Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Dom Dez 13, 2015 8:44 am
Então eu não sei o que característico quer dizer.
Aqui sou obrigado a discordar, por uma questão de definição.Marechal-do-ar escreveu:Kirk... "Já testado" ou como é comum aparecer em inglês, "proved", são apenas eufemismos que o marketing inventa para "obsoleto".
Não tem jeito, quando uma tecnologia já teve tempo de ser testada significa que já passou tempo e, possivelmente, outra tecnologia já foi desenvolvida que torna a primeira obsoleta.
Aqui acho que depende.O que não significa que não devemos comprar nada que não esteja em desenvolvimento, por exemplo, no caso da FAB com um sério problema de operacionalidade a melhor solução seria algo já pronto, por outro lado, para o desenvolvimento tecnológico a melhor opção algo que ainda não está pronto e que envolve tecnologias novas e ainda não testadas.
Em termos de fusão de dados?luis Cláudio escreveu:E o que é diferente de um F-22 e F-35, já que você disse que fusão de dados é uma solução típica de 4a geração, Justin?
Terá, e terá clausulas de ToT e todo o roteiro do FX, com direito a adquirir tecnologias obsoletas, o que estamos adquirindo com o Gripen não nos da condições de projetar aeronaves que serão competitivas em 2040.kirk escreveu:- Optamos por aprender projetar, desenvolver e fabricar caças supersônicos de combate de alta performance ... não haverá concorrência estrangeira para a próxima geração de aviões da FAB.
Acho que deveríamos entrar nessa parceria, mas não vamos, o executivo vai achar arriscado demais e vai pular fora, de forma que quando os Gripen forem aposentados (décadas após estarem obsoletos) será feita outra concorrência nos moldes do FX.kirk escreveu:- Optamos pela possibilidade de co-desenvolvimento de aviões de 5ª geração, com uma parceria já consolidada e testada, com a mesma mentalidade da industria nacional que sempre aplicou em seus produtos o binômio Baixo custo com alta performance.
Isso ai considera apenas a disponibilidade dos "M", mas e os que não foram modernizados? Eles não voam mas ficam no chão no lugar dos M sendo canibalizados pelas peças de reposição, a disponibilidade geral dos F-5 é muito baixa.luis Cláudio escreveu:Quanto aos F-5M, a disponibilidade não é de 40% mas sim 50%. E isso só por culpa da J-85 que é uma turbina mais velha que a Bíblia, o que não é o caso da AL-31.
Nesse caso há milhares de paginas para leitura se quiser entender alguma coisa por aqui...luis Cláudio escreveu:Eu sou membro há apenas 40 dias desse fórum.
Não existem as estações 4R e 4L, e a 4 só carrega o POD para designar alvos, não carrega mísseis, isso limita a 7 pontos duros para o Meteor.luis Cláudio escreveu:O GripenNG pode carregar Meteors em 8 estações 2R,3R,4R,5R, 5C, 5L, 4L, 3L, 2L. E ainda por cima, pode empregar cabides duplos.
O Gripen não usa cabides duplos para mísseis ar-ar, em especial em baixo da fuselagem, lá podem ir até 3 Meteors já bem apertados, não tem essa de cabide duplo.luis Cláudio escreveu: Com 2 tanques externos, o GripenNG poderia levar 4 Meteos sob a fuzelagem (em 2 cabides duplos), 4 Meteors sob as asas (2 cabides duplos) nos pontos 2L e 2R+ 2 Iris-t.
Ou seja 10 mísseis.
4 mísseis e 2 tanques excederia o MTOW.luis Cláudio escreveu:Com 2 tanques subalares, ainda sobre 4 pontos para utilizar um míssil antinavio. E detalhe: o Harphoon pesa 580kg e o AM39Exocet 670kg. Não são pesados.
Com três tanques ele já está arranhando o MTOW, é uma configuração de translado, não de combate, quando muito leva mísseis ar-ar para autodefesa.luis Cláudio escreveu:Com 3 tanques o GripenNG poderá levar 2 mísseis antinavios. E vai conseguir levar tão longe quanto o Su-35S, já que ele não estará levando nenhum tanque externo.
Consumo por km em aeronaves?luis Cláudio escreveu:Peso vazio x peso vazio? Não serve, porque o Su-35 consome 2,35 vezes mais combustível por km que o GripenNG.
Pronto, começou a desqualificação gratuita do equipamento e dos debatedores !Marechal-do-ar escreveu:Terá, e terá clausulas de ToT e todo o roteiro do FX, com direito a adquirir tecnologias obsoletas, o que estamos adquirindo com o Gripen não nos da condições de projetar aeronaves que serão competitivas em 2040.kirk escreveu:- Optamos por aprender projetar, desenvolver e fabricar caças supersônicos de combate de alta performance ... não haverá concorrência estrangeira para a próxima geração de aviões da FAB.
Acho que deveríamos entrar nessa parceria, mas não vamos, o executivo vai achar arriscado demais e vai pular fora, de forma que quando os Gripen forem aposentados (décadas após estarem obsoletos) será feita outra concorrência nos moldes do FX.kirk escreveu:- Optamos pela possibilidade de co-desenvolvimento de aviões de 5ª geração, com uma parceria já consolidada e testada, com a mesma mentalidade da industria nacional que sempre aplicou em seus produtos o binômio Baixo custo com alta performance.
E aqui não adianta discutir, é só marcar esse post e voltar aqui daqui a algumas décadas para ver quem tinha razão.
Isso ai considera apenas a disponibilidade dos "M", mas e os que não foram modernizados? Eles não voam mas ficam no chão no lugar dos M sendo canibalizados pelas peças de reposição, a disponibilidade geral dos F-5 é muito baixa.luis Cláudio escreveu:Quanto aos F-5M, a disponibilidade não é de 40% mas sim 50%. E isso só por culpa da J-85 que é uma turbina mais velha que a Bíblia, o que não é o caso da AL-31.
Nesse caso há milhares de paginas para leitura se quiser entender alguma coisa por aqui...luis Cláudio escreveu:Eu sou membro há apenas 40 dias desse fórum.
Não existem as estações 4R e 4L, e a 4 só carrega o POD para designar alvos, não carrega mísseis, isso limita a 7 pontos duros para o Meteor.luis Cláudio escreveu:O GripenNG pode carregar Meteors em 8 estações 2R,3R,4R,5R, 5C, 5L, 4L, 3L, 2L. E ainda por cima, pode empregar cabides duplos.
E o Meteor é um míssil grande e pesado, você realmente acha que da para colocar ele em cabides duplos no Gripen? A SAAB nem cogita isso.
O Gripen não usa cabides duplos para mísseis ar-ar, em especial em baixo da fuselagem, lá podem ir até 3 Meteors já bem apertados, não tem essa de cabide duplo.luis Cláudio escreveu: Com 2 tanques externos, o GripenNG poderia levar 4 Meteos sob a fuzelagem (em 2 cabides duplos), 4 Meteors sob as asas (2 cabides duplos) nos pontos 2L e 2R+ 2 Iris-t.
Ou seja 10 mísseis.
Com dois tanques externos em teoria o Gripen E carrega 7 mísseis, 3 Meteor sob a fuselagem 2 Iris-T nas pontas das asas e mais 2 mísseis ar-ar nos pontos externos das asas, só para lembrar, essa configuração já está bem próxima do MTOW, ninguém vai para o combate ar-ar assim.
4 mísseis e 2 tanques excederia o MTOW.luis Cláudio escreveu:Com 2 tanques subalares, ainda sobre 4 pontos para utilizar um míssil antinavio. E detalhe: o Harphoon pesa 580kg e o AM39Exocet 670kg. Não são pesados.
E segundo a SAAB com 2 tanques ele carrega 2 mísseis antinavio, mande um e-mail para eles informando que eles estão errados.
Com três tanques ele já está arranhando o MTOW, é uma configuração de translado, não de combate, quando muito leva mísseis ar-ar para autodefesa.luis Cláudio escreveu:Com 3 tanques o GripenNG poderá levar 2 mísseis antinavios. E vai conseguir levar tão longe quanto o Su-35S, já que ele não estará levando nenhum tanque externo.
A SAAB menciona uma configuração assim para missões de reconhecimento, mas para combate as configurações são limitadas a 2 tanques externos.
Consumo por km em aeronaves?luis Cláudio escreveu:Peso vazio x peso vazio? Não serve, porque o Su-35 consome 2,35 vezes mais combustível por km que o GripenNG.
Não é bem assim que funciona, mas você está errado de qualquer jeito, com as duas aeronaves em configuração limpa o Su 35 vai consumir um pouco menos em relação ao peso que o Gripen, com tanques externos a diferença aumenta.
A comparação de peso vazio x peso vazio não é o ideal mas é a que mais favorece o Gripen, se ele não mostra vantagem assim quando colocar combustível e armas o Gripen vai parecer muito pior.
Concordo plenamente, eu acrescentaria ainda o fato de desconsiderar ou desqualificar quaisquer fatores positivos que possam ser divulgados, como marketing ou PDF ... jamais reconhecendo que TODAS as opções tem prós e contras ... nenhuma opção é perfeita, apenas mais adequada ao momento ...JT8D escreveu:Esse tópico é o exemplo perfeito de um diálogo de surdos. Cada um entende somente aquilo que quer entender. Para alguns o copo sempre estará meio vazio, para outros estará meio cheio. É o que em sociologia se chama "incomensurabilidade de paradigmas".
Abs,
JT
A absorção de tecnologia deveria sempre estar atrelada à algum processo de P&D em curso. Caso contrário o risco de não se absorver nada e ter caixas de documento em algum deposito é grande.Marechal-do-ar escreveu:Essa é a definição de tecnologia de ponta, se para o governo só servir ToT com prazo e custos então sempre só compraremos tecnologia obsoleta, e realmente vale a pena gastar com tecnologia obsoleta?Penguin escreveu:para todos os demais envolve novas tecnologias não testada anteriormente.
TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA
– Tecnologias Transferíveis:
. Tecnologia Tangível – um produto específico;
. Tecnologia “Depreciada” – transferência indireta de uso.
– Tecnologias Intransferíveis:
. Tecnologias novas e ou sensíveis (ex.: MCTR);
. Exemplos: Israel - F-16 (USA);
. Brasil - Propulsão líquida (França).
. Regra Geral: Tecnologia sensível ou no estado da arte não se transfere, não se adquire, incorpora-se;
. Processo de Incorporação: Execução de inovação / desenvolvimento tecnológico na indústria.
A premissa era que ToT era importante. Produziram a END. Se tudo isso não passa de auto enganação, o país está jogando muitos bilhões no lixo.Bolovo escreveu:É isso que não eu entendo. Como que ninguém enxerga isso? Cada vez mais parece o Gripen NG vai ser um programa igual ao AMX, só que um programa AMX pago em dia. O mundo gasta tubos e tubos de dinheiro em quinta geração por conta disso mesmo, é uma tecnologia de ponta, envolve uma área de conhecimento ainda não dominada. Daqui 40 anos estaremos pra aposentar o Gripen e iremos fazer o que? Procurar um substituto fora. Estamos jogando fora todas a alternativas em favor do Gripen. Não venham me dizer que podemos desenvolver um quinta geração no futuro, que isso não vai acontecer, vocês sabem como funciona o Brasil. O F-5 já voa há quase 40 anos no Brasil e com o Gripen não vai ser diferente. E muita gente no futuro vai dizer que o Gripen NG foi um bom projeto porque deu tecnologia pra Embraer etc etc. Mas continuaremos na mesma. Não é possível que eu seja o único a ver isso.Marechal-do-ar escreveu: Essa é a definição de tecnologia de ponta, se para o governo só servir ToT com prazo e custos então sempre só compraremos tecnologia obsoleta, e realmente vale a pena gastar com tecnologia obsoleta?
Se todos os documentos oficiais são uma farsa, a falta de visão contaminou o Governo e as Forças Armada que querem fabricar no Brasil helicópteros, submarinos, tanques, caças etc.Carlos Lima escreveu:Você definitivamente não está sozinho vendo isso...Bolovo escreveu: É isso que não eu entendo. Como que ninguém enxerga isso? Cada vez mais parece o Gripen NG vai ser um programa igual ao AMX, só que um programa AMX pago em dia. O mundo gasta tubos e tubos de dinheiro em quinta geração por conta disso mesmo, é uma tecnologia de ponta, envolve uma área de conhecimento ainda não dominada. Daqui 40 anos estaremos pra aposentar o Gripen e iremos fazer o que? Procurar um substituto fora. Estamos jogando fora todas a alternativas em favor do Gripen. Não venham me dizer que podemos desenvolver um quinta geração no futuro, que isso não vai acontecer, vocês sabem como funciona o Brasil. O F-5 já voa há quase 40 anos no Brasil e com o Gripen não vai ser diferente. E muita gente no futuro vai dizer que o Gripen NG foi um bom projeto porque deu tecnologia pra Embraer etc etc. Mas continuaremos na mesma. Não é possível que eu seja o único a ver isso.
É de fato impressionante a nossa falta de visão.E isso tudo para que? Para alimentar o 'ego nacional' de que '"""""""""fazemos"""""""""" o avião no Brasil!
Muito lamentável
Edit: E provavelmente ainda estamos 'financiando' o FS2020 sueco, que se tivermos no futuro vontade de entrar, vamos ter que $$$$.
Os coreanos nesse sentido não só estão comprando o F-35 como estão negociando em cima do seu KF-X para utilizar tecnologias do F-35 ... ou seja... vendo láááááá na frente...
[]s
CB_Lima
O que seria uma novidade no Brasil, não é?Penguin escreveu:A premissa era que ToT era importante. Produziram a END. Se tudo isso não passa de auto enganação, o país está jogando muitos bilhões no lixo.
Vamos ver o que, de fato, será feito.Penguin escreveu:Se todos os documentos oficiais são uma farsa, a falta de visão contaminou o Governo e as Forças Armada que querem fabricar no Brasil helicópteros, submarinos, tanques, caças etc.
Kirk, o Marechal foi muito claro no que disse, que se o usuário é novo tem muito coisa para ler com informações úteis neste fórum. Isso não desqualifica e muito menos ofende ninguém.kirk escreveu:O que leva um sujeito a pinçar uma frase de um forista, posta-la fora do contexto, com o único objetivo de desqualificar o colega ??? (frisei acima) ... fez isso comigo também para desqualificar um posto do Wardog ...
Isso demonstra o TIPO DE DEBATE que o sujeito quer "instalar" aui no fórum, lamentável, não vou responder provocações infundadas e mau intencionadas ...
Se pelo menos fosse só com isso...Penguin escreveu:A premissa era que ToT era importante. Produziram a END. Se tudo isso não passa de auto enganação, o país está jogando muitos bilhões no lixo.
Sim é verdade, mas a disponibilidade dos F-5 não é de forma alguma exemplar.luis Cláudio escreveu:O que reforça que no caso da notícia sobre a Força Aérea da India e o fornecimento dos russos não tem nada a ver com a nossa...
O Meteor tem mais do dobro da envergadura de bombas de 500lbs, mesmo os cabides duplos nos pontos externos das asas não se concretizaram.luis Cláudio escreveu:Claro que pode. Se cabem 4 bombas da classe de 500lb em 2 cabides duplos sob a fuzelagem, então cabe o Meteor. Aliás na brochura cujo link te passei você vai ver.
Não, a configuração de defesa aérea é a segunda, com apenas dois tanques, "policiamento aéreo" é o que os Super Tucanos fazem no Brasilluis Cláudio escreveu:Você tem de falar isso para a Força Aérea Suíça, pois você descreveu exatamente a configuração padrão para defesa aérea:
Geralmente os tanques nas asas são os de 1.700L, com os de 1.100L seria possível 4 mísseis antinavio.luis Cláudio escreveu:Não, não excede o MTOW: cada tanque de 1.100L pesa cheio de combustível 1.055kg. 4 mísseis desses pesam somados cerca de 2.400kg. Logo, ele estaria levando de carga cerca de 4.600kg. Até o Gripen C pode levar esse peso.
Ele pode carregar mísseis nesses 6 pontos, mas não quer dizer que vá carregar em todos eles ao mesmo tempo, em especial se houver outras cargas como tanques externos.luis Cláudio escreveu:Você fala uma coisa dessas depois que eu coloco bem grande a figura retirada da brochura da SAAB onde ele consta que pode carregar míssil antinavio em 6 pontos. Ou seja, é possível com 2 tanques empregar 4 mísseis. Se quiser, pode pegar a brochura da SAAB inteira que contém esse desenho.
Eu diria que nunca vi um espaço que inventa tanta capacidade que não existe...luis Cláudio escreveu:Eu nunca vi um espaço que inventa tanta restrição e problema ao GripenNG quanto aqui.
3 tanques só fazem sentido se dois deles forem os de 1.700L, ai o peso dos tanques mais combustível passa dos 4000kg.luis Cláudio escreveu:Não, com 3 tanques acarreta ao GripenNG 3.150kg. Pode levar 2 mísseis antinavios (cerca de 1.200kg) no centerline e ainda sobra carga para 4 mísseis sendo 2 BVR e 2 WVR.
Como eu disse, proporcionalmente ao peso o Su 35 consome menos.luis Cláudio escreveu:O Su-35S sem cargas tem uma autonomia de 3.600km. Carrega 11.500kg de combustível. O GripenNG, sem cargas externas e sem tanques externos tem uma autonomia de 2.500km para um tanque com capacidade de 3.400kg.
É sim o que eu escrevi. O arrasto parasita gerando pelos tanques externos nunca chegaria ao nível de consumo que é 2,35 vezes mais que o Su-35S tem.