[quote="Luís Henrique". ]
Olinda escreveu:Penguin escreveu:
Importa sim Luiz.
Onde antes era necessário diversas esquadrilhas e muitas e muitas toneladas de bombas burras para destruir um alvo, hoje uma unica ou poucas munições inteligentes fazem o mesmo serviço.
E essa menor quantidade de munição inteligente pode ser levada tanto por caças pesados quanto por caças mais leves.
No meu entendimento, o que o Luiz explicou, é que se temos que atacar 10 alvos e o avião "x" consegue carregar 10 bombas só precisaremos de um avião "x" para realizar a missão. Se temos um avião "y" que carrega 8 bombas vamos precisar de 2 aviões 'y" para realizar a missão.
Exato.
Imagine um Gripen com 6 mísseis BVR e 2 mísseis WVR + 2 tanques externos de combustível em missão de superioridade aérea e médio/longo alcance.
Agora imagine um F-15 SE com 12 mísseis BVR e 4 mísseis WVR em missão de superioridade aérea e médio/longo alcance.
São a mesma coisa???
Conseguem fazer exatamente a mesma coisa???
Claro que não. Só não enxerga quem realmente não quer.
PRIMEIRO: O F-15 possui um radar e antena bem MAIOR E MAIS POTENTE que o radar do Gripen. Ele vai enxergar mais longe, vai detectar os alvos ANTES.
Vou colocar números para dar o exemplo e vou PEGAR LEVE: o F-15 vai detectar seus alvos a mais de 200 km de distância e o Gripen só poderá faze-lo a menos de 200 km de distância.
Ai o F-15 possui o DOBRO de mísseis para disparar. Pode destruir o DOBRO de alvos, ou pode aumentar o seu PK rate disparando 2 mísseis contra cada alvo e poderá PERMANECER EM COMBATE por muito mais tempo.
E porque afinal existem os caças mais leves??? Simples: Porque são mais baratos e a QUANTIDADE também é importante em uma guerra.
Agora, se a USAF paga U$ 50 mi em um F-16 e um F-15 custa U$ 100 mi, porque compraram centenas de F-15, porque compraram o F-22???
Se é a mesma coisa, porque pagaram muito mais caro se podiam ter ECONOMIZADO e adquirido apenas F-16???
Pergunta que TODO MUNDO SABE A RESPOSTA: Porque o F-15 é superior, possui capacidades que o F-16 não consegue, tanto em termos de carga de armas, alcance, como também na capacidade dos sensores....
Onde entra o Su-35S??? Os russos vendem equipamentos MAIS BARATOS, portanto podemos ter um caça PESADO pelo mesmo valor de um caça leve, desde que optemos pelo caça russo.
E ai surgem as mil e uma DESCULPAS para desqualificar os equipamentos russos, como a logística que é um pesadelo, parafusos que giram ao contrário, hangares que são pequenos e teríamos que construir hangares maiores para abrigar o caça pesado, RCS que brilha como uma árvore de natal, que a eletrônica russa é uma porcaria, que os caças leves ocidentais operam em rede (como se isso fosse uma exclusividade de caças leves), que existem armamentos inteligentes, menores e mais leves (como se o caça pesado não pudesse também carregar esse tipo de armamento), que o manual vem em russo e ninguém sabe ler esse idioma, que já estamos acostumados com os equipamentos ocidentais (como se um caça novo ocidental não fosse mudar TUDO em relação aos caças dinossauros que operamos) e mais um monte de baboseiras para justificar o injustificável. Como agora essa questão de requisitos, como o Marechal bem explicou, o requisito é 20, se o caça X atinge 30 ele não ganha pontos a mais por isso, enfim, nós fizemos uma avaliação de CAPACIDADES MILITARES que QUALQUER UM DOS 6 QUE FORAM OFERECIDOS PASSAM COM FOLGA.
O que pegou foi custos, tots, logística, etc. A capacidade militar tanto o F-16, como o Eurofighter, como o Su-35S, todos passariam com folga.
Ai entra argumentos dizendo que se o Gripen 'ganhou' o FX2, então ele é superior à todos os outros.....como se a competição tivesse girado em cima das capacidades militares....
É difícil.[/quote]
------
Não Luís. O ponto de discórdia eh justo o contrário.
Os detratores do Gripen eh que querem provar que ele eh inferior aos demais e não o oposto.
No mundo real, eh bastante raro um caça derrubar mais de um adversário em uma única missão. Há casos de pilotos excepcionais. São a excessão e não a regra.
Os Su-30 decolam na Síria com 6 mísseis ar ar. Isso eh pouco?! Eh a carga típica do Typhoon.
6 BVR + 2 IR ou 4 BVR + 4 IR eh uma carga de respeito em qq lugar. Aliás. Essa eh a carga típica do F-15C.