia adicionar àS listaS o seu amado idolatrado, pois deixei isso em aberto nos plurais impessoais, marcados pelos S.
Fui eu o autor daquele artigo à respeito do aumento do peso vazio do GripenNG e você sabe disso. Isso daí é uma tática rasteira sua.




Avatar do usuário
Thor
Sênior
Sênior
Mensagens: 1558
Registrado em: Dom Set 23, 2007 10:17 pm
Agradeceu: 34 vezes
Agradeceram: 185 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77623 Mensagem por Thor » Seg Dez 14, 2015 9:47 am

Partindo da premissa dita por você que isso é um fórum de debates, baseado em nossas "opiniões", escreverei junto às suas ideias, reforçando que estamos apenas no campo das ideias, pois podem não ser fatos. 8-]
Carlos Lima escreveu:A solução para o F-X depois de se arrastar por quase 2 décadas (para mim esse é e sempre foi o maior problema desse projeto) tinha se tornado simples:

SHornet seria o escolhido e ponto. Fica feliz a FAB!! (Claro) fica super feliz a Embraer (Boeing).

Daí o Snowden apareceu. Aí deu Xabú e...

O Gripen venceu!
Concordo que o atraso por 2 décadas é um dos potenciais problemas deste projeto. Concordo que se viesse o Super Hornet, a FAB e a Embraer ficariam felizes, pois como o próprio CMTAER comentou, qualquer uma das finalistas atenderia às necessidades da FAB.
Agora dizer que o Gripen venceu porque o Snowden apareceu não vejo fundamento nessa ideia. Em vários "vazamentos" e pronunciamentos oficiais, discutidos e demonstrados aqui neste forum exaustivamente, o Gripen se mostrou como a escolha preferida pela comissão que avaliou as aeronaves. Falar que o Gripen venceu porque deu xabú e graças ao Snowden pode ser uma inverdade.


Era a escolha que era esperada? Não... nem de longe ou os Americanos não iriam fazer festa na AFA para mostrar o caça no "Ninho" da FAB, a Embraer não ia fazer aquele carnaval antecipado de namoro com a Boeing, o Dept de Estado não iria anunciar a venda de '36 SHornets' que depois sumiu, etc.
Isso é muito relativo. Escolha esperada por quem? Pelos torcedores da Boeing? Pela FAB? Pelo Forum DB?
O aniversário de 60 anos da EDA (maio de 2012) foi uma festa muito bonita. Participaram aeronaves da Passaredo e Azul, com pinturas comemorativas, aeronaves acrobáticas, esquadrilha Halcones, time de demonstração da Marinha Canadense, aeronaves F-5M, passagem baixa de Mirage 2000, show da EDA, algumas outras aeronaves e atrações e uma (ou duas?) aeronaves F-18 da US Navy. As empresas participantes do F-X nesta época estavam promovendo suas aeronaves e empresas de várias maneiras. Dizem que os EUA já haviam gasto mais de USD 5 mi nesta campanha. A SAAB e Dassault também faziam atividades semelhantes, tais como promover visitas de políticos a Paris e Suécia, abrir o simulador de combate da Suécia por dois anos para nossos pilotos e controladores (aliás, isso foi um dos melhores treinamentos já vivenciados pela FAB). Não consegui associar o F-18 no aniversário do EDA como vitória certa, mesmo porque Snowden apareceu em 2013, e ainda em 2012 a Presidenta já havia anunciado que a decisão do F-X seria adiada mais uma vez.


Tecnicamente o Gripen é uma boa escolha? Claro que sim! Considerando o que a FAB quer fazer com ele (eu li em algum lugar algo de alcance de interceptação mínimo de 250 milhas ou coisa parecida :| ) e para quem opera F-5 é anos luz uma ótima escolha!!
Baseado nos "vazamentos", tecnicamente o Gripen não é uma boa escolha para a FAB, é a melhor.
Quanto ao alcance de 250 milhas, se for assim mesmo que esteja o requisito, cabe ressaltar que uma coisa é requisito mínimo a ser atendido pelas empresas ofertantes a fim de participarem das avaliações, outra coisa bem diferente é o resultado das avaliações.


Estrategicamente é uma boa escolha? Não... pois vamos ficar em 2020 e poucos com algum conhecimento de parte de um projeto de 4 geração (excluindo aí coisas como Radar, motor e parte do recheio eletrônico) ... e considerando a 'escolhida' que era a Boeing... menos ainda.
"...com algum conhecimento de parte de um projeto de 4 geração...", acho que temos que avisar a todas as empresas que enviaram centenas de técnicos e engenheiros para a Suécia, envolveram-se em modificações em suas plantas e negócios, debateram durante todo o processo do F-X as tecnologias que gostariam e poderiam absorver. Será que estamos corretos e alinhados com as empresas ao afirmar que o conhecimento adquirido será pouco? Eu não teria competencia para afirmar isso, menosprezando tudo o que está sendo feito.
Enfim... agora é fazer o melhor que dá com esse projeto do Gripen E e aguardar até 2024 (sem atrasos) para operar 'Full" uma aeronave de 4 geração.
Prefiro trabalhar com a data de 2021, quando teremos a aeronave nos Esquadrões, já certificadas. Concordo que é tarde, talvez um F-18 customizado para nossas realidades ficasse pronto antes. Jamais saberemos...

Respeito quem está feliz e saltitante ou acha esses prazos e 'ganhos' fantásticos e que tem tudo a ver, eu só não compartilho da mesma opinião por conta dentre outras coisas do fantasma do AM-X... na hora que o cinto aperta a primeira coisa é colocar 'lastro' aonde devia ter um eletrônico aqui e outro ali...
Para alguns o AM-X foi um fantasma, com poucos ganhos; para os engenheiros chefes, que tocaram os demais projetos da Embraer, foi um marco decisivo de transformação de nossa indústria aeronáutica. Quanto a colocar lastro aqui e acolá, será que com o financiamento já aprovado e com tudo já definido em contrato, inclusive armamento e contrato de operação assistida, isso vai acontecer com o Gripen?

Alguém falou recentemente e eu concordo... na atual conjuntura tínhamos que ter ido para uma prateleira 'estratégica' tipo Boeing, ou cancelar o projeto de vez e partir para compra direta, mas...
... mas o interesse nacional era o de maior independência tecnológica possível, com transferência de tecnologia nas áreas selecionadas pelo parque industrial brasileiro, em conjunto com a FAB. Não adianta falar de motores e radares AESA, pois isso está fora de cogitação em qualquer projeto que fosse escolhido, o buraco é mais embaixo e demorará décadas para o Brasil dominar essa área.

No fim das contas o que eu penso ou deixo de pensar realmente não vai mudar absolutamente em nada o que está por vir por aí [029] , mas como esse é um Fórum de debates, essa é a minha opinião.
...mas como esse é um Fórum de debates, essa é a minha opinião.
[]s
CB_Lima
Abraços




Brasil acima de tudo!!!
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77624 Mensagem por Luís Henrique » Seg Dez 14, 2015 11:03 am

luis Cláudio escreveu:
Luís Henrique escreveu: Bom, eu já coloquei isso aqui diversas vezes, assim como outros, mas faço questão de repetir:
Eu sou membro há apenas 40 dias desse fórum.
Luís Henrique escreveu: 1) SENSORES:
O radar do Gripen NG pesa 215 kg. O radar do Su-35S pesa cerca de 600 kg.
Em termos de tamanho, idem. O IRBIS-E é MUITO MAIOR que o Raven.
A antena do Raven possui 600mm de diâmetro. A antena do IRBIS possui 900mm de diâmetro.
O Raven possui 1.000 módulos transmissores/receptores. O IRBIS possui 1.772 módulos.
Conclusão óbvia: O Gripen NG poderá detectar alvos aéreos a cerca de 200 km de distância. O Su-35S pode detectar alvos aéreos a cerca de 400 km de distância.
Não alcance do Raven não tem apenas 200km de distância, não sei exatamente, mas é bem mais. E já argumentei sobre isso no post que você está quotando.

E o Su-35 tem um rcs bem maior que o Gripen.
Luís Henrique escreveu: O mesmo ocorre nos DEMAIS sensores. A aeronave é muito maior, tem muito mais espaço e tem muito mais potência, pode carregar sensores maiores, mais pesados e 'energizá-los' com muito mais potência...
O quê? IRSTs, MAWS, IFF não são grandes. Aliás, o alcance do IRST do Su-35, o OLS-35, é de 30MN (~50km). Já o Skyward, dependendo se o alvo está virado com a turbina voltada para o IRST ou com a frente voltada para ele fica entre 100km e 145km.
Luís Henrique escreveu: 2) ARMAMENTOS:
Enquanto que o Gripen carrega um Meteor com peso de 185 kg e alcance de + 120 km o Su-35S pode carregar um R-37M ou um KS-172 que pesam 600 kg ou 750 kg e possuem alcance de 300 km ou 400 km. Ou carregar um míssil SEMELHANTE ao Meteor (RVV-SD), mas em MAIORES quantidades.
O R-37 e o KS-172 foram projetados para atacar AWACS e C4ISTAR. São mísseis pouco manobráveis.

O alcance do Meteor é bem mais de 120km.
O GripenNG pode carregar Meteors em 8 estações 2R,3R,4R,5R, 5C, 5L, 4L, 3L, 2L. E ainda por cima, pode empregar cabides duplos.
Luís Henrique escreveu: Olha essa configuração de superioridade aérea do Su-35: 4 R-37M + 8 RVV-SD + 2 R-73M. Total de 14 mísseis, sendo 8 da classe do Meteor e 4 de MUITO LONGO alcance, mísseis capazes de destruir aeronaves AWAC´s, aeronaves REVO, etc. E isto com 11.500 kg de combustível interno, propiciando uma missão de LONGO ALCANCE.
Luís Henrique escreveu: O Gripen para missão de longo alcance teria que levar NO MÍNIMO 2 tanques externos, o que faria sobrar espaço para 4 Meteor e 2 Iris-T.
Com 2 tanques externos, o GripenNG poderia levar 4 Meteos sob a fuzelagem (em 2 cabides duplos), 4 Meteors sob as asas (2 cabides duplos) nos pontos 2L e 2R+ 2 Iris-t.
Ou seja 10 mísseis.
Luís Henrique escreveu: O Su-35S teria 8 RVV-SD contra 4 Meteor (o DOBRO). 2 R-73M contra 2 IRIS-T e 4 R-37M contra 0 mísseis dessa capacidade no Gripen NG.

Só como observação: O Su-35S pode carregar 5 'brinquedinhos' desses (R-37M ou KS-172)
Om relação aos mísseis BVR e WVR respondi acima. O Su-35S pode carregar esses mísseis anti-awacs (ks-172 e R-37M) porque eles fabricam mísseis desse tipo. Não é porque o GripenNG não pode.
Luís Henrique escreveu: Em uma missão de ataque anti-navio:
Enquanto que um caça leve como o Gripen carrega 2 RBS-15 que é um míssil anti-navio SUBSÔNICO que pesa 800 kg e possui 250 km de alcance.
E para isto utiliza as estações 3 que são as mesmas que levam aquele tanque de combustível maior. Portanto com 2 mísseis anti-navio RBS-15, o Gripen fica limitado a utilizar UM ÚNICO tanque de combustível externo e ainda tem que ser o menor de 1.100 L. Ou seja, NUNCA terá o mesmo alcance que o Su-35S para este tipo de missão.
E a diferença não fica apenas no alcance, o Su-35S pode carregar 5 KH-59MK que é um míssil anti-navio subsônico que pesa 930 kg e possui 285 km de alcance.

O Su-35 ainda pode carregar mísseis anti-navio maiores e mais pesados, como o Brahmos. Caso seja integrado o Su-35S pode levar 3 Brahmos.
O Su-35S pode carregar um míssil anti-navio ainda maior e mais pesado que o Brahmos. O Moskit. Neste caso ele carrega apenas 1 Moskit.
O Brahmos pesa 3.000kg. E a capacidade de cargas externas do Su35S é de 8.000kg. Quanto ao Moskit, ele pesa 4.500kg e o Su35 apenas pode levar 1 no centerline.

O RBS-15 é um míssil de grande diâmetro, o que impossibilita de ser utilizado nos pontos ventrais e no 2R e 2L. O que não ocorre com mísseis como o Harpoon, AM39 Exocet, e o MAN (que é uma cópia do Exocet). Em termos de mísseis anti-navios, o GripenNG estará habilitado para carregar em 6 pontos:


Imagem

Com 2 tanques subalares, ainda sobre 4 pontos para utilizar um míssil antinavio. E detalhe: o Harphoon pesa 580kg e o AM39Exocet 670kg. Não são pesados.
O HarpoonBL2 tem um alcance de cerca de 250km.

Luís Henrique escreveu: Portanto 5 mísseis anti-navio contra 2. Capaz de realizar missão anti-navio de LONGO alcance, enquanto que o Gripen NG com apenas 1 tanque externo pequeno NÃO conseguirá atingir o mesmo alcance.
Com 3 tanques o GripenNG poderá levar 2 mísseis antinavios. E vai conseguir levar tão longe quanto o Su-35S, já que ele não estará levando nenhum tanque externo.

Luís Henrique escreveu: Olhe essa configuração multi-missão de ataque anti-navio e defesa aérea:
O Su-35S com 4 KH-59MK + 8 RVV-SD + 2 R-73M
e o Gripen: 2 RBS-15 + 4 Meteor + 2 Iris-T + 1 tanque externo de combustível pequeno de 1.100 L


O Su-35 pode ter 14 pontos, mas acho que não tem espaço para essa configuração.

No caso do GripenNG fica assim: 2 tanques de 1.100L, 2 Iris-T, 4 Meteors (subalares)+ 2 mísseis antinavios como o MAN, Harpoon ou Exocet.

Luís Henrique escreveu: O Su-35S carrega o DOBRO de mísseis anti-navio podendo atingir o DOBRO de alvos, carrega o DOBRO de mísseis BVR podendo atingir o DOBRO de alvos e realiza a missão de LONGO alcance, enquanto que o Gripen NG com apenas 1 tanque de 1.100 L NUNCA terá a mesma autonomia de vôo/ o mesmo alcance do Su-35S.
Portanto, não.

Luís Henrique escreveu:
4) ALCANCE:
Na autonomia, um caça pesado, MUITO mais potente sofre BEM MENOS à medida que carrega mais peso.
O alcance do Gripen sem armas impressiona, mas já vimos aqui no DB o que ocorre à medida que colocamos uma carga mais pesada.
Com carga média de armas o Su-35S possui cerca do DOBRO do alcance e com carga pesada de armas o Su-35S possui cerca do TRIPLO do alcance do Gripen.
Tentar minorar esta diferença com tanques externos de combustível prejudica ainda mais a menor capacidade de carregar armamentos....
Gostaria que você mostrasse dados oficias de alcance do Su-35 com armas. O que tem do GripenNG armado são simulações, são várias, mas é o que tem e é o que possível mostrar.
Luís Henrique escreveu: 5) POTÊNCIA:
A diferença de potência. 29.000 kg/F contra 10.000 kg/F.
E antes que diga que o Su-35 é mais pesado, mesmo assim ele não é 3x mais pesado e É 3x mais potente.
A relação potência/peso é muito mais favorável para os caças pesados.
10.000 kg/F de potência e 8.000 kg de peso vazio para o Gripen NG = 1,25 kg/F / kg
29.000 kg/F de potência e 18.400 kg de peso vazio para o Su-35 antigo = 1,58 kg/F / kg (esse peso vazio é do Su-35 ANTIGO, mas coloquei apenas para mostrar que MESMO CONSIDERANDO ESTE PESO, a diferença é grande)
29.000 kg/F e 16.500 kg de peso vazio para o Su-35S = 1,76 kg/F / kg.


Peso vazio x peso vazio? Não serve, porque o Su-35 consome 2,35 vezes mais combustível por km que o GripenNG.
MTOW? Não serve pois o Su-35S carrega apenas 86%do seu peso vazio, enquanto que o GripenNG carrega 110%.
Luís Henrique escreveu: Tá bom ou quer mais? Não tem como nivelar. São CATEGORIAS diferentes.
Não, quero mais. Pois o que vc mostrou é facilmente contestado.

1) Duas afirmações sem provas, sem links, sem fontes.
Você simplesmente diz: o alcance de detecção do Raven é muito superior a 200 km, não sei quanto mas é.
E o RCS do Su-35S é muito maior que o do Gripen.

Ai fica difícil.

Eu apresentei, pelo menos, argumentos.

A Dassault diz que o alcance de seu radar AESA é 50% maior que do radar anterior.

A menos que a Selex possua uma tecnologia muito superior à Thales, seria normal supor que conseguiram algo semelhante.

Se o PS-05 possui alcance máximo de 120 km, 50% mais alcance seria 180 km.
Portanto, dizer que é um radar com cerca de 200 km de alcance parece bem RAZOÁVEL para mim.

E o IRBIS-E chega em 400 km de alcance.

Não existe diferença para você???

Sobre RCS, não é porque o Su-35S é maior que seu RCS é necessariamente maior.
Também não é porque é um caça novo mas é uma 'evolução' de um caça que foi projetado na década de 60 que isto prejudica a RCS dele em relação ao Gripen, pois este também é um caça novo e uma 'evolução' de um caça que foi projetado na década de 70.
Portanto são ambos NOVOS ou ambos VELHOS.

Se pesquisar um pouco verá que em pouquíssimos caças de 4a geração se teve tanto trabalho para redução da RCS.
O canopy 'eletro magnetizado' é algo que não li sobre nenhum outro, por exemplo.

E não sei se você sabe mas a redução de RCS não é PROPORCIONAL com a redução na detectabilidade ou com a degradação do radar adversário.
Isso é MUITO IMPORTANTE saber.
Apenas para ficar claro o que quero dizer: Se o alvo possui RCS de 3m² e o radar inimigo consegue detectá-lo a 400 km de distância, para ele REDUZIR esta detecção pela METADE, não basta ele reduzir a RCS de 3m² para 1,5m² (que seria a metade), ele precisaria reduzir a RCS de 3m² para 0,19m², portanto teria que ter uma RCS 16 vezes menor.

Resumindo: a diferença do alcance de detecção dos radares IRBIS e Raven é tão grande e a redução que ocorre a medida que diminuímos a RCS é tão PEQUENA, que o Gripen teria que ser FURTIVO para COMPENSAR a diferença nos sensores.

Pois não sendo furtivo e ainda mais carregando armamentos EXTERNAMENTE é praticamente impossível existir uma diferença de 16x entre a RCS do Su-35 e do Gripen NG.

Portanto é sim uma vantagem dos caças pesados, tanto do Su-35S como do F-15SE.

2) Sim. O Skyward promete ser um dos melhores.

Mas seja razoável. O OLS-35 chega em 90 km de alcance de detecção. E só para PROVAR o meu ponto, o MiG-35 também possui IRST só que é MENOR e possui MENOS alcance que o do Su-35S. O alcance cai de 90 km para 60 km, algo natural que ocorre em caças maiores e menores. Assim como os caças, os sensores também são menores.

Só um detalhe, o IRST do Su-35 está em operação há anos. Já o Skyward-G nos será entregue junto com os Gripen NG na próxima década.
E os russos não param.
O 101KS-V do Pak-Fa será muito superior ao OLS-35 e como o Su-35S é grande, poderá utilizar este sistema no futuro.
Ele é um IRST de nova geração que utiliza a revolucionária tecnologia QWIP (Quantum Well Imaging Photodetectors)...

3) Não são pouco manobráveis. Podem destruir alvos manobrando 8G.
É mais que o suficiente para a missão. E dependendo das circunstâncias podem sim destruir caças manobráveis.

Não brinque.
Esse negócio de cabides duplos é puro marketing e o Gripen NG não pode carregar o meteor em 8 pontos.
São 7 no MELHOR caso. Aliás, esta na imagem que você mesmo postou.

4) 2 tanques externos + 10 mísseis??? Nem em sonho.
Com 2 tanques externos de combustível, no MÁXIMO poderá levar 5 Meteor e 2 Iris-T. São 7 mísseis, sendo 5 de médio alcance e 2 de curto.
Contra 14 mísseis no Su-35S. É o DOBRO sim. E além de levar o dobro, está levando 4 mísseis de MUITO LONGO alcance, bem maiores e mais pesados que o Meteor.
Só não enxerga a diferença quem realmente não quer...

5) O Brahmos aero-lançado será mais leve.
Fonte: http://www.brahmos.com/content.php?id=10&sid=10

O Gripen NG poderá carregar 6 mísseis anti-navio da classe do Penguim.

O RBS-15 são apenas 2 mísseis. O Su-35S carrega 5 mísseis MAIORES E MAIS PESADOS que o RBS-15.
Ou 3 mísseis MUITO MAIORES E MAIS PESADOS como o Brahmos.

6) Com 2 tanques sub-alares hipoteticamente sobra espaço para 4 mísseis anti-navio da classe do Penguim.
Mísseis como o RBS-15 apenas 2 e isso utilizando APENAS 1 tanque central de 1.100 L.
Com 2 tanques de combustível externo você leva no máximo 1 míssil RBS-15. Seria o míssil na estação 3 (esquerda ou direita), 1 tanque na estação 3 que sobrar e 1 tanque no centro, em qualquer estação 5.

7) Novamente, com 3 tanques externos e 2 mísseis anti-navio DA CLASSE DO PENGUIM, o Gripen NG estará muito próximo de seu MTOW.
Enquanto que o Su-35S estará levando 5 mísseis em vez de apenas 2, e um míssil anti-navio de OUTRA CATEGORIA. Um míssil anti-navio com mais que o dobro do peso e muito mais alcance.

Você realmente não enxerga diferenças???

Um míssil que pesa menos de 400 kg com 55 km de alcance contra um míssil com mais de 900 kg e 285 km de alcance.
O Gripen carregando 2 mísseis de categoria INFERIOR e o Su-35S carregando 5 mísseis de categoria superior.
É a mesma coisa???


8) Primeiro: O míssil não é como o MAN, Exocet ou Harpoon, é um míssil da categoria do Penguim.
Segundo: Não cabe 4 meteor em 3 estações sob a fuselagem. São 3 Meteor.
Terceiro: Nesta configuração o Gripen NG estará com quase peso máximo.
Enquanto que do outro lado para levar 3 BVR + 2 IR + 2 mísseis anti-navio da classe do Penguim, não faz nem cócegas na aeronave.
E na configuração que eu citei: 4 KH-59MK + 8 RVV-SD + 2 R-73M você tem o DOBRO de mísseis anti-navio e sendo um míssil DE OUTRA CATEGORIA, bem superior, com quase 6x mais alcance, etc. Tem quase o TRIPLO de mísseis BVR.

Realmente só não enxerga diferenças quem realmente não quer.

E você pode comprovar esta configuração facilmente na imagem abaixo:
E se verificar os pesos dos armamentos verá que ainda falta bastante para chegar em 8T.

Imagem

9) Portanto não? Creio que sim.

10) Não tenho essa informação oficial. Mas o que temos de oficial é isso:
Alcance traslado com combustível interno:
Su-35S = 3.600 km
Gripen NG = 2.500 km

A medida que coloca armamentos (peso) o que ocorre com o alcance???
Temos uma fórmula matemática para isso, postada creio que na página 5.113 pelo Marechal
Ai vai:

ALCANCE = Imagem
Se quiser detalhes, volte lá e entenderá que um caça leve é muito mais penalizado que um caça pesado à medida que se aumenta a carga (peso).
E verá como conclui, pelo menos, aproximadamente, que o alcance do Su-35S é o DOBRO que o do Gripen NG com carga MÉDIA de armas e o TRIPLO com carga PESADA de armas.

11) É. Nada serve quando não queremos.
Mas a verdade não muda. O Su-35S possui relação potência/peso MUITO SUPERIOR ao Gripen NG, sendo considerado peso vazio, MTOW ou qualquer outro.

12) Contestar sem provar, sem fontes oficiais, etc é fácil. Como você mesmo disse, o alcance de detecção do Raven é muito maior, só não sei quanto.
Ou informações de cabides duplos, 8 pontos para mísseis Meteor, míssil anti-navio da categoria do Penguim confundido com Harpoon e Exocet, etc.
Ai fica fácil contestar. Mas você perceberá, se quiser, que não é bem assim como você colocou.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceu: 391 vezes
Agradeceram: 245 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77625 Mensagem por kirk » Seg Dez 14, 2015 11:17 am

Carlos Lima escreveu:A solução para o F-X depois de se arrastar por quase 2 décadas (para mim esse é e sempre foi o maior problema desse projeto) tinha se tornado simples:

SHornet seria o escolhido e ponto. Fica feliz a FAB!! (Claro) fica super feliz a Embraer (Boeing).

Daí o Snowden apareceu. Aí deu Xabú e...

O Gripen venceu!

Era a escolha que era esperada? Não... nem de longe ou os Americanos não iriam fazer festa na AFA para mostrar o caça no "Ninho" da FAB, a Embraer não ia fazer aquele carnaval antecipado de namoro com a Boeing, o Dept de Estado não iria anunciar a venda de '36 SHornets' que depois sumiu, etc.

Tecnicamente o Gripen é uma boa escolha? Claro que sim! Considerando o que a FAB quer fazer com ele (eu li em algum lugar algo de alcance de interceptação mínimo de 250 milhas ou coisa parecida :| ) e para quem opera F-5 é anos luz uma ótima escolha!!

Estrategicamente é uma boa escolha? Não... pois vamos ficar em 2020 e poucos com algum conhecimento de parte de um projeto de 4 geração (excluindo aí coisas como Radar, motor e parte do recheio eletrônico) ... e considerando a 'escolhida' que era a Boeing... menos ainda.

Enfim... agora é fazer o melhor que dá com esse projeto do Gripen E e aguardar até 2024 (sem atrasos) para operar 'Full" uma aeronave de 4 geração.

Respeito quem está feliz e saltitante ou acha esses prazos e 'ganhos' fantásticos e que tem tudo a ver, eu só não compartilho da mesma opinião por conta dentre outras coisas do fantasma do AM-X... na hora que o cinto aperta a primeira coisa é colocar 'lastro' aonde devia ter um eletrônico aqui e outro ali...

Alguém falou recentemente e eu concordo... na atual conjuntura tínhamos que ter ido para uma prateleira 'estratégica' tipo Boeing, ou cancelar o projeto de vez e partir para compra direta, mas...

No fim das contas o que eu penso ou deixo de pensar realmente não vai mudar absolutamente em nada o que está por vir por aí [029] , mas como esse é um Fórum de debates, essa é a minha opinião.

[]s
CB_Lima
Pelo que foi dito pelo Cmte da Aeronáutica isso simplesmente não é verdade !
Reunião: CRE - 32ª reunião, extraordinária (1ª parte - audiência pública; 2ª parte - deliberativa)
Data: 13/08/2013
Horário de Início: 14:30

A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Maioria/PP - RS) - Eu só queria, junto à pergunta que V. Exª fez, como o Comandante Saito não... E seria próprio não responder uma pergunta da natureza dessa que V. Exª fez – Qual é o modelo que é o melhor?

O SR. JUNITI SAITO – Há ofertante que diz que vai abrir toda a caixa preta; há ofertante que diz que vamos abrir parcialmente. E o que eu posso dizer, Senadora Ana Amélia – muito obrigado pela pergunta – é que a senhora tem toda a razão. O foco principal desse projeto não é só comprar um avião de prateleira e, sim, desenvolver, junto com parceiro escolhido, uma tecnologia avançada.
Então, a tecnologia avançada a gente consegue fazendo junto. Muita gente diz: ‘Olha, eu vou transferir tecnologia!”Mas, se chegar e dizer: “Olha, a tecnologia é esta aqui”, a gente não vai aprender. É fazendo junto que a gente aprende, como fez a Embraer, no Projeto AMX. No Projeto AMX a Embraer ficou apenas com 28% de todo o sistema do avião e, ao longo dos anos, conseguiu assimilar toda a tecnologia de construção de uma aeronave daquele porte e desenvolver a aeronave a jato para uso comercial.
Então, a senhora tem toda a razão. Isso é muito discutível. Transferência de tecnologia, não basta dizer que se quer. É preciso também ter um parque industrial capacitado para receber essa transferência de tecnologia. É também fazendo junto que a gente consegue aprender toda a tecnologia.

http://www.senado.gov.br/atividade/comi ... =000564/13
Eu sinceramente não sei qual o motivo da insistência em fazer afirmações que simplesmente não encontram amparo nos fatos ... que POLITICAMENTE o SH poderia ser escolhido nunca discordei, mas que a opção da FAB, a opção técnica, que a Força Aérea respaldou em seu extenso relatório e efetivamente foi defendido como "A melhor escolha ou a melhor opção" está muito claro em toda a documentação disponível que é o Gripen NG ... inclusive o relatório divulgado pela castanhêde aponta o Gripen NG como a 1ª opção da FAB ...

Não sou eu quem está dizendo, o próprio Jobim "confirmou isso" ANTES do vazamento do relatório :
E a decisão final continua no ar...

Entrou areia grossa na bilionária compra dos 36 caças Rafale, produzidos pela França. O ministro da Defesa, Nelson Jobim, tem dito aos mais próximos que o comando da Aeronáutica se decidiu pelos caças suecos, fabricados pela Gripen – recusando-se, assim, a chancelar o negócio com os franceses, como deseja Lula. Nessas conversas, Jobim admite que, quando deixar o ministério, em abril, nenhuma solução terá sido dada.

Fonte: Lauro Jardim (Radar - Revista Veja)
http://desastresaereosnews.blogspot.com ... uecos.html
Então essa história de "foi o que sobrou" não tem fundamento NENHUM em fatos ... se o Snowden de fato atrapalhou alguma coisa foi a decisão política não a da FAB.

"E como esse é um Fórum de debates, essa é a minha opinião."




Editado pela última vez por kirk em Seg Dez 14, 2015 11:55 am, em um total de 1 vez.
[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Responder