TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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Luís Henrique
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77416 Mensagem por Luís Henrique » Qui Dez 03, 2015 11:47 pm

Mathias escreveu:Sim, foi sim, de acordo com o interesse de parte da Força.

Já que você lembra da conversa com o Marino e agora a palavra dele vale, pelo que me lembro o Marino também falou que o cmdo mandou mudar os pesos dos quesitos pra dar F-18E.

Ou estou enganado?

-----------------------X------------------------

Belíssima sacada de amnésia seletiva.
Esqueceu do circo depois do 7 de setembro? Do vazamento?
Sim. Me lembro muito bem disso.

O Alto Comando não gostou da decisão dos engenheiros da COPAC que preferiram o 'projeto'.
Aumentaram o peso da nota de RISCO e o Super Hornet ficou à frente do Gripen NG.

Depois do Snowden, utilizaram o relatório da COPAC na íntegra, sem interferência do Alto Comando e bola pra frente...




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
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Carlos Lima
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77417 Mensagem por Carlos Lima » Sex Dez 04, 2015 12:57 am

Penguin escreveu:
Carlos Lima escreveu:O Rafale deixou de ser uma opcao em 2009.

Ou era SH (preferido) ou o Gripen (querido da FIESP)

O Snowden apareceu... O Gripen venceu.

[]s
CB
Querido da FIESP = Querido da Embraer
CB, se tem uma industria aeronautica de SP que tem peso na FIESPP/CIESP essa é a Embraer.
Existem facções que tem muito interesse em pegar carona no sucesso da Embraer e que ficariam mais distantes em um namoro Embraer / Boeing e agora estão ali coladinhas por conta dos seus acordos com a SAAB.

Não é a toa que a Embraer passou um tempo "de bico" depois que o F-X saiu da Boeing... ela sabe muito bem o que perdeu (ou deixou de ganhar).

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77418 Mensagem por Mathias » Sex Dez 04, 2015 12:58 am

O Rafale foi desclassificado no 7 de setembro e a FAB ganhou uma cadeira bem confortável. A sorte é que Dilma pelo menos colocou o "é isso ou nada".
E sendo assim...




“Os únicos derrotados no mundo são os que deixam de lutar, de sonhar e de querer! Levantem suas bandeiras, mesmo quando não puderem levantar!”.
Mujica.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77419 Mensagem por kirk » Sex Dez 04, 2015 1:28 am

Mathias escreveu:Sim, foi sim, de acordo com o interesse de parte da Força.

Já que você lembra da conversa com o Marino e agora a palavra dele vale, pelo que me lembro o Marino também falou que o cmdo mandou mudar os pesos dos quesitos pra dar F-18E.

Ou estou enganado?

-----------------------X------------------------

Belíssima sacada de amnésia seletiva.
Esqueceu do circo depois do 7 de setembro? Do vazamento?
Não Senhor,

Quem disse isso foi o Pepê ... o Marino citou o Pepê ... e o Comte. da aeronáutica não mandou mudar coisa nenhuma ... o FATO dele defender o Gripen como "a melhor opção" junto à comissão do Senado ATESTA ISSO sem sombra de dúvidas ...

Principalmente se considerarmos o "momento" que o Saito disse isso ... disse isso quando a vitória do SH estava praticamente certa e assegurada ... isso somente comprova o que eu sempre disse ... o Comando da Aeronáutica NÃO ALTERA RESULTADOS a seu bel prazer ou por preferências pessoais ... respeitam os CRITÉRIOS da escolha TÉCNICA feita em cima do DM-400-6 ...

Político é que faz isso ... aliás, mais especificamente o Sr. Jobim.




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77420 Mensagem por alcmartin » Sex Dez 04, 2015 12:04 pm

Thor escreveu:Achei bacana esse vídeo que mostra como será o REVO com nosso futuro caça.
No final, podemos ter a ideia pelo capacete do piloto de quantos milésimos de graus o piloto gira a cabeça para ver a cesta no probe atrás. :lol:
Ola, Thor!

Mas esse ai e´no assento traseiro, né? :twisted: ai fica mole... :mrgreen:

Mas, brincadeiras a parte, acho que o pessoal esta´ extrapolando um pouco em relação ao assunto. E´óbvio que a posição é operacional, ou não seria empregado em alguns aviões como solução.

Mas aqui e´ briga de torcida e aí qualquer "ponto" a mais vale. E ai, neste caso, o gripen ficou na minoria. A maioria das fabricantes opta por uma sonda mais a frente, por permitir que o piloto enquadre, na mesma visada, a sonda e o KC, mesmo somente sem fixar a vista na sonda.
Como voce disse, por doutrina, o piloto jamais DEVERIA olhar para a sonda. Assim como um motorista jamais deveria tirar as maos do volante, olhar para o lado,etc.
Mas... da´ uma olhada nestes videos, um do AV8 espanhol(que tem sonda na mesma posição do Gripen) e outra do proprio Gripen.

Em 03:00 :wink:


Em 00:46s, a olhadona que o piloto da´... :mrgreen:


E as vantagens de uma sonda frontal, com imagens de nosso F5M e de um F18;




Mas, enfim, e´ uma solução de custo-beneficio, funciona e isso é o que importa. Mas que mais a frente e´ melhor, é... :twisted: :mrgreen: :lol: :wink:

abs e bons voos!




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77421 Mensagem por FCarvalho » Sex Dez 04, 2015 6:42 pm

Falar em reabastecedores, parece que a FAB se ferrou mesmo no caso do KC-X2.

Os 767 não apenas subiram no telhando como despencaram de lá de cima e foram removidos para conserto, sem previsão de volta.

A essas alturas, nem recauchutagem de emergência de KC-137 sobrando não está dando mais.

abs.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77422 Mensagem por Mathias » Sex Dez 04, 2015 7:07 pm

Ele foi presidente da Scania pertencente ao Grupo Investor, que é acionista majoritário da SAAB.
Ele conhecia as pessoas da SAAB. Marcou um encontro.
Você não tem mais nada além disso.
Obrigado pela informação, vejo que você conhece bem a SAAB.
E não sou eu que tenho ou deixo de ter, é o MPF, é ele que está investigando e querer jogar na minha conta esse fato não vai mudar nesse sentido.
Marcou encontro com um lobista preso na Vaza a Jacto, só isso. O MPF não vai achar nada, pode se acalmar.
E ah, sim, e eu não sabia que em tudo que um lobista toca é crime. E isso mesmo sem indício de falacrua. Apenas um agendamento de uma visita com seus antigos chefes
Eu penso como você, mas o MPF a PF pensam diferente, estão investigando.
Olha a resposta da Marinha que, aliás, você mesmo pois:
Sim...
E observe o que o TCU vem descobrindo:
Então já são dois casos, o do Gripen e do PROSUB.
Você está atribuindo maldosamente que eu seja contra o PROSUB. Um submarino nuclear é essencial para um país como o Brasil, submarinos de propulsão convencional são completamente insuficientes.
E a França foi o único país detentor de tecnologia nessa área que se dispôs a nos ajudar.
Meu querido, quem falou em "cães ladrando" foi você, eu só segui sua linha de argumentação.
Eu sei que você torce pelo sucesso dos programas das FAs, malvado aqui só eu mesmo.
Esse é o motivo pelo qual você fica detratando o GripenNG. O que não é o meu caso com relação ao PROSUB.
Mas meu querido, uma piada agora é detratação? :roll: :lol:
E o que eu postei foi uma informação que não é minha, é pública. Você acha que eu não deveria postar, é isso?
Não pode postar nada negativo sobre o Gripen-NGBr porque é torcer contra, detratar, ser malvado, etc; beleza, entendi!

Postar duas vezes sobre o PROSUB, numa um caso já explicado e esclarecido, e outra para a qual ainda cabem explicações no âmbito administrativo, e aí sim é torcer a favor e ser simpático á Força.
Péraí, deixa eu tentar outra vez...
Postar notícia negativa uma vez é torcer contra, detratar e ser malvado.
Postar duas notícias negativas seguidas, sendo uma requentação de algo já resolvido, aí é ser simpático e torcer à favor...

Vou procurar uma coisas cabeludas sobre o Gripen-NGBr, especialmente alguma coisa já explicada e vou requentar aqui, pra ver se essa imagem de malvado detrator muda.
"Já se falam em cortar encomendas" do GripenNG. :lol: :lol:
A SAAB deu bolada nas constas da Embraer? Onde? Aliás, nem precisa se preocupar em postar o link ...voce está motivado por fatores que descrevi acima.
Você é um cara que sabe das coisas, sabe até o organograma da SAAB, mas não sabe o que um brigadeiro falou sobre o programa da SAAB ?
Não sabe da bolada nas costas?
Do ERYEYE no lombo do avião da Bombardier?
Acho que você poderia, se me permite o comentário, estudar mais a empresa brasileira, a EMBRAER, e menos a sueca.
É denúncia dos requisitos com base no manual de voo do MI35. Isso que vc fez é targiversação.
Mas tergiversar é mudança de rumo da conversa e deixar algo questionado de lado, não é isso?
Você falou de "manipulação e cópia de manual".
Eu gentilmente pedi (e repito o pedido) que você mostrasse pra nós isso.
Daí você não mostra nada e me acusa de tergiversar.
Perguntei sobre o heli de ataque que a Sikorsky ofereceu e que foi derrotado pelo Mi-35.
Você não respondeu e em seguida falou que EU estou tergiversando...
Hã????????
Saiu na Época, na Istoé, foi denunciada por generais de 4 estrelas...
Não vai achar que precisa de sair naqueles veículos, que aliás eu nunca vi na vida, que você coloca no tópico de Política onde detonam o PSDB e apoiam o PT. E curiosamente, com propagandas do GOV. Federal, apenas de serem veículos obscuros...
Se ter "propaganda curiosa do GF" é sinônimo de "obscuro", pode colocar todas essas mídias que você citou na lista de "obscuros".

Sobre "detonar" (tadinho do PSDB :cry: ) e "defender" , diz ou dizia a boa regra de formação de opinião que devemos procurar nos informar em todas as fontes, de ambos os lados de uma questão, obter o contraditório, ouvir os dois lados, o "obscuro" malvadão e o iluminado, claro angelical e celestial, mesmo que tenha propaganda de bilhões de reais do GF, como é o caso da ÉPOCA, VEJA, GLOBO, ISTOÉ; mesmo que tenham tido que pagar direito de resposta por mentir e falsificar documentos, mesmo assim.
Mesmo e ainda que tenha propaganda de empresas beneficiadas pelas denúncias nas suas páginas, mesmo assim devemos buscar ali informação para montar uma opinião isenta e equânime.
essa matéria era de 2.007. O contrato foi concluído no início em 2.009. Na edição 57, da revista Força Aérea, naquela época, na matéria sobre os novos helis para as FFAA, vai ver que foram extensas negociações entre a CABE (Comissão Aeronáutica Brasileira na Europa) e a Mil sobre o suporte logístico. Esse foi um dos motivos pelo qual demorou a assinatura do contrato.
Mais significante ainda que mesmo tendo demorado tanto os helis russos sejam campeões de disponibilidade na FAB.
A minha palavra como prova? :shock: Quem denunciou foi a sikorsky através do seu representante no Brasil. Não é difícil essa empresa ter acesso ao manual do Mi35. Além do mais, é mais uma denúncia que aponta na mesma direção.
Quem denunciou foi a derrotada, que apresentou seu heli de ataque e perdeu a concorrência. Bem, isso deve dizer alguma coisa, né?
Hmmmmm... Então o critério de qualificação de uma denúncia e ter mais de uma na mesma direção e ser feita pelo derrotado?
Tendo duas denúncias é verdade então.
Olha hein, tem certeza?
Não era apenas dirigida ao BAMSE. Poderia servir um Spyder também:

3) deve apresentar condições de mobilidade que permitam seu posicionamento nas áreas de atuação, utilizando apenas um reboque ou viatura sobre rodas para sua movimentação, no caso de plataformas terrestres.
Segue o link
Nunca vi o Spyder em carrocinha, sendo rebocado.
Aliás, são requisitos de uma modernidade absoluta, né? Mobilidade zero e tempo de recarga muito mais alto. Tudo que a SEAD adora.
Felizmente o EB mudou para requisitos muito melhores e escolheu um sistema globalmente reconhecido como excelente venceu a concorrência!
Teremos o melhor do mundo na categoria.
Pois é, você e outros perdedores pensaram. Mas a COPAC, que avaliou e tem os especialistas, que é a que importa mesmo, considerou o GripenNG a melhor opção entre os 6 caças do FX2.
Meu querido, você tem uma propensão muito grande a pessoalizar as coisas. Eu não perdi nada, se alguém perdeu ou ganhou alguma coisa foi o Brasil.
A COPAC conversou antes com o Eward Snowden? :mrgreen: :lol:
Foi apenas um palpite dele. Bem diferente do que as forças vão fazer. Isso, óbvio, se não tiver nova intromissão política
Bem, se é assim, eu também posso qualificar a fala de qualquer oficial general em missão oficial como "palpite".
Ou só você tem selo "Palpite ISO-9000"?
O que ele disse tem a ver com a crise econômica e a provável falta de recursos, eu acho. Mas eu não tenho selo de qualidade. :roll:
Está longe de ser fofoca. E é bom falar sobre isso, pois essas disputas de cartas marcadas são uma cultura nefasta para esta nação.
Cadê a confirmação? Se não há então por enquanto é o que é, fofoca. O que há de fato é o heli sendo operado com muito sucesso.
"espetacular" é por conta tua. Está fazendo 1 mês que eu frequento este fórum. Você é um daqueles que frequentam o PlanoBrazil onde bastam imagens dos o Mi-35 atirando com canhão, já o endeuzam?
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Cara, o que eu escrevi é informação da FAB, que então provavelmente frequenta o PB também. :lol:
O único vetor operacional da Força capaz de lançar um míssil ar solo.
A melhor disponibilidade de TODOS os esquadrões, fora o táxi aéreo.
Um heli completamente estranho, operado no mais hostil ambiente do país e longe de toda a infraestrutura industrial, com manuais em cirílico, e que só sai no Plano Brasil.
Isso é um feito realmente espetacular(na cor que você gosta).
O Pantsir não "derrotou todos os concorrentes".
Vou pegar a resposta do Comandante da Artilharia Antiaérea do EB quando o assunto foi o Pantsir numa entrevista.
É a primeira vez que vejo um equipamento ser derrotado e mesmo assim é comprado. :roll:


OBS:Qual foi o heli que a Sikorky apresentou na concorrência?




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77423 Mensagem por Thor » Sáb Dez 05, 2015 10:44 am

alcmartin escreveu:
Thor escreveu:Achei bacana esse vídeo que mostra como será o REVO com nosso futuro caça.
No final, podemos ter a ideia pelo capacete do piloto de quantos milésimos de graus o piloto gira a cabeça para ver a cesta no probe atrás. :lol:
Ola, Thor!

Mas esse ai e´no assento traseiro, né? :twisted: ai fica mole... :mrgreen:
Não, quem pilota está na frente. O de trás é o passageiro, filmando tudo em volta. Observe no piloto, que mantém a concentração a frente.




Brasil acima de tudo!!!
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77424 Mensagem por alcmartin » Sáb Dez 05, 2015 2:45 pm

Pois e', esse ai foi padrao. Ja' o outro, do segundo video, aos 46s, quase deu o torcicolo do CM... :mrgreen:




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77425 Mensagem por Mathias » Sáb Dez 05, 2015 3:29 pm

Se o avião tem duplo comando nada impede que o piloto de trás tenha feito o pitoco, e observemos que ele olha para a cesta no momento exato do contato, coisa que não precisaria fazer se estivesse apenas de saco.
Ou seja, o vídeo é inconclusivo sobre quem comandava naquele momento.

Por outro lado, no avião monoplace não existe dúvida quanto a quem está no comando e, aí sim, o piloto precisa torcer o pescoço rápida e desconfortavelmente, arriscando então uma contusão incapacitante por trauma cervical e lesão muscular.

HAJA CEMAL, HEIN THOR! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

:lol:




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77426 Mensagem por Penguin » Sáb Dez 05, 2015 4:33 pm

Mathias escreveu:Se o avião tem duplo comando nada impede que o piloto de trás tenha feito o pitoco, e observemos que ele olha para a cesta no momento exato do contato, coisa que não precisaria fazer se estivesse apenas de saco.
Ou seja, o vídeo é inconclusivo sobre quem comandava naquele momento.

Por outro lado, no avião monoplace não existe dúvida quanto a quem está no comando e, aí sim, o piloto precisa torcer o pescoço rápida e desconfortavelmente, arriscando então uma contusão incapacitante por trauma cervical e lesão muscular.

HAJA CEMAL, HEIN THOR! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

:lol:
Pqp!!!!!
Que mal faz dar uma olhada para o lado para checar se está encaixado? Isso não causa torcicolo nem em mocinha com o pescoço delicado.
Essa preocupação com torcicolo tá meio boiolesca :lol:




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77427 Mensagem por alcmartin » Sáb Dez 05, 2015 5:45 pm

E' o beijin beijim da walesca popozuda... :mrgreen:




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77428 Mensagem por Mathias » Sáb Dez 05, 2015 7:47 pm

Eu, ao contráriuo de muitos aqui, me preocupo coma saúde cervical dos nossos pilotos e pilotas.

Imaginem o cara indo para um missão um pouco distante no Gripen-NGBr, digamos... 1000 Km!
Serão 49 REVOs, na ida e mais 49 na volta, um total de 98 torcidas pescoçais.
Ao final da missão o pilto(a) será imediatamente baixado ao hospital da base com uma séria lesão na cervical, incapacitado para o combate.
Não tem esconde esconde na estrada (vulgarmente conhecido como rodopista) que dê jeito nisso, vai desfalcar o esforço de guerra!

Ou então, vai que tem formatura no dia seguinte e comandam "olhar à direita"!
O cara tá preso por descumprir uma ordem direta.

Essa sonda torta é um risco para a caça nacional.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77429 Mensagem por alcmartin » Sáb Dez 05, 2015 8:21 pm

Ta' inspirado, o CM... :mrgreen:




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77430 Mensagem por Mathias » Sáb Dez 05, 2015 9:47 pm

Alc, imagina você parando o A-330 no finger e o "caranguejo" ao invés de estar ali na sua frente sacudindo os braços, está nas suas oito horas.
Deve dar uma confiança phudida!

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:




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